Para os jovens: Aju e as eleições diretas

De acordo com o calendário oficial do Tribunal Superior Eleitoral e dos tribunais regionais, 30 de junho é a data-limite para a homologação dos candidatos às eleições municipais que ocorrerão em todos os municípios brasileiros. Depois do hiato ocorrido durante o regime militar, as eleições diretas para prefeito foram retomadas no ano de 1985.

Em 30 de maio  daquele ano, José Carlos Teixeira assumia, por sete meses, a prefeitura de Aracaju, cumprindo, assim, um mandato-tampão, até que, em 15 de novembro do mesmo ano, fosse realizada a primeira eleição para prefeito de Aracaju, após muitos anos de escolha através da Assembléia Legislativa, por indicação do Governo do Estado.

Para os mais jovens as eleições municipais de Aracaju com o candidato vencedor e sua respectiva votação após o retorno das eleições diretas: 1985 – Jackson Barreto – 45.379 votos; 1988 – Wellington Paixão – 78.257; 1992 – Jackson Barreto – 102.802; 1996 – João Augusto Gama  (Foi a primeira e única vez em que houve segundo turno em Aracaju – Gama – 98.816 e Ismael – 86.367); 2000 – Marcelo Déda – 122.018. Em 2004, Marcelo Déda foi reeleito no 1º turno, obtendo 186.507 votos. Em 2006, candidatou-se e venceu a eleição para governador. O mandato foi concluído pelo então vice-prefeito Edvaldo Nogueira. Já em 2008, Edvaldo Nogueira foi eleito no primeiro turno com 140.962 votos. Sua gestão será concluída em 31 de dezembro deste ano.

Observação importante para os mais jovens: Jackson Barreto, eleito em 1985, foi afastado do cargo, sendo substituído, inicialmente, por um interventor, Antônio Militão, e, posteriormente, pelo vice-prefeito, Viana de Assis. Os dados citados foram extraídos do livro Eleições em Sergipe – 1985/2000, de autoria do cientista político e professor Ibarê Dantas – Editora Tempo Brasileiro, 2002.

O engenheiro João Alves Filho que foi governador por três vezes ( eleições de 82, 90 e 2002) foi prefeito biônico de Aracaju, de 1974 a 1977. Foi no período do presidente Geisel, um dos mais repressores do país, que governou por cinco anos.

São dados históricos importantes quando se inicia mais uma campanha eleitoral.  Os mais jovens precisam saber que a democracia no Brasil foi conquistada a duras penas, com o sangue de muitos brasileiros que morreram ou foram torturados durante a ditadura militar.

Por isso, quando pensar em anular seu voto, o jovem deve lembrar que melhor votar (errando ou acertando) do que não ter o direito de escolher os seus governantes.

Déda: não tem pressão do PSB nacional
Por conta de um nota publicada na coluna painel da FSP, de ontem, 10, dando conta de uma exigência do PSB nacional para apoiar Haddad em SP, do apoio a Valadares Filho em Aracaju, o governador Marcelo Déda deixou claro que não tem pressão do PSB nacional sobre a candidatura em Aracaju. “Não tenho conhecimento de qualquer pressão do PSB Nacional sobre candidatura em Aracaju. A candidatura do bloco aliado será resolvida aqui”.

Elber Filho: “nunca fizemos  nenhuma exigência a Déda”
O presidente do Diretório Municipal do PSB em Aracaju, Elber Filho, disse que fio surpreendido com a nota da FSP que não condiz com a realidade local, já que todo o processo está sendo conduzido de maneira harmoniosa pelo governador Marcelo Déda e o prefeito Edvaldo Nogueira e quem for o escolhido entre os pré-candidatos terá o apoio de todos os partidos. “Não é o estilo do PSB em Sergipe, nunca fizemos nenhuma exigência a Déda, desde que foi prefeito de Aracaju e agora no governo do Estado”, lembrou Elber.

Condução
Ainda ontem, 10, pelo twitter, , o deputado federal Valadares Filho, pré-candidato a prefeito pelo PSB, disse que a escolha do candidato do grupo está sendo conduzida exclusivamente pelo líder da aliança, Marcelo Déda ao lado do prefeito edvaldo nogueira.

Déda e Edvaldo devem decidir chapa esta semana
O governador Marcelo Déda e o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira estão finalizando as conversas para fechar a chapa majoritária. Déda passará de hoje até amanhã em Brasília, não só tratando de assuntos administrativos, mas também políticos. Na quarta-feira, 13, pode sair uma definição.

Candidatos burlam legislação eleitoral e apresentam programas
O blog recebeu a informação ontem, 10, que alguns candidatos nas eleições deste ano – inclusive com mandatos – burlaram a legislação eleitoral e apresentaram programas de rádio e TV em todo o Estado. Pela legislação a partir de ontem, 10, foi  vedado às emissoras de rádio e de televisão transmitir programa apresentado ou comentado por candidato escolhido em convenção (Lei nº 9.504/1997, art. 45, § 1º).De concreto, o blog recebeu a informação de um programa apresentado pela TV Atalaia ontem, 10.

Convenções já podem ser realizadas
Desde ontem, 10, a legislação eleitoral permite a realização de convenções destinadas a deliberar sobre coligações e escolher candidatos a prefeito, a vice-prefeito e a vereador (Lei nº 9.504/1997, art. 8º, caput). O prazo vai até o dia 30 de junho.

Dilma deve trocar cúpula do Banco do Nordeste
Deu na FSP, de hoje, 11: A presidente Dilma Rousseff deverá promover mudanças na diretoria do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), após suspeitas levantadas pela Polícia Federal de que um esquema de fraudes em operações de crédito desviou R$ 100 milhões da instituição. No sábado, o presidente do banco, Jurandir Santiago, demitiu seu chefe de gabinete, Robério Gress do Vale, suspeito de comandar o suposto esquema, revelado pela revista "Época" anteontem.

Indicações do PT e PMDB
Segundo interlocutores de Dilma, serão afastados diretores indicados por PT e PMDB. Hoje, o conselho de administração do BNB, que conta com dois representantes do Ministério da Fazenda, vai analisar a auditoria interna realizada para investigar operações do banco. Essa investigação, segundo a revista, apontou que uma empresa de cunhados de Vale obteve R$ 12 milhões em créditos fraudulentos. A suposta fraude teria se concentrado entre o final de 2009 e o início de 2011. Em nota, o banco informa que, em julho de 2011, ao tomar conhecimento dos indícios de fraude, abriu sindicância e, desde então, já afastou funcionários.

Posto no canteiro da Avenida Melício Machado
Alguém pode responder porque a Emurb não faz o dever de casa e determina que sejam retirados os tapumes do canteiro da Avenida Melício Machado, cuja permissão para construção de um posto de combustível já foi revogada? Será preciso que o MP intervenha para que a Emurb cumpra sua função?

Julgamento do mensalão I
O consenso obtido na reunião levada a efeito para aprovar o calendário daquele que se constitui, muito provavelmente, no mais importante julgamento feito pelo Supremo Tribunal Federal levou em conta o fato de, com a antecipação do calendário oficial para o início de agosto, os ministros César Peluzo e Carlos Ayres Brito dele participarão, o que, certamente, contribuirá para fortalecer tecnicamente a equipe encarregada da análise, acompanhamento e julgamento do processo.

Julgamento do mensalão II
Surgem, entretanto, declarações as mais diversas sobre o assunto, algumas delas opinando que não é adequada a simultaneidade existente entre o período de julgamento e a proximidade das eleições municipais. Como se sabe, o “mensalão” tem 37 réus. O relatório de Joaquim Barbosa, o relator, tem mais de 1.000 páginas, o que dá uma  média de 30 páginas para cada um dos acusados.

Fato curioso
Os atuais ministros do STF e William Bennan, juiz da Suprema Corte dos Estados Unidos, são figuras antípodas. Vejamos: na década de 1970, o magistrado norte-americano foi homenageado com um extenso discurso do ministro Aliomar Baleeiro. Após ouvir o fastidioso discurso, foi a vez de Bennan agradecer: – “OBRIGADO PELA HOMENAGEM”. Disse apenas isso e voltou a sentar-se. Fonte: Revista Carta Capital (06.06.12).

Festa em povoado de Poço Redondo. E a seca?
No último final de semana foram dois dias seguidos de festejos juninos em um povoado de Poço Redondo. O mais interessante é que em Aracaju são realizadas campanhas de arrecadação de alimento para os sertanejos devido a seca. A Prefeitura de Poço Redondo decretou estado de emergência. Pelo jeito falta fiscalização do MPE e do TCE.

Insensibilidade com os médicos
Os médicos, em todo o país, são mal remunerados. Isso é do conhecimento de todos. Nos três níveis de poder é notório o descaso com essa importante categoria profissional. Mas a recente decisão tomada pelo governo federal, por iniciativa do Ministério do Planejamento, ultrapassou todas as expectativas pessimistas dos profissionais integrantes da carreira médica.

Protestos
A medida, absurda, consiste na ampliação da jornada de trabalho com a manutenção do mesmo salário vigente. Viga mestra da estrutura sanitária brasileira, a categoria dos médicos é vítima da insensibilidade do poder executivo, o que, logicamente, causa inquietação no seio da classe. Em razão disso, movimentos de protesto surgem em todo o Brasil.

Audiência Pública de Transportes nesta segunda-feira, 11
O Governo do Estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedurb), convida a sociedade para participar da Primeira Audiência Pública para a Pactuacão das Diretrizes da Licitação do Transporte Intermunicipal de Passageiros do Estado de Sergipe, na próxima segunda-feira, 11 de junho, às 9h, no Teatro Tobias Barreto, situado na Avenida Tancredo Neves.

Planejamento
O objetivo da audiência é incluir os cidadãos no planejamento transporte público intermunicipal. O evento é aberto a toda a sociedade civil e aos representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário nas esferas Municipal, Estadual e Federal, instituições acadêmicas, sindicatos, empresas privadas, órgãos representantes de classes, associações comunitárias e organizações do terceiros setor, a fim de que sejam apresentadas sugestões e críticas que venham a contribuir na definição das diretrizes das futuras contratações das empresas que operarão no transporte intermunicipal de passageiros.

Inscrições
As inscrições para participação ocorrerá no local do evento de 8h às 9h. Para conhecer sobre os procedimentos da Audiência Pública e mais informações acesse o site da Sedurb pelo endereço eletrônico: www.sedurb.se.gov.br

Cristinápolis e Tomar do Geru
O deputado federal Rogério Carvalho esteve neste domingo, 10, com lideranças das cidades de Cristinápolis e Tomar do Geru. No cardápio:Eleições 2012 “Estamos nos articulando nos municípios para montar as chapas para o pleito deste ano. Em ambas as cidades as conversas foram proveitosas e estamos caminhando para um entendimento. O importante é manter a união para vencermos nas duas localidades e continuarmos transformando a realidade destes moradores do Sul do Estado”, comentou.

Encontro
Participaram do encontro o prefeito de Cristinápolis, Padre Raimundo( PCdoB), O presidente do Diretório Estadual do PCdoB, Halisson de Souza,  o vice prefeito de Cristinápolis, o Marquinhos(PT),o deputado federal Marcio Macedo(PT),o assessor parlamentar Genildo, representando a deputada estadual Conceição Vieira(PT) e as vereadoras Finha( PLP) de Tomar do Geru e Nega ( PSD) de Cristinápolis, além de outras lideranças locais.

Ações para conter superlotação na Maternidade
As medidas para conter a superlotação na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes já começaram a ser adotadas. Na manhã do último sábado, 09, o secretário estadual da Saúde, Silvio Santos, esteve na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, onde se reuniu com a diretora Karline Rabelo. A nova diretoria da Fundação Hospitalar de Saúde, nomeada na sexta-feira, também foi convocada, além de coordenadores das áreas financeira e de logística.

Não há surto na maternidade
Quanto à existência de um surto, a diretora da maternidade esclarece que "não há surto, porém é preciso agir para conter a superlotação e desafogar a maternidade que deveria atender apenas casos de alto risco, mas hoje atende de 65 a 70% de gestantes de baixo e médio risco", explica Karline Rabelo.Durante mais de 4 horas, discutiu-se um plano de ação para resolver  a questão da superlotação. Medidas que já começaram a ser adotadas e outras deverão ser decididas já a partir desta segunda-feira.

Cenário
"Estamos recebendo a Saúde em uma situação dramática e vamos trabalhar para regularizar esse cenário. Já fizemos contato com prestadores e vamos buscar de forma imediata mais leitos de UTI para bebês. Ao mesmo tempo, também entramos em contato com as pessoas envolvidas para providenciar da forma mais rápida possível a reabertura do Hospital de Socorro, desafogando assim a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes", explicou o secretário estadual da Saúde, Silvio Santos.

Legalidade
Quanto à questão de abastecimento de medicamentos e insumos, o secretário estadual esclarece que "o processo de compra não é simples, principalmente com o dinheiro público. É preciso fazer tudo dentro da legalidade. Mas, de uma maneira geral, em toda a rede, é preciso que haja planejamento e controle de estoque. Não há sentido em faltar insumos básicos em uma unidade de Saúde que faz um planejamento e solicita com antecedência. O  que não dá para admitir é solicitar medicamentos e insumos depois que ele acaba na Unidade".

"Curso de Capacitação na Persecução Penal nos Crimes de Homicídio"
Com a finalidade de otimizar e qualificar os processos de investigação e apuração nos crimes de homicídio, a Escola Superior do Ministério Público – (ESMP), em parceria com o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e a Coordenação Nacional da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), realiza o 1º Módulo no Estado de Sergipe do Curso de Capacitação da Persecução Penal nos Crimes de Homicídio.

Público alvo
O curso será realizado nos dias 11 e 12 de junho do corrente ano, na sede do Ministério Público de Sergipe – Auditório do 3º andar e terá como público alvo os diversos profissionais integrantes de todo o sistema de justiça e segurança pública que atuam na investigação, processo e julgamento do delito, tais quais: Membros do Ministério Público, Magistrados, Defensores Públicos, Delegados de Polícia, Policiais Civis e Peritos.

Módulo
O primeiro módulo do Curso terá carga horária de 12 horas-aula e será ministrado nos turnos matutino e vespertino, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Para os inscrito, o credenciamento poderá ser feito a partir das 08h30min no local do evento. Os participantes do curso receberão certificado de participação e formação profissional.

Funesa realiza o primeiro congresso sobre a pedagogia da saúde
A Fundação Estadual de Saúde (Funesa), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), realiza o I Congresso Funesa: A pedagogia da saúde. A abertura do encontro será nesta segunda-feira, 11, a partir das 17h, no Teatro Atheneu. Prova do sucesso e do ineditismo do tema é que as inscrições foram encerradas com mais de 700 inscritos.

Material didático
O objetivo do congresso é lançar a coleção de materiais didático-pedagógicos de educação permanente e profissional, editorado pela Funesa. Também serão debatidos temas como: A Reforma Sanitária e Gerencial do SUS em Sergipe, na primeira Aula Pública direcionada para estudantes, professores, profissionais e gestores de saúde do Estado que ocorrerá na segunda-feira no mesmo local.

Aula Pública
Para a I Aula Pública do SUS em Sergipe foram convidados o professor José Inácio Jardim Motta da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), o professor Pablo Dias Fortes da ENSP/Fiocruz, e o ex-secretário de Estado da Saúde, o deputado federal, Rogério Carvalho Santos.

Mesa de experiências
A mesa de experiências em educação permanente em saúde vai compartilhar metologias e práticas exitosas em educação/fomação de trabalhadores de saúde. O encontro acontece na terça-feira, 12, pela manhã, no Teatro Atheneu e vai reunir representantes da SES de Sergipe, Funesa, Escola de Saúde Pública do Ceará, da Bahia, Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba e da Secretaria de Estado de Minas Gerais.

Grupos temáticos
Já na tarde de terça-feira, 12, e na quarta-feira, 13, o dia todo, as políticas de saúde do Estado de Sergipe , contidas na coleção do material didático-pedagógico de educação permanente e profissional, serão debatidas em grupos temáticos com trabalhadores e gestores municipais e estaduais. O encontro ocorre na Escola Técnica do SUS em Sergipe (ETSUS).

Resolução 26
Funcionários aposentados, pensionistas e o pessoal da ativa do Banco do Brasil prosseguem sua mobilização objetivando obter apoio de membros do Congresso Nacional no sentido da anulação dos efeitos produzidos pela referida resolução, que, editada em 2008, continua motivando prejuízos aos servidores do referido estabelecimento bancário. A medida fere a legislação que versa sobre a distribuição de superávits registrados pelos fundos de pensão.

Apoio
Vários políticos como Eduardo Sciarra e Gustavo Fruet, deputados federais, e Álvaro Dias e Paulo Bauer, senadores, já se pronunciaram a respeito, e inclusive apresentaram projeto de decreto legislativo que versa sobre o tema. O referido instrumento garante ao patrocinador dos fundos de pensão, no caso em foco, o Banco do Brasil, a metade do superávit da PREVI – Caixa de Previdência dos Funcionários do BB.

Sergipe sediará mais um campeonato Brasileiro de Boxe
Pelo quarto ano consecutivo, o Estado de Sergipe sedia um Campeonato Brasileiro de Boxe. Este ano aqui serão realizados o 67º Campeonato Brasileiro de Boxe Masculino Elite e o 5º. Campeonato Brasileiro Cadete Masculino, competições que acontecem entre os dias 11 e 16 de junho, no ginásio de esportes do Banese, na praia de Atalaia.

300 pugilistas
Assim, Sergipe entra na história do boxe brasileiro, por ser o primeiro estado do Brasil, a promover por quatro vezes seguidas, um Campeonato Brasileiro de Boxe. As competições contam com total apoio do governo do estado, através da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer. Mais de 300 pugilistas estarão lutando pelos títulos de campeões brasileiros dentro das suas respectivas categorias.

Abertura
A solenidade de abertura está marcada para as 18h do dia 11, segunda-feira. Além do desfile das agremiações e atletas por estado, participarão da solenidade de abertura, o presidente da Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe), Mauro Silva, o secretário estadual de Esporte e Lazer, Mauricio Pimentel, o treinador Carlos Dória, o pugilista Junior Cigano e no encerramento, a presença do campeão mundial de boxe Acelino Popó. (Ascom SEEL)

Rádio comunitária forma time de futsal I
A Rádio Comunitária Juventude FM de Lagarto, realizou uma peneira no domingo dia 03/06, onde foram selecionados 20 atletas com idade entre 15 e 18 anos do Futsal, o objetivo e formar um time de base para o Futsal Profissional Lagartense. Será investido aproximadamente 10 mil reais no projeto, recursos oriundos de subvenção de Deputados Estaduais.

Rádio comunitária forma time de futsal II
A seleção Lagartense Futsal sub 18 ficará sob o comando do Professor Tiago Melo. Os pais ou responsáveis pelos atletas assinaram um termo de compromisso onde fica bem claro a exclusividade da Juventude FM com o passe dos jogadores, eles deverão ter fidelidade ao clube não podendo jogar em nenhuma outra equipe sem previa autorização dos dirigentes da Rádio e o Treinador. Haverá também um acompanhamento escolar e os treinos se dará as segundas,terças e quintas as 22h no Ginásio Ribeirão, este horário foi em comum acordo pois parte dos atletas estudam noite. Quem apareceu no primeiro treino oficial foi o treinador da Seleção Lagartense ,Thiago usou a palavra para incentivar os jovens atletas e garantir que quando necessário alguns poderão ser aproveitados na equipe principal.

Confiança apresenta elenco para a Copa Governo do Estado
A diretoria e a comissão técnica do Confiança apresentam hoje, às 14h30 na quadra social do complexo Sabino Ribeiro, o elenco que disputará a Copa Governo do Estado.

USES define planejamento para os próximos dois meses
Na Ultima Sexta feira 08 de junho na sede da entidade no centro de Aracaju foi realizada a reunião da diretoria executiva da entidade na pauta foi avaliada a Greve dos Profissionais do Magistério que soma mais de 50 dias e o calendário da entidade. Para o Diretor da USES João Senna nos últimos meses mesmo com a greve dos Professores a entidade continuou na militância por todo o estado de Sergipe. Em neopolis realizamos mais uma edição do Se Liga 16, Conquistamos reformas de escolas e quadras de esportes alem da fiscalização do Transporte escolar e as participações nos conselhos de alimentação escolar e do Fundeb.

Piso
Na avaliação da Greve os diretores foram unânimes que o Piso Salarial Profissional Nacional para os profissionais do Magistério da educação básica é uma grande conquista dos trabalhadores e que o reajuste de 22,22% do PISO para os profissionais do Magistério de todos os níveis seria a continuidade da política de valorização dos profissionais, assim como nos anos anteriores foi feito pelo governo do estado de Sergipe. Porém a entidade acredita que após a decisão judicial pelo retorno das aulas não existe mais razões legais para a continuidade do movimento grevista.

Calendário
No Calendário ficou estabelecido que:Julho será lançado uma campanha social de doação de sangue dos Diretores da Entidade;Dia 01 de Agosto será a abertura do mês de comemoração ao dia dos estudantes com uma manifestação nas ruas de Aracaju;Dia 08 de Agosto foi definido como o dia que será realizado, em Aracaju e demais cidades, audiências públicas nas câmaras de vereadores para discutir ações do Movimento Estudantil;Dia 10 de Agosto retomamos as ruas de Aracaju em uma Grande Caminha em Comemoração ao Dia 11 de Agosto Dia dos Estudantes; Dia 15 de Agosto será realizado um Seminário sobre a participação do Movimento Estudantil na Ditadura Militar e Dia 25 de Agosto será a Segunda Copa USES de Futsal Estudantil.

Balanço positivo
Ao final de quatro jogos preparatórios da seleção brasileira de futebol visando à Olimpíada de Londres, verifica-se que o balanço foi, efetivamente, positivo. Em quatro jogos, a equipe brasileira que vai tentar conquistar, pela primeira vez, o torneio de futebol dos jogos olímpicos, venceu duas partidas (3 X 1 contra a Dinamarca e 4 X 1 diante dos Estados Unidos) e perdeu também dois jogos (por 2 X 0 para o México e por 4 X 3 para a Argentina).

Planejamento
Essa qualificação de positiva para a temporada preparatória dos comandados de Mano Menezes deve-se muito mais à programação muito bem planejada, que teve como resultado uma experiência bastante valiosa. Formada por jogadores com idade inferior a 23 anos e apenas com 3 atletas acima dessa idade, a seleção brasileira ganhou bastante experiência. O que demonstra que estamos no caminho certo.

Partida final
O último amistoso da temporada foi disputado no último sábado, em New Jersey, nos Estados Unidos, contra a Argentina. O genial Messi marcou três gols e garantiu a vitória dos “hermanos” por 4 X 3. As falhas de marcação da defesa brasileira deram oportunidade para que o maior craque do mundo assinalasse três tentos. O jogo foi muito movimentado, com 7 gols marcados. Com o resultado, os argentinos diminuíram a diferença a favor do Brasil na estatística geral do maior clássico do futebol sul-americano. Agora o Brasil continua com 38 vitórias contra 36 dos portenhos. Quanto ao nosso grande craque Neymar, prossegue sem jogar pela seleção sem demonstrar o brilho que exibe quando atua pelo Santos, o seu clube.

Neymar pediu a camisa
Ficou claro, nas imagens da TV: Neymar, após o jogo, pediu a camisa de Messi. Ou para trocar a camisa. Aparentemente, o melhor atleta de futebol do mundo na atualidade não atendeu a solicitação de Neymar.

DO LEITOR

O que faz o Ciosp, quando manda uma cidadã ciente do seu papel social procurar o que fazer ao solicitar os seus serviços?
E-mail recebido: “Quando precisamos denunciar alguma situação ilícita acontecendo naquele momento ligamos para o CIOSP. E quando precisamos denunciar o CIOSP? Leiam a síntese da minha revolta:
Eu, cidadã: – CIOSP, preciso de vocês, estão fazendo propaganda política antecipada aqui! Resposta da atendente: – Isso é normal, não é ilícito, vá procurar o que fazer…
No dia de ontem, 08-06-2012, entendendo estar fazendo a minha parte, no que se refere às minhas obrigações de cidadã, fiz ligação para o CIOSP (pelo fone 190) para denunciar uma prática (anti) política que presenciei e que entendi ilícita, pelo menos nesse momento.
Algumas jovens faziam propaganda eleitoral para um pré-candidato à prefeitura de Nossa Senhora do Socorro-SE? não quero citar o nome, pois não tenho lado, mesmo porque não voto em Socorro?, pedindo votos e distribuindo materiais apócrifos, ou seja, não continham a sua autoria ideológica, mas com certo tom de denuncismo.
Não entendo que isso deva ser observado com normalidade no meio social, nem quero que meus filhos entendam assim, afinal, são jovens e humildes mulheres a praticar infrações eleitorais, que sucumbem ao poder financeiro dos partidos sem boa ética, cometendo ilícitos penais e administrativos. Sempre imaginei que no dia que presenciasse isso faria a denúncia para aqueles com poder de constatar e tomar as providências: eu imaginava que ligando para o ?190? isso seria resolvido, mas não foi. Saí da minha chácara, acompanhei às jovens, e fiz (tentei) a denúncia num telefone público.
Diante da destemperada resposta da atendente do CIOSP, a qual nem sequer me deu um número de protocolo de atendimento, fiquei sem meios para argumentar e cobrar dos gestores daquele Centro de atendimento ao povo. Assim, resolvi, então, publicar a minha revolta, enviando este e-mail para vocês da imprensa.
Não vou me identificar, porque não quero sofrer nem um tipo de represália (estou assustada e descrente nos órgãos públicos, mais ainda), mas, caso publiquem ou enviem para alguma autoridade, forneço o horário e o número do orelhão que fiz a tentativa de denúncia 3256-7642 às 10h 35, no dia 08 de junho de 2012. Eu soube que as ligações são gravadas, espero que apurem a falta administrativa (se não criminosa) desta atendente, no mínimo, juridicamente ignorante, para a sua função tão nobre e importante. Soube que qualquer ligação feita para o CIOSP é gravada, vamos ver se haverá apuração séria e publicada a respeito”.

Alunos das escolas públicas: Peço desculpas
Da leitora Maria de Lourdes: “Ontem sábado pela manhã vi um comercial na televisão, patrocinado pelo sindicato dos professores de Sergipe. Nele, convidam os alunos, os seus pais, e a quem na cabeça deles, apoiam esse movimento, para enterrar o governo de Marcelo Déda. Na mesma hora, conversando com o meu marido, chegamos a algumas conclusões. Qual será a formação que esses alunos vêm recebendo dos seus professores? Como pessoas que enfrentaram uma faculdade, juraram cumprir a missão de educar e fazem o contrário. Será meu Deus que eles não conseguem aceitar os fatos? Pedi ao meu marido para ir ao Google e lermos juntos essa famigerada lei do piso, que só está trazendo desgraças para essas crianças. Comparamos o que eles dizem e o que ouvimos de Belivaldo esta semana.  Confesso que lemos por várias vezes. E em nenhum lugar d esta lei está escrito que a lei é pra ser para todos. Inclusive o meu marido destacou muito bem o artigo terceiro. Está claro que são para as carreiras da educação básica dos governos municipais, estaduais e do governo federal. Pra completar lemos sábado também em Cláudio Nunes, que o que a justiça fez foi decretar ilegal. E que não poder determinar a greve. Somente uma assembleia. E mesmo com a multa diária, eles ainda não terminaram. Graças à Deus, nunca precisamos matricular os meus dois filhos nas escolas do estado. Mas, mesmo assim não pretendemos ser egoístas. Nós pagamos impostos, que são revertidos nos serviços e nos salários dos funcionários do estado. Os salários desses professores também são pagos por e pelo meu marido. Por isso nós lhes pedimos desculpas pelo sofrimento que vocês estão passando. Além das humilhações”.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

  
Frases do Dia

“Aceito a morte não apenas por ser inevitável, como também construtiva. Se não morrêssemos, não apreciaríamos a vida”. Jacques Cousteau, explorador e inventor francês, nasceu em 11 de Junho de 1910 e morreu em 1997.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais