Pirâmide eleitoral ruiu, conta a lenda

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

E no dia 27 de agosto deste ano o blog contou a lenda de um pequeno Estado de um país insular distante, no século passado, onde um candidato que não tinha carisma, mas com família abstarda, resolveu ser candidato a governador e montou – com ajuda de familiares – uma pirâmide eleitoral “estrutural”.

A pirãmide tinha os nomes de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, suplente e assim por diante na ordem de importância para receber recursos e a eleição ser decidida com a força do poder ecônomico.

Só ontem, 08, o blog teve acesso ao fim da história e a pirâmide eleitoral ruiu antes mesmo da eleição.

Conta o final da lenda que as lideranças ficaram revoltadas faltando poucas semanas para a eleição. Em cada rincão tinha gente esperando dinheiro. Em um deles,10 esperavam 50 mil pacotes cada um. Em outros receberam 5 mil pacotes que não davam para nada. Ou seja o apoio e o compromisso foram firmados, mas a palavra foi quebrada.

E muitos ouviram a promessa que “tudo seria resolvido assim que assumisse o poder”. Ou seja, quem pagaria o apoio e os votos seriam o povo, através dos cofres públicos. Num país vizinho familiares tentaram um empréstimo de 10 milhões de pacotes sem sucesso.

Pelo que se viu a honestidade venceu e a pirâmide ruiu ao sabor da promessa e da malandragem eleitoral. Afinal a política não é lugar para gente desonesta.

Eleições 2014: Parceria PF, PRE e TRE ficará na história de Sergipe
O blog não pode ainda revelar o que sabe, para não prejudicar as fiscalizações, mas as eleições 2014 em Sergipe será exemplo para o país. Tudo por conta da parceria da PF (Polícia Federal), da PRE (Procuradoria Regional Eleitoral) e do TRE (Tribunal Regional Eleitoral). Um rede do bem foi montada com monitoramento até mesmo dos empréstimos e saques bancários em diversos estados do país. Coisa de primeiro mundo. Sem falar no Guardião…

São 78 dias que pista BR-101 cedeu e DNIT/SE não faz nada
Desde o dia 22 de junho que a pista da BR-101, no quilômetro 94 cedeu e virou uma imensa cratera. Felizmente nada de grave aconteceu. De lá para cá o blog cobrou do DNIT/SE a responsabilidade da empresa que fez a obra, o inquérito (que o órgão disse que abriu) e até agora nada mudou.

São 78 dias que pista BR-101 cedeu e DNIT/SE não faz nada II
Até quando? Estão esperando uma morte no local? A quem recorrer? Socorro Ministério Público Federal. É dinheiro federal e o povo quer saber porque a empresa responsável ainda não fez o devido reparo. E os responsáveis não foram punidos. Segundo o vereador Jailton Santana, técnicos do DNIT estavam realizando levantamentos ontem a tarde “Se a recuperação for igual a duplicação, estamos ferrados!”, escreveu Jailton na rede social.

Emsurb: Edson Leal chama o feito a ordem
De parabéns a Emsurb, através do presidente Edson Leal, por chamar o feito a ordem no largo em frente a delegacia do Augusto Franco. Um toldo grande com freezers tinha se instalado no espaço público, numa concorrência desleal com os feirantes do novo mercado. Lá vendia-se não só coco, mas laranja, frutas, macaxeira e outros produtos. Se o toldo continuasse novas invasões iriam ocorrer. Ontem, 08, o toldo com os freezers foi desmontado. Até uma gambiarra já tinha sido instalada.

1º turno
Jackson Barreto, Rogério Carvalho e Belivaldo Chagas reuniram na manhã de ontem, no hotel Mercure, 50 prefeitos, além de vice-prefeitos, vereadores e lideranças municipais para definir os próximos passos na reta final da campanha eleitoral. A ordem é não cantar vitória com os bons resultados das pesquisas, mas intensificar a mobilização em todos os municípios. E, com os pés no chão, trabalhar para eleger Jackson o primeiro turno e garantir a eleição de Rogério.

Comparação
“Vamos dobrar nosso trabalho. Temos dificuldades, mas não podemos deixar de fazer a política, mostrando quem fez as coisas pelo município. É só mostrar as obras feitas por Marcelo Déda e Jackson e perguntar o que o outro fez nos seus 10 anos de vida pública, dois anos como secretário da Saúde, quatro anos como deputado federal e quatro anos como senador”, propôs Jackson Barreto.

Onde moram

Jackson comparou também o seu patrimônio com o do adversário Eduardo Amorim e seu irmão Edivan. “Na hora de declarar os bens à Justiça Eleitoral, nenhum dos dois colocou sequer a casa e o apartamento onde moram, imóveis que custam mais de R$ 3 milhões. Por que será que eles escondem tudo o que possuem?”, perguntou, lembrando que Edivan declarou um patrimônio de R$ 78 mil.

Carreata de Amorim na região Centro-Sul
O candidato do PSC ao governo de Sergipe, Eduardo Amorim, comandou no último sábado, 6, a maior carreata do pleito eleitoral 2014 no estado. Passou por nove municípios da Região Sul (Itaporanga, Estância, Santa Luzia do Itanhy, Indiaroba, Umbaúba, Tomar do Geru, Cristinápolis, Itabaianinha e Tobias Barreto).

Sinal
Com a vibração do jingle “20 v” a carreata passou pelas principais ruas e avenidas dos municípios com a participação do prefeito de Aracaju, João Alves,  senadora Maria do Carmo e do empresário Albano Franco. Acenos, gestos positivos, bandeiras e abraços os sergipanos reafirmavam seu apoio ao seu candidato à sucessão estadual. “Esse é um sinal positivo de uma campanha com propostas e com vontade de renovação”, disse Eduardo Amorim.

Propostas
Recepcionado pelo candidato a deputado estadual e ex-prefeito de Itaporanga, César Mandarino (PSC), Eduardo Amorim iniciou uma carreata que terminaria onze horas depois. “Temos um candidato com boas propostas e com capacidade de gestão. Itaporanga vai dizer sim a serviços públicos de qualidade”, acredita o ex-prefeito César.

AMASE promove congresso dias 12 e 13 de setembro
A Magistratura Sergipana promove seu primeiro congresso nos dias 12 e 13 de setembro com o tema: ‘Saúde e Bem Estar do Magistrado, uma questão de justiça’. O evento organizado pela Amase – Associação dos Magistrados de Sergipe – ocorrerá no Hotel Radisson e na abertura terá a palestra de Augusto Cury, médico, psicoterapeuta e escritor, que abordará ‘O Código da Inteligência – Qualidade de vida no século XXI’, às 20hs da sexta-feira, dia 12.

Palestras
No outro dia, os participantes do congresso, terão palestras com o desembargador Cláudio Baldino sobre ‘Prerrogativas da Magistratura – Volume de serviço judicial’ e ainda na manhã do sábado, 13,  o professor Paulo leal, falará a respeito da ‘Aplicação de Recursos Biomecânicos na atividade profissional do Magistrado e na prevenção e tratamento de lesões musculoesquelética’. Já na tarde do último dia do congresso, a psicoterapeuta,  Marilda Lipp, tratará da temática: ‘Stress e qualidade de vida no Poder Judiciário – Qual o seu limite?’

Boa nova para o audiovisual sergipano
O investimento realizado pelo Banco do Estado de Sergipe e o Instituto Banese nas raízes da terra não para de render frutos, levando os valores locais, nossas paisagens, feições e sotaques cada vez mais longe. Prova disso, a estreia em circuito comercial do longametragem ‘A Pelada’, dia 25 de setembro, promete emocionar as salas de cinema espalhadas pelo Brasil afora. Trata-se da primeira produção de grande porte rodada exclusivamente em Aracaju.

Boa nova para o audiovisual sergipano II
Para Marcelo Rangel, diretor de Programas e Projetos do Instituto Banese, a boa nova tem mais é que ser comemorada. “O filme do Damien Chemin retrata a nossa gente nos dias de hoje, revela uma capital nordestina e urbana, super atual, berço de um povo alegre, moderno e bem informado, exatamente como somos. O investimento do Banese está mais do que justificado”.

Luciano Barreto recebe homenagem
O empresário Luciano Barreto recebeu ontem, 08, Uma homenagem especial dos familiares, amigos e associados da ASEOPP pelo aniversário amanhã, 10.A homenagem, no hotel Quality, contou com a presença de diversos amigos e autoridades de vários órgãos, inclusive do governador Jackson Barreto, do prefeito João Alves, do senador Eduardo Amorim, do deputado federal Rogério Carvalho, do ex-governador Albano Franco, do vice-prefeito José Carlos Machado, entre outros.

Exemplo
Em rápidas palavras o amigo de Luciano Barreto, o conselheiro do TCE, Carlos Alberto de Souza disse que ele é um exemplo de empresário, de homem e pai de família. Carlos Alberto falou do trabalho de Luciano à frente da ASEOPP e também da sensibilidade social do Instituto Luciano Barreto Júnior que hoje é referencial para todo país.

Briga dos pequenos e médios
Falando em nome dos associados da ASEOPP, o vice-presidente, Francisco Costa, também homenageou Luciano como empresário e pai de família. “Um homem que poderia estar descansando, mas preferiu comprar a briga dos pequenos e médios empresários sergipanos, preocupado com o desenvolvimento de Sergipe”, disse Francisco se referindo ao trabalho desenvolvido a frente da associação.  Ele aproveitou para homenagear também os outros associados da ASEOPP que fazem aniversário este mês.

Energia
A esposa de Luciano, Maria Celi, agradeceu a todos os presentes a confraternização. “É essa a energia que Deus deu a Luciano. Quando um com seu dom e Luciano tem o dom de ser líder para servir”, disse, dando como exemplo o trabalho desenvolvido pelo ILBJ.

Custos das obras
Ao agradecer aos amigos presentes, Luciano Barreto, bastante emocionado fez uma homenagem especial a esposa, Maria Celi, pelos 50 anos de convivência. Luciano disse que a ASEOPP deseja apenas que os órgãos fiscalizadores tenham conhecimento de todos os custos das obras, para que elas tenham preço justo, prazo para conclusão e qualidade. “Nós não defendemos preços abusivos, mas obra de qualidade e a sociedade atendida”, disse ao lamentar que o Congresso não queira mudar a atual situação. “Estou na ASEOPP para servir aos associados e não para me servir”, concluiu.

Pirambu: primeiro município SE a abrigar a Sala da Cidadania
A partir da próxima segunda-feira, dia 15 de setembro, o município de Pirambu, distante cerca de 35 quilômetros da capital sergipana, passará a ser o primeiro município do Estado a abrigar a Sala da Cidadania. O acordo de Cooperação Técnica para a implantação da Sala da Cidadania no município de Pirambu foi publicado no Diário Oficial da União, no último dia 25 de agosto, através do número 162.

Objetivo
O Portal da Cidadania tem como objetivo fazer o recadastramento das propriedades rurais do município de Pirambu junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).  Logo após a inauguração da aula que acontece às 10 horas, haverá o treinamento do Portal da Sala da Cidadania.Do dia 16 até o dia 19, acontece a ação cadastral, visando o cadastramento dos imóveis rurais do município de Pirambu, cerca de 80 propriedades.

Palestras
No dia 18, acontece a palestra para os Cartórios de Registros Imobiliários da Região, sobre o SIGEF/Sistema de Gerenciamento Fundiário e Georreferenciamento de Imóveis Rurais (cerca de 08 Cartórios).No dia 19, sexta-feira, às 10 horas, acontece a inauguração da Sala da Cidadania, que vai funcionar na sede da Secretaria de Agricultura, com a participação do superintendente do Incra, Leonardo Góes e do prefeito de Pirambu, Élio Martins (PSC).

Banese disponibiliza crédito para servidores públicos pela internet
O Banese está oferecendo crédito direto pela internet para servidores públicos efetivos do Estado. Através do Banese Internet Banking, o servidor público do Estado pode ter acesso direto a duas linhas de crédito do Banco: o Crédito Rápido Salário e o Crédito Rápido Antecipação do 13º Salário.

Internet Banking
A partir de agora, os empréstimos dessas linhas de crédito, que já estavam disponíveis nos caixas eletrônicos ou nas agências do Banese, poderão também ser contratados através do Internet Banking, pelos servidores, sem sair de casa, a qualquer hora, de modo rápido, fácil e sem burocracia.

Produtos
A ampliação do número de produtos e serviços dos canais de autoatendimento do Banese faz parte de uma estratégia definida pelo Planejamento do Banco, que é construído de forma participativa, e busca levar mais comodidade e conforto para os clientes.O Banese Internet Banking tem um ambiente de fácil navegabilidade. Ele foi desenvolvido de forma bastante simples, sem dificuldades, para que o cliente se sinta à vontade ao utilizar o canal.

Aracaju vai sediar o 7º Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier e sua obra
Nos dias 13 e 14 de setembro, no Emes, Aracaju vai sediar o 7º Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier e sua obra, com o tema central ´A mediunidade de Chico Xavier´. Serão diversas homenagens a este homem respeitado por todos pelo seu exemplo de vida e dedicação ao próximo.

1.200 pessoas
O Encontro deve reunir, a exemplo de edições anteriores, em torno de 1.200 pessoas de todo o país e do exterior. A abertura do 7º Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier será no dia 12 de setembro, às 19h30, no Grupo Espírita Irmão Fêgo. Informações: Telefones: (79) 9949-0076 / http://www.amigosdechicoxavier.com.br

Vida Ativa – SPA na Coroa do Meio
Foi aberto ontem, 08, o Vida Ativa – SPA no bairro Coroa do Meio. O espaço oferece estética, natação infantil, massoterapia,

treinamento funcional, pilates, hidroginástica, hidroterapia,fisioterapia particular, entre outros. O Vida Ativa conta com uma equipe capacitada tendo à  frente a fisioterapeuta Lucinda Figueiredo. O espaço fica na Rua Tenente Capitão Edvaldo Lima Santos, número 401, Bairro Coroa do Meio (atrás do Farol). Telefone: 79 3255-2661 e-mail: http://vidaativasaude@gmail.com
 
Agenda
9 de setembro, terça-feira. Dia do veterinário e do administrador.
Em São Paulo, o ex-reitor da USP denuncia que a instituição está sendo desmontada. João Grandino Rodas critica os planos de seu sucessor e nega que tenha deixado a instituição em situação ruim. Num setor tradicionalmente dominado por estrangeiras, as farmacêuticas brasileiras passaram a abocanhar a maior fatia do faturamento. A Organização Mundial de Saúde analisa terapias para atacar o ebola. Vítimas podem chegar a 20 mil pessoas em pouco tempo, na África. Entidades especializadas informam que já são 55 milhões os brasileiros inadimplentes. O lado bom da notícia é que os mais jovens têm pago suas contas com maior regularidade. Mas é preciso melhorar a situação dos idosos. Cientistas descobrem genes relacionados ao aroma e sabor do café. O Brasil é o oitavo país com mais suicídios, diz a OMS. Grupo de astrônomos altera o endereço cósmico da Via Láctea.

Curtas
BRASIL PRORROGA REFÚGIO TEMPORÁRIO CONCEDIDO A EX-PROMOTOR BOLIVIANO. /// SEGUNDO A ONU, O ESTADO ISLÂMICO USA CRIANÇAS EM ATENTADOS. /// CONFLITO NA UCRÂNIA JÁ MATOU 3.000 PESSOAS DESDE ABRIL. /// SERVIDORES DA USP ACEITAM PROPOSTA DE REAJUSTE FORMULADA PELA JUSTIÇA. /// POLICIAL DE UPP É PRESO ESCOLTANDO 400 QUILOS DE MACONHA NO RIO DE JANEIRO. /// ECONOMISTAS VEEM EXPANSÃO DO PIB ABAIXO DE 0,5 POR CENTO.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Vitória expressiva

Em partida histórica realizada no velho estádio proletário, o Sabino Ribeiro, o Confiança assegurou sua classificação para a segunda fase da Série D, ao derrotar, categoricamente, a representação do Vitória da Conquista, pelo escore de 3 X 0. No primeiro tempo, Kível, aos 15 minutos e Pedrinho, aos 18, marcaram para o Dragão. O placar foi completado no tempo final, através de Bibi, cobrando penalidade máxima. A superioridade do Confiança foi uma constante durante todo o jogo. Com 17 pontos ganhos, o quadro proletário é o mais eficiente da primeira etapa da competição promovida pela CBF. No próximo domingo, o time comandado por Betinho irá a Caruaru para enfrentar o Porto, que é o segundo colocado da chave. Estará em jogo o primeiro lugar do Grupo A-4. O Dragão tem 17 pontos, enquanto que o Porto, dirigido pelo sergipano Elenilson, tem 14 pontos e está em segundo lugar. Continua, assim, o Confiança, sua caminhada para retornar à Série C. Está de parabéns a torcida do Dragão, que levou o calor humano indispensável ao time alvi-azul campeão estadual. Depois de muitos anos, o velho Sabino Ribeiro voltou a servir de palco a uma partida do campeonato nacional.

Brasil X Equador
O segundo amistoso da seleção brasileira nos Estados Unidos vai acontecer esta noite, às 22 h, em New Jersey. A equipe comandada por Dunga terá pela frente a seleção do Equador.

Corte de Maicon
A dupla Gilmar Rinaldi/Dunga não se houve bem no episódio do corte do lateral Maicon. Faltou habilidade por parte do coordenador-geral e do treinador. O motivo foi de ordem disciplinar. Com 33 anos, Maicon não disputaria a Copa 2018. Para o seu lugar, foi chamado Fabinho, do Mônaco, da França, que tem 20 anos de idade.

Ainda o caso Maicon
Explicando melhor, a dupla Dunga/Gilmar não se houve bem no episódio que envolveu o jogador Maicon. Esta conclusão não se deve ao corte em si. Ela se baseia na forma como a decisão tomada foi comunicada à imprensa e ao público. O coordenador-geral deu conhecimento aos repórteres sem que a causa fosse citada. Foi dito, apenas, que se tratava de um caso “interno”. Disso resultou uma repercussão negativa. É forçoso observar, de outra parte, que, por ser o mais velho dentre os convocados, Maicon poderia ser uma espécie de modelo para os mais novos. Esconder os reais motivos dá munição suficiente para a construção de versões das mais variadas. Como opinou um conhecido comentarista, Mauro César Pereira, cabe a pergunta: “Será que se o caso fosse com o Neymar, por exemplo, o procedimento seria o mesmo, por parte da dupla dirigente?” – A coluna transfere a pergunta para os leitores.

Vai recorrer
Paulo Schmitt, procurador-geral do STJD, anunciou que vai recorrer da pena aplicada ao Grêmio no caso de racismo ocorrido na semana passada. Acha que foi muito branda. Portanto, pretende aumentá-la.

Hernane
Os árabes não pagaram o que foi acertado. O Flamengo vai à FIFA para reclamar. O “brocador” poderá retornar ao Mengão.

Flu quer reforços
São eles: Neto, do Santos e Marcelinho, do América de Natal.

PELO TWITTER

www.twitter.com/AntonioSamarone  O poder econômico vale-se do desinteresse da maioria na escolha dos deputados para viciar os resultados. Vamos reagir?

www.twitter.com/AlberthoJorge1  Sempre aparece "almas sebosas" tentando nos desestimular. Vômitos de inveja, preguiça e coisas afins ….

www.twitter.com/BlogClaudioNun  @AlberthoJorge1  Não desanime Não! Os homens de bem são protegidos por uma Força Maior. A Inveja bate e volta. A Labuta é nossa Arma!

www.twitter.com/WilliamFonseca  Felicidade é a regra, a ordem, o objetivo, a razão, a motivação e o lucro.

www.twitter.com/palmeriodoria  Noblat incorporou Lacerda. Deu pra falar em "mar de lama". Lacerda era o Corvo da Rua do Lavradio. Noblat é a Gralha da Rua Irineu Marinho.

www.twitter.com/clovis_silveira Se você tiver algum problema com alguém, acalme-se, respire fundo e conte até 10 as pessoas tendem a agir melhor quando estão tranquilos!

ARTIGO

"No aniversário de Luciano da Celi, minha homenagem a Luciano Barreto Jr"  por Gilmar Carvalho*

Empresários, políticos, amigos se reúnem hoje (ontem) para comemorar o aniversário de Luciano Barreto, ou simplesmente Luciano da Celi.

Empresário inteligente, arrojado, Luciano, para quem não sabe, tem se prejudicado por denunciar, Brasil afora, licitações "devidamente" preparadas para ajudar aos amigos do Poder.

Defensor de preços justos e obras de qualidade, há dezenas de anos Luciano trava uma luta inglória para convencer administradores públicos que o critério correto deve ser o do preço justo para que se tenha obra de qualidade, e não o do preço mínimo, que quando não consegue aditivos, afugenta quem ganhou sem a estrutura necessária, atrasando mais ainda a realização de obras importantes, ou dá no que dá, pavimentações logo logo prejudicadas pelos buracos da incompetência. Obras de vida curta.

Tentando contribuir para melhorar a legislação, Luciano não se cansa de encaminhar documentos e opiniões para o Tribunal de Contas da União, para os governos e para a grande imprensa nacional.

Embora seja um dos mais ricos empresários do Estado, Luciano poderia simplesmente cuidar de seus negócios, mas preferiu o caminho do amparo aos pequenos e médios, reunidos na Aseopp.

Luciano foi vítima de um de meus grandes equívocos na vida pública. Paciente, deixou que o próprio tempo se encarregasse de me mostrar a verdade. Alguma voz, entre as vozes que só o coração é capaz de ouvir, deve ter lhe falado de minhas boas intenções e da minha vontade de acertar.

Pelos seus conselhos, ponderações, algumas que demoro a aceitar, é um dos muitos presentes que Deus, em sua infinita misericórdia, não se cansa de me dar.

Para falar de seu aniversário, não digo apenas muito obrigado. Deixo aqui a minha homenagem a Luciano Barreto Junior, o filho que Deus chamou para inspirar o pai a realizar uma das maiores obras sociais de Sergipe.

*Deputado, doutorando, jornalista/Reproduzido do site http://www.nenoticias.com.br

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun  

Frase do Dia
“Todos pensam em mudar o mundo, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo.”  Liev Tolstói, escritor russo, nasceu em 09 de Setembro de 1828 e morreu em 1910.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais