O silêncio dos bastidores e os primeiros atos de Belivaldo Chagas

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Ainda sob as cinzas da eleição recém concluída o mundo político sergipano vive tempos menos movimentado e com doses menores doses de adrenalina do que foi o período eleitoral. Recomposições, avaliações e silêncio dão o tom deste resto de fim de 2018 para logo após o carnaval de 2019 começarem as articulações para o pleito municipal. É o eterno devir da vida partidária sergipana que se revigora a cada período.

Fora o virulento desabafo dos dois candidatos derrotas ao senado André Moura e Jackson Barreto, cujo destino quis que submergissem e fossem fragorosamente massacrados nas urnas, o que se viu foi a turma do PT mandando recados e querendo espaços, e o próprio governador eleito Belivaldo Chagas delimitando a autoridade legitimada nas urnas e dando um chega para lá nos apressadinhos.

O que mais causou frisson pós-campanha foram o ressentimento e o choro de perdedores de André e JB. Os espaços dados a ambos nos meios de comunicação serviram apenas para reforçar um método antiquado do anti-jornalismo e a apelação gratuita pela audiência.

Já Eduardo Amorim preferiu usar as redes sociais e conceder entrevistas mais bem elaboradas cujo objetivo foi prestar contas de seu mandato e analisar o pleito. Pelo tom, embora não tenha dito claramente, Eduardo não caminhe mais com André e ele deve ter seus motivos. O senador eleito o Alessandro Vieira concilia sua ida à capital federal com a migração para outro partido.

O senador Valadares e o deputado Valadares Filho, embora tenham superficialmente respondido aos ataques dos adversários também preferem o recolhimento momentâneo. Depois de participarem da reunião de bancada em Brasília e de encontros do PSB têm evitado querelas públicas.

Quem está alvoroçado e falando pelos cotovelos é Rogério Carvalho. Habilidoso, o petista sabe que suas provocações de agora podem lhe render frutos mais a frente. Rogério quer de uma só vez delimitar sua condição de líder local do PT e mostrar-se forte para seus aliados e adversários.

De resto que mais se comenta é a controversa nomeação feita por Belivaldo Chagas do procurador Eduardo D’ávila para o cargo de Procurador-Geral de Justiça. Até agora o grande ato do governador foi nomear seu genro para a Casa Civil.

E só.

 

A ingratidão é filha da soberba A frase de Miguel de Cervantes tomará que não seja preciso ser usada para alguns, principalmente auxiliares diretos da campanha de Belivaldo, que pelos primeiros atos estão privilegiando quem chegou depois e já está sentou na janela. Tem muita gente que mostrou competência que precisa ser valorizada. Justiça para os justos!

Justiça decreta intervenção e afasta diretores do Cirurgia Da Infonet: O juiz Aldo de Albuquerque de Melo, da 7ª Vara Cível de Aracaju, decretou a intervenção estadual no Hospital de Cirurgia, determinando o afastamento de todos os diretores daquela unidade de saúde. Na decisão, o juiz concede prazo de 24 horas para que a determinação seja cumprida, com o afastamento do presidente da Fundação Beneficente Hospital de Cirurgia, Milton Souza de Santana, dos tesoureiros Gilberto dos Santos e Luciano Passos de Souza e do primeiro secretário José Augusto Santos da Silva.

Impedimento O juiz determina ainda que todos eles fiquem impedidos de exercer quaisquer outros cargos na instituição até o julgamento final do processo judicial movido pelo Ministério Público Estadual, que acusa os diretores do hospital por suposta prática criminosa, que envolve improbidade administrativa e desvio de finalidade da instituição, criada com o objetivo de prestar atendimento à saúde sem fins lucrativos. Toda a matéria.

Coletiva dos promotores do GAECO E os promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado – GAECO do MP de Sergipe, que foram responsáveis pela ação que culminou com a intervenção no Hospital de Cirurgia, Bruno Melo e Ana Paula Machado concederão hoje, 07, às 11h, ( no 3º setor, sede do MPE), uma coletiva de imprensa para falar acerca da Ação civil pública que culminou com o afastamento da mesa diretora do Hospital Cirurgia.

Em nota, Gilberto Santos esclarece que está afastado da função de Tesoureiro desde abril Do médico Gilberto Santos: “A respeito da decisão judicial prolatada pelo eminente magistrado Dr  Aldo de Albuquerque Mello, cumpre-me esclarecer que estou afastado da função de Tesoureiro da mesa administrativa da Fundação de Beneficência hospital de Cirurgia desde o dia 02/04/2018 considerando a possibilidade que eu poderia disputar o pleito eleitoral, como isto não ocorreu, e, tendo o MPE desencadeado a operação de busca e apreensão, passado o período de afastamento do pleito, solicitei afastamento espontâneo da referida função objetivando manter minha segurança jurídica. Deste modo, é do meu próprio interesse manter- me afastado, até que eu possa dispor de tais garantias.”

Fábo Mitidieri socorre Edvaldo e baixa a bola do PT O deputado federal Fábio Mitidieri declarou, na terça-feira, 6, que o prefeito Edvaldo Nogueira “foi fundamental” para a vitória do governador reeleito Belivaldo Chagas em Aracaju. Ele ressaltou que “após a entrada de Edvaldo, o cenário eleitoral mudou a favor do governador na capital”. “Edvaldo deu ritmo e volume de campanha em Aracaju”, frisou. Leia toda matéria.

Uma das fotos recebidas que mostra bem como ficam as residências por conta dos bagaços da cana-de-açúcar.

Itabaiana: bagaços de cana-de-açúcar invadem residências De Itabaiana, moradores voltam a denunciar que os bagaços de cana-de-açúcar oriundos dos canaviais de Laranjeiras que neste período do ano invadem as casas da cidade e de outras regiões. Essa reivindicação é antiga dos moradores, mas nenhuma autoridade competente toma providência. Uma das fotos recebidas que mostra bem como ficam as residências por conta dos bagaços da cana-de-açúcar.

Prazos da finalização da CPI da Saúde Diante da perda do prazo para instalação de uma nova da CPI da Saúde e das confusões internas neste processo, o vereador Elber Batalha (PSB) fez críticas à Câmara Municipal de Aracaju (CMA) por deixar transparecer que não existe lisura no processo desta Comissão Parlamentar de Inquérito.

Prorrogação “Eu acho esse fato muito grave, perder um prazo de investigação sem sequer protocolar um requerimento de prorrogação desse prazo. Deixou-se passar os 90 dias da CPI e todos têm responsabilidade, inclusive os membros da CPI que não ficaram atentos ao prazo”, disse Elber.

Melhorias para o Bairro Santos Dumont Com o objetivo de proporcionar melhorias para a população aracajuana, o vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Juvêncio Oliveira (DEM), protocolou na Casa indicação para à Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb).

Insatisfação Desta vez, a propositura solicita o serviço de tapa-buracos na Rua Serafim Bonfim, situada no Bairro Santos Dumont, em toda a sua extensão. “Segundo relatos dos próprios moradores a via encontra-se danificada. Outra insatisfação vinda por parte deles é que o asfalto já está bastante antigo precisando, por sua vez, de um recapeamento”, finaliza o parlamentar.

Audiência pública Nesta quarta-feira, 7, a partir das 15h, entidades representativas da sociedade discutirão o Projeto de Lei Orçamentária Anual, o PLOA 2019. O encontro, que acontecerá no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, tem como objetivo apresentar, discutir e elaborar, junto à população aracajuana, a proposta do Projeto de Lei que tem como finalidade estabelecer as despesas e receitas referentes ao próximo exercício. A audiência é uma ação da Prefeitura de Aracaju, realizada pela Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog).

No destaque, o prefeito Jeferson Santana, está acompanhado dos colegas prefeitos Clysmer Ferreira (Brejo Grande), Ocimara Trindade (Pedrinhas) e Franklin Freire (Amparo do São Francisco).

Mais um veículo para Maruim Em solenidade realizada ontem, 06, no Palácio do Planalto, em Brasília/DF, o prefeito de Maruim, Jeferson Santana, participou da solenidade de entrega de um micro-ônibus adaptado para atender a rede socioassistencial.

13 municípios O ato contou com a participação do Ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, e do presidente da República, Michel Temer. Em Sergipe, 13 municípios foram beneficiados com veículos, que atendem padrões estabelecidos pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

 Reunião sobre o Pnatrans acontece hoje na sede do Detran/SE Hoje, 7, às 8h, na sala de reuniões da presidência do Detran/SE, acontecerá uma reunião envolvendo os órgãos responsáveis pelo trânsito no estado de Sergipe, quando será discutido o objetivo do Pnatrans, Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito, criado pela Lei 13.614 de 11 de janeiro de 2018, que tem como objetivo reduzir em 50% o número de lesões e óbitos ocorridos no trânsito em todo país.

Ministério As representantes do Ministério das Cidades, Bárbara Andrade e Sabrina Silva, consultoras responsáveis pelo levantamento de dados dos órgãos de trânsito no Brasil, estiveram na manhã da terça-feira, 6, acompanhadas pelo presidente do Conselho de Trânsito, Fabrício Alcântara, conversando com a diretora presidente do Detran/SE, Luciana Deda, de quem receberam toda atenção necessária para a captação de dados do órgão, além da disponibilidade para auxiliá-las na convocação dos demais entes envolvidos com trânsito em Sergipe.

Dirigentes A reunião já tem as presenças confirmadas de dirigentes da SMTT, PRF, CPTRAN, Sub-comandante da PM/SE, EPTRAN, GETAM, e outros também envolvidos com trânsito, e deverão ouvir das representantes a forma como os dados estatísticos devem ser elaborados para o Ministério das Cidades, diante do que for apresentado, construa um diagnóstico de cada unidade da federação, para então sugerir uma aplicação mais adequada para essa e, ou aquela região.

Sergipana representará Norte e Nordeste na final do Festival da Canção Francesa A sergipana grande vencedora da etapa das regiões Norte e Nordeste do Festival da Canção Francesa, Amora Valente, concorrerá com mais 7 candidatos vencedores das etapas regionais de todo o Brasil, na Etapa Final do Festival da Canção Francesa, que será realizada no Teatro da Aliança Francesa de São Paulo, nesta quarta-feira, 7 de novembro, às 19h30.

Concorrentes Única representante das regiões Norte e Nordeste, Amora Valente interpretará a grandiosa música “Ne me quitte pas”, de Jacques Brel. Além da aracajuana Valente, outros(as) representantes de cidades como Belo Horizonte, Brasília, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Ribeirão Preto, concorrerão aos três primeiros lugares, que incluem como premiação uma viagem para Paris com acompanhante. Durante o evento, os(as) candidatos(as) interpretarão belíssimas canções tais como “Ne me quitte pas”, “Dommage”, “Les reines”, “Jardin d’hiver”, “La vie en rose”, “J’ai deux amours”, “On était beau”. O festival, que terá entrada gratuita, será apresentado pelo ator Cesar Baccan e contará com a presença do diretor da Aliança Francesa de Aracaju, Carlos Hermínio.

Centro de Criatividade Em Aracaju, a Etapa Regional do Festival da Canção Francesa foi realizada pela primeira vez pela Aliança Francesa no dia 21 de outubro, na concha acústica do belíssimo Centro de Criatividade, e foi apresentada pelos professores Bruno Guimarães e Rebeca Porto. No evento, 12 candidatos(as), dentre os quais estão alunos, ex-alunos e amantes do francês, interpretaram canções em francês com o grande apoio dos(as) professores(as) da Aliança Francesa para o aprimoramento da pronúncia das músicas que foram acompanhadas pela Orquestra Sinfônica da UFS, sob regência do maestro Felipe Harder. Como abertura do evento, a orquestra prestou ainda uma bela homenagem ao artista do século, Charles Aznavour, às cerca de 800 pessoas presentes.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018                                                       

As fotos nos fornecem um testemunho… A última visita de Luís Carlos Prestes a Aracaju. E o inquieto, médico e historiador Antônio Samarone resgatou do acervo de Carlos André Barreto uma foto histórica. A última visita do líder comunista Luís Carlos Prestes a Aracaju, da direita para esquerda: Edilberto, Burguesia, Garcez, Preste e Dilson. O jovem é Carlos

Desconto e mais desconto no Banese Recado de uma servidora pública: “Um recado ao servidor público que recebe salários no Banco do Estado de Sergipe: “retire todo seu salário de uma única vez”, de preferência na agência.  Este Banco está cobrando 3% de cada saque efetuado nas máquinas. Realizamos três saques de R$ 100,00 em dias diferentes e fui taxado em R$ 3,00 por cada saque. Este é o banco dos sergipanos; o cartão de crédito estão desistindo de aceitar no comércio sergipano. Tá difícil.”

Amparo do São Francisco e o descaso na saúde Morador da cidade de Amparo de São Francisco indignado com a situação que se encontra ambulância  do município, fez um vídeo para mostrar o descaso da atual administração com a comunidade. Pondo em risco a vida não só dos motoristas e da comunidade que venha  usar a ambulância em uma emergência.

 Ainda sobre Amparo do São Francisco O blog foi informado que o  presidente do sindicato dos servidores de Amparo do são  Francisco e outros membros da diretoria  estão sofrendo perseguição diante da administração do prefeito Franklin Freire. Segundo as informações estão sendo negadas férias que eles têm direito como também licença prêmio. Tudo está sendo encaminhado ao Ministério Público.

 “A escolha do novo Procurador Geral de Justiça do Estado” De Roosevelt Ferreira de Oliveira: “À propósito de seu comentário em seu blog do dia 05/11, diferente da eleição do Papa, o Governador Belivaldo Chagas se equivocou: confundiu a cor Branca da fumaça emitida da chaminé do Ministério Público Estadual anunciando  o vencedor com a cor cinza e, precipitadamente anunciou o “Habemus” Procurador Geral, provocando um desagrado Geral entre os “Bispos” e “ Cardeais” do Ministério Público Estadual. Há que se argumentar, com fundamento legal, que é facultado ao Governador fazer sua escolha com base em uma lista tríplice escolhida pelos membros do próprio Ministério Público. O próprio legislador, malandramente, ao fazer a Lei, deixou essa brecha para que o Chefe do Executivo fizesse a escolha dentro da lista, a seu critério. Talvez, “ involuntariamente” o legislador ao dar essa redação, quisesse sinalizar que o Poder Executivo poderia, eventualmente, interferir nas ações empreendidas pelo Ministério Público.”

André.

 

PELO E-MAIL E FACEBOOK

ARTIGO

O resultado das eleições e as perspectivas para 2020 em Aparecida por Jeane Barreto*

Aprendi desde cedo com os escritos bíblicos e os conselhos de meus pais de que “tudo tem um propósito” e “para tudo há um tempo determinado”. Esta sabedoria adoro em minha vida pessoal, empresarial, e mais recentemente, na minha tenra militância política. Aliás, entrei na política pelas circunstâncias, pela insistência dos muitos amigos e aliados que compõem as forças do agrupamento das oposições em Nossa Senhora Aparecida, e sobretudo, pelo apelo das centenas e pessoas que querem dias melhores, com liberdade e justiça social para todos os mais de 8 mil aparecidenses dos povoados e da cidade.

Na esfera política, cujos princípios hoje são tão defasados e muito atacado pela conduta de alguns que nela entra para se locupletarem, ofereço às pessoas o que mais me é caro e inegociável: minha honra e minha palavra. Entro e saio em cada lar de nosso município sem temer ser destratada ou desrespeitada, pelo contrário, agradeço sempre pela sinceridade das pessoas quando reafirmam apoio ao projeto das oposições ou por ter a dignidade em pedir minha amizade e respeito, embora tenham compromissos com outros setores políticos.

No pleito finalizado a poucos dias verificamos as atipicidades e os fatores que acabaram por decidir derrotas e vitórias. A população foi chamada a exercer o direito soberano e inviolável de escolher os representantes e assistimos a grandes transformações na relação entre representantes e representados. As redes sociais, a criminalização da política, a cobrança mais firme do eleitorado por valores como ética, responsabilidade social e honestidade foram os vetores que deram força à onda de mudanças que tomou conta do Brasil. Finda as eleições, rogo à Mãe Aparecida que lhes dê sabedoria e discernimento para legislar e governar com isonomia, equidade, igualdade, garantido que os direitos sociais adquiridos não sejam atacados e respeitando as diferenças e os valores individuais da cada pessoas.

Em municípios do interior a polarização fica evidente a cada pleito e em Aparecida não foi diferente. Mas este ano, enquanto o grupo que governo o município se empenhou na candidatura de Belivaldo Chagas, as forças opositoras locais se dividiram principalmente nas candidaturas de Eduardo Amorim e Valadares Filho. No primeiro turno, somando os votos dos candidatos adversários de Belivaldo foram superiores aos recebidos pelo candidato governista. No segundo turno, entretanto, seguindo a onda que polarizou o Brasil e pela hegemonia do Partido dos Trabalhadores e de Lula no Nordeste, o eleitor preferiu optar pelos candidatos alinhados ao projeto petista, Aparecida seguiu esta tendência e Belivaldo foi majoritariamente vencedor em nosso município.

Para quem conhece de perto a realidade política aparecidense sabe que a diferença entre Belivaldo e Valadares Filho no segundo turno não corresponde à correlação de forças local. E para 2020 tenho clareza que, juntas, as oposições se constituem em uma força política considerável e, indubitavelmente, vem novamente coesa para apresentar aos aparecidenses um projeto de gestão transparente, participativo e moderno. Até lá, vamos trabalhar e cobrar dos eleitos que olhem por nossa terra, trazendo benefícios para fortalecer nossa agricultura familiar, garantir segurança pública para todos, investimentos na Educação, Lazer e Cultura, e por fim, politicas públicas voltadas à geração de emprego, grande gargalo que aflige nossa gente. Aos votados em Aparecida que honrem os votos recebidos e não esqueçam de nossa gente cujo coração grandioso é marca e selo dos filhos da Mãe Aparecida.

*Candidata a prefeita em Aparecida em 2016/ PR Mulher

PELO TWITTER                                                                                                                        

www.twitter.com/betocego @EdvaldoNogueira um rascunho que Jackson fez quando foi o vereador mais votado de Aju e que Déda inadvertidamente deu umas pinceladas e pendurou na prefeitura. Aí ele começou a se achar um quadro, só que não passa de um embrulho e só chega a qualquer lugar carregado.

www.twitter.com/riltonmorais Quando estava no ostracismo político Fernando Henrique Cardoso morreu e ninguém soube. Hoje, o político apodrecido por dentro tenta voltar ao palco, mas todos já o enxergam como um zumbi tolo.

 

www.twitter.com/MPF_PGR Você sabia que desde 2013 existe uma lei que garante o atendimento imediato às vítimas de estupro em todos os hospitais integrantes da rede do SUS?! Nessa quarta, 10h30, o MPF lança AO VIVO no Facebook movimento para esclarecer a população!

www.twitter.com/rlimaneto Rádio de feira ….. fala, fala, fala, e ninguém presta atenção. Ficou calado durante todo o gov do petê, agora fica apitando em tudo.

www.twitter.com/jrobertotgomes Um mundo sem cuscuz é um mundo sem sol e sem lua…

www.twitter.com/gdoweber Antes de tudo, sou um roqueiro; e essa musica é só para lembrar que, para roqueiros, resistir não é opção… Retroceder nunca! Render-se jamais!   

Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter

Frase do Dia
“A verdadeira generosidade para com o futuro consiste em dar tudo ao presente.” Albert Camus.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais