Paraíso dos bandidos

Sergipe acaba de conquistar um lastimável título: o de vice-campeão em homicídio no Nordeste. Divulgado ontem, o relatório Diagnóstico dos Homicídios no Brasil expõe o Estado como o 16º onde se mata mais gente no país. Aracaju ocupa a 10ª posição no ranking das capitais mais violentas da região e a 8ª do Brasil. O estudo revela que em Sergipe são assassinadas 45 pessoas para cada grupo de 100 mil habitantes. Os números mostram que o Estado virou um paraíso para os bandidos. Aqui eles pintam e bordam. De fato, nos últimos anos, o governo investiu algumas dezenas de milhões em segurança, porém a dinheirama não fez reduzir o medo da população. É o caso dos motoristas de ônibus, que se recusam dirigir à noite pela periferia da grande Aracaju. O lastimável é que a política de segurança do governo não assuste os marginais, que enxergam a sociedade como presa fácil para suas práticas criminosas. Um horror!

Ficou sem carro

Nem os religiosos estão protegidos da bandidagem. O padre Renato, pároco de Laranjeiras, teve seu carro roubado ontem à noite enquanto organizava uma festa na zona rural do município. Os marginais aproveitaram que o reverendo estava no interior da igreja e levaram seu golzinho preto de duas portas. Uma Lástima!

Festa suspensa

A Justiça proibiu a realização da festa para comemorar a emancipação política de Carmópolis, marcada para ontem à noite. Motivo: a prefeitura não apresentou o projeto contra incêndio e pânico ao Corpo de Bombeiros. Diante da liminar concedida pela juíza de Direito Cláudia do Espírito Santo, a prefeitura emitiu nota informando que realizará a festa em outra data. Aguardemos, portanto!

Tá de volta

E o engenheiro Roberto Bispo reassumiu ontem a direção geral da Assembleia Legislativa. Ele havia sido exonerado pelo irmão, deputado Luciano Bispo (PMDB), em cumprimento a decisão judicial que o condenou por improbidade administrativa. A volta de Roberto ao cargo foi garantida por uma liminar concedida pelo desembargador federal Ivan Lira de Carvalho.

Outubro Rosa

Em apoio ao movimento Outubro Rosa, até o dia 31 deste mês, todas as farmácias do Bompreço e TodoDia estarão oferecendo a clientes orientações sobre como fazer o auto-exame, além de esclarecer a importância de estar com os exames médicos em dia. Outubro Rosa é uma campanha de conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama e tem como objetivos principais informar e estimular a participação da população no diagnóstico precoce e controle da doença.

Discórdia

Os vereadores de Lagarto criaram uma grande polêmica no município ao aprovarem projeto batizando de José Corrêia Sobrinho o novo mercado público da cidade. Antes, os deputados estaduais lagartenses Gustinho Ribeiro (PSC) e Valmir Monteiro (PSC) tinham defendido que o mercado se chamasse governador Marcelo Déda (PT), morto em dezembro de 2013. A decisão dos vereadores tem sido muito criticada nas redes sociais.

Nova orla

A Orla da Prainha, em Canindé do São Francisco, receberá infraestrutura moderna, sustentável e que vai alavancar o turismo, a geração de renda e empregos na região. Para tanto, serão investidos pelo governo do Estado mais de 6,6 milhões. A ordem de serviço autorizando o início das obras foi assinada ontem pelo governador em exercício Belivaldo Chagas (PSB).

Debate eleitoral

As constantes críticas feitas à Prefeitura de Aracaju pelos vereadores Lucas Aribé (PSB) e Lucimara Passos (PCdoB) estão incomodando o também vereador Renilson Félix (DEM). Segundo este, os opositores atacam o prefeito João Alves Filho (DEM) para desgastá-lo junto aos aracajuanos. “Eles querem antecipar o debate eleitoral aqui na Câmara”, se queixa Félix.

Desempregado

O presidente do PT em Sergipe, ex-deputado federal Rogério Carvalho, está deixando a Secretaria de gestão do Ministério da Saúde. O nome dele, no entanto, está cotado para um outro cargo público em Brasília, que será divulgado posteriormente. Rogério sai porque o Ministério da Saúde, antes comandado pelo PT, foi entregue ao PMDB. Esta informação é do blog Primeira Mão.

Justa homenagem

A Assembleia homenageou a professora e historiadora sergipana Terezinha Oliva com a Medalha do Mérito Educacional Manoel Bomfim. Concedida sempre no dia 15 de outubro, a homenagem é um reconhecimento do Legislativo aos educadores. Terezinha Oliva é a primeira pesquisadora a estudar a vida do médico e professor Manoel Bomfim, que os sergipanos nunca o valorizaram e pouco o conhecem.

Triste sina

“Quando a lama virou pedra/ E mandacaru secou/ Quando o ribação de sede/ Bateu asa e voou/ Foi aí que eu vim me embora/ Carregando a minha dor”. Na música “Paraíba”, Luiz Gonzaga retrata o calvário das vítimas da seca, que devasta quase tudo, menos a esperança do sertanejo, temente a Deus e mais confiante em seu “padin Ciço” do que nas promessas dos políticos.

Recorte de jornal

Publicado no Correio de Aracaju em 31 de dezembro de 1918

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais