Páscoa para muitos: chocolate, álcool e nada mais

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Seria bom se a semana da Páscoa servisse para uma reflexão de cada um em relação aos seus familiares e aos seus próximos. Hoje a semana Santa  transformou-se para a maioria  num feriadão com muito chocolate,comida e álcool. E nada mais.

E no Brasil o marketing do consumismo levou todas as classes para a compra de ovos, cada vez mais caro. Tem gente comprando ovos de Páscoa parcelados em 10 vezes. E a ressurreição, a reflexão sobre a Vida e a Morte foram esquecidas.

A Páscoa nos convida à interiorização, a meditar de olhos bem abertos. Não é lá no túmulo de Jerusalém que, agora, Jesus ressuscita. É em nosso coração, em nossa solidariedade, em nossa capacidade de enxergá-lo no próximo, em especial nos mais pobres, com quem ele se identificou (Mateus 25, 31-46).

Celebrar a Páscoa é reafirmar a nossa fé na ressurreição de Cristo e na própria ressurreição de todos os nossos projetos de justiça. A morte é a nossa única certeza de futuro. A postura que temos diante da morte traduz o sentido que damos à vida. Temem a morte aqueles que não conseguiram ainda imprimir à vida uma direção, uma razão de ser. Ou se apegaram demasiadamente a bens e prazeres que lhes adornam o ego. (Frei Betto).

Fica a dica para reflexão junto aos amigos e familiares.

Reflexão
Que cada um aproveite a Semana Santa para uma reflexão profunda. Saúde e Paz para todos. O blog volta a ser atualizado na segunda-feira, 06.

OAB quente
Por 25 votos contra 9, o conselho seccional da OAB aprovou a concessão de voto de desagravo público ao advogado Evaldo Campos que se diz constrangido no exercício da advocacia por dois promotores públicos. Vitória dos grupos liderados pelo conselheiro federal Henri Clay e pelo diretor da Caase Inácio Kraus que defendem uma Ordem quente, isto é, prontamente solidária aos advogados em casos dessa natureza.

OAB fria
Sai derrotado desse episódio o grupo do presidente Carlos Augusto Monteiro que defende uma OAB fria, ou seja, mais reservada, analítica e burocrática, sem nenhum alinhamento incondicional a qualquer advogado em situação igual ou semelhante à do sempre admirado e respeitado professor e ex-procurador da república Evaldo Campos.

No MA, governador aproveitou 31 de Março para mudar nomes de ditadores de escolas
Um exemplo que o governador Jackson Barreto poderia seguir: retirar os nomes dos presidentes ditadores militares de algumas escolas estaduais. No Maranhão, o governador Flávio Dino fez em pleno 31 de Março, quando o golpe fez 51 anos. Foi para ninguém esquecer das torturas, das censuras e do período mais nefasto da história do Brasil. Em Sergipe, o blog lembra de pelo menos três escolas: Presidente Médice, Castelo Branco e Costa e Silva. Mude o nome para sergipanos que lutaram pela liberdade democrática.

Transporte escolar: Jorge esclarece, mas blog ainda questiona critérios adotados
O secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, fez responder os questionamentos do blog sobre transporte escolar. Ele disse que são três modalidades existentes: pela licitação feita pela SEED, pelos convênios com prefeituras e os ônibus amarelos do projeto Caminhos da Escola, do Governo Federal. Este ano serão gastos R$ 45 milhões em transporte escolar.

Transporte escolar: Jorge esclarece, mas blog ainda questiona critérios adotados II
Jorge reconheceu que alguns convênios com prefeituras tinham ônibus velhos e por isso reduziu de 33 para 27 e adotou alguns critérios como o limite de ano (sete), entre outros. Segundo Jorge, os ônibus da licitação são os mais usados, 291 no total.

Prioridade deve ser para licitação feita pela SEED
O blog entende a prioridade deve ser para a licitação que foi feita em todo o Estado com a participação de várias empresas. Somente se elas não tiverem os ônibus necessários que sejam realizados os convênios. Porque desta forma não faz sentido a licitação. E quem tem amizade no governo pode pedir para que a prefeitura renove ou faça o convênio. Pelo município é mais fácil “arrumar a casa”.  A PGE poderia prestar um grande serviço sugerindo a SEED que priorize a licitação e só em casos extremos mantenha os convênios com as prefeituras.

Sobre PPP, Deso e municípios. A Deso é um peso para a sociedade e o Estado
Em Pernambuco o então governador Eduardo Campos, fez uma PPP, com ganhos para os municípios, que têm a concessão. Como operadora, a Deso é morosa e sem capacidade de investimentos. A Deso tem sido um peso para a sociedade e para o Estado. Além de cobrar por serviço que não realiza, os esgotos.

Governador decreta ponto facultativo
O governador Jackson Barreto decretou ponto facultativo em todas as repartições e órgãos estaduais da administração direta e indireta no dia 02 de abril, conforme o decreto estadual de número 29.940, de 16 de janeiro de 2015, em virtude da Semana Santa. Na sexta- feira, dia 03, é feriado em todo o país.

Normalidade
As atividades voltarão ao normal segunda-feira, 06 de abril. Os serviços emergenciais do Estado, como Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, polícias Militar e Civil, o Samu 192 Sergipe, hospitais e demais unidades de saúde de urgência estarão de plantão para atender as demandas da população.

Prefeito decreta ponto facultativo
Para proporcionar aos servidores municipais mais tempo em família no momento de reflexão e culto às tradições religiosas da Semana Santa, a Prefeitura de Aracaju decretou ponto facultativo nesta Quinta-feira Santa, dia 2, véspera do feriado da Sexta-feira da Paixão. O prefeito João Alves Filho decretou o ponto facultativo através do decreto nº 5.115.

Acesso à água em comunidades rurais
Preocupado com o problema de que, historicamente, várias comunidades rurais de baixa renda vêm sofrendo com a falta de água, o deputado federal Valadares Filho (PSB-SE) apresentou o Projeto de Lei nº 999/2015, que acrescenta dispositivo à Lei 12.873, para perfuração de poços comunitários em comunidades rurais de baixa renda.

Calamidade pública
O projeto prevê que, no âmbito do Programa Cisterna, sejam desenvolvidas ações para perfuração dos poços comunitários quando declarada calamidade pública decorrente de estiagem. “Com a falta d’água, centenas de pessoas estão consumindo água conta minada, imprópria para o consumo humano e animal”, explica o deputado.

Custo baixo
Além da viabilidade, os poços tem um custo relativamente baixo de instalação. “Um poço com cem metros de profundidade tem complementado outras fontes de abastecimento de muitas comunidades do semiárido a um custo médio de 20 mil reais, instalado. Se atender 20 residências comunitariamente, tem um custo individual de mil reais. Em qualquer época do ano é possível cavar um poço em um terreno até encontrar água do lençol freático”, explica Valadares Filho.

Nota Estre Ambiental
A Estre ambiental informa que ainda não recebeu o relatório do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe sobre contratos públicos firmados com a companhia. A empresa esclarece que os contratos vigentes estão de acordo com as regras previstas na Lei de Licitações (8666). A companhia destaca que os únicos contratos para recebimento de resíduos que mantém diretamente com administração são os com as prefeituras de Aracaju e Nossa Senhora do Socorro e que fiscais de ambos os municípios realizam, no próprio aterro, a fiscalização diária do recebimento e da pesagem de resíduos. Ao aterro da Estre chegam também resíduos oriundos de alguns outros municípios sergipanos em razão de contratos de prestação de serviços da companhia com empresas de coleta. Cabe salientar que o Centro de Gerenciamento de Resíduos da Estre é o único no Estado que atende às disposições da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10).

Sem estrutura
O líder da oposição na Assembleia Legislativa, deputado estadual Capitão Samuel (PSL) voltou a apelar do Governo do Estado que garanta melhor estrutura aos bombeiros militares de Sergipe. A retomada da cobrança de Samuel foi feita, após parabenizar a atuação dos bombeiros durante incêndio em uma loja de tecidos no centro de Aracaju, no fim de semana passado. “Mesmo com uma estrutura minimizada, esses profissionais evitaram uma tragédia maior”.

População carcerária
Sergipe é o quinto Estado com maior população carcerária o país. A informação é do presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado estadual Capitão Samuel (PSL)  que tem feito um levantamento sobre essa questão em todas as regiões brasileiras. Neste quesito, o Brasil ocupa a quarta colocação, no mundo, com mais de 600 mil detentos. “A população carcerária do Estado de Sergipe extrapola o limite em 87% da sua capacidade, ou seja, temos um déficit 1.928 vagas para abrigar os presos”, constatou.

PEC que reduz maioridade penal. Bertulino aponta riscos
O vereador Bertulino Menezes (PSB) alertou para os riscos da aprovação da Proposta de Emenda à Constituição Federal, que  reduz de 18 para 16 anos a idade penal no Brasil. Como servidor do Tribunal de Justiça de Sergipe, Bertulino Menezes lembrou que durante muitos anos atuou, junto ao juiz de Direito José Rivaldo dos Santos, nas Varas de Menores e da Infância e da Adolescência. Ele confessou que, apesar da larga experiência, ainda tinha dúvidas sobre a questão.

Redução não resolverá problema da violência
Menezes também informou que a redução da maioridade penal foi tema da primeira edição do Fórum Aracaju pelo Exercício da Cidadania, realizado no ultimo dia 20, no Conjunto Bugio. “Vimos este tema como uma das maiores preocupações da sociedade”. “Confesso que tinha muitas dúvidas sobre esta questão. Mas, ao ler a nota da CNBB, entendi que não será a redução da idade penal que irá resolver os problemas da violência no Brasil”, alegou.

Drama de estudantes que dependem do Fies
O Pastor Roberto Morais (SD) usou a tribuna da Câmara para falar sobre a angústia que estudantes universitários que dependem do Fies para continuarem os estudos têm sofrido. "Esse fundo dá sustentação ao sonho de jovens com renda baixa que precisam se graduar para garantir espaço na competitividade no mercado de trabalho", argumentou o parlamentar. Ocorre que o Ministério da Educação tem anunciado a redução de contratos e isso tem preocupado sobremaneira estudantes que só podem permanecer na sala de aula se puderem contar com o Fies até o término do curso.

A diferença em Itabaiana
Em Itabaiana, chegada a Semana Santa, toda população vive intensamente este tempo de reflexão sobre o sacrifício que Jesus Cristo fez pela humanidade. E na cidade serrana uma bela tradição vem sendo mantida pelo gestor que se tornou referência em todo estado por fazer a diferença. Ontem, terça, o prefeito Valmir de Francisquinho realizou a entrega de mais de uma tonelada e meia de peixes e cestas repletas de alimentos para os servidores, destacadamente aos garis e margaridas que diariamente mantém a cidade limpa.

Abnegação
Valmir reconhece que a cesta não é mais um item emergencial, pois atualmente os servidores recebem em dia e possuem dinheiro em conta ao final de cada mês para que possam fazer suas compras e quitarem dívidas, o que não ocorria anteriormente. Mas, para o prefeito, o ato é uma forma de agradecimento aos abnegados profissionais que estão diariamente nas ruas da cidade, cuidando e preservando um dos municípios mais organizados de Sergipe.

CGE/SE conclui 1º lote de Prestação de Contas 2014
A Controladoria-Geral do Estado(CGE/SE), após um significativo trabalho técnico institucional, liberou nesta segunda-feira,30, o primeiro lote de prestações de contas anuais, do exercício financeiro de 2014. Neste momento, foram restituídos 18 processos de contas anuais aos órgãos e entidades do governo do Estado; para que os gestores estaduais os encaminhem ao Tribunal de Contas do Estado de Sergipe(TCE/SE), até o dia 30 de abril, para fins de exame e julgamento.

Esforço
De acordo com o diretor, Eujácio Reis, as prestações de contas anuais fazem parte do esforço conjunto dos gestores estaduais e da Controladoria-Geral do Estado, para oferecer à sociedade sergipana o resultado de uma gestão ética e transparente dos recursos públicos, ao longo do exercício de 2014.

Controle interno
“A Controladoria-Geral do Estado, cumprindo o papel de órgão central de controle interno, vem trabalhando diuturnamente no exame das prestações de contas anuais dos órgãos e entidades do governo Estadual. Este é um momento importante para a Controladoria e para a sociedade sergipana, em que os técnicos da CGE se dedicam ao exame dos processos de prestações de contas anuais, tendo como objetivo garantir a eficiência e eficácia na aplicação das politicas públicas do governo de Sergipe, explica Eujácio.

Compromisso
Para o secretário-chefe da CGE/SE, Adinelson Alves, a prestação de contas anual faz parte do compromisso republicano dos gestores estaduais perante a sociedade sergipana, que, através do TCE, receberá a documentação que comprova a conformidade legal dos atos e fatos da gestão, realizados ao longo exercicio financeiro de 2014.

Certificação
“Os processos de prestações de contas anuais foram examinados e certificados pela equipe técnica da CGE/SE e estão sendo restituídos a cada gestor, para que os encaminhem  ao Tribunal de Contas para fins de exame e julgamento. Esta corte fará o exame dos processos enquanto órgão de controle externo. Todo este trabalho faz parte de uma estrutura de controle dos atos de gestão dos administradores públicos, de um governo que executa políticas públicas, mas que também presta conta dos seus atos à sociedade sergipana.

FIES realizará evento sobre a Crise Hídrica. Será no dia 07 de Abril
Diante do cenário atual de escassez de água, a Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES), promoverá no próximo dia 07 de Abril, das 08h às 12h, em sua sede, o evento Crise Hídrica – impactos e consequências para a Indústria Nordestina e Sociedade Civil, com o objetivo de discutir com representantes de diversos segmentos – Governo, Academia, Sociedade Civil e Representantes da Indústria – as implicações, alternativas e soluções a partir da análise do cenário da indústria e sociedade Nordestina, diante da situação da crise de abastecimento hídrico.

Imposto de Renda 2015
Os beneficiários do Hapvida Saúde já podem obter seus informes de rendimentos individual ou empresarial. Basta acessar o site http://www.hapvida.com.br  e clicar no banner "IR 2015". É importante lembrar que o prazo para prestar contas com a Receita Federal é até o dia 30 de abril.

PELO TWITTER

www.twitter.com/AdemarQueiroz  Viva hoje.Amanhã é um tempo duvidoso.

www.twitter.com/RicMarquesTV  "Agir sem pensar não é bom; quem se apressa erra o caminho." #redeRM

www.twitter.com/revinhogama   É tanto avião caindo que não sei como ainda estou em pé…

www.twitter.com/flaviofachel  Velhos políticos fundando novos partidos é algo como aqueles produtos conhecidos com o selo "agora em nova embalagem"…

www.twitter.com/Rafael_Salomao  Estatistica: Toda mãe pelo menos uma vez na vida já disse que iria sumir de casa.
www.twitter.com/capsamuel  Qual imparcialidade e credibilidade de  julgamento de contas de um Prefeito,que votou no candidato do Conselheiro julgador.

DO LEITOR

Selo de circulação nacional em homenagem a Dona Neuzice Barreto
Informação enviada por Geraldo Lima Feitosa, o Geraldo dos Correios: “Selo de circulação nacional em homenagem a Dona

L

 Neuzice Barreto Lima, mãe do Governador Jackson Barreto, pelo centenário de seu nascimento, em 04/04/2015. O referido selo corresponde ao 1º porte de uma carta comercial para postagem de correspondências nas agências dos Correios,
e traz os seguintes dizeres: Profª. NEUZICE BARRETO LIMA – Uma Mulher e Seu Tempo – Centenário: 1915/2015.”

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“A única coisa que vale a pena é fixar o olhar com mais atenção no presente; o futuro chegará sozinho, inesperadamente. É tolo quem pensa no futuro antes de pensar no presente.” Nikolai Gogol, escritor ucraniano, nasceu em 01 de Abril de 1809 e morreu em 1852.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais