Os 5 mandamentos da tipografia na web

Muita gente não percebe, mas os textos não são apenas a informação em si. Bem verdade que o conteúdo é o elemento central e mais importante, mas a questão vai muito além da mensagem propriamente dita. Pois saiba que ele (o texto) e ela (a mensagem) são amplamente impactados por um item deveras importante: a escolha da fonte e do fundo no qual eles estarão inseridos.

Afinal, existem fontes mais adequadas para a web? E para o tamanho, também há algum aconselhamento? Quais os fundos que permitem maior legibilidade – e, consequentemente, auxiliam na transmissão da mensagem?

Para responder estas e outras perguntas, a nossa coluna buscou, em obras especializadas, cinco regras fundamentais para quem deseja acertar na tipografia de um projeto web. Coloque-as em prática e boa leitura! Tanto para você, quanto para os seus internautas.

1) Fuja dos textos gráficos. Sabe aqueles textos que, na verdade, são imagens (Ex.: você faz uma arte com um texto no Photoshop e a publica no site)? É justamente deles que estamos falando! Além de gerarem arquivos mais pesados – e que penalizam a performance do site –, eles também não são selecionáveis ou mesmo redimensionáveis. De quebra, ainda não podem ser trabalhados por programas de leitura de tela (utilizados, por exemplo, por deficientes visuais), nem são indexados no Google, o que penaliza bastante os seus resultados comerciais.

2) Utilize fontes padrão. Elas são comuns a todos os computadores e, com isso, você não corre o risco de haver erros na formatação do texto. Se você utiliza uma fonte especial, uma máquina que não conta com a mesma instalada pode simplesmente não reconhecer o que está escrito e, automaticamente, o internauta sequer terá a oportunidade de ler o seu conteúdo. Alguns exemplos de fonte padrão são Verdana, Arial, Comic Sans MS, Georgia, Impact e Trebuchet MS.

3) O tamanho mínimo são 10 pontos. Claro que os tamanhos variam de uma fonte para outra, mas 10 é o mínimo recomendável para a internet (lembrando que estamos falando de fontes padrão). Para o público em geral, 10 a 12 pontos são o ideal. Idem para adolescentes e adultos. Já se o seu conteúdo for destinado a crianças, idosos ou leitores iniciantes, aconselha-se utilizar tamanho entre 12 e 14.

4) Evite fundos visualmente poluídos. Eles não apenas dificultam a leitura, como também desviam a atenção do leitor. O ideal é que os textos sejam inseridos sobre fundos uniformes e que ofereçam alto contraste. Textos escuros sobre fundos claros são a combinação que oferece melhor leitura. Já se você preferir fundos escuros, tente não utilizá-los 100% pretos. Especialistas afirmam que o melhor é partir para um cinza escuro ou algo similar. Combinar cores vibrantes, como a amarela e a roxa, também não é aconselhável.

5) Não utilize textos inteiros em caixa alta. Lembre-se: A CAIXA ALTA NÃO APENAS SOA COMO ALGO AGRESSIVO, MAS TAMBÉM REDUZ A VELOCIDADE DE LEITURA. Por isso, use-a com moderação.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais