Partidos de aluguel

Por que será que existem tantos partidos no Brasil se boa parte deles poderia se fundir numa única legenda sem prejuízo ideológico para os demais? Registrados já são mais de 30, porém outros tantos estão em fase de coleta de assinatura para pedirem, em seguida, registro definitivo à Justiça Eleitoral. Alguém pode dizer que isso é resultado do pluripartidarismo. Não é. Na verdade, boa parte dessas legendas não passa de siglas de aluguel, que só aparecem nas campanhas eleitorais para negociar apoio a candidaturas e vender o tempo de propaganda no rádio e na televisão. Passado o pleito, os donos desses chamados partidos ‘nanicos’ conseguem bem remunerados cargos comissionados para eles, os familiares e agregados. Como se vê, além de confundir a cabeça do eleitor, essas legendas de aluguel servem apenas para políticos safados se locupletarem com o dinheiro público.

BRT do Paraguai

O sistema BRT que a Prefeitura de Aracaju coloca hoje para funcionar, se resume a 10 ônibus articulados e algumas faixas azuis e brancas pintadas no asfalto da avenida Beira Mar. Como não foi construída uma única estação de transbordo, e as portas de acesso aos coletivos são altas, os passageiros terão que usar uma escadinha. O vereador Emmanuel Nascimento (PT) está certíssimo ao batizar de “BRT paraguaio” mais esta enganação da Prefeitura. Parece até piada do cego Aderaldo!

Passando a limpo

Nesta segunda-feira, Marcélio Bomfim será ouvido pela Comissão Estadual da Verdade. Ex-preso político, torturado e depois exilado, Marcélio tem muita história para contar sobre a sangrenta e covarde ditadura militar de 1964. Também nesta semana, serão ouvidas pela Comissão a ex-presa política Laura Marques e a advogada Maria Laete Fraga. Os depoimentos ocorrem sempre a partir das 9 horas, no Museu da Gente Sergipana. Prestigie!

Desfalcado

E o DEM sergipano perdeu os dois únicos deputados que tinha na Assembleia. O deputado cassado Augusto Bezerra trocou a legenda demista pelo PHS, enquanto a lagartense Goretti Reis se mudou de mala e cuia para o PMDB. A chegada da parlamentar não aumenta a bancada peemedebista no Legislativo, pois o deputado Robson Viana migrou para o PEN.

Pitaco na saúde

Sindicatos da área da saúde querem influenciar na escolha do futuro secretário estadual da Saúde. Em carta aberta ao governador Jackson Barreto (PMDB), as entidades se colocam à disposição “para dar início à reinvenção da saúde pública em Sergipe”. Acham que essa transformação começa com a escolha de um bom técnico para substituir o secretário da Saúde, Zezinho Sobral, caso este deixe o cargo visando disputar a Prefeitura de Aracaju. Até agora, Jackson deu calado por resposta.

JB ausente

E o governador Jackson Barreto passará esta semana fora de Sergipe. Inicialmente, vai ao Rio de Janeiro participar de reuniões no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Concluída a agenda oficial, JB se recolhe durante o feriadão da Semana Santa. Deve retornar ao estado mais revigorado para tratar com os aliados sobre as eleições municipais deste ano.

Violência assusta

As mudanças feitas no comando da Segurança Pública de Sergipe ainda não surtiram os efeitos desejados. A malandragem parece não ter se assustado com a chegada dos novos comandantes da SSP, pois segue matando, traficando, assaltando e roubado. Amedrontada, a população continua sem acreditar no trabalho da Polícia, até porque não enxerga redução dos índices da violência. Uma lástima!

Greve avaliada

Os servidores da administração geral do estado avaliam hoje se continuam com a greve deflagrada no dia 4 de fevereiro. Na pauta os últimos entendimentos com o governo sobre o Plano de Carreira, Cargos e Vencimentos. O próprio governador Jackson Barreto (PMDB) prometeu aos grevistas implementar o PCCV a partir do próximo mês de maio. Na assembleia de hoje, marcada para o Sindicato dos Bancários, os servidores podem dar um crédito à promessa feita por JB e suspender a paralisação.

Minoria feminina

Atualmente, as mulheres ocupam apenas 13,5% dos cargos nas câmaras municipais e 12% das prefeituras de todo o país. Estudo da Secretaria de Políticas para Mulheres mostra que no Congresso Nacional a participação das mulheres também é baixa. No Senado, a representação feminina atualmente não chega a 15% dos cargos. Já na Câmara dos Deputados, elas ocupam apenas 10% das cadeiras.

Proteção animal

Defensores dos direitos dos animais se reúnem daqui a pouco na Assembleia Legislativa. Convidados pelo deputado estadual Georgeo Passos (PTC), eles vão tratar sobre a elaboração de um Projeto de Lei visando instituir o primeiro Código de Proteção Animal de Sergipe. “A intenção é criar um projeto que contemple todos os pontos necessários para um código eficiente”, explica o parlamentar. Legal!

Web versus TV

A televisão ainda é o principal meio de comunicação no Brasil, mas os brasileiros já passam mais tempo navegando na internet do que na frente da TV. Segundo a Pesquisa de Mídia Brasileira, as pessoas ficam, em média, quatro horas e 59 minutos por dia usando a internet durante a semana, e quatro horas e 24 minutos/dia nos fins de semana. Já a média de tempo assistindo à TV fica em quatro horas e 31 minutos/dia nos dias de semana, e quatro horas e 14 minutos aos sábados e domingos.

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano Gazeta Socialista, em 24 de junho de 1950.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais