Papa, Greco e os gestos da corrupção

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Em tempo em que no Brasil muitos sepulcros caiados bradam contra a corrupção apenas do PT, mas, esquecem os outros partidos, o Papa Francisco deu uma declaração contra a máfia num bairro de Nápoles na Itália que serve de reflexão para muitos brasileiros.

"Quanta corrupção há no mundo. (…) A corrupção é suja e a sociedade corrupta é uma porcaria. Um cidadão que deixa que a corrupção o invada não é cristão!", afirmou.

Aí vêm os sepulcros caiados que só veem corrupção no governo Dilma e esquecem do que fazem no dia a dia. Muitos deles (os sepulcros) praticam atos nocivos e de corrupção no dia a dia e acham algo natural e até cultural.

O jornalista Antero Greco através do twitter, no fim de semana escreveu sobre o tema e merece reflexão. Antes o blog deixa claro que Greco não é filiado a partido algum e segue a consciência dele.

A ampla campanha contra a corrupção de Antero Greco para todos:

1 – Não furar fila;
2 – Respeitar vaga de idoso;
3 – Pedir nota fiscal sempre;
4 – Dar nota fiscal sempre;
5 – Pedir recibo pra médico;
6 – Dar recibo sempre.
7 – Não pagar flanelinha;
8 – não comprar produto pirata;
9 – não pagar cambista;
10 – não subornar fiscal;
11 – não pular catraca de metrô;
12 – devolver troco, se vier a mais;
13 – não explorar empregados;
14 – pagar os impostos corretamente;
15 – não trambicar no Imposto de Renda;
16 – não subornar garçom em festa;
17- não aceitar presentinhos, se tiver cargo de chefia;
18 – não aceitar presentinhos, se for do setor de compras e almoxarifado;
19 – não fazer gato na TV a cabo;
20 – não colar na prova;
21 – não fazer "pesquisa" no google e apresentar na escola;
22 – não plagiar;
23 – não votar em quem "rouba mas faz";
24 – não dar carteirada;
25 – não usar a expressão "sabe com quem tá falando?";
26- não chamar qualquer mané de "doutor", só porque é "bacana";
27 -pedir licença, agradecer, ceder a vez… São pequenos gestos que, um dia, acabarão com a corrupção ou vão diminuí-la.

Para os sepulcros caiados: vão encarar? Então recolham-se as suas insignificâncias…

Missa de 7º Dia – Ivanete Menezes
Washington, Ivanilde, Ivani, Nailson, Ivaneide (China), Silvânia, filhos e filhas, Bosco Mendonça, Cláudio Nunes, Elmo Bezerra (Mimo/Deca), Sérgio Prudente, genros, netos  e demais familiares convidam os amigos para a Missa de 7º Dia da senhora Ivanete Menezes que será realizada na próxima quarta-feira, 25, às 19h30, na Paróquia Santa Lúcia no conjunto Santa Lúcia, bairro Jabotiana em Aracaju.

Subvenções serão extintas
Prevaleceu o bom senso da maioria dos deputados: as subvenções serão extintas a partir deste ano. O correto seria a criação de um Fundo gerido por um conselho com representantes de diversos segmentos. Porém, é transparência demais, que muitos não querem…

Laudêmio: MPF/ES proíbe cobrança em benfeitorias. Jurisprudência para Sergipe
O Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF/ES) obteve na Justiça uma decisão que proíbe a União de inserir na cobrança do laudêmio o valor das benfeitorias construídas em terrenos de marinha no Estado.Além disso, a União deverá ressarcir os valores indevidamente cobrados da taxa desde 2003, cinco anos antes da proposição da ação feita pelo MPF.

Imóveis
Somente no Espírito Santo, são mais de 43 mil imóveis em terreno de marinha cadastrados na Gerência Regional de Patrimônio da União (GRPU). Em 2014, o valor arrecadado pela União a título de laudêmio foi de aproximadamente R$ 18 milhões. Os advogados de Sergipe devem utilizar a decisão como jurisprudência para diversos processos. Uma vitória significativa para muitos. (Com Agência/MPF/ES)

Foi em Lagarto que prefeitura fez confissão de divida e não pagou
O blog descobriu que a prefeitura que fez uma confissão de divida com uma empresa de lixo e não pagou foi a de Lagarto. Segundo as informações recebidas de um membro da Justiça o caso pode acabar com o afastamento do prefeito. O atual prefeito cancelou um contrato legal, feito com licitação, mas depois reconheceu o erro e fez a confissão de dívida. Pagou algumas parcelas e deixou de pagar quatro, no valor de R$ 300 mil. Com base na confissão da dívida a Justiça poderá afastar o prefeito.

Governo estadual não deve fazer concurso para vigilantes, merendeiras, serviços gerais e outros
O governador Jackson Barreto já viu que não adianta fazer concurso para vigilantes, merendeiras, serviços gerais, agentes penitenciários e outros. O governo só deve fazer concurso para as atividades fins como segurança, educação e saúde. É melhor pagar mais caro com o serviço terceirizado do que as escolas ficarem sem vigilantes. Não há compromisso com a segurança da escola. Aliás, o MPE, o TJSE e o TCE fazem concurso para estas áreas? Claro que não! É prejuízo na certa.

SMTT de Aracaju está com problema de caixa
Um agente de trânsito informou ontem, 23, ao titular deste espaço que a SMTT está sucateada e com problemas de caixa. E como exemplo deu o problema ocorrido no sinal de trânsito da Avenida Heráclito Rollemberg com Avenida Hildete Nabuco (que leva ao aeroporto). O semáforo ficou piscando por três dias no fim de semana (só retornou ontem às 10h) e segundo o agente, por falta de uma conexão para recuperar a rede elétrica.

Adesivos a favor de Dilma
Algumas pessoas ligadas aos movimentos de esquerda começam a preparar manifestos em favor da continuidade do mandato presidencial de Dilma. A iniciativa ainda é tímida, mas os mesmos já mandaram confeccionar adesivos com os seguintes dizeres: “Terceiro turno, não”; “Basta de preconceito e de ódio. Não haverá 3º turno. Dilma venceu!” ou ainda “Golpismo nunca mais. Respeite o meu voto”

PRB

O Coordenador da Juventude do PRB em Sergipe, Wolney Silva, será empossado no próximo dia 27, às 16h, no plenário da Assembleia Legislativa. O evento contará com a participação do Coordenador Nacional da Juventude do PRB, o sergipano Renato Junqueira, de lideranças republicanas do Estado, além de representantes de grêmios estudantis e autoridades políticas.

Juíza Iracy Marques é homenageada na ALESE
Na tarde de ontem, 23, a Assembleia Legislativa de Sergipe realizou sessão especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, com a entrega da Medalha de Honra “Deputada Quintina Diniz”. A iniciativa é de autoria das deputadas estaduais, Maria Mendonça (PP), Goretti Reis (DEM), Silvia Fontes (PDT) e Ana Lúcia (PT). A

1ª deputada
medalha foi criada com o objetivo de homenagear todas as mulheres sergipanas pela passagem do Dia Internacional da Mulher, comemorado no Dia 08 de março. Quintina Diniz foi à primeira deputada estadual constituinte de Sergipe eleita, em 1934, aos 57 anos. A honraria foi entregue a juíza de Direito, Iracy Ribeiro Mangueira Marques, pelos relevantes serviços prestados a sociedade sergipana.

Processo de Parcerias Público Privadas discutido na PMA
Por Aldaci de Souza/Infonet: A Prefeitura de Aracaju deverá dar início nos próximos meses ao processo de Parcerias Público Privadas (PPPs) e com isso está sendo realizado no Centro Administrativo José Aloísio Campos, o Workshop “Experiências Britânicas e Brasileiras em Parcerias Público Privadas de Infraestrutura Social”. Na ocasião, o secretário municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), Igor Albuquerque anunciou projetos que incluem áreas como iluminação pública, construção e manutenção do edifício-garagem nos mercados centrais e manutenção dos próprios mercados.

Conselho
“No último dia 19 de março foi instalado o Conselho Gestor do Programa Municipal de PPPs em Aracaju e temos projetos prioritários a serem desenvolvidos esse ano, com processos que incluem áreas como iluminação pública, construção e manutenção do edifício garagem nos mercados centrais de Aracaju e manutenção dos próprios mercados. Esses são alguns projetos que a prefeitura tem estudado  e dentro em breve vai lançar para a comunidade empresarial para verificar se têm interesse de tocá-los, melhorando a gestão nessas áreas”, adianta.

Capela
A prefeitura de Capela informa que a partir desta quarta-feira, 25 de março, iniciam as obras no trecho da BR 101 que dá acesso ao município de Capela via Usina Santa Clara.Por um período aproximado de 15 dias, o deslocamento deve ser feito pelas rodovias que passam por Vila Miranda ou Povoado Pirunga.Comunicamos ainda que a divulgação desta informação foi solicitada à prefeitura de Capela pelos executores das obras de recuperação da BR 101. (Secom/PMC)

“Dialogando com o Cliente”
O Banco do Nordeste promove na próxima quinta-feira, dia 26/03, no Mercure Hotel, a primeira edição do Fórum “Dialogando com o Cliente”, que reúne clientes da instituição a fim de conhecer suas percepções e expectativas quanto aos produtos, serviços e atendimento prestado pelo banco, coletando críticas e sugestões sobre os serviços e produtos atuais ou quanto à criação de novos.
Segmentos
Em Sergipe, o banco reunirá clientes representativos dos diversos segmentos da economia, além de empresas e empreendedores de diferentes portes. O evento contará com a presença do superintendente estadual, analistas e gestores de quatro agências do Banco do Nordeste. O encontro trimestral pretende, ainda, promover uma discussão mais ampla sobre a atuação do BNB como órgão de desenvolvimento regional.

Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul tem participação do GECES – SE
O grupo de pesquisa em Educação e Comunicação (GECES) da Universidade Tiradentes (UNIT) foi selecionado para exibir seis filmes com temática relacionada à questão dos direitos humanos. Os filmes selecionados na 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul, que aconteceu de 3 de novembro a 20 de dezembro de 2014, voltam a cartaz por meio do projeto 'Democratizando. A mostra acontece de 24 a 27 de março.

Realização
O projeto é uma realização da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), em parceria com o Ministério da Cultura (MinC) e a Universidade Federal Fluminense (UFF), com o apoio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e Fundação Euclides da Cunha, além do patrocínio da Petrobras e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Debate
As obras buscam suscitar o debate sobre os Direitos Humanos em âmbito nacional. A mostra é uma política de Educação fundamentada no reconhecimento da linguagem cinematográfica como instrumento efetivo na sensibilização para temas de Direitos Humanos. O GECES foi selecionado como ponto de exibição e através do GECinEmaS vai exibir os filmes durante a programação da Semana de Extensão da Universidade Tiradentes (SEMEX) que ocorre de 23 a 27 de março de 2015.

K21 Aracaju – Serra de Itabaiana 2015
Está pronto para participar dessa prova que mistura diversos tipos de terrenos e muita adrenalina?No k21 Aracaju – Serra de

Itabaiana, cada passo é uma surpresa, porque a natureza é imprevisível. As paisagens mudam, pode ser frio ou quente, com ou sem vento. Cada passada uma nova descoberta. Sua força vem de cada obstáculo, cada paisagem inspiradora. A natureza impulsiona sua evolução e o seu desafio.Desafie-se e venha conosco! Veja: http://k21series.com/aracaju/

PELO TWITTER

www.twitter.com/vieiramattoss  olha se por acaso escolher o Shopping Jardins pra almoçar no domingo, saiba que vai ganhar uma sauna infernal, calor e cheirinho de cozinha

www.twitter.com/eduguim  Defendo cotas porque é vergonhoso pôr um jovem egresso da escola pública para competir com outro que estudou em escolas particulares caras

www.twitter.com/sargentoedgard  Quem não tem personalidade e caráter, não é ninguém!

www.twitter.com/rodrigobovary  "As minhas pedras são os meus deveres / E não podendo desatar-me em flores / Contento-me em criar débeis ervinhas…" (Eugénio de Castro).

Blog no twitter: http://www.twitter.com/BlogClaudioNun  

Frase do Dia
A nossa pátria é o mundo inteiro. A nossa lei é a liberdade. Temos apenas um único pensamento, a revolução nos nossos corações. Dario Fo, escritor, dramaturgo e comediante italiano, nasceu em 24 de Março de 1926. Recebeu o Nobel de Literatura de 1997.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais