Oncologistas HU/SE. O outro lado

0

Após a publicação de ontem, 27, sobre o trabalho da Secretaria de Estado da Saúde e a denúncia da coordenadora do centro de oncologia do Hospital de Urgência Governador João Alves, Ruth Andrade, de que “existe uma rede montada para desestruturar o sistema de saúde pública”, o titular deste espaço recebeu informações de alguns médicos oncologistas.

Os médicos que o blog teve contato, não quiseram se expor nem polemizar. Deixaram claro que quase a totalidade dos oncologistas quer apenas que o tratamento seja feito no tempo certo, com a qualidade correta e dentro de uma abordagem sem vitimizar nem priorizar pacientes, de acordo com o que preceitua as normas de tratamento do câncer.

Os médicos disseram que um relatório foi entregue ao Conselho de Medicina demonstrando a preocupação com algumas questões, como, por exemplo, o tempo certo para o tratamento quimioterápico, o radioterápico sem interrupção.

Explicam que se o paciente não fizer o tratamento no tempo correto à sobrevida cai assustadoramente. Criticam também o exagero de festas no local e a ideia que é uma ação messiânica, quando na verdade o serviço prestado deve ser impessoal e, sobretudo, sem vitimização.

Da chuva e da trovoada
Nota enigmática: Quem planta chuva, pode, com certeza, no futuro, colher tempestade.

Mudança no subcomando da PM/SE
O blog foi informado que o governo já autorizou a mudança no subcomando do Corpo de bombeiros Militar. A próxima mudança será no subcomando da Policia Militar de Sergipe.

Aeroporto: Ordem de serviço para reforma do terminal será assinada hoje
O superintendente da Infraero para SE, BA e AL, Cassiano Filho assinará hoje a ordem de serviço para reforma do atual terminal de passageiros. A solenidade será às 17h, no auditório da Infraero. A obra vai durar oito meses. Será lançada também a licitação para ampliação do pátio de aeronaves. O aeroporto hoje atende cinco aeronaves ao mesmo tempo e com a ampliação passará a receber nove simultaneamente.

Nos próximos dias serão lançadas licitações da nova pista e novo terminal
Nos próximos dias o presidente nacional da Infraero, Gustavo do Vale, vem a Aracaju lançar as licitações da nova pista do aeroporto e do novo terminal de passageiros. Já o governador Marcelo Déda assinará a ordem de serviço para desmonte de parte do morro localizado no bairro Santa Maria e de adequação viária do entorno do aeroporto.

CASE: falta de insulina Lantus e azatioprina para transplantados
O blog vem recebendo desde o final da semana passada reclamação de que no Centro de Atenção à Saúde de Sergipe – CASE, localizado no bairro São José, está faltando dois medicamentos importantes. O primeiro é a azatioprina, usado por pacientes transplantados. E o outro é a insulina Lantus, usada por diabéticos.

Benefícios para Lagarto
Na tarde de ontem o deputado federal Fábio Reis (PMDB) participou de uma audiência com o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo. O prefeito de Lagarto, Lila Fraga (PSDB) também compareceu à reunião, onde Rebelo confirmou a construção de um Centro de Iniciação aos Esportes em Lagarto e a inserção do município no programa Segundo Tempo. Foi a segunda vez que o deputado Fábio Reis levou o prefeito de Lagarto para uma audiência com ministro em Brasília.

Centro de Iniciação aos Esportes
"Com a chegada de eventos como as Olimpíadas e a Copa do Mundo, o governo federal acerta em ampliar o investimento no esporte, que tem também um papel de inclusão social. A construção do Centro de Iniciação aos Esportes e a chegada do Programa Segundo Tempo são iniciativas que vão beneficiar a juventude do município de Lagarto, ajudando a afastar nossos jovens das drogas, e quem sabe revelando talentos esportivos", avaliou o deputado Fábio Reis, que ficou animado com o anúncio.

Benefícios para a Barra dos Coqueiros
Os deputados Francisco Gualberto (PT), Garibalde Mendonça (PMDB) e Luiz Mitidieri (PSD) uniram forças em benefício da população da Barra dos Coqueiros. Nesta semana eles apresentaram na Assembleia Legislativa uma Indicação conjunta solicitando do governo do Estado a pavimentação asfáltica de importantes ruas e avenidas do município.

Serviços complementares
“A Barra faz parte da região metropolitana da nossa capital e é hoje um dos principais polos turísticos de Sergipe”, justificou Gualberto. De acordo com ele, recentemente o governo do Estado executou obras de esgotamento sanitário em diversas ruas da Barra dos Coqueiros. Após essa ação, os parlamentares foram procurados pelo atual prefeito, Airton Martins, para que pudessem intermediar o pedido de execução dos serviços complementares junto ao governo.

Comissão de Meio Ambiente
O senador Eduardo Amorim (PSC) foi eleito vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA). A presidência ficou a cargo do senador Blairo Maggi (PR-MT), eles irão direcionar o colegiado até 2014. A CMA exerce a fiscalização e o controle dos atos do Poder Executivo, incluídos os da administração indireta.

Valadares defende aprovação da MP 581/2012
O senador Antonio Carlos Valadares (PSB) manifestou ontem,27, na tribuna do Senado, seu apoio a Medida Provisória 581 de 2012, que trata de operações de crédito de fundos constitucionais.

Valadares defende aprovação da MP 581/2012 II
A MP dispõe sobre o Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO), autorizando a União a conceder subvenção econômica às instituições financeiras oficiais federais, sob a forma de equalização de taxa de juros nas operações de crédito para investimentos no âmbito do FDCO; além de alterar as Leis nº 7.827, de 27 de setembro de 1989, e nº 10.177, de 12 de janeiro de 2001, que tratam das operações com recursos dos Fundos Constitucionais de Financiamento do Norte, do Nordeste e do Centro-Oeste e constitui fonte adicional de recursos para ampliação de limites operacionais da Caixa Econômica Federal (CEF) e do Banco do Brasil (BB). A medida foi aprovada no Senado.

Contramão
Os agentes de trânsito da SMTT que atuam no centro da cidade continuam fazendo vistas grossas quanto ao tráfego de bicicletas e carrinhos de mercadorias na contramão, em especial no trecho compreendido entre o edifício central do Banese e a Praça Olímpio Campos (rua Itabaianinha). A prática prejudica o fluxo de veículos e também aumenta o risco de colisões.

Praça Camerino
Abandonada há vários anos, é, sem dúvida, a mais estragada da cidade. A PMA não dá bolas para sua conservação. A propósito, que fim levou o projeto anteriormente existente, através do qual empresas privadas ficavam encarregadas de conservar uma praça de nossa capital? Assim, tínhamos: Praça Tobias Barreto (Bompreço), Inácio Joaquim Barbosa (Petrobras) e várias outras. Seria interessante se a atual administração municipal revigorasse esses convênios. A população só teria a ganhar. Fica a ideia para a Emsurb, cujo novo titular da diretoria de espaços públicos, Luiz Carlos (Branca de Neve), tem demonstrado muita vontade de acertar. Sua atuação, até agora, é digna de nota.

Reposição asfáltica
Este é um problema para o qual, parece, não há solução. As empresas contratadas pela Deso para realizar serviços de esgotamento sanitário não promovem a reposição com a mesma qualidade do asfalto anteriormente existente.  Sérgio Ferrari, presidente da empresa contratante, precisa tomar providências urgentes, pois quem sai perdendo, sempre, é a comunidade.

TCE promove Seminário para os novos gestores
Continuam abertas as inscrições para o Seminário 'Controle de Gestão da Administração Pública' promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), através da Escola de Contas Conselheiro José Amado Nascimento (Ecojan). O evento irá ocorrer no próximo dia 04, tendo como público-alvo prefeitos, presidentes de câmaras municipais, procuradores e secretários municipais.

Programação
Na programação, palestras sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal e as principais obrigações dos gestores; a Lei de Acesso à Informação; e a Regularidade com as contribuições previdenciárias. Para participar, basta preencher a ficha de inscrição no site do TCE, o www.tce.se.gov.br.

PPS Nacional analisa nomes alternativos ao eixo PT-PSDB
O portal Nacional do PPS – Partido Popular Socialista publicou na última terça-feira, 26, matéria com o Presidente Roberto Freire, na qual ele abre a discussão sobre um Projeto alternativo para o Brasil, fora do eixo PT-PSDB. Vejam a entrevista feita pelas jornalistas Valéria de Oliveira e Nadja Rocha.

Bloco alternativo
O presidente nacional do PPS, deputado federal Roberto Freire (SP), defendeu, em reunião da Executiva Nacional do partido e de sua bancada na Câmara, nesta terça-feira, em Brasília, a formação de um bloco partidário alternativo aos que estão colocados para a disputa à Presidência da República. Segundo ele, está havendo uma fratura na base governista e Eduardo Campos (PSB), governador de Pernambuco, é um nome a ser analisado.

Articulação em Sergipe
Aqui em Sergipe, a executiva estadual do PPS também já começa a se articular, visando o fortalecimento do Partido a partir das eleições de 2014. Para Marcos Aurélio, o objetivo é ajudar a construir um Projeto Administrativo capaz de dar eficácia ao Governo de Sergipe. "Não podemos mais aceitar a paralisia administrativa que estamos vivendo com esse governo, que até para fazer uma Reforma Administrativa leva anos e não consegue termina-la". Disse Marcos Aurélio que concluiu afirmando, "O PPS está se fortalecendo para elegermos um deputado federal e ocuparmos, ao menos duas cadeiras na Assembleia Legislativa e queremos contribuir bastante para a eleição de um Governador da Oposição". Finalizou o Tesoureiro Estadual.

Sobre o Teatro Atheneu. Esclarecimentos
Da diretora do Teatro Atheneu, Salete Martins: “Surpresa, como leitora assídua do seu blog, ao deparar-me com uma notícia copiada do facebook onde são proferidos e acusações à equipe administrativa do Teatro Atheneu.Admirei-me com o fato de que estas acusações tem sido corroboradas por você no momento em que as publicou, sem que buscasse, ao menos a sua veracidade. É possível verificar com diversos produtores e artistas sergipanos a gentileza e a cordialidade com todos são tratados neste espaço.A Secretaria de Cultura estabelece normas para o funcionamento de suas unidades, infelizmente existem pessoas que se recusam a utilizar civilidade e respeitar normas elaboradas com intuito de organizar e equilibrar as situações para que todos tenham os mesmos direitos e deveres”.

Blog não emitiu opinião. Publicação no espaço do leitor
Lamentavelmente a diretora do teatro Atheneu não leu direito o blog de ontem, 27. Em nenhum momento o titular deste espaço opinou sobre a gestão da casa de espetáculo. Apenas publicou no espaço  democrático “Do Leitor”, um texto de Jorge Lins enviado pelo professor Ludwig Oliveira e com a devida identificação.

Festival de Teatro
No mês de março acontece em Aracaju o tradicional Festival de Teatro Sergipano. O evento que está na sua terceira edição acontece entre os dias 27 de março e 09 de abril e promete movimentar a classe artística de Sergipe. Serão selecionados por edital 16 grupos que podem ser da capital ou do interior. As inscrições para participar da seleção já estão abertas. Mais informações e o edital na íntegra, podem ser acessadas em  http://cultura.se.gov.br.

Barco dos twitteiros no Aracaju de Tototó
Tudo pronto para o "Barcos dos Twitteiros" no Aracaju de Tototó dia 17 de março, 09:00 saindo do pier no conjunto Inácio Barbosa.A partir desta segunda-feira (04), os ingressos estarão à venda na recepção do Solemio Hotel no valor de R$ 30,00.

São Cristovão: diálogo prefeitura e magistério         
  Uma reunião promovida pelo Ministério Público, sob a coordenação do promotor Fábio Pinheiro, entre os representantes da Prefeitura de São Cristóvão e o Sintese (Sindicato dos Trabalhadores da Educação em Sergipe), realizada na manhã de ontem, 27, pode redundar num acordo entre as partes, que discordam sobre a destinação dos recursos do Fundeb e MDE para o pagamento da área da Educação no município.
        
Reordenamento das contas 
Representado pelo secretário da Educação, Mário Jorge, e pelo assessor Especial de Comunicação, Elton Coelho, o município de São Cristóvão fez ver a necessidade de reordenar as contas da Educação para adequar a folha de pessoal à realidade do município. O secretário de Educação de São Cristóvão destacou ainda durante a audiência que a administração está disposta a readequar a situação salarial dos professores, sem que comprometa os demais investimentos necessários ao andamento do setor, como merenda escolar, reforma de escolas e transporte.
    
Nova reunião 
Pelo acordo com o promotor, os representantes da prefeitura e Sintese voltam a se reunir na próxima terça-feira, 05, no Fórum da cidade às 8h. Também na reunião haverá a abertura de um canal de negociação com a categoria do magistério, com a participação do Ministério Público.

PM realizará a Operação Saúde
Como parte das comemorações dos 178 anos de fundação da Polícia Militar do Estado de Sergipe, a Corporação realiza amanhã, 01, das 8 às 13h, no Bairro Santa Maria, a Operação Saúde. A ação tem como objetivo levar uma manhã de atendimentos médicos gratuitos à comunidade local com cerca de 30 profissionais de saúde do Hospital da Polícia Militar (HPM) nas áreas de Odontologia, Oftalmologia, Clínica Médica, Cardiologia, Pediatria e Ginecologia. Também serão disponibilizados testes rápidos de HIV, Sífilis e Epatite, além de oficina de escovação bucal, com distribuição de escovas e circuito de saúde, com a verificação de peso, glicemia e pressão arterial. O trabalho voluntário acontece próximo ao 1º Batalhão de Polícia Comunitária (1º BPCom), em frente ao Colégio Estadual Vitória de Santa Maria.

Presidente da Fundação Banco do Brasil visita SE
Um dos principais parceiros do Sebrae é a Fundação Banco do Brasil, a Instituição apoia projetos desenvolvidos em Sergipe em prol da cultura empreendedora e do agronegócio. E para reforçar ainda mais essa parceria, o presidente da FBB estará em Aracaju amanhã, 01, sexta feira. A proposta é participar de uma missão técnica visitando alguns municípios do Estado onde são desenvolvidos projetos.

Visita técnica
Jorge Street, acompanhado da Diretoria, gerentes e técnicos do Sebrae, sairá de Aracaju às 7h30 da manhã com destino a Simão Dias, Lagarto e Canindé do São Francisco. Também estarão participando da visita técnica representantes do UNICOOPES e do Ministério do Trabalho, instituições parceiras.

Projeto Palmas
Em Simão Dias o destino é o Povoado Barrocas, onde será visitado o Projeto Palmas para Sergipe. Depois segue para Lagarto, Assentamento Irmã Dorothy, para conhecer o Projeto Barraginhas. A última visita será em Canindé do São Francisco, no Perímetro Irrigado PIAUÍ, onde será visitado o Projeto PAIS – Programa Agroecológico Sustentável e Integrado.

Grande parceira
“A Fundação Banco do Brasil é uma grande parceira do Sebrae, apoiando vários projetos executados no Estado. É uma satisfação grande receber a visita do presidente Jorge Street e mostrar no local onde são desenvolvidas as ações o resultado dessa parceria”, destaca Lauro Vasconcelos, superintendente do Sebrae.

BNB: Agroamigo Mais
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, estará em Fortaleza amanhã, 01, quando será lançado o Agroamigo Mais. A iniciativa do Banco do Nordeste estende para outras linhas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) a metodologia específica de concessão de microcrédito rural inicialmente usada nas operações do Pronaf B, com propostas de até R$2,5 mil.

Crédito
O método será empregado em toda área de atuação do Banco, em contratos de até R$ 15 mil, exceto em operações dos grupos A e A/C. O objetivo é oferecer crédito produtivo, orientado e acompanhado a um maior número de agricultores familiares, que serão atendidos na sua própria comunidade, por meio do assessor de microcrédito.

Agricultor familiar
“O Banco do Nordeste tem como prioridade estratégica o atendimento ao agricultor familiar, tendo em vista a sua importância econômico-social para a Região Nordeste, onde cerca de 90% das propriedades rurais são desses pequenos agricultores”, afirma o presidente do BNB, Ary Joel Lanzarin.

Cursos profissionalizantes em Capela
Prosseguem abertas até o dia 8 de março, no município de Capela, as inscrições para os cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A iniciativa está sendo promovida por meio de parceria entre a prefeitura local, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, e o Serviço Nacional da Indústria (SENAI). Os interessados devem se dirigir às sedes do CREAS (anexo a prefeitura) e CRAS (Vila Conceição) para obter maiores informações.

Cursos
Estão sendo ofertados cursos de Auxiliar de Pessoal; Vendedor; Representante Comercial, Auxiliar Administrativo; Pedreiro de Alvenaria; Almoxarife de Obras; Aplicador de Revestimento Cerâmico e Pintor de Imóveis. As aulas terão início dia 18 de março do corrente ano, e acontecerão na futura sede do CRAS Centro, localizado na Rua Siqueira de Menezes, nº 406.

Aracaju: Cursos Pronatec continuam com vagas disponíveis até hoje,28
A Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) anuncia a disponibilidade de vagas para os cursos profissionalizantes, vinculados ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As vagas destinam-se aos cursos realizados nas unidades da Fundat do Jardim Esperança e da Coroa do Meio, além dos cursos que acontecerão no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Avenida Gonçalo Rolemberg, localizado no bairro José Conrado de Araújo. As aulas terão início a partir do dia 11 de março.

Unidades
As inscrições foram abertas desde a última quarta-feira, 20, e seguem até o dia 28 de fevereiro, podendo ser realizadas nas unidades de qualificação da Fundat e nos Centros de Referência da capital, que estão ligados à Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas).

Alunos da FANESE visitam centro de gerenciamento
Com o objetivo de complementar o conteúdo teórico visto em sala de aula, alunos do Curso de Pós-Graduação da Faculdade de Negócios de Sergipe ? FANESE realizaram, na manhã do último sábado (22), uma visita de estudos à sede da Estre Ambiental, maior empresa de soluções ambientais do Brasil e da América Latina, sediada em Rosário do Catete, a 37 quilômetros da capital.

Destinação adequada
Acompanhados do professor da instituição, Luiz Morato, e dos gerentes da Estre na região Nordeste, Frederico Lima e Francisco Aragão, comercial e operacional, respectivamente, eles conheceram o Centro de Gerenciamento de Resíduos da empresa para entender como funciona a logística de operação do mesmo. “A visita foi de grande importância, pois permitiu que os alunos conhecessem de perto todo o processo da destinação adequada dos rejeitos”, afirmou Luiz Morato, acrescentando que a turma ficou  satisfeita com a experiência.

Suest-Se realiza Reunião de Planejamento
Concluindo o processo de planejamento da Presidência, a Superintendência Estadual da Funasa em Sergipe, realizará hoje, 28 e amanhã, no auditório da sede da Funasa,  às 08h30,  reunião de Trabalho, com  objetivo de  elaborar o Planejamento 2013 da Suest-SE, por meio do Programa Ms-Project.

Presenças
No evento estarão presentes todos os servidores e contará também com a presença do Coordenador Geral da Cgpla da Funasa Presidência, Paulo de Barros Lyra Filho, que irá coordenar e orientar os grupos de trabalhos, promovendo assim uma  agilidade no andamento das atividades a serem desenvolvidas pelos  grupos. A reunião deverá ser iniciada com a fala do superintendente Lourival Júnior Alves de Holanda, que irá desejar boas vindas aos participantes e logo após dar-se-á inicio os trabalhos com as chefias apresentando a avaliação do Planejamento 2012, conforme programação anexa.

Plano de ação
Na tarde de hoje,28, às 15h, o superintendente estadual da Funasa em Sergipe, Lourival Júnior Alves de Holanda, apresentará o plano de ação da Funasa aos dirigentes de órgãos parceiros da Funasa, que já confirmaram presença, como: CGU, TCU, INCRA, DESO, IBAMA, IFS, CODEVASF, SEDURB, SEMARH, Ministério Público Estadual, Procuradoria Federal,  dentre outros e presidente da Associação dos Prefeitos dos Municípios do Vale do Cotinguiba, Presidente da Associação dos prefeitos da Região Centro Sul, presidente do Crea, Deputado Estadual João Daniel, Prefeitos dos municípios de Tobias Barreto, Cristinápolis, e outros municípios.

Gasolina cara
Não dá para entender o porquê de a gasolina, em Sergipe, ser a segunda mais cara do Brasil. A priori, parece ser um verdadeiro absurdo.

Operação navalha
Previsto para o mês de março o início do processo respectivo, no STJ – Superior Tribunal de Justiça.

Voos suspensos
A TAM, uma das líderes da aviação comercial brasileira, suspendeu dois voos diários (Aracaju/Brasília e Brasília/Aracaju). Medida deverá prevalecer durante a chamada baixa estação.

Futebol
Cristiano Ronaldo, o grande craque português, atravessa uma fase simplesmente sensacional. Na última quarta-feira deu um show de bola em cima do Barcelona. O Real Madrid venceu a equipe catalã por 3 X 1, sendo que Cristiano marcou dois gols. Resultado: Barcelona eliminado da Copa do Rei enquanto que o Real passou às finais da competição. /// Mais duas rendas muito fracas deverão ocorrer nos dois jogos previstos para hoje à noite, pelo campeonato sergipano de 2013. No Batistão – Socorrense X River Plate e no Brejeirão, em Tobias Barreto – Olímpico X Boca Junior. /// GINÁSTICA – Confederação Brasileira de Handebol aparece em sexto lugar no “ranking” da Federação Internacional da modalidade. BOLA BRANCA para a presidente, a desportista sergipana Luciene Resende. /// TÊNIS DE MESA – Campeonato sergipano está em pleno andamento. /// Decisão da Taça Guanabara aponta para sábado, às 18,30 h – Vasco da Gama X Fluminense. No domingo, às 16 h – Flamengo X Botafogo. Vasco e Flamengo detêm a vantagem do empate. /// Pela Copa do Nordeste, teremos dois jogos no domingo que apontarão os finalistas do certame regional. Acontecerão os jogos de volta entre Ceará X ASA de Arapiraca e Campinense X Fortaleza. FUTSAL – Com dez equipes, vai começar no mês de abril o campeonato sergipano dessa modalidade. A FSFS é presidida pelo desportista e advogado Manoel Cruz.

Futebol II
Campeonato sergipano – Principais resultados de ontem: No Batistão – Sergipe 3 X 0 América. No Presidente Médici, em Itabaiana – Itabaiana 2 X 2 Confiança.Estanciano 0 X 1 Lagarto – No Francão, em Estância.

Curtas
Tumulto na Câmara dos Deputados: PT faz exposição e DEM apresenta fatos do MENSALÃO em evento paralelo. /// STF diz que o piso nacional dos professores é válido desde 2011. /// Vigência anterior da Lei era a partir de 2008. /// Estados e municípios são obrigados a pagar desde 2011. /// Medida mexe com a programação orçamentária de municípios e Estados. /// No RS: Boate ligada à família de Ronaldinho Gaúcho é interditada. /// Livro didático é a segunda obra mais lida do Brasil. /// A Bíblia é a primeira. /// DILMA promete nova rodada de desonerações e investir 25 por cento do PIB. /// Saída de dólares do país supera entrada em 2,8 bilhões. /// Um ano após renúncia, Ricardo Teixeira vive nababescamente em mansão nos Estados Unidos. /// CBF continua pagando a ex-presidente por serviços de consultoria. /// Pesquisa aponta que 85 por cento dos brasileiros fazem compras por impulso. /// FELDMAN ofereceu 500 mil reais por denúncia contra CHALITA. /// “VOZES DO RACIONAMENTO AGORA SE CALAM”. – Palavras da presidente Dilma Rousseff. /// MARINA registra “REDE” e formaliza seu estatuto. /// AÉCIO NEVES , neto de TANCREDO, insiste em ter EDUARDO CAMPOS, neto de ARRAES, como candidato a vice em 2014. /// AÉCIO vai ser apresentado como PRESIDENTE BOSSA-NOVA, inspirado na figura emblemática de JK – (Juscelino Kubitschek). /// Em Sergipe, professores anunciam greve, médicos dizem que vão parar, servidores públicos reclamam de falta de diálogo: ESTADO e PMA não abrem negociações. /// Sindicato dos médicos alega que comandantes da Saúde municipal ainda não sinalizaram para abrir entendimentos. /// Petrônio Gomes, adjunto da Saúde, desmente representantes da categoria. /// Eleições de 2014 já são o principal prato nas rodas políticas. /// Começa hoje o período de vacância no Vaticano. Conclave para escolher o novo PAPA vai começar na próxima segunda-feira (04.03).

PELO TWITTER

www.twitter.com/sergioalves1  Cansado de babacas que acham que fazer política é abrir mão da vida pessoal…

www.twitter.com/FalaSergipe  Policiais se aposentam, morrem, adoecem, são presos e o governo não faz concurso. Não entendo. #CONCURSOPMJÁ.

www.twitter.com/Narcizo_Machado  Na vida, a paciência não é o melhor remédio, e sim a capacidade de abrir caminhos. Sem esta, não há avanço e a paciência torna-se comodismo!

www.twitter.com/lidiacastelino  Bom dia especial a turma do copia e cola matérias na rede. Vamos copiar + q de política os senhores "assessores" já mostraram q não conhecem.

www.twitter.com/ManuSanthiago  As pessoas vão agindo, agindo da forma como elas querem. Quando eu faço o mesmo que elas fazem eu sou ruim. Que porra é essa?

www.twitter.com/aidabrandao22  "Deus não procura pessoas perfeitas, Ele procura corações disponíveis!"

DO LEITOR

Armadilhas do consumismo?…
Do leitor Dinho Santana: “Já de algum tempo venho observando o declínio na movimentação em restaurantes e agora com tendências na piorar,  em virtude da Lei Seca! Ainda está semana foi postado no Face: Campanha, não compre ovo compre barra vamos acabar com essa putaria!!!! Trazendo a foto de uma barra com 185gramas no valor de R$ 4,65 e um ovo com 190 gramas no valor de R$ 29,90 de uma mesma marca, já nos restaurantes foi adotada as garrafinhas de 300 ml, as quais adquiridas nos fornecedores por algo em torno de R$ 0,60, são vendidas nos restaurantes no valor médio de R$ 4,00 acrescidos dos 10%! Por certo teremos alguns para dizer; frequenta quem  pode ou quer… Concordo plenamente; assim como os bancos é o seguimento que mais fatura, ou que pagamos cinco dos doze meses ao ano de impostos para vermos tanta corrupção, que deputados e senadores devem ganhar 13 e 14 salários, que o país é uma democracia,  mas temos a obrigação de comparecermos as urnas, que o Tiranossauro-Rex e presidente dos presidentes Sarney é quem manda no país, que desarmados somos presas fáceis para os bandidos não oficializados! Como  dito: Friedrich Nietzsche – É difícil viver com as pessoas porque calar é muito difícil ou o dito pelo Millôr Fernandes – O dinheiro não só fala, como faz muita gente calar a boca. Que cante o João Bosco – Tá lá o corpo/ Estendido no chão/ Em vez de rosto uma foto/De um gol/ Em vez de reza/ Uma praga de alguém/ E um silêncio/ Servindo de amém… O bar mais perto/ Depressa lotou/ Malandro junto/ Com trabalhador/ Um homem subiu/Na mesa do bar/E fez discurso/ Prá vereador… Sem pressa foi cada um/ Pro seu lado/ Pensando numa mulher/ Ou no time/ Olhei o corpo no chão/ E fechei/ Minha janela/ De frente pro crime… Saúde e paz!…”

ARTIGO

Educação em tempo integral. Educação para a liberdade e a democracia, uma proposta de limitação de direitos ou um texto novo num teatro velho?   Robson Anselmo*

O atual Plano Nacional de Educação que deve vigorar de 2010 a 2020 determina que nesse período será implantada a educação de tempo integral em 50% nas escolas  de educação básica brasileiras.

Diante das deficiências da nossa educação, conforme se constata nos variados índices de aferição da sua qualidade, a princípio, todos deveriam recepcionar essa meta do Plano Nacional de Educação – PNE, com muita empolgação. Particularmente, ao observar as primeiras manifestações de gestores municipais e suas iniciativas em direção à implantação da educação em tempo integral, não somos tomados por qualquer estado de entusiasmo.

Na condição de educador temos o compromisso de torcer e envidar esforços para melhoria da educação brasileira. Para além disso, temos o dever militar por uma educação pautada em relações democráticas, que amplie as condições de entrada, permanência e sucesso dos grupos que historicamente foram excluídos dos bancos escolares, que crie condições para implementação dos conteúdos da história e cultura afro-brasileira e africana como condição para tornar menos eurocêntrico o currículo, que recepcione os alunos com deficiências sem os vícios assistencialistas, mas, sim, com respeito às diferenças e ao direito subjetivo desses brasileiros receberem a mesma educação nas mesmas condições que os alunos ditos “normais”.

No entanto, entendemos como equivocada a motivação com que se tem pronunciados discursos em defesa da educação de tempo integral. Proferir que esta modalidade de educação se impõe como resposta às problemáticas sociais, com a justificativa de que é melhor que o estudante esteja todo o dia na escola do que está na rua, denota uma compreensão limitada do papel que a educação deve cumprir na vida de crianças, adolescentes e jovens.

A retórica política imprime uma tarefa à escola, quando se refere a adoção de educação em tempo integral que a aproxima de uma unidade de cumprimento de medida socioeducativa de semiliberdade ao avesso. Onde o estudante passa todo o dia na escola e retorna no começo da noite para sua casa. Enfoca que diante do fenômeno da violência, das drogas, da gravidez precoce na adolescência, do trabalho precoce no ambiente da rua, criar condições para que o menino e a menina permaneçam todo o dia na escola, será a resposta mais imediata e eficaz a tais problemáticas.  A tal discurso, algumas ponderações precisam ser feitas.  A primeira a formulamos de forma interrogativa. Quem foi que disse que o estudante no ambiente da escola está a salvo desses problemas? Quantos meninos e meninas tiveram e ainda têm seu primeiro contato com o cigarro, bebida e outras drogas no interior da escola? Quantos estudantes não se reconhecem no modelo da escola que lhes é oferecido e por isso são empurrados para o trabalho precoce?

Pode-se argumentar que a educação em tempo integral se qualifica como um modelo diferente do que temos atualmente, e por isso mesmo, aqueles que se incomodam com o modelo atual devem abraçar o novo no qual o estudante entra nas primeiras horas da manhã e volta para o ambiente familiar no final da tarde.

Constatamos que a profissão de fé que os gestores tem pronunciado sobre a educação em tempo integral não apresenta nada de novo.

A motivação, a justificativa e o propósito tem mais intimidade com a limitação dos direitos do que ao contrário. Conforme se anunciam, colocar o estudante todo o dia na escola implica em limitar sua liberdade, seu direito de circular na comunidade, de brincar na praça, de jogar um baba no campo de várzea, de partilhar de momentos com seus parentes, sejam seus pais, avós, primos, tias, etc., circunscreve ao universo da escola todo o horizonte de aprendizagem e desenvolvimento do estudante.

A educação em tempo integral tem um potencial de responder relativamente a todas essas dimensões de experiências, desenvolvimento e aprendizagem. Como bem destacamos, esse potencial é relativo. No entanto, as dificuldades são muito maiores nas propostas que estão em andamento. Ouvimos prefeitos e secretários de educação ovacionando a educação em tempo integral como tábua de salvação dos nossos meninos e meninas. Nesse debate os questionamento se apresentam: a) como as escolas estão sendo preparadas? b) as unidades de ensino estão sendo ampliadas? c) estão sendo construídos outros espaços para desenvolvimento de atividades desportivas e culturais? d) estão sendo construídas quadras de esportes, piscinas, auditórios, salas adaptadas para aulas de dança, artesanato, biblioteca, sala informática? e) os banheiros estão sendo reformados e ampliados, com armários individualizados para que os estudantes possam tomar banho e guardar seus materiais de higiene? f) Os refeitórios estão sendo construídos para que os estudantes não tenham que fazer suas refeições nas salas de aulas ou encostados nas colunas do pátio?

Além dessas providências tão necessárias e que não vimos serem focadas nos discursos em andamento, nos parece que outras ainda são devidas. Observemos, considerando as motivações baseadas nos fenômenos sociais que impactam diretamente no ambiente escolar, parece-nos que para que haja coerência, a implantação da educação em tempo integral convoca uma articulação entre as políticas públicas de educação, de assistência social, de cultura, de saúde, etc. Ou seja, exige-se uma ação articulada e intersetorial em que vários órgãos e seus respectivos gestores se voltam também para o ambiente da escola.

A proposta em pauta, leva em consideração o tempo e a qualidade de tempo que o estudante passa na escola. Não se tem discutido o tempo do professor. No modelo atual nós professores não temos o tempo necessário para vivenciar a escola. As condições objetivas da nossa carreira nos leva a passar de escola por escola ao longo de um dia, de forma que não podemos ouvir nossos alunos, não podemos participar da vida da escola para além do que vivenciamos em sala de aula. Possivelmente, um dos fatores a ser considerados quando avaliamos os índices insatisfatórios da educação básica brasileira deve ser a falta de tempo dos professores no ambiente da escola. Assim, entendemos que se faz necessário acrescentar novos conteúdos no debate sobre a educação em tempo integral para evitar uma proposta com tamanho potencial para melhoria da nossa educação seja esvaziado e que a sua implementação não venha frustrar a ansiedade da sociedade que aspira uma educação que supere as desigualdades e corresponda aos desafios da contemporaneidade.

*Mestre em Educação –UFS; graduado em Arte Educação-UFS, Especialista em Política de Atendimento à Criança e o Adolescente, foi Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Aracaju por duas gestões,  é professor da Rede Municipal de Socorro, trabalha com formação de professores em Fundamentos Teóricos e Metodológicos da EJA, Educação e Relações Raciais com foco na Lei Nº 10.639/2003, também faz formação de educadores sociais e de conselheiros tutelares, é fundador e coordenador geral do Instituto Braços – Centro de Defesa dos Direitos Humanos em Sergipe. Contatos: raskancas@gmail.com

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frases do Dia
“O silêncio, tal como a modéstia, ajuda muito numa conversação”. Michel Eyguem de Montaigne, filósofo francês, nasceu em 28 de Fevereiro de 1533 e morreu em 1592.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários