Omissão Emurb. Na orla, hotel invade calçada

Enquanto o prefeito Edvaldo Nogueira vem realizando diversas ações no sentido de melhorar a mobilidade urbana em

Aracaju, a Emurb está na contramão. Um absurdo o que está acontecendo em plena entrada do maior cartão postal da cidade:a orla da Atalaia. Quase em frente aos arcos os proprietários do Bello Mar Praia Hotel (antigo Beira Mar) estão acabando uma reforma sem deixar o recuo necessário para os pedestres. A foto ao lado não deixa duvidas.

A pergunta é: quem foi o responsável da Emurb que autorizou uma obra cujo o recuo da calçada não está sendo respeitado. E ainda plantaram palmeiras no “resto” que sobrou da calçada prejudicando totalmente os pedestres. Quem desejar passar pelo local tem que ir para o meio da rua já que entre o “resto” da calçada e as palmeiras os carros ficam estacionados. Um absurdo!

O blog espera que algum vereador sensato denuncie e peça que as autoridades competentes tomem a devida providencia. Não seria o caso de pedir o apoio do MPE? E o CREA Sergipe? O que acha de tudo isso. O Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura também tem que defender a sociedade. Ou não?

Café da Manhã: será indigesto ou histórico?
E hoje será realizada a esperada reunião do governador Marcelo Déda com as principais lideranças do bloco para tentar chegar a um consenso na candidatura em Aracaju. Os três pré-candidatos: Rogério Carvalho (PT), Valadares Filho (PSB) e Jeferson Passos (PCdoB) devem participar.

Fogo amigo: Elber Filho não pode ser candidato este ano
O clima nos bastidores entre os governistas é tão grande que no último final de semana chegaram ao cumulo de plantar uma nota num jornal diário de que o PSB já decidiu abrir mão da candidatura de Valadares Filho e que vão indicar como candidato a vice, Elber Filho. Esqueceram de um detalhe no boato: Elber Filho não pode ser mais candidato este ano, porque não se  desincompatibilizou no prazo legal da Secretaria de Estado do Turismo.

Conciliação com devedores
Começa hoje o mutirão de conciliação de ações que envolvem o Banco do Brasil. Cerca de 250 audiências serão realizadas, até o dia 6 de junho, das 7 às 13 horas, no Centro Judiciário de Resolução de Conflitos localizado no Fórum Gumersindo Bessa, em Aracaju. O Tribunal de Justiça de Sergipe foi escolhido pela Corregedoria Nacional de Justiça para participar de um projeto-piloto que visa a solução de conflitos do Banco do Brasil por intermédio da conciliação e/ou mediação com clientes devedores, que foram intimados para as audiências.A escolha, segundo o CNJ, deu-se pelo TJSE ser modelo nacional de eficiência e qualidade na prestação jurisdicional, além de ter um alto grau de informatização..

Ministro vem inaugurar Escola de Esportes professor Kardec
O ministro dos Esportes, Aldo Rabelo, estará em Aracaju na próxima quinta-feira,31, para a inauguração da Escola de Esportes professor Kardec, no bairro Santa Maria. Construída pelo governo do Estado através da Secretaria da Infraestrutura, a escola será uma das vitrines da Secretaria de Esporte e Lazer nas ações de inclusão social pelo esporte. O nome da escola é uma homenagem ao professor de karatê Kardec, muito conhecido em todo o Estado que morreu no ano passado prematuramente aos 49 anos.

Edital para fiscalização eletrônica em Aracaju
A Prefeitura de Aracaju já publicou o edital para contratação de uma empresa para implantar os serviços de fiscalização eletrônica na cidade. Os envelopes  serão abertos no dia 27 de junho. É preciso o retorno dos radares em diversos locais perigosos, como, por exemplo, a curva do Palácio de Veraneio. Depois que foi retirado o radar, os acidentes graves são semanais.

Fotossensores nos sinais de trânsito
É preciso também que retornem os fotossensores em diversos sinais da cidade. O avanço do sinal vermelho é um absurdo. Em várias avenidas motoristas apressados não respeita o sinal quando fecha. Um local que tem vários acidentes é o sinal saindo da Unit (antigo Farol) para a Avenida Beira Mar. O motorista que tem o sinal aberto tem que esperar para não bater nos apressadinhos. E de vez em quando os acidentes são inevitáveis. Tem motorista que só aprende sendo multado.

Liminar: Professores tem que deixar Secretaria de Planejamento
Um oficial de Justiça entregou ontem aos professores que estão instalados na Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão uma ordem judicial determinando a saída deles do local. Eles ocuparam a Seplag no início da semana passada por conta da polêmica sobre o pagamento do piso nacional do magistério. Os sindicalistas dizem que o governo não cumpre a lei, mas até o momento não ingressaram na Justiça para garantir o direito que eles entendem que não está sendo cumprindo.

Forró do Nana: Almeida de terno no camarote
E o eterno pré-candidato a prefeito de Aracaju, Almeida Lima, para chamar a atenção se submete ao ridículo. Não é que no último sábado ele apareceu no Forró do Nana, mas precisamente no camarote, de terno. Só faltou a gravata. Pelo jeito, o homem não tem jeito…

Lagarto: Secretária de saúde desmente denúncia do uso do carro I
Sobre a denúncia publicada no final de semana pelo blog, do estudante de terapia ocupacional do Campus da UFS de Lagarto e militante do PT, Juquinha, que o veículo que estava à disposição de estudantes tinha atrasado por conta de levar a secretaria na Costa do Sauípe, na última sexta-feira, Alyne Almeida (secretária de saúde) informou através de e-mail que não foi verdade. Ela disse que na sexta-feira pela manhã, estava num evento da Associação Acácia Ribeiro e que pode ser comprovado pelo site da Prefeitura. Alyne disse que foi para a Costa de Sauípe em seu veículo particular, acompanhada dos filhos e amigos e não com o carro da Secretaria Municipal de Saúde.

Lagarto: Secretária de saúde desmente denúncia do uso do carro I
A secretária pediu ainda ara o espaço ter cuidado com o recebimento de denúncias falsas e de cunho meramente político e que estará ingressando na Justiça contra  Juquinha para que ele prove que ela usou um carro oficial para ir a um hotel. “Nesse dia supracitado eu estava desenvolvendo minhas atividades na Secretaria Municipal de Saúde. A secretaria de saúde nunca cedeu transporte para a UFS pois a mesma dispõe de transporte para seus alunos. Depois que saí da secretaria de saúde fui para a Associação Acácia Ribeiro para uma atividade feita em conjunto com a secretaria”, reforçou.

II Congresso Sergipano de Ciências I
No início de junho, de 4 a 6, será realizado no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Sergipe o II Congresso Sergipano de Ciências. Na programação aspalestras Impactos ecológicos de empreendimentos hidrelétricos sobre a fauna bentônica com o Prof. Dr. Marcos Callisto de Faria Pereira (UFMG); Mudanças climáticas e biodiversidade, com o Prof. Dr. José Alexandre Felizola Diniz Filho (UFGO); Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico e Inovação na CHESF com o  Dr. Helder Rocha Falcão (CHESF, Gerencia de P&D+I – Coordenadoria de Planejamento Empresarial, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação); O Instituto de Ciência e Tecnologia para Marcadores Integrados – INAMI  com o Prof. Dr. Oscar Loureiro Malta, UFPE.

II Congresso Sergipano de Ciências II
As mesas redondas: Percursos interdisciplinares: meio ambiente e educação na contemporaneidade – com os professores doutores Milton Ferreira da Silva Júnior (UESC/BA); Hippolyte Brice Sogbossi (UFS) e Marcelo Alario Ennes (UFS), como coordenador da mesa o Prof. Dr. Albérico Nogueira de Queiroz (UFS)  e a Educação e desafios da contemporaneidade com os professores doutores Adriano Canabarro Teixeira (UPF/RS), Lucia Amante (Universidade Aberta/Portugal) e Glaucio José Couri Machado (UFS), como coordenador da mesa o Prof. Dr Carlos Magno Gomes (UFS.

Abertura
A Palestra de Abertura será Ciência e tecnologia para desenvolver o Brasil com o Prof. Dr. Sérgio Machado Rezende (UFPE) – Ex Ministro da Ciência e Tecnologia; Doutor Honoris Causa pela UFS. Mais informações no site:http://www.csci2012.com.br/

Associação Sergipana de Ciência
O Congresso é uma promoção da Associação Sergipana de Ciência – ASCi, fundada em 10 de setembro de 2004. A entidade tem  como motivação congregar pesquisadores sergipanos de diferentes áreas do conhecimento que desenvolvam pesquisas no campo das Ciências e Inovação Tecnológica, bem como estudantes de graduação e pós-graduação.Nesses anos de existência, a ASCi tem sido responsável pela edição da revista Scientia Plena. A qualidade desta revista já é reconhecida em diversos ambientes acadêmicos, inclusive pelo mais importante indicador de qualidade de revistas científicas do Brasil, o Qualis da CAPES.

PELO TWITTER

www.twitter.com/ricardomarques1  "Com Deus, todos os nossos feios desafios transformam-se em lindas mudanças." #perseverança

www.twitter.com/clovis_silveira  As vezes a felicidade está batendo na sua porta, mas você está no quintal procurando trevo de quatro folhas e perde a oportunidade.

www.twitter.com/marcoslmsantana  O contribuinte é o único cidadão que trabalha para o governo sem ter que prestar concurso." – Ronald Reagan

www.twitter.com/cezar_britto  Hora de cuidar do livre voar. Liberdade e horizonte infinito, duas características da advocacia cidadã.

www.twitter.com/chicoandradef  Se alguns destilam ódio,não ajudem a aquecer o balão de destilação.Procure saber antes qual a mistura que eles usam.

www.twitter.com/Narcizo_Machado  'Mesa de bar, é onde se toma um porre de liberdade, companheiros em pleno exercício de democracia!' Gonzaguinha.

DO LEITOR

Buraco completa um ano em Frei Paulo
E-mail recebido: “Moradores da rua Andre Avelino no município de Frei Paulo,estão vivendo um pesadelo com o buraco

da foto ao lado. Detalhe,fica em frente a uma sorveteria. O risco e acontecer um acidente é alto!Dizem que o prefeito viaja tanto a Brasília que eu acho que deve ser por isso que esqueceram de resolver esse problema.É essa administração que está entre os cem melhores do Brasil? Se é não parece!”.

Prostituição e drogas
Por Abrahão Crispim Filho: "No mais conhecido cartão-postal de Aracaju a Orla da Atalaia possui um problema dos mais antigos relacionado a prostituição. Além da exibição acintosa e desrespeitosa de uma grande parcela das ditas profissionais do sexo, os moradores daquele Bairro sofrem com as ameaças e roubos dos usuários de drogas, principalmente na região que fica aos fundos do clube do Sesc. Segundo os residentes daquela localidade, o comportamento das prostitutas e dos usuários de drogas tem sido negativo para o incremento do turismo em nossa cidade". Urge providências imediatas!”

Sigas e suas irregularidades
Do leitor Rogério de Andrade: “A verdade é que o SIGMA – Sindicato dos Guardas Municipais de Aracaju foi alterado de forma indevida. Em uma manobra quase perfeita (não existe crime perfeito!), o SIGMA foi enterrado vivo e para substituí-lo o Presidente, Sr. Ney Lúcio dos Santos, criou o Sigas – Sindicato dos Guardas Municipais e Agentes de Trânsito de Sergipe.
O presidente, Sr. Ney Lúcio do Santos, orquestrou um manobra com a intenção de atingir objetivos pessoais, ficar em dispensa sindical e se utilizar dos bens do sindicato. Outro objetivo era apresentar-se em todas as prefeituras do interior, como faz todo candidato em campanha eleitoral, com a intenção de ver e ser visto. É uma das pretensões dele, se candidatar a Vereador e/ou Deputado Estadual pelo PPS. Ele propôs mudanças na estrutura do SIGMA e, juntamente com os seus companheiros de irregularidades, induziu a categoria ao erro. Em uma Assembléia Geral Extraordinária, no mês de maio de 2011, foi colocada em votação uma alteração estatutária para transformar um sindicato sólido e detentor de carta sindical em um sindicato fraco e com indicativos de irregularidade. O Sigas não poderia e não deveria nunca invadir a representação dos sindicatos já existentes em alguns municípios no interior do estado.  Na votação participaram 18 pessoas, os votos foram distribuídos dá seguinte forma: 1 abstenção, 8 votos contrários e 9 votos favoráveis. Dos 9 votos  favoráveis 6 não poderiam ser computados, eles tinham conhecimento que a categoria a abrangência e os objetivos chocavam-se com o sindicato, que eles maliciosamente tinham fundado, o Sindguardas, no mês de outubro de 2010, um sindicato que já existe e que foi fundado em agosto de 2009 na cidade de própria e representa as Guardas Municipais de todo o Estado do Sergipe.
A diretoria executiva do Sigma nunca ficou bem entrosada, nunca houve reunião de diretoria para traçar metas e por em prática estratégias para dar visibilidade à categoria, o Presidente nunca se preocupou em representar de fato os seus filiados, ele desde que assumiu procurou usufruir de forma irrestrita da posição para autopromoção.   
A primeira providência, do Sr. Ney Lúcio dos Santos, foi desocupar um imóvel alugado com o preço simbólico onde funcionava a sede. Apesar de simples o espaço era suficiente para montar um tele centro e acomodar os guardas nas suas assembléias. Todo inicio é difícil e sem capital em caixa pior ainda. A atual gestão foi beneficiada com uma decisão judicial onde o débito em conta passou a ser efetivado. Coisa que não foi possível na gestão anterior, eles não tiveram acesso ao capital que deveria ser debitado na conta dos filiados.
A segunda providência foi substituir o 1º tesoureiro pelo 2º. Sem que o 1º conseguisse ter acesso a nada que fosse referente ao cargo. O primeiro tesoureiro foi substituído sem ao menos abrir mão do cargo pelo qual foi eleito em votação na eleição.
A terceira providência foi aumentar a contribuição sindical de 3 para 4% mesmo sem ter sido deliberado em assembléia, conseqüentemente inexistindo ata de assembléia registrada em cartório autorizando a majoração de tal desconto pela categoria. Isso é muito grave!
A quarta providência lembro-me bem do que ouvi dele: “Eu não tenho obrigação de estragar a minha vista utilizando um monitor CRT. Vou comprar mesas novas, monitores de LCD, ar condicionado, notebook, máquina fotográfica e um carro porque eu não vou andar de ônibus para defender interesse de ninguém. E mesmo que a categoria não aceite eu vou comprar um carro”.
A quinta providência foi correr atrás da carta sindical. Não por conta de representar a categoria, mas a principal preocupação era com a verba arrecadada anualmente que era destinada para outro sindicato, o SEPUMA, pois era o único que tinha a carta sindical. Parabéns! Acredito ter sido essa a única vitória da atual gestão, digo da sua gestão. Um sindicato que possui Carta é respeitado perante todos os órgãos reguladores.  Com isso o Presidente, Sr. Ney Lúcio dos Santos, conseguiu colocar mais dinheiro a disposição do sindicato que se apossou para as suas investidas de benefícios individuais e autopromoção. Pergunta-se: Existe alguma reserva de todo dinheiro arrecadado? O sindicato adquiriu a sua sede própria? Cadê a prestação de contas?
A sexta providência foi destituir o vice-presidente, Sr. Eldo Palmeira, ele estava demonstrando que iria trazer problemas, estava fazendo cobranças, com o intuito de prestar contas aos filiados, coisa que o presidente nunca se preocupou. Preocupa-se apenas em promoção pessoal! O presidente instigou a categoria para trabalhar na saída do vice presidente da diretoria do sindicato. Com isso o ele conseguiu concentrar todas as ações nas suas investidas.
A sétima providência foi alterar apenas no cartório e perante a categoria o estatuto do Sigma. Na sede do Sigma foi fundado também Federação de Guardas, Associação de Exadrista e Sindicatos. Os diretores são sempre os mesmos que fundam, conjuntamente com o presidente, coisas na sede do Sindicato dos Guardas Municipais de Aracaju. Sempre sem o conhecimento e a devida autorização da categoria. Ele informa que foi cumprido todos os ritos exigidos pelo MTE, por que não foi registrada no sistema a alteração referente à abrangência? Lembro que no sistema do MTE ainda consta como Vice-presidente o nome do Sr. Eldo Palmeira, consta também o nome do Sr. Dílson Tavares Mota, que pediu desligamento da diretoria no dia da assembléia que foi promovida para que o Senhor retirasse do caminho alguém que pudesse ofuscar a sua imagem, quando cobrada ações para melhoria da categoria. Porque você não atualizou os dados no ministério do trabalho?
É preciso informar para todos os Guardas Municipais do Interior do Estado que o Sigas não mais existe, e que, as contribuições cobradas, se realmente existiram, foram indevidas. O Sigas nunca representou de direito Guardas Municipais fora do município de Aracaju”.

ARTIGO

Colégio Dom Bosco, tradição no ensino itabaianense – professor José Costa*

O Colégio Dom Bosco é a marca da tradição em Itabaiana. Com um histórico de ensino já conhecido em toda a cidade e até no Estado, essa escola se destaca pela filosofia de educação voltada para um desenvolvimento testemunhal, com bases em preceitos religiosos que visam enaltecer a solidariedade humana na presença de Deus. Em 2013 completará meio século de existência, ou seja, 50 anos de contribuição no desenvolvimento da cidadania do agreste sergipano e em especial da cidade de Itabaiana. Esse será um aniversário a se comemorar muito, pois o colégio se orgulha de fazer parte da história desta cidade e mais ainda de muitos nomes ilustres terem se formado com o auxílio dessa escola.

O Dom Bosco se orgulha de ser um colégio tradicional. Mas hoje, se adaptando à modernidade, a instituição passa por mudanças a fim de se tornar mais "antenada" com a atualidade e atender às necessidades da população que acredita no seu trabalho.

A escola tem em sua grade curricular não só as aulas obrigatórias dos dias letivos. Desenvolvem-se projetos e atividades que visam a interação social entre os alunos, a inserção dos pais na escola e o conhecimento agregado às etapas de construção das atividades. Em 2012 há alguns projetos que já são tradição da Escola, como o de LEITURA, o da CULTURA AFRO e INDÍGENA, a NOITE LITERÁRIA e os JOGOS INTERNOS. No dia 01 de junho vai ser realizado no auditório da própria escola o PROJETO DE LEITURA do ensino fundamental, dirigido por Gilvanete, coordenadora desse nível de ensino. O tema geral deste ano é "Mergulhar nas palavras é mais que avaliar o escrito. Verdadeiramente, é fazer do livro o corpo, da leitura o espírito" e cada série trabalhará com um tema específico, a saber: 6.º ano: "Contraste de Estilos: A face infantil na literatura de Jorge Amado" (Conhecer a vida e a obra do autor, seus marcantes cenários com apresentação musical e teatral); 7.º ano: "Ler para ter uma vida saudável" (baseado em quatro pilares: atividade física, alimentação equilibrada, boa noite de sono e evitar o estresse. Apresentação de pesquisa, de musicais e de paródias), 8.º ano: "Traços da identidade nordestina: a Literatura de Cordel, os autores que destacam o sertão e a textualidade da música de Luiz Gonzaga" (dando ênfase à obra de João Cabral de Melo Neto, com peça teatral; Patativa do Assaré, com declamação de poema e comemorando o centenário de Luiz Gonzaga, apresentação musical) e 9.º ano: "A leitura cotidiana" (Com produção de textos, dramatização e apresentação musical, com ênfase a temas atuais, especialmente a violência). O projeto tem como meta fazer os alunos desenvolverem o gosto pela leitura prazerosa. Assim, os professores, através de várias atividades, como apresentações musicais que se interliguem às leituras, apresentação de peças teatrais ou exposição de autores e obras, levarão os alunos a pensarem além dos livros, para conectar cada texto à realidade circundante, afim de que percebam que o mundo da leitura é o seu próprio mundo e as páginas dos livros são extensões de suas próprias vidas, mas de um modo mágico. Um projeto dessa extensão conta com a participação maciça da família, pois o hábito da leitura tem de começar em casa, incentivado pelos pais.

O objetivo da escola é cada vez mais incutir no aluno o engajamento nas atividades extraclasse, para que assim se possa construir cidadãos conscientes do seu papel social e ativos na construção e na modificação da própria realidade. Cada projeto tem o fim específico e conta como complemento das atividades curriculares que são pensadas no planejamento anual do colégio. Esse é um compromisso da escola, pois ela não quer apenas transmitir conhecimentos, mas também valores éticos e morais.

O colégio Dom Bosco está inovando a cada dia. Já conta com um simulado em todas as unidades, envolvendo o ensino fundamental e médio (atividade que já se estende desde o ano passado). E mais, para o Ensino Médio, o simulado Enem conta com a prova de redação para todos os alunos, um diferencial que serve especialmente para o treinamento da produção textual. Também em 2012 foram postas em prática as aulas laboratoriais de biologia e química. Além disso, o Geo+Enem é outro reforço para que o corpo discente do Dom Bosco esteja cada vez mais preparado para os desafios que os esperam. As Olimpíadas INTERGEO são mais um incentivo aos estudos, assim como a EFISI (Encontro de Física de Itabaiana) e as Olimpíadas de Química. Há destaque no esporte para o JEPI (Jogos das Escolas Particulares de Itabaiana), em que o Dom Bosco foi o maior campeão por dois anos seguidos (2010/2011) e, recentemente, o garoto José Ryan consagrou-se campeão de karatê dos Jogos Escolares da TV Sergipe.

São 50 anos de dedicação. Uma vida inteira na formação de pessoas que constroem a nossa sociedade. Dá um orgulho danado representar esse povo com Educação e Testemunho. O modo particular de o Dom Bosco mostrar seu valor. Novidades surgirão, para que esse colégio venha assumir o seu papel de gigante na educação e dominar o conhecimento a fim de contribuir para o desenvolvimento de todos os que confiam em seu trabalho. Essa é a sua marca, esse é o seu orgulho, pois o Dom Bosco é uma escola de princípios éticos e é nessa linha que seu trabalho se diferencia.

*P/ Quem desejar mais informações sobre o autor: http://professorjosecosta.blogspot.com.br/

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

  
Frases do Dia

O problema de Brasília é tráfico de influência, enquanto o do Rio de Janeiro é a influência do tráfico.. 1941 – Zózimo Barrozo do Amaral, jornalista brasileiro, nasceu em 28 de Maio de 1941 e morreu em 1997.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais