PF descobre tenebrosas transações em SE. Governo encostado nas cordas

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Por mais que o governo estadual tente esconder e o atual governador, Belivaldo Chagas, tenta passar a imagem que é um “novo” governo, a realidade é cruel. De alguns dias para cá, o governo foi “encostado nas cordas”, como se diz na linguagem do boxe: como se não bastassem os números estarrecedores na educação e na saúde, o governador teve o nome dele (quatro vezes) em processos do TCE enviados à Justiça Eleitoral e ontem, 16, uma Operação da Polícia Federal que, por mais que chegará a uma rede de servidores e, principalmente políticos, como foi informado pela própria logística da operação, atingirá em cheio o governo Jackson/Belivaldo/Jackson.

E o ex-governador Jackson Barreto? Continuará fingindo que este escândalo nacional não foi

Uma das empresas de transporte escolar visitadas ontem, 16, pela PF, em Aracaju, na Avenida João Ribeiro. Inclusive alguns trabalhadores vêm reclamando dos salários atrasados.

iniciado no governo dele? Até onde chegaremos com escândalos em Sergipe Del Rey?

Pelo que se comenta esta Operação da PF chegará até mesmo em outros órgãos e poderes. O transporte escolar exala uma podridão com gente graúde envolvida Tem gente que acredita que a Operação Marcha à Ré da PF com a CGU em Sergipe dará em muita coisa, inclusive com a prisão de vários envolvidos nas próximas horas. Tem outros comparando com a Operação Babel que ficou no papel.

Por meio de nota, a CGU informou que desde 2016 já vinha apontando indícios de irregularidades em um pregão feito em 2013 pela Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (Pregão Eletrônico nº 432/2013), visando a contratação de serviço de transporte destinado a 75 municípios do estado. Os contratos são celebrados desde 2014. Sobre o pregão, a Seed encaminha o processo para que a Seplag realize através do site governamental.

O blog foi informado ontem, 16, que o MPE tem um procedimento administrativo apurando um aditivo no contrato de transporte escolar que beneficiou duas empresas. Uma pessoa garantiu que este processo foi arquivado. O blog aguarda mais informações.

Se apertar tem candidato que pula fora da disputa. Como bem escreveu Chico Buarque na música “Vai Passar”: “…Dormia a nossa pátria mãe tão distraída/ Sem perceber que era subtraída/ Em tenebrosas transações.” Neste caso Sergipe Del Rey é a pátria mãe…

 

Seed sobre a Operação Marcha à Ré deflagrada pela PF Nota da Seed: A Secretaria de Estado da Educação informa que contribuiu com a ação da Polícia Federal e, de antemão, informa que todos os contratos referentes a pregões eletrônicos são auditados, acompanhados e fiscalizados por técnicos auditores. A Secretaria de Estado da Educação destaca ainda que não se opõe às atividades diárias de fiscalização. Medidas como essas corroboraram com a transparência dos processos que envolvem verbas públicas.

Solidariedade a Aristóteles Fernandes da SMTT. Esposa como 2ª suplente de senador não é justificativa para exonerar ninguém. É sim, pressão de outro candidato O blog, que sempre fez criticas à atuação da SMTT de Aracaju em várias áreas, principalmente quando multa apenas em determinados locais, é solidário ao superintendente Aristóteles Fernandes, que foi exonerado pelo prefeito Edvaldo Nogueira com a justificativa que a esposa dele, Salete Fernandes, é a segunda suplente na chapa do candidato ao Senado Pastor Heleno. Ora bolas! Foi sim pressão política de outro candidato, ou melhor outros dois candidatos…

Perguntar não ofende É verdade que um importante  presidente de órgão  mexeu em contrato de cobrança para  arrecadar fundos para a campanha de um candidato a senador? Perguntar não ofende: Será que o governador está sabendo?

Mais anulações no concurso para soldado PMSE Mais uma vitória dos Advogados Christian Cruz e Vítor Condorelli anulando as questões 87 e 88 do fatídico concurso público para soldado da PMSE 2018. Tais questões estão fora do conteúdo programático de um concurso. O escritório continuará a entrar com mais ações de todo o estilo nos próximos dias. Inclusive com ações dos concursados para anular todo o concurso.

Questionamento ao TRE sobre pesquisas O candidato ao Senado Pastor Heleno questionou no TRE pesquisas do Ibope e Dataform que serão divulgadas nos próximos dias. O candidato afirma que os institutos erraram seu nome de registro. Colocaram “Heleno Silva”, em vez de Pastor Heleno. “Há um grande prejuízo nesse erro”, diz.

George Magalhães intervém a favor de paciente oftalmológico E durante o programa Jornal da Fan, edição de ontem, 16, quando o radialista George Magalhães mediava um debate que tratava sobre a greve dos médicos de Aracaju e a falta de diálogo do prefeito Edvaldo Nogueira com a categoria, um ouvinte entrou no ar para cobrar agilidade para tratamento oftalmológico. O homem que se apresentava como simpatizante da gestão e militante da coligação de Edvaldo em 2016, mas se disse desemparado pela gestão no tratamento de uma doença que o acomete e já compromete sua visão.

Postura mais ativa George cobrou uma postura mais ativa e sensível do prefeito com pessoas que, segundo ele “agigantam-se nas campanhas eleitorais”. Ele interveio a favor do ouvinte e um colaborador do programa se compadeceu do caso e acabou ajudando o cidadão. Parabéns a George pela proatividade em favor da cidadania.

Os mercados centrais é uma verdadeira Faixa de Gaza Assaltos, carros arrombados em plena luz do dia, pequenos arrastões com quem faz compras e um guarda municipal morto em abril deste ano. Esta é a realidade de quem comercializa ou frequenta os mercados centrais de Aracaju que parece está abandonado pelas administrações estadual e municipal, cada qual com a sua prerrogativa. Diversas reclamações de vendedores denunciam a violência e desaminam com os prejuízos causando pela insegurança do local que afasta clientes e turistas. Um ponto estratégico que deveria ser mais um atrativo e fortalecimento da cadeia produtiva naquela região é negligenciada pelos poderes públicos. Uma pena.

Violência desenfreada: empresário é morto na Grande Aracaju Quinta-feira, 16, foi um dia em que mais um sergipano perdeu a vida por conta da violência. No início da manhã, em uma propriedade rural na entrada do município de São Cristóvão, um empresário foi morto por homens que invadiram sua propriedade e vitimaram o cidadão que estava acompanhado por sua esposa. São vidas perdidas a cada dia que se transforma em estatísticas frias usadas a bel prazer de governantes de plantão. Até quando?

Caravana petista volta ao Nordeste. Passará em Sergipe? A coordenação de campanha do PT prepara uma nova rodada de visitas a estados nordestinos por lideranças e pelo ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad e agora candidato a vice-presidente. Conforme informações preliminares, a primeira viagem ao Nordeste, como vice da chapa petista, será na próxima semana. De acordo com o Jornal Metrópoles, o roteiro não está fechado mas inclui, neste primeiro momento, os estados da Bahia ede  Pernambuco. Será que em Sergipe toda a coligação PP/MDB/PSD recepcionará Haddad? Certamente a petista Conceição Vieira, que deixa a Casa Civil para coordenador a campanha de Belivaldo Chagas, convencerá Fábio Reis, Laércio Oliveira, Benedito Figueiredo entre outros a levantar a bandeira vermelha com a estrela de Lula.

Produtores aflitos com a estiagem. Governo virtual e seca real Com a estiagem que comprometeu a safra de milho deste ano em Sergipe, a agonia dos agricultores agora é correr para que os bancos financiadores emitam os laudos de perda e assim eles possam fazer o corte do que sobrou para fazer silo. Caso demore muito, nem para a silagem a lavoura servirá. Tem estudos que já apontam o aumento da temperatura para os próximos quatro anos e com chuvas abaixo da média. A propósito, até agora o Governo do Estado pouco fez em favor do agricultor sergipano.

Benefícios para o Bairro Santo Antônio O vereador Juvêncio Oliveira (DEM), fez, ontem, 16, indicações para a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) visando melhorias para o bairro Santo Antônio. De acordo com o parlamentar, uma das indicações tem como objetivo solucionar problemas de saneamento básico decorrentes da falta de cobertura do canal que fica localizado na Avenida Deputado Airton Teles.

Solicitações “Após ouvir alguns moradores e constatar de perto alguns transtornos que o canal a céu aberto provoca aos munícipes durante o período chuvoso, fiz a solicitação à Emurb pedindo a cobertura em toda sua extensão. Este é um pedido antigo de grande parte dos populares que residem na região, bem como, os comerciantes que lá exercem suas funções. Espero que possamos realizar este trabalho garantindo assim uma melhor qualidade de vida para o povo”, afirma Juvêncio. Ainda segundo o vereador, outro serviço solicitado à Empresa Municipal de Obras e Urbanização foi referente à qualidade da malha viária do bairro.

Buracos “Uma das maiores queixas dos moradores que residem pela região da Avenida Deputado Airton Teles, trecho da Rua Siriri com Pedro Calazans, é em relação aos buracos. Quando chove, muitos veículos seguem desviando deles, oferecendo risco aos outros motoristas e aos pedestres que transitam naquele local. Por isso, indico que sejam executados serviços de tapa-buracos”, finaliza Juvêncio.

Fuga dos debates? Tem candidato a governador hesitando em participar de debates promovidos por entidades de classe, emissoras de TV e outras iniciativas. Esta semana, em entrevista na rádio Educadora de Frei Paulo, Belivaldo Chagas questionou se as entidades que “adoram” promover estes debates também contribuirão para a resolução de eventuais problemas administrativos enfrentados pelos gestores. Já Eduardo Amorim ainda não se decidiu se participará na próxima quarta-feira, 22, de um debate promovido pelas jornalistas Kátia Santana e Magna Santana, responsáveis pelo grupo de WhatsApp “Café com Politica”. Candidato que critica ou evita debates perde ponto junto ao eleitorado. É aguardar.

Cortes de Temer em áreas estratégicas Relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) constatou que o Governo Federal diminuiu investimentos em áreas como Saúde, Segurança e Educação, por exemplo. Segundo o órgão, apenas no primeiro bimestre de 2018, teve bloqueios orçamentários da ordem de R$ 12 bilhões. Na avaliação do TCU, os programas setoriais mais afetados pelas restrições de recursos foram: Fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), em R$ 2,3 bilhões; Educação de Qualidade para Todos, em R$ 2,1 bilhões; Transporte Terrestre, em R$ 1,6 bilhão; Defesa Nacional, em R$ 728 milhões; Recursos Hídricos, em R$ 713 milhões; e Ciência, Tecnologia e Inovação, com R$ 581 milhões. Somente nesses seis programas, os bloqueios alcançaram R$ 8,1 bilhões e representaram 67% do montante retido. Toda a decisão pode ser acompanhada através do Acórdão 1.770/2018.

Temer garante a Albano que a FAFEN não vai fechar, mas deverá ser privatizada A Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados – FAFEN não vai fechar, mas, a Petrobras deverá iniciar o processo para privatização em substituição à decisão de hibernação da estatal. Foi o que garantiu o presidente Michel Temer ao ex-governador Albano Franco, após a audiência que aconteceu no início da tarde desta quinta-feira, no Palácio do Planalto. O encontro foi solicitado por Albano Franco para nova tentativa de intervir, visando a reversão da decisão da Petrobras de enceramento, em 31 de outubro próximo, das atividades produtivas das unidades da FAFEN.

Audiência A audiência no Palácio do Planalto, antes prevista para acontecer às 17 horas, de ontem, 16, foi antecipada por iniciativa do presidente Michel Temer para às 14 horas, e demorou cerca de 30 minutos. Na oportunidade, o ex-governador Albano Franco entregou documento ao Presidente da República, que na primeira parte relata o que classificou como “extremamente nocivas”, as consequências do fechamento da FAFEN.

Tópicos Na segunda parte, o documento elenca em cinco tópicos quais são essas prováveis consequências nocivas e, na terceira parte, são apresentadas três propostas alternativas: 1 – suspensão da decisão de hibernação/paralisação da FAFEN-SE; 2 – instituição de comissão interministerial para estudar a viabilidade operacional e financeira de funcionamento; 3 – caso a decisão de continuidade de funcionamento for inviável, que a Petrobras “não opte pela hibernação/paralisação, mas sim pela abertura do processo de privatização”.

Novas gestões O presidente Temer recebeu o documento e garantiu a Albano que faria novas gestões junto a Petrobras. Cerca de 30 minutos após o fim da audiência no Planalto, o próprio Michel Temer ligou para Albano e garantiu que a FAFEN não mais encerrará suas atividades produtivas no dia 31 de outubro, e que a Petrobras vai iniciar o processo para a privatização da empresa. Eufórico com a notícia, Albano agradeceu o empenho pessoal de Temer para reverter a decisão da Petrobras e disse que Sergipe saberá reconhecer o seu esforço para evitar esse grande prejuízo ao Estado.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Siqueira Campos: Terceirizada da Deso destrói calçada e não cumpre promessa feita a moradores O vídeo diz tudo. Uma terceirizada que presta serviços a Deso há quinze dias foi à Rua Amazonas, no Bairro Siqueira Campos, e quebrou a calçada de algumas casas com a justificativa de encontrar um vazamento. Prometeram que outra equipe iria em 48 horas fazer o devido conserto da calçada e tapar o buraco. E nada” Um total desrespeito aos moradores. Até Quando?

Preços combustíveis: Uma vergonha para Sergipe Enquanto aqui em São Paulo, o preço do Etanol e Gasolina estão nesses preços, Sergipe estamos sendo assaltados literalmente,já que produzimos Etanol. Vamos Acordar! O governo do estado só pensa em arrecadar e mais nada!

 

Nota Hospital Primavera: Temos observado que é cada vez maior a procura do Serviço de Emergência do Hospital Primavera por pacientes com doenças de alta complexidade. Por esta razão, no tocante as doenças do coração e vasculares, desde do dia 15 de agosto foi aberto neste serviço sua Unidade Cardio-Vascular. A importância na emergência está na melhor aplicação de protocolos clínicos e assistenciais como, por exemplo, o protocolo de dor torácica, síndromes coronarianas agudas, acidente vascular cerebral, doença vascular periférica e outros. Associado a isso, teremos uma maior integração com os diversos serviços de retaguarda do hospital, a exemplo do Serviço de Hemodinâmica, Ecocardiograma, Angiotomografia, Ressonância Nuclear Magnética, Centro Cirúrgico e Unidades de Terapia Intensiva/UTI, além do setor de internamento que conta com o grupo da Cardiologia Hospitalar como parte da Medicina Hospitalar. Enfim, com essa nova unidade reforçamos ainda mais a Missão da Rede Primavera Saúde, que é proporcionar assistência médica-hospitalar humanizada, em uma estrutura moderna, com foco na segurança do paciente.

PELO E-MAIL E FACEBOOK

Mestres da Medicina Sergipana – Antônio Leite Cruz    por Antônio Samarone 

Antônio Leite Cruz – nasceu em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, em 15 de agosto de 1940. Os pais, Teotônio Narciso da Cruz e Lourdes Leite Cruz, são sergipanos de Carmópolis. O avô, Honorino Ferreira Leite, foi Prefeito. Antônio Cruz possui três irmãs: Carmen, Sílvia e Maria Lícia.

O Pai, oficial da aeronáutica, obrigou Antônio Cruz a levar uma juventude nômade, de cidade em cidade, acompanhando as transferências do pai. Somente em 1958, com a passagem do pai para reserva, é que Antônio Cruz se estabeleceu em Sergipe. Concluiu o científico (2º e 3º ano) no Colégio Ateneu. Foi colega de turma de João Alves Filho. Chegou e se adaptou de imediato, as suas raízes estavam aqui.

Com uma boa formação escolar, Antônio Cruz foi um dos noves alunos aprovados no primeiro vestibular de medicina em Sergipe. Isso mesmo, somente nove aprovados. Os examinadores exageram nas exigências. Durante o curso, Antônio Cruz acompanhou o Dr. Fernando Sampaio, um dos pilares da cirurgia em Sergipe. Como possuía talento para cirurgia, começou a operar logo cedo.

Em um estágio em Propriá, ainda no sexto ano, o Dr. Ciro Tavares, percebendo as habilidades de Antônio Cruz, resolveu tirar férias, deixando o plantão com o estagiário. No período, Antônio Cruz realizou 9 cesáreas, fazendo também a anestesia. Todas sem complicações. No período da Faculdade, Antônio Cruz foi professor de química do Colégio Atheneu de Sergipe.

O Dr. Antonio Leite Cruz decidiu especializar-se em cirurgia pediátrica, frequentando uma residência médica de dois anos. Primeiro no Rio, com o professor José Antônio Lopes, e depois no Hospital das Clínicas em São Paulo, no serviço do professor Virgílio Carvalho Pinto. Bem formado, talentoso, retornou à Sergipe já contratado pela Faculdade de Medicina.

Foi como professor de cirurgia que teve o seu maior destaque. Didática refinada (personalizava as coisas), conteúdo atualizado e, sobretudo, uma postura ética impecável. Foi um professor que deixou lembranças. Quando se fala no professor Antonio Cruz, seus ex alunos reagem com carinho e consideração. Suas aulas sobre equilíbrio ácido/básico e reidratação eram memoráveis. Com certeza, um dos melhores professores que passaram pela medicina da UFS.

Entre 1970/711, durante o Governo de João de Andrade Garcez, o Dr. Antônio Cruz ocupou o cargo de Secretário de Estado da Saúde. Em seu primeiro Governo (1982/86), o governador João Alves Filho criou uma Fundação Hospitalar de Sergipe, visando construir um hospital público de qualidade. Para demonstrar a opinião pública ser uma iniciativa republicana, convidou o Dr. Antônio Leite Cruz para presidi-la.

A Fundação presidida pelo Dr. Antônio Cruz realizou, na mais completa lisura, o primeiro concurso público na Saúde do Estado de Sergipe. Os servidores foram contratados dentro de um Plano de Carreira, com isonomia entre médicos e enfermeiros. E um hospital equipado num padrão de excelência foi inaugurado. Nesse período, o Secretário de Estado da Saúde era o Dr. José Alves do Nascimento.

Em 07 de novembro de 1986, foi inaugurado o hospital João Alves Filho (HUSE), com 112 médicos, 30 enfermeiras, 96 auxiliares de enfermagem, e 200 funcionários de apoio. Contudo, o hospital, com 375 leitos, em 13 alas de internamentos, só começou a funcionar em 02 de fevereiro de 1987, já no Governo de Antonio Carlos Valadares.

No início do Governo Valadares o secretário da Saúde foi o Dr. Lauro Maia (o bom Lauro); e o presidente da Fundação Hospitalar Edney Freire Caetano. O primeiro diretor do Hospital João Alves, foi o médico Salvador Antônio de Souza Matos. No segundo Governo, João Alves extinguiu essa primeira Fundação da Saúde.

O Dr. Antônio Cruz, por onde passou no serviço público, deixou o exemplo de abnegação e decência. Na clínica privada, realizou mais de 11.700 cirurgias pediátricas, foi o primeiro cirurgião pediátrico de Sergipe. Só deixou de operar em 2015, sendo a sua última cirurgia em sua cadela de estimação. Black foi atropelada na rua, os veterinários queriam amputar a perna. Antônio Cruz disse não, deixe que eu opero. Durante a entrevista, a cadela saltitava em nosso meio.

Antônio Cruz é pai de 4 filhos, Mário Luiz, André Sobral (médico), Manuela Sobral e Suzana Sobral; e avô de três netos. Aos 78 anos, cabeça boa, domina os computadores, e vive dentro dos princípios com que guiou a sua vida, sem se afastar um milímetro. Antônio Leite Cruz, um dos grandes da medicina em Sergipe.

CARTA ABERTA À POPULAÇÃO SERGIPANA

Oss! Primeiramente, permitam-me que eu me apresente. Sou Yoakan Jócelis Soares Brito, 40 anos, casado, pai, professor, filho de Teodorico Correia Brito e Ivanilda Soares Brito, nascido no sertão alagoano. Cheguei em Aracaju aos 10 anos juntamente com meus pais na busca por um futuro melhor. Foi nessa cidade que cresci e formei a minha família. Foi a cidade que me acolheu me deu a chance de estudar, conhecer o karate, que se tornou a minha vida, me graduar professor de educação física , conhecer a minha esposa, criar e educar a minha filha. Durante mais de 30 anos dediquei minha vida ao karate, arte marcial milenar cuja filosofia norteia a minha vida e foi através dessa nobre arte que tive a oportunidade de representar o meu estado e o meu país em inúmeras competições nacionais e internacionais, sempre com orgulho de erguer a bandeira sergipana.

Outra oportunidade que tive através do karate foi a de idealizar projetos com o “Pão Nosso de Cada Dia” com arrecadação de alimentos e roupas junto aos meus alunos e suas famílias para doação a comunidades carentes das cidades de Aracaju e Itaporanga. Vários outros projetos também me possibilitaram acompanhar de perto jovens em condições de vulnerabilidade social e através das artes marciais contribuir para que superassem as dificuldades e os desafios na construção da sua cidadania.

Costumo, contudo, dizer que a maior conquista que tive através da prática do karate-do foi a conquista de amizades. Quem tem um amigo tem um tesouro. Carrego cada choro, cada alegria, cada gota de suor compartilhada com cada um dos meus amigos nessa jornada.

Sempre fui inquieto com relação a injustiças e desigualdades, mas nos últimos anos, a condição econômica e política em que nosso estado e nosso país se encontram passou a afligir de tal maneira que até cogitei viver com minha família em outro país. Muitas noites de insônia e análise, recuei, refleti, e percebi que não, não posso abandonar o meu país. Não posso deixar de lutar pelo estado que me recebeu de braços abertos. Eu tinha que lutar! E foi o que eu fiz a vida inteira, na vida e nos tatames, só que agora é diferente. A luta agora é pelo povo!

Por que não? Se a sociedade busca uma nova forma de fazer política.
Se a sociedade anseia por novos políticos. Se o bom político precisa antes de tudo ser bom exemplo de honestidade e responsabilidade, humildemente posso representar esse desejo da sociedade e dos sergipanos.

Busquei, pesquisei, conversei com várias pessoas e encontrei o meu grupo político, o partido Rede Sustentabilidade, formado por pessoas sérias, dignas, honestas, fichas limpas e fui prontamente acolhido. O que faço neste momento amigos, é dizer à população de Sergipe e ao nosso grupo político que estou disposto a encarar esse desafio, Apresento-me como candidato a deputado estadual, com a fé e a coragem de um lutador que acredita em seus sonhos e que tem a consciência de poder encarar esse desafio de cabeça erguida, olhando nos olhos de cada um, de cada pessoa que manifestou apoio a essa ideia, pois sei que, no fundo cada olhar, de cada palavra, encontrarei os mesmos sonhos e a mesma determinação que a minha: fazer a diferença! Com fé em Deus, com força e humildade, tenho a certeza de poder contribuir no desafio de ajudar a construir um mundo melhor!

Yoakan Jócelis Soares Brito
Candidato a Deputado Estadual 2018

PELO TWITTER

www.twitter.com/ValadaresPSB Estive na procissão de Glória. Na homilia o bispo da Diocese de Propriá Dom Vítor recomendou aos milhares de fiéis ali presentes que não votassem em candidato ficha suja ou no que tenha posição favorável ao aborto. Foi aplaudido entusiasticamente pela multidão.

www.twitter.com/frednavarro Tudo errado no Brasil. A eleição principal deveria ser p/os 11 ministros do STF. Eles indicariam o “palhaço” de plantão no Planalto e controlariam as “palhaçadas”. Muito mais racional.

www.twitter.com/SauloLuiz_ Será que alguém vai pedi a impugnação da candidatura de Bolsonaro? Quem conseguir parar esse estrupício ganha meu voto.

www.twitter.com/MarcioPochmann O IBGE volta a confirmar que praticamente 1 a cada 3 trabalhadores brasileiros encontra-se na situação de procura por emprego. Confirma-se o desastre anunciado do desemprego e precarização do trabalho pela aplicação do receituário neoliberal. A hora da virada está chegando.

Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter

Frase do Dia
“Tudo o que é desordem, revolta e caos me interessa; e particularmente as atividades que parecem não ter nenhum sentido. Talvez sejam o caminho para a liberdade. A rebelião externa é o único modo de realizar a libertação interior.” Jim Morrison.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais