“Pesquisas”. Adiamos, porque não nos agradou

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O leitor já sabe. Este espaço defende que pesquisas eleitorais sirvam apenas para consumo interno dos candidatos. E sem divulgação. Todo ano é a mesma história. Tem pesquisas para todos os gostos e encomendas.

Ontem, 02, a TV Atalaia iria divulgar a última pesquisa encomendada ao instituto Vox Populi (veja quadro ao lado), mas não

Nota de Eugênio Nascimento onde diretor confirmou dibulgação pesquisa p/ ontem.

deu explicação aos telespectadores. Segundo informações a pesquisa será divulgada hoje, 03. Foi informado também pelas redes sociais que a TV Sergipe divulgará a terceira pesquisa do Ibope, amanhã, 04.

Os motivos estão mais do que claros para o adiamento. Para quem não sabe as duas redes são controladas pela família Franco, cujo o candidato a vice-governador pelo PSDB, é Augusto Franco Neto, filho de Walter Franco, aquele que rasgou e jogou na lata do lixo tudo que fez no passado. “Adiaremos, em Nome da Francocracia!” foi a frase.

Não interessa para o blog quem as pesquisas estão dando na frente. O que interessa para o blog é que os congressistas e a Justiça Eleitoral tenham determinação para mudar essa realidade.

Resta a sociedade aguardar um Congresso sério que tenha coragem de acabar com a divulgação das pesquisas.

Até quando o eleitor terá que conviver com uma indústria do “faz de conta”.

Boataria
Circulou nas redes sociais que o advogado Fausto Leite, do jurídico do candidato Jackson Barreto, estaria convocando advogados comissionados para trabalharem no dia das eleições.. Acontece que não passa de uma boataria inventada pela oposição. O fato é que Fausto Leite conseguiu com os aliados cerca de 120 advogados voluntários para trabalhar na campanha de JB, fazendo uma economia de R$ 200 mil reais.

Rádios fora do ar
Depois da rádio 103 FM que ficou ontem, 02, o dia todo fora do ar por determinação da Justiça Eleitoral agora foi a vez das rádios Ilha de Aracaju (leia-se Barra) e Tobias Barreto. Ambas fizeram entrevistas extensas com o candidato Edivan Amorim.

Coqueiral
O prefeito de Aracaju em exercício, José Carlos Machado, assina hoje, logo cedo, às 8h, ordem de serviço para construção de uma praça no bairro Coqueiral. O local fica na entrada do bairro, na avenida Euclides Figueiredo, nas proximidades da Escola José Alves Nascimento.

Joélia Silva é homenageada pelo Corpo de Bombeiros

A secretária de Estado da Saúde, Joélia Silva Santos, recebeu ontem, 02, a Medalha de Honra ao Mérito Dom Pedro II, do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe. A solenidade fez parte das comemorações dos 94 anos da corporação. Também foram condecorados o secretário-chefe da Casa Civil, José Macedo Sobral, que representou o governador do Estado, o chefe do Cerimonial do Governo do Estado, Ednilson Guimarães, entre outras autoridades sergipanas, além dos 50 militares bombeiros que receberam Medalha de Tempo do Corpo de Bombeiros, por prestaram relevantes serviços durante 10, 20 e 27 anos.

Museus fechados
Os museus vinculados à Secretaria de Estado da Cultura (Secult) não funcionarão no dia das eleições.  No dia 5 de outubro, o Palácio Museu Olímpio Campos, que fica em Aracaju, o Museu Histórico de Sergipe (MHS), localizado em São Cristóvão, e os Museus de Arte Sacra e Afro Brasileiro, ambos em Laranjeiras, estarão fechados.

Plano Diretor de Pirambu
Já está em fase de conclusão o Plano de Mobilização, que consiste na elaboração do documento que vai nortear todo o procedimento de realização das audiências publicas, constando as localidades das audiências, as datas e hora, como também todo o material gráfico, informativo, cartazes, referente à divulgação do Plano Diretor.A informação é do engenheiro Ambiental e diretor da ECA Ambiental – Consultores Associados, Márcio Zago e do engenheiro Ambiental e diretor Técnico da ECA, João Bosco, ambos responsáveis pela empresa que está elaborando o Plano Diretor do Município de Pirambu.

Diagnóstico
O segundo passo segundo Márcio Zago são as mobilizações e o diagnostico técnico do município. “A previsão é que o Plano seja concluído em fevereiro de 2015”, disse.De acordo com Márcio, oito funcionários da empresa estão envolvidos nos trabalhos que estão sendo realizados, além de quatro funcionários da Prefeitura, que compõem a Comissão Técnica, além da participação de todas as Secretarias Municipais.

Audiências
Márcio Zago chama a atenção para que haja a participação direta da população nas audiências publicas que serão realizadas nos povoados e sede do município. “São vocês que vão dar o diagnostico e os encaminhamentos do Plano Diretor que vai nortear o crescimento ordenado do seu município”, ressaltou.

Fici em Aracaju
A partir do dia 10 de outubro, Aracaju receberá a 11º edição do Festival Internacional de Cinema Infantil. Com cerca de cem filmes na programação voltados para o público infantil, o FICI contará com as sessões tradicionais de Pequeno Jornalista, Pequeno Cientista, Dublagem ao vivo, Sessão Prêmio Especial, Mostra Novos Jovens, além da festa de abertura. O festival começa com a exibição do filme “Felix” da África do Sul de Roberta Durrant, às 9h30. No sábado, 11, está programada uma grande festa, com palhaços, pernas de pau e oficinas destinadas ao público infantil. Além disso, haverá a exibição simultânea de nove filmes. Tudo a partir das 10h30.

Festival no Brasil
Nacionalmente, o Fici chega ao seu 12º ano trazendo sempre a celebração de um evento que consegue conquistar o seu público a cada ano que passa. O festival já atingiu a exibição de 570 filmes e um público que já ultrapassa a marca de um milhão de espectadores. Na edição de 2014, o Fici já começou em setembro nas cidades de Rio de Janeiro e Niterói e segue para Aracaju e Salvador (10 a 19 de outubro), Natal (31 de outubro a 9 de novembro) e São Paulo (6 a 16 de novembro).

Apoio ao Fici
Através de Lei de Incentivo à Cultura, o Festival tem coprodução da AvBr Produções e Espaço Z e conta com o apoio local da Casa Curta-SE, TV Sergipe, Ativa Comunicação Mundial, Superlux, Shopping Jardins e Fundação Aperipê, patrocínio do BNDES, Petrobras, OI, Outback Steakhouse, Cinemark e Prefeitura e Governo do Rio de Janeiro. A produção e realização é da Copacabana Filmes e Produções.

3ª Confraternização da Nação Rubro-negra sergipana. Neste sábado, 04
Será realizada amanhã, 04, a partir das 13h, no bar Última Sessão a 3ª confraternização da Nação Rubro-Negra de Sergipe. O

 ídolo e treinador campeão da Copa do Brasil 2013 e do campeonato carioca 2014 Jayme de Oliveira estará presente no evento para sessão de fotos e autógrafos, e terá ainda o show do rubro – negro Bell Gomes e participação especial da rubro-negra Tatah Santana. Sorteios de brindes e todos assistirão ao jogo Flamengo x Santos com o nosso ídolo presente ! Os ingressos são limitados e o primeiro lote é R$25 . Ingressos a venda na farmácia Moura ( conjunto Augusto Franco), BTFLY VIAGENS ( treze de Julho ), Bar Última Sessão ( avenida Beira-Mar) e Boutique rubro – negra ( Avenida Hermes Fontes ). Mais informações : (79) 9627-5227 (whatsapp ) e (79)3042-7801. "Acima de tudo rubro -negro , AMOR MAIOR não tem igual …

Palestra UFS
Nesta segunda-feira,  dia 06 de outubro,  às 17h na sede da Associação Sergipana de Proprietários de Salões de Beleza,  haverá uma palestra de capacitação com o Prof. Dr. Matheus Felizola da Universidade Federal de Sergipe sobre gestão de pequenas e médias empresas do setor de beleza com foco em ações de marketing e retorno de investimentos. O tema é resultado de uma pesquisa envolvendo a cadeia da beleza em Sergipe e de uma atividade de Extensão da UFS intitulada “Ações de Marketing nas Pequenas Empresas do Setor de Beleza em Aracaju” e conta com a participação da Prof. Dr. Raquel Carriço do mestrado em comunicação da UFS.

Pesquisador alerta sobre situação do rio São Francisco diante das mudanças climáticas
A notícia de que a nascente principal do rio São Francisco, localizada na Serra da Canastra, em Sao Roque de Minas, Minas Gerais, secou pela primeira vez no período histórico, levou o pesquisador do rio São Francisco, Luiz Carlos Fontes, a alertar para a possível gravidade que está à situação. O professor do Laboratorio Georioemar, da Universidade Federal de Sergipe, vê a questão sobre o viés das possíveis mudanças climáticas que estão acontecendo na Terra, e que podem estar promovendo mudanças na Bacia do rio São Francisco. Ele também alerta sobre os riscos para a gestão das águas do rio.

Drástica mudança
Luiz Carlos Fontes explica que a maior parte das águas do rio São Francisco se origina do corredor aéreo de nuvens originárias na Bacia Amazônica, e que vão se deslocando junto a Cordilheira dos Andes, até chegarem e se precipitarem na região montanhosa de Minas Gerais. “Cerca de oitenta por cento das águas do rio São Francisco vem de Minas Gerais, por isso é chamada de caixa d’agua da bacia. É exatamente ai onde surge esta evidência de que ocorre uma drástica mudança, com a diminuição na precipitação pluviométrica, o que pode ser considerado um indício de que nos próximos anos esta situação pode se agravar”, ressalta.

Nascente
Segundo o pesquisador, nunca no período histórico se teve notícia de que a nascente principal do rio secou. “O fato é preocupante. Não significa que é algo definitivo, porque vem em seguida o período do verão, período que tradicionalmente chove em Minas Gerais, e as nascentes podem se recuperar. Mas o fato das nascentes secarem no inverno pode ser uma evidência de que mudanças climáticas muito mais amplas estão ocorrendo e que podem vir a afetar o rio São Francisco, ao longo dos próximos anos”, afirma.

Vazões mínimas no Baixo Sao Francisco
Fontes ainda ressalta uma outra preocupação:  a situação coincide com o agravamento da prática de vazões reduzidas no rio Sao Francisco, entre Sergipe e Alagoas, por parte das usinas hidrelétricas.O professor Luiz Carlos alerta que em 2013, em função do volume de água retido nos reservatórios das usinas hidrelétricas, o setor elétrico solicitou mais uma vez autorização para liberar das barragens menos água do que a necessitaria para manter a vazão mínima. E  isto foi concedido pela ANA e IBAMA sem prazo delimitado. “Pela primeira vez ficou autorizado baixar as vazões mínimas de 1300 m3/s para 1.100m3/s sem prazo definido, o que se estende até o ano de 2014, sem precisar de nova autorização. Dois anos seguidos de práticas de vazões abaixo da mínima definida no Plano de Recursos Hídricos, aprovado pelo Comitê da Bacia, agrava, os impactos ambientais e sociais que vinham sendo provocados pela prática de vazões mínimas, a critério do setor elétrico”.

Agravamento
O professor alerta que o rio não recebe nenhum tipo de compensação para mitigar os impactos causados pelas baixas vazões, com o intuito de atender um único usuário, que destina os beneficios, na sua maior parte, para seus usuários fora da bacia, e por conta disso, a situação ambiental se agrava a cada dia. Por exemplo, o rio ocupa hoje,em muitos setores, apenas 1/3 da sua largura original, ficando exposto quase 2/3 do seu leito.

Situação pode se agravar
Finalmente, o professor Luiz Carlos alerta que a junção dos dois impactos (diminuição de chuvas no meio do ano e diminuição de vazões por interesse do usuário do setor elétrico) pode agravar em muito os impactos ja observados no baixo Sao Francisco. Alem disso, a transposição das águas para o Nordeste Setentrional tornará o quadro mais grave ainda, gerando novos conflitos de uso das águas, e promovendo a pratica de vazão baixa no Baixo São Francisco. “A tendência e que os conflitos se agravem nos próximos anos, afetando duramente a dinâmica do rio, aumentando a erosão o nas suas margens, dificultando a navegação e levando a uma perda maior na sua biodiversidade, e, em consequência, na pesca promovida pela sua população ribeirinha”, destaca.

Agenda
03 de outubro, sexta-feira. Faltam apenas dois dias para o primeiro turno das eleições. Hoje é dia do dentista e da anistia.10,2 bilhões de reais é o superavit acumulado no ano até agosto pelos governos federal, estaduais e municipais. Lotes do 4G foram leiloados na última terça-feira. O 4G é a mais avançada tecnologia para conexão à internet. O sistema tende a ser dez vezes mais rápido que o 3G. Agentes dos Estados Unidos negam ter subestimado o Estado Islâmico. Justiça americana acusa furto de dados da Microsoft. Prossegue a greve dos bancários em todo o país. O governo só vai rever meta fiscal após as eleições.

Curtas
PARENTES DE COSTA SÃO INCLUÍDOS EM DELAÇÃO PREMIADA. /// PRODUÇÃO INDUSTRIAL CRESCE 0,7 POR CENTO EM AGOSTO. /// NOS EUA, 80 PESSOAS TIVERAM CONTATO COM PACIENTE DE EBOLA. /// MINISTÉRIO FALA EM ALERTA, MAS DESCARTA APAGÃO NAS ELEIÇÕES. /// BELTRAME DIZ QUE HÁ PREDISPOSIÇÃO PARA ATAQUES PERTO DAS ELEIÇÕES. /// PSDB QUER CASSAR DILMA E PIMENTEL EM MINAS GERAIS.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Confiança X Central
No jogo de volta das oitavas de final da Série D, o Confiança, que continua invicto na competição, enfrentará, neste sábado, o Central de Caruaru, no Estádio Presidente Médici, em Itabaiana. O início da partida será às 16 horas.

Ingressos
Foi liberada uma carga de 7.000. Pela importância de que se reveste o encontro entre proletários e centralinos, o Presidente Médici deverá receber um grande público.

Vantagem
A equipe dirigida por Betinho necessita apenas de um empate para obter sua classificação para as quartas de final.

Valdo
A ausência do zagueiro será suprida por Juliano ou Bira.

Série A-2
A abertura do campeonato da antiga segunda divisão foi adiada do dia 8 para o dia 18 de outubro. O motivo do adiamento foi a desistência do Guarani de Porto da Folha. Agora são 6 os clubes que participarão do certame.

FUTSAL
Acontecerá hoje à noite, no Ginásio de Esportes Albano Franco, em Moita Bonita, a segunda partida da série decisiva do campeonato estadual. Estarão, mais uma vez, frente a frente, o Aracaju e o time de Moita Bonita, o Real Moitense. No primeiro jogo, vitória do quadro aracajuano, por 2 X 1. O Aracaju conta com integral apoio da PMA.

JUBS
Prosseguem os preparativos para os Jogos Universitários Brasileiros. Uma das mais importantes competições levadas a efeito na capital sergipana. Trata-se de outro evento que conta com a chancela da PMA.

Primeira rodada
Jogos da primeira rodada da Série A-2: No dia 18.10 (sábado) – Maruinense X Boquinhense, no Vavazão. Dia 19.10 – (domingo) – Independente X Dorense, no Estádio Senador Albano Franco.

Voleibol
Mais uma vitória da seleção brasileira feminina: Brasil 3 X 1 Holanda. Amanhã, sábado, a seleção brasileira feminina enfrentará a Rússia, na caminhada em busca do título mundial.

Dunga convoca
Para os amistosos contra a Argentina (11.10) e o Japão (14.10), o técnico Dunga convocou o goleiro Marcelo Grohe, do Grêmio e Souza, meia do São Paulo.

PELO TWITTER

www.twitter.com/jsantana61  Impressionante: tem gente falando em fraude para eleger Dilma. A única fraude são os santinhos, frutos do desespero, com "Dilma 45".

www.twitter.com/dilsonramoslima  Justiça eleitoral retira emissoras de rádio do ar em Sergipe por crime eleitoral, mas tevês também entraram na campanha e escapam de punição.

www.twitter.com/Rafael_Salomao  pra um bom entendedor uma levantada na sobrancelha basta

www.twitter.com/clovis_silveira  O Levy, não vai decepcionar  você, ele deve está decepcionado com ele mesmo!

www.twitter.com/palmeriodoria  William Bonner desempenhou no debate o papel de convidado bem trapalhão.

www.twitter.com/zehdeabreu  Voto de estúpido deveria valer menos?

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun
   
Frase  do Dia
“A vida nem sempre é como sonhamos, mas nem sempre sonhamos o que queremos viver.” Allan Kardec, codificador da doutrina espírita, nasceu em 03 de Outubro de 1804 e morreu em 1869.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais