Pefelista defende transposição

0

 

   Ontem este colunista publicou um artigo sobre ética na política, citando um discurso do senador Jefferson Péres (PDT-AM), que está decepcionado com a vida pública e conclamou o eleitor a exigir ética, principalmente na hora de votar. Por outro lado, é preciso analisar também que a própria classe política, em sua grande parte faz questão de distorcer os fatos com o intuito meramente eleitoral esquecendo que o mais importante é a fidelidade  a verdade. Ao tentar ludibriar o eleitorado alguns políticos esquecem que estão contribuindo para a generalização da imagem negativa da própria classe.

  Um bom exemplo disso é o projeto de transposição do rio São Francisco, que encontra-se suspenso por conta de uma decisão judicial. Que Lula é favorável ao projeto todo mundo sabe. Que o PSDB de Geraldo Alckmin também é favorável todo mundo sabe. Que grande parte da cúpula nacional do PFL também é favorável pouca gente sabe. Porém, em Sergipe estão querendo colocar a luta contra a transposição como se fosse o fato principal das eleições estaduais deste ano. Talvez seja por falta de propostas.

  Ontem, mais uma vez no Senado Federal, o senador Agripino Maia (PFL-RN) – que inclusive recebeu homenagens em Sergipe – cobrou do presidente Lula, entre outras coisas a transposição do rio. “Gostaria de ouvir do presidente Lula por que a transposição do rio São Francisco até hoje não ocorreu. Ele anunciou, cantou em prosa e verso. É evidente que alguns Estados querem, outros não querem, mas o meu Estado, que teve a refinaria subtraída, que não está incluído no roteiro da transnordestina, é beneficiário do projeto de transposição do rio São Francisco”.

   Está claro que é uma posição de um pefelista.  Está claro também que não se pode generalizar e dizer que o PFL de João quer a transposição. Como também é leviandade dizer que Deda e os petistas de Sergipe querem a transposição. Por várias vezes Marcelo Deda deu declarações contra ao projeto, inclusive deixou claro que demonstrou a sua insatisfação ao próprio presidente da República. Ou seja, de acordo com os interesses de seus estados, têm petistas, pefelistas, tucanos, contra e a favor a proposta. Querer generalizar é o mesmo de chamar o eleitor de “analfabeto político”.

   Por isso, quando a coluna faz análise sobre a  ética na política, citando declarações do senador Jefferson Peres – que é referencia em seriedade e honestidade na política deste Brasil – é porque cobra também que os políticos não façam de seus discursos e do espaço que têm no horário eleitoral de uma arma para confundir o eleitor em nome dos votos. Os interesses do Estado sempre devem ficar em primeiro lugar, independente dos partidos, divergências políticas e até mesmo problemas pessoais. O leitor, ao contrário do que se pensa, está atento a tudo: aos falsos profetas e aqueles que tentam transformar uma eleição estadual, onde se deve discutir propostas para o Estado em um plebiscito sobre o rio São Francisco, que todos sabem é unanimidade entre os sergipanos e alagoanos.

 

 

Candidatura de Jony será mantida

O candidato a deputado federal pelo PL, Jony Marcos disse ontem que já era esperada a decisão do TRE em indeferir o registro de candidatura dele. Porém, no TSE, já existem várias jurisprudências favoráveis em casos idênticos e os advogados da coligação já recorreram para manter a candidatura. Ele acredita que o recurso deve ser julgado nos próximos dias.

 

Uma sala, um homem e vários precatórios

Parece um título de um conto, mas não é. É uma situação real que ocorre em um local de uma instituição muito conhecida. O homem é de outra instituição e está lá, queimando as pestanas para resolver alguns empecilhos para que precatórios de alguns milhões sejam pagos e todos saiam satisfeitos.

 

Conselho de ética calado

O Conselho de Ética do PT não existe mais. Há pouco tempo atrás qualquer divergência de petistas  era tratada na referida instância. Agora, Gualberto, Rogério e Fredão estão na mídia sergipana e ninguém diz nada. Quem comanda o Conselho? E mais, quem começou toda briga não deveria ter resolvido primeiramente junto ao Conselho? E tem que chamar também o dirigente do PT em Gararu, que é o pivô de toda divergência.

 

Vários leitores tentaram adivinhar

Na coluna de ontem foi publicada a seguinte nota: O leitor que acertar essa charada vai ganhar um prêmio surpresa logo após as eleições deste ano: o que é o que é extorsão + imprensa? =    _________.  Foram vários e-mails. A charada será decifrada após as eleições estaduais. Mas não é nada surrealista, é fato que precisa ser mostrado para toda sociedade.

 

Candidato muda de palanque em Tobias I

No último final de semana foi grande a movimentação política em Tobias Barreto. No domingo, o candidato a deputado estadual, o empresário Antônio Costa, conhecido como Tony Tecidos, retirou  toda estrutura da campanha de João Alves e colocou a plotagem e adesivos do candidato Deda com o slogan “A verdadeira mudança”. Tony é candidato pelo PSL, liderado pelo deputado estadual José Milton de Zé de Dona.

 

Candidato muda de palanque em Tobias II

Tony – que também é vereador –  manteve o apoio a candidatura do ex-governador Albano Franco a deputado federal. Com a entrada de Tony no bloco de oposição, em Tobias Barreto o palanque conta ainda com o vereador Fábio de Nailson, o ex-prefeito Esdras Valeriano, o ex-vereador Nailson, Dílson de Agripino, entre outros.

 

Leitor denuncia licitações sem recursos I

Um leitor, bastante informado sobre as licitações de obras do governo estadual, junto ao DER e a Dehop denunciou que “várias licitações foram feitas para recuperação das rodovias estaduais sem, contudo, ter a garantia de recursos para sua realização. Algo parecido com o que ocorreu com a avenida São Paulo, em que Almeida Lima fez o edital e a licitação e não deu a ordem de serviço inicial, sendo as obras iniciadas no governo de Déda depois que os recursos foram garantidos com a União”

 

Leitor denuncia licitações sem recursos II

Continua o leitor: “Sem a ordem de serviço a empresa vencedora da licitação fica aguardando que os recursos sejam providenciados pelo Estado (Tesouro e/ou Convênio), para a ordem de serviço ser emitida,(com os preços realinhados e o famoso jogo de planilha que as empreeiterias adoram fazer) e tenha início das obras. Diariamente observo este tipo de procedimento do Diário do Estado, a Dehop  e o DER estão fazendo este tipo de “malabarismo” na Lei de Licitações para reserva de mercado a empresas de grupos ligado ao atual Governo visando a sobrevivências desses grupos caso Déda seja vitorioso nas eleições. Se eleito Deda enfrentará este problema, pois as principais rodovias estaduais tiveram os serviços licitados e os contratos assinados, sem, contudo, haver ordem de serviço emitida para as obras por falta de recursos”.

 

Ainda sobre o “forasteiro”

Mais um e-mail de um leitor: “Por parte de mãe (sergipana) sou neto de sergipano com mineira; de pai(paraibano) sou neto de paraibanos. Casei-me com uma pernambucana e tivemos uma filha potiguar. Depois  casei-me com uma sergipana e tivemos dois filhos sergipanos. Dos oito irmãos/irmãs de  minha mãe (todos sergipanos), uma casou com sergipano, outro com mineira e seis com  paraibanos (as). Meu pai mora aqui desde 1966 e já escolheu que vai morrer aqui. .. Recentemente o Sr. João Alves foi agraciado com o título de cidadão baiano e alardeou o fato inclusive em sua campanha, quando apareceu o Sr. Paulo Souto a lhe fazer elogios…”

 

Pelella pediu licença até o dia 11

A Procuradoria Regional Eleitoral em Sergipe informa que o Dr. Eduardo Botão Pelella, Procurador Regional Eleitoral, estará fora do Estado até a próxima segunda-feira, dia 11 de setembro, por motivo de doença grave em pessoa da família. Neste período, responderá pela PRE o Procurador Regional Eleitoral Substituto Paulo Gustavo Guedes Fontes. Os atendimentos e recebimentos de denúncias continuam ocorrendo normalmente através dos telefones 3234-3700 e 3234-3767, fax 3234-3788, e-mail: eleitoral@prse.mpf.gov.br ou na sede da Procuradoria da República, situada na Av. Beira Mar, 1064, bairro Treze de Julho, em Aracaju-SE.

 

Turismo na região de Xingó I

Concluindo mais uma das etapas de capacitação para o turismo de base sustentável, a Codevasf – Sergipe entrega agora em setembro os certificados de conclusão da Oficina de Capacitação para o desenvolvimento do Turismo Sustentável na Região de Xingó, com foco na revitalização do São Francisco. Ao todo, 180 participantes dos municípios de Canindé do São Francisco, Monte Alegre de Sergipe, Poço Redondo e Porto da Folha (em Sergipe), Piranhas, Delmiro Gouveia, Olho d”Água do Casado e Pão de Açúcar (em Alagoas) e Paulo Afonso (na Bahia), recebem os certificados de participação na capacitação

que teve duração de 70 horas.

 

Turismo na região de Xingó II

São parceiros da ação a Faculdade de Sergipe – Fase, o Cefet/SE, a Universidade Tiradentes, o Sebrae, o Senac, o Banco do Nordeste, a Chesf e a OSCIP Sociedade Semear. A expectativa do Superintendente Regional Paulo Viana é que os participantes passem a gerenciar as atividades turísticas que desenvolvem com bases sustentáveis, reduzindo os impactos ambientais na bacia do São Francisco, valorizando o artesanato, a cultura e a culinária regionais e dinamizando efetivamente a economia dos municípios.

 

Mais um evento nacional para Sergipe I

O Aracaju Convention & Visitors Bureau – AC&VB está comemorando mais um evento captado para ser realizado em Aracaju. Depois de disputa acirrada com a capital catarinense, Florianópolis, a capital de Sergipe será sede do XVIII Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, que deverá contar com a participação de cerca de 1.200 pessoas. A disputa para sediar o evento aconteceu no final do mês de agosto num evento realizado em Salvador. Na peleja, saiu vitoriosa Aracaju que obteve 43 votos, contra 34 de Florianópolis.

 

Mais um evento nacional para Sergipe II

 Para a captação do XVIII Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, foram parceiros do AC&VB o Centro de Convenções de Sergipe, a Sergipetec, e a Secretaria de Estado do Turismo, que estão junto na realização do evento que deverá acontecer no mês de setembro de 2008. Além deste seminário, nos últimos dias o Convention Bureau fez a captação do Congresso Nacional de voluntários e Instituições de Apoio á Criança com câncer; o Encontro Norte/Nordeste de Angiologia e Cirurgia Vascular; e o Congresso Nacional de Reprodução Animal, além do apoio do ao Mico – Seminário de Mídia e Comunicação, e ao I Encontro Nordeste de Direito do Consumidor.

 

Frase do Dia

“Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta, não há ninguém que explique e ninguém que não entenda.” Cecília Meireles.

 

Comentários