Os miseráveis

0

Boa parte dos prefeitos se deslocou hoje a Brasília na tentativa de convencer a bancada federal a apresentar emendas ao Orçamento da União que favoreçam seus municípios. Aproveitam para, de pires nas mãos, mendigar recursos nos ministérios e órgãos federais. Com problemas de toda ordem para resolver e sem uma receita municipal a altura, os prefeitos lembram pedintes, que se deslocam para abastados centros urbanos na tentativa de garantir algo que alivie a fome. No caso em tela, os administradores querem garantir a sobrevivência política. Para tanto, foram bater na porta do governo federal, o aliado rico que, embora abasteça os cofres com os impostos cobrados aos munícipes, vira as costas aos representantes destes ou libera migalhas suficientes apenas para mantê-los vivos e pagando mais impostos.

Emudeceu

Sergipe perdeu no último final de semana um grande sujeito. Vítima de câncer, morreu em Aracaju o advogado e seresteiro Luiz Ouro, também conhecido por “Lourão”. Ele era considerado o melhor interprete do saudoso Nelson Gonçalves e, por isso mesmo, passou a ser chamado pela imprensa de “a Voz de Ouro”.

Birita errada

Péssimo exemplo dado pelo vereador aracajuano Josenito Vitale, o ‘Nitinho” (DEM), que foi flagrado cheio de ‘birita’ enquanto dirigia um carro perigosamente. Após ter se recusado a soprar o bafômetro, o parlamentar embriagado foi liberado pela Polícia porque apareceu alguém disposto s dirigir o veículo. Interessante que na sessão da Câmara de Vereadores ninguém falou nada sobre a ‘barbeiragem’ de Nitrinho.

Trânsito fatal

De janeiro passado até agora 75 pessoas morreram vítimas de acidentes de trânsito em Aracaju. Os dados foram apresentados ontem durante ação desenvolvida pela SMTT para marcar a passagem do Dia em Memória às Vítimas de Trânsito. De acordo com o levantamento, dos 75 mortos, 50% foram causadas por acidentes com motos, 24,3% por atropelamento de pedestres, 20,3% estavam em carros sinistrados e 5,4% eram ciclistas. Uma lástima!

Sublegenda

Wesly Goggi, secretário nacional da Juventude do PSDB, entende que o partido não pode ter apenas projetos regionais para servir a lideranças específicas. Alguém precisa dizer ao jovem tucano que seus aliados sergipanos transformaram o PSDB numa sublegenda do DEM com o propósito único de apoiar a candidatura do demista João Alves Filho a prefeito de Aracaju. Talvez, se tivesse sido avisado disso, Wesly não teria dito o que disse no encontro da Juventude do PSDB aracajuano.

Braços cruzados

Os servidores do Tribunal de Justiça de Sergipe vão cruzar os braços amanhã para cobrar mais respeito, valorização e justiça salarial. A categoria reivindica 16% de reajuste para os servidores efetivos, porém a presidência do Tribunal ofereceu apenas 9% para os efetivos e 6,5% para os cargos comissionados, isso a partir de janeiro do próximo ano. No dia 26 do mês passado, os servidores do judiciário já haviam paralisados as atividades.

Ele é ela

Os transexuais e travestis têm o direito de escolher o nome pelo qual querem ser tratados em atos e procedimentos promovidos no âmbito do Ministério da Educação. Portaria neste sentido foi publicada ontem pelo Diário Oficial da União. Estão incluídos na norma o crachá e o e-mail. Entende-se por nome social o modo como travestis e transexuais são reconhecidos, identificados e denominados em sua comunidade e meio social.

Cursos técnicos

O Centro Estadual de Educação Profissional José Figueiredo Barreto abrirá a partir do próximo dia 5 as inscrições para o processo seletivo 2012.1. O Centro oferece os cursos técnicos em Redes de Computadores, Serviços de Bar e Restaurante e Serviços de Condomínio. As inscrições são gratuitas e se estenderão até o dia 23 de dezembro. Para cada curso estão sendo ofertadas 240 vagas e a seleção será feita através de prova escrita, com questões de conhecimentos gerais e específicos. Participe!

Padilha vem aí

E quem estará em Aracaju na próxima quinta-feira será o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Ele vem prestigiar a inauguração do hospital infantil instalado no Hospital de Urgência de Sergipe e a abertura de novos leitos neo-natais no Hospital Santa Isabel, em Aracaju. Padilha também participará da reabertura do Hospital Regional de Estância, que terá 10 leitos para UTI.

Casa nova

Será aberto oficialmente às 19h30 desta terça-feira a 5ª edição do Salão Imobiliário de Sergipe. A abertura do evento ao público está prevista para amanhã, no Centro de Convenções, em Aracaju. A organização espera receber em torno de 12 mil visitantes durante os cinco dias de realização do evento, gerando um volume de negócios de aproximadamente R$ 230 milhões, 15% a mais que no ano passado. Nesta edição, os visitantes do Salão terão acesso a 30 lançamentos que foram planejados exclusivamente para o evento.

Do baú político

Em 1962, o jovem José Carlos Teixeira disputava pela primeira vez um mandato, o de deputado federal pelo PSD. Foi a Itabaiana, terra de sua família, fazer campanha e violou uma regra básica da cidade: pregar seus cartazes nas paredes das casas. Ninguém, a não ser o chefe político udenista Euclides Paes Mendonça, podia fazer isso. E por que Zé Carlos foi lá, colou a propaganda e não aconteceu nada? Segundo o jornalista Luiz Eduardo Costa, ao perceberem o jovem candidato pregando os cartazes, os homens do líder itabaianense tentaram impedir. Como não conseguiram, foram ao chefe: ‘Nós fomos empatá-lo, mas ele é neto de Dona Caçula’. Euclides ouviu calado e revogou a ordem, acrescentando: “Vá lá e diga a ele que pode pregar os cartazes onde quiser”. E por que o ‘manda chuva’ político de Itabaiana recuou como se fosse um cordeirinho? Porque Euclides e os irmãos Pedro e Mamede Paes Mendonça – três meninos pobres – colocavam seus cavalo no pasto de capim farto pertencente a Dona Caçula, que nunca lhes cobrou nada pela alimentação dos quadrúpedes. Apurados os votos, o jovem e corajoso José Carlos Teixeira se elegeu para a Câmara dos Deputados.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais