Partido virou bodega

Diferente do que pensam alguns, o povo está certo quando acusa os partidos de aluguel de serem responsáveis, em grande parte, pela grave crise política instalada no Brasil. Na verdade, a população reage contra as vergonhosas bodegas em que se transformaram as dezenas de legendas. Existem 35 partidos devidamente registrados, enquanto outros 56 aguardam aprovação da Justiça Eleitoral. É por absurdos como este que os brasileiros cobram uma verdadeira reforma política visando sepultar as legendas que trocaram a ideologia pelas vergonhosas negociatas chamadas de coligações. Seus “donos” enxergam o eleitor como simples mercadoria, vendida abertamente nas campanhas eleitorais. Portanto, quem condena a reação popular aos atuais partidos-bodegas é inocente ou deseja que tudo continue como está para seguir se locupletando com o dinheiro público.

Samba atravessado

O governo de Sergipe é um verdadeiro samba de uma nota só. Quem pensa assim é o deputado federal Valadares Filho (PSB). Segundo o moço, o vice-governador Belivaldo Chagas (PMDB) não passa “de um puxador geral da bajulação de um projeto falido”. Vavazinho não gostou de ouvir o peemedebista dizer que Sergipe “precisa de um gestor e não de um puxador de samba enredo”. Cruz credo!

Hora errada

A tendência petista Articulação de Esquerda acha um equívoco discutir agora sobre coligações políticas e pré-candidaturas para 2018. Na reunião plenária realizada ontem pelo PT sergipano, os integrantes daquela tendência deixaram claro que este tipo de debate enfraquece a luta de “organizar e ampliar a resistência aos avanços dos setores que querem fragilizar a democracia, retirar os direitos da classe trabalhadora e aniquilar o PT”. Desconjuro!

Defesa gratuita

Cezar Britto, ex-presidente nacional Ordem dos Advogados do Brasil, se ofereceu para defender pro bono as seis senadoras da oposição que foram alvo de denúncia no Conselho de Ética. O caso ficará parado até a volta do recesso parlamentar. O presidente do conselho, João Alberto Souza, terá que convocar o colegiado para analisar o caso. Esta informação é do jornal Estadão.

Pagando dívidas

Boa parte dos recursos das contas inativas do FGTS (36%) foi utilizada pela população para a quitação de dívidas. Por conta de liberação deste dinheiro verificou-se uma redução de 4,5% do uso do cheque especial; e uma queda do uso do cartão de crédito, de 15,7% em março para 5,7% em abril. O comércio varejista cresceu 1,7% em abril, na comparação com o mesmo mês do ano anterior; e 2,4% em maio. E as vendas em supermercados aumentaram 6,3% na comparação com abril de 2016.

Mar de ressaca

A Capitania dos Porto de Sergipe alerta que o mar está de ressaca, com ondas de até 2,5 metros de altura. Iniciado na semana passada, o mau tempo deve permanecer até amanhã. A Marinha informa, ainda, que pode ser acionada pelo telefone (79) 3711-1646. Quem avisa, amigo é!

Pra chamar de seu

O Jornal do Dia publica hoje que o deputado federal André Moura (PSC) está negociando a compra de um jornal. Segundo o jornalista Gilvan Manoel, “a crise que afeta o setor parece não preocupar o deputado, que não tem qualquer experiência na área. As conversas estão bem adiantadas”. Marminino!

Rezoneamento

A Justiça eleitoral discorda dos que criticam o rezoneamento feito por ela. Alega que, além de gerar uma considerável economia de recursos, a medida cria um novo modelo eficaz de atendimento ao eleitor e corrigir as distorções no quantitativo em zonas eleitorais. Com a medida, cidades como Aracaju passarão a ter 80 mil eleitores por zona.

Votos perdidos

E o presidente do PSD, Gilberto Kassab, informou ao ainda presidente Michel Temer (PMDB) que o deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) votará a favor da admissibilidade da denúncia contra ele. Além do sergipano, outros parlamentares pessedistas também votarão em plenário contra o inquilino do Palácio do Planalto. Misericórdia!

Pai coruja

Para o secretário da Saúde de Sergipe, Almeida Lima, a lei proibindo o nepotismo foi uma burrice do legislador. Ele lamenta ter exonerado o filho da pasta que comanda, pois o moço ocupava o cargo “graças à sua capacidade técnica”: E o paizão coruja se desmancha em elogios ao herdeiro: “Formado em direito, com pós-graduação feita em Brasília, ele é um profissional qualificado”. Então, tá!

Noite de autógrafos

Será lançado em Itabaiana, sexta-feira próxima, o livro “Dr. Pedro Garcia Moreno Filho, a Medicina humanista e o seu ocaso”. Organizado por Paulo Augusto Menezes Santos e Rômulo de Oliveira Silva, o livro trata sobre a vida de um excelente médico e um ilustre sergipano. Nascido em Maruim e formado na Bahia, Pedro Garcia mudou-se para Itabaiana em 1949, onde morou até morrer, em 1990. A noite de autógrafos acontecerá, a partir das 19h, na Associação Atlética daquela cidade. Prestigie!

Recorte de jornal

Publicado no jornal Correio de Aracaju, em 4 de outubro de 1929.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais