Parado não! Governo está “empacado”

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Há exatamente um ano o blog “cantava” a pedra que o ritmo de trabalho implantado por Jackson Barreto faria com que ele mudasse a realidade eleitoral de então e que disputaria a eleição 2014 em pé de igualdade com o candidato da oposição, Eduardo Amorim, que liderava todas as pesquisas.

Jackson não só mudou o quadro, como conseguiu a reeleição no primeiro turno.  Ao assumir o governo definitivamente após a morte de Déda, Jackson não mudou quase nada, mas deu um novo ritmo a máquina estatal que estava parada naturalmente pela indefinição política causada pela doença do então governador.

Passados dois meses do atual governo quando alguém conversa com assessores mais próximos e até secretários a frase é uma só: “o governo está parado”.  O governador de hoje nem de longe o Jackson do ano passado que passava 24 horas pensando na administração pública e ouvia os verdadeiros amigos e aliados.

E como diz lá no interior. O governo não está parado não! Está empacado no sentido mais amplo da palavra. Pouca coisa funciona de verdade. Muitos secretários não montaram suas equipes e no segundo escalão poucos foram confirmados. Tem muita gente esperando o Jackson de 2014 retornar a ativa.

Um exemplo é o que Mendonça Prado está passando na SSP. É nítida a impressão que está ocorrendo um boicote de setores das polícias ao trabalho de Mendonça Prado. Sinceramente: O blog tem duvida se não tem gente do próprio governo querendo “queimar” o novo secretário.

O blog já tinha alertado que Jackson se encastelou, esqueceu  de quem o ajudou a construir o projeto de 2014.  A inércia administrativa de Jackson preocupa alguns amigos.

Se continuar no atual caminho o governo deixará a situação de empacado, para encalhar definitivamente.

Edgar Motta quer transparência no Detran/SE. Blog cobrará gastos do Fundo de Segurança Pública
O novo presidente do Detran Sergipe, Edgar Motta pela entrevista que concedeu ontem, 03, parece bem intencionado. O blog vai acompanhar as ações que ele disse que serão todas transparentes. Uma delas é o acompanhamento dos gastos do Fundo Nacional de Segurança Pública. São muitos recursos que precisam de total transparência.

Aparecida: vice-prefeito nega briga com a prefeita
O vice-prefeito de Nossa Senhora Aparecida, Erinaldo Santana (PT) negou que tenha brigado com a prefeita Verônica Souza (PMDB) e por isso ela demitiu pessoas indicadas por ele. Erinaldo explicou que as demissões foram por conta da Justiça decidir pela convocação dos concursados na administração anterior. Ele disse também que desde que foi candidato a vice-prefeito, deixou claro para Verônica que seu compromisso para a ALESE era com Francisco Gualberto.

João Fontes “desconvidado” para reunião com João Alves
Pela postura firme contra o reajuste do IPTU mostrando várias ilegalidades o ex-deputado João Fontes, pouco tempo antes da reunião do Fórum Empresarial ontem com o prefeito João Alves, recebeu um telefonema do coordenador do fórum, comunicado que ele tinha sido “desconvidado” a pedido do prefeito.

João Fontes desabafa: governantes desmobilizam sociedade pagando verbas públicas para ganhar o silêncio da imprensa
Pelas redes sociais João Fontes escreveu um texto lamentando que tinha sido “desconvidado”. “Vejam como funcionam os vasos comunicantes subterrâneos do poder em Sergipe”, escreveu, afirmando que “os governantes desmobilizam a sociedade pagando verbas públicas para ganhar o silêncio da imprensa e concedendo contratos públicos para empresários ficarem presos ao sistema de poder”.

Erro reconhecido
Na reunião com o Fórum empresarial o prefeito João Alves reconheceu que em alguns casos o IPTU foi reajustado a mais. Estes contribuintes terão a oportunidade de se dirigir a cinco guichês na Secretaria do Planejamento Orçamento e Gestão (Seplog) para que possam fazer as alterações, caso seja necessário.

Aumento progressivo do IPTU: de 2015 a 2022
E o vereador Emmanuel Nascimento (PT) lembrou que a polêmica do aumento do IPTU não acabará tão cedo. É que o aumento foi aprovado progressivo, para oito anos, ou seja, até 2022. O prazo para pagamento da cota única e da primeira cota permanece dia 6 de março. A segunda cota para aqueles que escolheram parcelar o imposto estava com vencimento previsto para dia 15 de março. Essa data foi alterada para dia cinco de abril e consequentemente dos meses subsequentes.

Pacote
“O prefeito, com seu "pacote de maldade", enganou a população, enganou até a bancada porque disse que o aumento do IPTU não seria mais que 30% e 60%. Essa proposta do governo de dizer que era a solução, que iria resolver os problemas de Aracaju, que ia melhorar a cidade, não aconteceu, tanto é que já são dois anos e dois meses e nada de resolver os problemas da cidade”, lamentou.

Mudanças no Regimento da CMA
o vereador Lucas Aribé (PSB) sugeriu garantias para a maior participação popular na Câmara Municipal de Aracaju. O pronunciamento aconteceu durante a reunião da Comissão Especial designada para a reforma do Regimento Interno do órgão colegial representativo do município, formada pelos vereadores Dr. Emerson (PT), Iran Barbosa (PT), Jailton Santana (PSC) e Pastor Roberto (SD). A maior participação cidadã naquela Casa, defendida por Aribé, é regulamentada pela Constituição Federal.

Acessibilidade
"As discussões em torno da reforma regimental enriquecem o papel desta Casa. Precisamos de uma Comissão Permanente de Acessibilidade. Pessoas surdas, por exemplo, continuam no esquecimento da Câmara, sem falar nas barreiras arquitetônicas ainda existentes aqui. É necessário ouvir a população e o novo Regimento Interno deve garantir isso", defende o líder da bancada do PSB na Câmara.

Audiências públicas
A reunião teve como convidado o procurador de Justiça do Ministério Público de Sergipe, Carlos Augusto Alcântara Machado. "A sociedade precisa ser escutada. As audiências públicas estão previstas na Constituição, conhecida como Constituição Cidadã. É importante que a cidadania em geral possa se fazer valer, representar, e a reflexão do vereador Lucas Aribé foi muito relevante para este momento de reforma regimental da Câmara de Vereadores", destaca o procurador.

Importância de Empresas Estatais em Extinção
A deputada Maria Mendonça (PP) em discurso ontem demonstrou preocupação com o futuro dos trabalhadores do Pronese, da Cohidro e Cehop, empresas estatias que podem ser extintas.

Importância Pronese e Cohidro
Maria abordou ainda sobre os projetos de destaque do Pronese voltados para a comunidade rural; da agricultura com perímetros irrigados pela Cohidro, que emprega direta e indiretamente mais de 30 mil pessoas em todo o Estado de Sergipe.

Importância Cehop
E por fim, falou sobre a importância da Cehop, que construiu grandes projetos e garantiu o desenvolvimento de Sergipe. "É preciso que o governo entenda que os funcionários não estão apenas preocupados, só com seus empregos, mas acima de tudo com o desenvolvimento do Estado", argumentou Maria Mendonça, esclarecendo que pretende discutir o tema com sensibilidade e analisar com cautela a importância das empresas estatais em questão.

Garantias
Já o deputado estadual  Zezinho Guimarães (PMDB) enfatizou  o seu compromisso em lutar para manter o emprego dos trabalhadores de órgãos, como Cohidro, Cehop e Emsetur, etc. ameaçados de extinção e/ou fusão, a partir da reforma administrativa, sugerida pelo governador Jackson Barreto (PMDB) e aprovada pela Assembleia Legislativa, no final do ano passado.

Defesa
“Temos certeza de que não era desejo do Governo tomar aquelas medidas (de contenção), mas foram necessárias. No entanto, não podemos abrir mão de garantir o emprego desses trabalhadores. Foi nesse sentido que nós votamos e é isso que vamos continuar defendendo”, afirmou Zezinho, ressaltando que “durante as discussões, fomos enfáticos ao defender a preservação dos postos de trabalho. Esses funcionários não podem ser penalizados”, destacou.

Comissões Parlamentares
Ontem, terça-feira. 03, o Colégio de Líderes em reunião ordinária deliberou sobre o comando das Comissões Permanentes da Câmara dos Deputados. Este blog antecipa o acordo, que favoreceu diretamente ao PSC, devendo ser confirmada hoje. A aproximação do líder da sigla, André Moura , coordenando a Campanha do atual presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB/RJ) rende mais uma vez bons frutos. A bancada Social Cristão presidirá uma importante Comissão e integrará a vice-presidência de mais três.

Comissões Parlamentares II
A comissão a ser comandada pelo PSC tem importância direta para as regiões Norte e Nordeste, a CINDRA – Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia, que entre as atribuições estão o desenvolvimento e integração de regiões; planos regionais de desenvolvimento econômico e social; incentivos regionais; planos nacionais e regionais de ordenação do território e de organização político-administrativa; assuntos de interesse federal nos Municípios, Estados e no Distrito Federal; sistema nacional de defesa civil; política de combate às calamidades; e migrações internas.

Comissões Parlamentares III
As três vice-presidências a serem ocupadas pelos Peixinhos, serão Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado – CSPCCO, Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público – CTASP, Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania – CCJC, está última considerada a mais importante da Câmara Federal. A articulação de André Moura demonstra que a sua robustez política no cenário nacional é incontestável. E que Eduardo Cunha confia e reconhece a fidelidade de seus aliados, pois sem esta intervenção o PSC que tem uma bancada pequena em Brasília não teria este espaço.

Segurança na Internet
O Instituto Luciano Barreto Júnior, responsabilidade social da Construtora Celi, deu início ao ciclo de palestras para os jovens com o tema Segurança na Internet. O assunto foi trabalhado pelo delegado de polícia, Alessandro Vieira, que mostrou quais são e como se caracterizam os crimes cometidos pela internet além de esclarecer as dúvidas em relação ao uso responsável das redes sociais.

Seminário de Cultura
A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) vai realizar durante os dias 05 e 06 de março o Seminário de Cultura de Sergipe, que será realizado no auditório Terra Caída, do Centro de Convenções de Sergipe. O evento terá início às 09h e tem o apoio do Sebrae, IPHAN, Universidade Federal de Sergipe e Instituto Banese.

Debates
Durante o Seminário, haverá debates entre os agentes de Cultura do Estado com a participação do Juiz Federal, Ronivon Aragão; da Promotora do Ministério Público Federal, Lívia Tinoco; do Procurador Estadual, Arthur Cézar Borba; da Promotora do Ministério Público Estadual, Adriana Ribeiro Oliveira; da Diretora Técnica do Tribunal de Contas do estado, Patrícia Verônica Neves Sobral de Souza; do representante do Ministério da Cultura Regional BA/SE, Lula Oliveira; e do Analista de Relações institucionais ABBI, Evaristo Nunes, além dos técnicos da Secult.

Profundidade do Rio Japaratuba e tema de estudo na UFS
Na última sexta-feira, dia 27, o engenheiro de Pesca da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca de Pirambu, Ricardo Evangelista esteve reunido com pesquisadores do laboratório Georioemar da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O encontro teve como pauta o estudo de batimetria (profundidade) em diferentes locais do estuário do Rio Japaratuba.

Pesca extrativista
De acordo com o engenheiro, a pesquisa em questão ajudará as ações da Prefeitura na pesca extrativista, visto que é a atividade mais representativa para a população.Na reunião ficou definido que será feito um projeto pelo engenheiro de Pesca da Secretaria de Agricultura para ser apresentado ao Ministério da Pesca e Agricultura e outras fontes de recursos.

Posse
Os próximos três anos do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) vai ser  de muito trabalho, conquistas e valorização para os profissionais engenheiros e técnicos do Estado.  É o que garante o engenheiro agrônomo, Arício Resende que na próxima sexta-feira (6/3) será empossado presidente do Conselho em cerimônia na sede da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe (AEASE) às 20horas.

Posse II
Diferente dos outros anos, o momento ocorre após a primeira plenária do ano, realizada no dia 09 de fevereiro, quando foram eleitos e empossados os novos diretores e comissões do Conselho. “Tem muito trabalho pela frente. As ações que serão executadas em favor dos profissionais, entidades, sociedade e corpo funcional já estão em execução”, disse Arício Resende ao pontuar a reestruturação e adequação operacional e administrativa do Crea-SE como sendo um dos primeiros passos rumo  à mudança proposta.

Canavieiros
O Secretário de Agricultura de Sergipe, Esmeraldo Leal, recebeu a visita do Presidente dos Plantadores de Cana do Estado de Sergipe, José Amado. Durante o encontro, Esmeraldo Leal ressaltou que ao estar Secretário de Agricultura tem buscado o diálogo aberto e franco com todos os segmentos do setor agrícola de Sergipe, visando sempre o fortalecimento da agricultura estadual. A Associação representa 450 plantadores independentes de cana, que fornecem matéria prima para cinco unidades industriais no Estado.

FIES e BNB realizam seminário sobre reinvestimento
No próximo dia 12, a Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) em parceria com o Banco do Nordeste realizarão o seminário sobre “Reinvestimento”, que consiste no uso de até 30% do seu Imposto de Renda para investir em sua empresa. O evento acontecerá na sede da FIES entre as 10h00 e as 12h00 e tem como objetivo apresentar essa nova modalidade de incentivo fiscal aos empresários de todos os segmentos da indústria. Para mais informações envie suas dúvidas para http://reinvestimento@bnb.gov.br  ou ligue para (85) – 3251-6687.

WN Serviços e Empreendimentos.Jovem empreendedor leva seu pool de empresas além divisas.
A WN Serviços e Empreendimentos Ltda foi criada no início dos anos dois mil e em 2009 o jovem empreendedor José Wilker Amorim passou a exercer a função de Auxiliar Operacional da frota de caminhões de limpeza a vácuo, hoje é o diretor comercial do grupo onde já conseguiu estende-la aos estados de Alagoas, Pernambuco, Bahia e São Paulo. Foi a primeira de Sergipe neste segmento a certificar-se na NBR ISO 9001:2008, está sendo certificada na ISO 14001 com padrões internacionais e excelência em prestação de serviço.Veja entrevista: https://www.youtube.com/watch?v=ejb58BXmi70

Excelente oportunidade                                                                                                                              

Excelente apartamento na Coroa do Meio.

Ótimo apartamento no Edifício Abaís (apt. 603), na Coroa do Meio em frente ao clube do Banese. Condomínio R$ 357,31. Duas vagas de garagem, com 98 metros. Vende-se (R$ 410 mil) ou aluga-se (R$ 2 mil já com o condomínio). Informações: 9948-93-04.

PELO TWITTER

www.twitter.com/riltonmorais  Bebê de 6 meses em jejum desde a meia noite de ontem e cirurgia é suspensa hoje às 10:30h por falta de material no HUSE. Tá difícil.

www.twitter.com/ffariajr  Dr. JOÃO abra o olho, do jeito que vai com essa assessoria, o senhor não vai precisar de oposição.

www.twitter.com/BonifacioCartun  #interna Você sabe que há água no poço, lança o balde ao fundo, ouve-o bater na água e o puxa de volta, vazio? Esse sou eu todo dia!

www.twitter.com/FalaSergipe  Como funciona o sistema podre que está prejudicando o trabalho de Mendonça Prado na  SSP? Quem é o comandante do sistema?

www.twitter.com/RodrigoPaixaoSE  Aqui em Sergipe era a mesma coisa, nas ELEIÇÕES estava um espetáculo, agora os próprios secretários afirmam que Sergipe está no inferno.

www.twitter.com/JC_SATTLER  E se o Renan Calheiros fizer delacao premiada?? Até a moça do cafezinho vai tremer.

www.twitter.com/eugeniadeda  Imagine alguém em coma desde os anos 80 acordando hj c/políticos ruralistas condenando PEC's d/governo petista contra direitos trabalhadores

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Resposta Prefeitura de Aracaju – Vídeo de aniversário de Aracaju
Caro colega Cláudio Nunes, a Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Comunicação, explica através desta nota que a campanha de Aniversário de Aracaju, cidade acolhedora que completa 160 de belas histórias. Desta forma, a campanha realizada através da Base Propaganda alinhada às demandas da prefeitura tem, teve e terá peças publicitárias que orgulhem o povo aracajuano independente de qual gestão tenha sido construída. Caso o colega jornalista assista novamente, verá que o primeiro vídeo institucional não mostra somente obras que o Prefeito João Alves Filho planejou e concretizou em benefício não só dos aracajuanos, mas do povo sergipano como um todo. Observe que no VT consta a igreja da Colina que não foi João que fez, consta a Av. João Rodrigues, também não foi João que fez, a Av. Hermes Fontes, que também não foi João, o Forró Caju não foi da mesma forma idealizado por ele, assim como o Tobias Barreto que foi concluído por Albano Franco. Desta forma, Cláudio Nunes, o vídeo institucional tem a finalidade de dizer ao povo de Aracaju que dá orgulho dessa cidade, sim! Além disso, o vídeo não é promoção pessoal, como todos podem comprovar. Vamos juntos compartilhar a beleza de cidade que temos e muito a nos orgulhar!!!

NOTA PÚBLICA

A Justiça do Trabalho concede decisão favorável à reclamação trabalhista proposta pelo STERTS – Sindicato dos Radialistas de Sergipe, em face da TV Sergipe e FM Sergipe.

Desde o ano de 2009 o Sindicato mantinha todo o esforço e toda a dedicação nessa luta para que a lei 6.615/1978 no seu art.14, fosse cumprida e os profissionais que exerciam funções em setores diferentes no âmbito da radiodifusão tivessem dois contratos de trabalho. Diversas reuniões com diretores e proprietários de emissoras de RTV foram realizadas, mas, sem sucesso. Enfim a recompensa, após decisão judicial a TV e FM Sergipe terão que cumprir a lei e anotar duplo contrato na CTPS para os radialistas que se encontram na situação em que a lei determina. Na Decisão, a Excelentíssima Juíza do Trabalho, Mariana Petit Horácio de Brito, considerou que “…não é caso de pagamento adicional, mas de dupla contratação…” e determinou a assinatura da CTPS com a mesma data de admissão dos locutores – agora também como operadores – e outros radialistas que acumulam funções em setores diferentes, bem como o pagamento retroativo de todos os direitos até então negados, incluindo FGTS e INSS.
“Isso só prova que a mobilização da categoria pode garantir conquistas significativas. Agora, temos outras lutas pela frente, como a Campanha Salarial. Juntos podemos fazer a diferença!” disse Fernando Cabral presidente da entidade.
STERTS  Sindicato dos Radialistas de Sergipe- O SINDICATO SOMOS TODOS NÓS!

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun  

Frase do Dia
“Não me venham com a problemática que eu tenho a solucionática.” Dario José dos Santos, mais conhecido como Dadá Maravilha, nasceu em 4 de março de 1946), centroavante brasileiro.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais