PCCV pago em maio

Boa notícia para o servidor estadual: o governo de Sergipe se comprometeu a implementar o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV) até maio deste ano. E parece que a coisa agora vai, pois a promessa foi feita pelo Executivo na 18ª Vara Cívil, durante audiência de conciliação com os servidores da administração direta, em greve há um mês. Representantes do governo garantiram que em 15 dias, o próprio governador Jackson Barreto (PMDB) assinará um acordo com o sindicato dos servidores, comprometendo-se a pagar os benefícios previstos pelo PCCV, plano aprovado há dois anos pela Assembleia. Não perguntem de onde o Executivo vai tirar o dinheiro para honrar a promessa feita em Juízo. O importante é que ela seja cumprida, pois o funcionalismo da administração direta não suporta mais tamanho arrocho salarial. Aguardemos, portanto!

Corda bamba

Não é confortável a situação política do deputado estadual Valmir Monteiro (PSC). Ontem, o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou os embargos apresentados pela defesa do parlamentar. Ele tenta anular condenação judicial por ter deixado de recolher impostos municipais quando foi prefeito de Lagarto. Em nota, Valmir diz que o julgamento de ontem não interfere em seu mandato de deputado, nem o impede de ser candidato a prefeito. Então, tá!

Mais ágil

E quem mora no interior terá delegacias plantonistas mais próximas para registrar queixas à noite e fins de semana. A partir desta sexta-feira, as delegacias de Estância, Itabaiana e Propriá funcionarão diuturnamente, enquanto as de Lagarto e Glória terão plantões noturnos nos finais de semana. A Secretaria da Segurança Pública também planeja ampliar o atendimento das 3ª e 4ª delegacias de Aracaju.

Violência

Pesquisa revela que 98% da população conhecem a Lei Maria da Penha e que para 86% as mulheres passaram a denunciar mais os maus-tratos depois da existência da lei. Feito pela Data Popular, o estudo mostra ainda que sete em cada dez entrevistados acreditam que a mulher sofre mais violência dentro de casa do que em espaços públicos e que 50% analisam que a mulher se sente mais insegura em casa do que fora.

Mais tempo

Os donos das motos cinquentinhas terão até 31 de maio para providenciar a carteira de habilitação. Por conta de mais esta prorrogação do Contran, o Detran de Sergipe adiou para 1º de junho o início da exigência da carteira ou da Autorização para Conduzir Ciclomotor. Depois deste prazo, quem foi apanhado pilotando a motoca sem habilitação pagará multa de R$ 191,54 e terá o veículo apreendido.

Proibido parir

A falta de maternidades em Sergipe é uma vergonha. Diariamente, grávidas fazem verdadeira via crucis em busca de um local onde possam dar a luz. Aliás, a superlotação das maternidades e o fechamento de outras têm sido criticadas até pela grande mídia nacional.  A Prefeitura de Aracaju é responsável pelo agravamento do problema, pois paralisou as obras de construção de uma maternidade no bairro 17 de Março. Uma lástima!

Relação cortada

Não convidem para o mesmo regabofe o governador Jackson Barreto (PMDB) e a deputada estadual Ana Lúcia (PT). O peemedebista está tiririca com a parlamentar, uma das poucas a votar contra a aprovação das contas do governo. Ontem, o presidente estadual do PMDB, João Gama, não escondeu a insatisfação dos governistas com Ana: “Uma aliada não vota contra as contas tão decentes do governador”. Misericórdia!

Amigos do rei

Ganha uma mariola quem souber quantos conselheiros existem nas estatais e autarquias do estado e qual o custo deles para o erário. Á boca miúda, comenta-se que alguns apadrinhados participam de dois, três conselhos consultivos, comparecem a apenas uma reunião mensal e embolsam uma grana razoável. Enquanto essa turma faz a festa, o servidor estadual passa fome!

Mais tempo

Os partidos políticos têm um ano para adaptar seus estatutos e apresentar um prazo para a validade das chamadas comissões provisórias. O Tribunal Superior Eleitoral tomou esta decisão em atendimento a pedido feito por 20 legendas. Elas temiam que algumas comissões provisórias perdessem o prazo anterior, de 120 dias, para instituir os diretórios. Caso isso ocorresse, não poderiam participar das eleições deste ano.

JB satisfeito

O presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, telefonou ontem ao governador Jackson Barreto (PMDB) para informá-lo que foi orientado pelo Palácio do Planalto a resolver o impasse sobre a instalação de uma fábrica de cimento em Santo Amaro. Jackson ficou super satisfeito, pois tinha se queixado à presidente Dilma Rousseff (PT) que Sergipe pode perder um investimento de R$ 1 bilhão, simplesmente porque a Petrobras não quer liberar o terreno para a instalação da fábrica.

Gazeteiros

Apenas alguns gatos pingados permaneceram ontem no plenário da Assembleia para assistir a palestra proferida pelo padre Carlos Alberto Barros sobre a Campanha da Fraternidade 2016. Como sempre acontece em eventos dessa natureza, a grande maioria dos deputados não deu as caras, num total desrespeito aos três colegas que propuseram a palestra e, particularmente, ao reverendo palestrante. E essa turma bem paga ainda se chateia quando é chamada de gazeteira!

Recorte de jornal

Publicado no jornal sergipano Diário da Manhã, em 31 de maio de 1919.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais