Ponte, Amado e a Dança Sobre o Abismo

O leitor diário deste espaço deve ter se acostumado que duas ou três vezes ao ano o titular do blog “surta” e tem sonhos mirabolantes, em reinos distantes e com personagens puramente fictícios.

Na madrugada de sábado para domingo, este jornalista surtou novamente. Desta vez não foi com nenhum personagem ficticio, mas sonhou que batia um papo com o escritor sergipano Gilberto Amado, que nasceu em Estância e primo do grande Jorge Amado, que nasceu em Itabuna. No bate papo descontraido este jornalista e Gilberto chegaram a conversar sobre dupla conterraneidade famíliar. O titular des blog nasceu em Itabuna (a família materna é itabunense) e a avô paterna (Júlia Canna Brasil) nasceu Estância.

Como era de se esperar, na conversa Gilberto Amado focou os temas principais do seu livro, conversando muito sobra a infância, a juventude, a boêmia e sua formação em Salvador e Recife, da diplomacia e o período que viveu no Rio de Janeiro até o final de sua vida.

Mas o bate papo foi mais longo quando ele falou do período que foi deputado federal por Sergipe e senador no final da chamada  República Velha. E quando este jornalista falou que pouco mudou, que a reforma política ainda não foi votada, Gilberto lembrou que focou seu mandato neste tema defendendo a representação proporcional e escreveu um livro “Eleição e Representação” em 1932.

E titular deste espaço informou que Bahia e Sergipe estão cada vez mais próximos pela linha verde. Que o atual governador construiu duas pontes que reduziu ainda mais a distância entre os dois Estados sem a necessidade de passar pela BR-101. E que uma das pontes é uma homenagem tem o nome dele e liga os povoados de Porto do Cavalo (Estància) a Terra Caída (Indiaroba).  Foi a maior ponte construída nos últimos anos no Nordeste, com 1.712 metros de extensão e 14,2 metros de largura. Tem um vão central de 25 metros, duas pistas, acostamento, 205 postes de iluminação e tudo mais.

E aí o caldo entornou no bate papo. Gilberto Amado com um largo sorriso pela bonita homenagem recebida perguntou: Então é uma ponte muito linda? O que meus conterrâneos acharam?

As duas perguntas silenciaram o titular deste espaço, mas não podia mentir para Gilberto Amado num bate papo que certamente não voltará a se repetir.

– Caro Amado a ponte está pronta, mas não foi aberta. O verão está ai, mas espera-se um dia na agenda da presidente Dilma. Os sergipanos e todos os brasileiros ainda não puderam desfrutar da beleza dela.

De repente o largo sorriso de Gilberto Amado deu lugar a um rosto entristecido e sem se despedir foi embora com apenas uma frase: “Meu Sergipe continua dançando sobre o abismo…” (Obs: A dança Sobre o Abismo é uma importante obra de Gilberto Amado de 1932).

E o titular deste espaço ficou lá com o sonho, com a ponte e dançando sobre o abismo…

Déda e João se encontrarão hoje,07, no Palácio dos Despachos
Hoje à tarde, às 16h, no Palácio dos Despachos (Av. Adélia Franco) está marcada uma reunião do governador Marcelo Déda com o prefeito de Aracaju, João Alves Filho e o vice-prefeito, José Carlos Machado. Na pauta  parcerias entre os dois governos, ajuda do Governo Federal e é claro, o Proinveste que deve retornar a Assembleia na próxima semana.

Mudanças na Câmara de Aracaju
Em seu primeiro dia como presidente da Câmara Municipal de Aracaju, o vereador Vinicius Porto (DEM) fez algumas mudanças em setores essenciais, financeiro, controle interno e assessoria de comunicação. Esta semana serão confirmados os nomes da diretoria financeira e controle interno. Na assessoria de comunicação  foi convidado o radialista César Cabral do Vale, em lugar da jornalista Alexandra Brito que desempenhou um brilhante trabalho naquela Casa Legislativa.

Mudanças na Câmara de Aracaju II
Por conta do aumento do número de vereadores que passou de 19 para 24, o plenário deverá passar por reforma, não apenas em relação aos novos edis, como também para adequar aquele espaço para o vereador Lucas Aribé. Como o Prefeito João Alves Filho (DEM) já anunciou que convocará a Câmara de Vereadores agora em janeiro, os trabalhos legislativos deverão ocorrer na Assembleia Legislativa até a conclusão das obras. Um primeiro contato já fora feito entre os presidentes.

Mudanças na Câmara de Aracaju III
Como no parlamento estadual as sessões são realizadas no período matinal, as sessões do parlamento municipal serão realizadas no período vespertino, portanto, não haverá problema na questão de horário. Outrora, a Assembleia Legislativa já cedeu o Plenário para o Poder Legislativo Municipal quando da última reforma em seu prédio, ora cedido pelo Governo do Estado de Sergipe.  E por falar em prédio, comenta-se que o Poder Judiciário deverá construir um prédio que abrangerá todos os setores e cederá o atual prédio da Praça Fausto Cardoso ao Poder Legislativo Municipal.

Antijornalismo. Como praticar 
Uma verdadeira aula de como se praticar um jornalismo de baixo nível, parcial e, portanto, declaradamente tendencioso. É como pode ser classificada a penúltima edição do programa “Manhattan Connection”, apresentado aos domingos à noite e reprisado nas segundas-feiras, à tarde, pela Globo News. O entrevistado especial do último programa de 2012 foi o ex-presidente FHC. O ultra-experiente Lucas Mendes é quem comanda uma mesa formada por Caio Blinder e Pedro Andrade, em Nova Iorque, e complementada por Ricardo Amorim, em São Paulo, e por Diogo Mainardi, direto de Veneza, na Itália. Objetivo principal: abrir o palanque para o ex-presidente e promover a desconstrução do atual governo.

Antijornalismo. Como praticar II
Nem mesmo o irreverente Diogo Mainardi teve a iniciativa de fazer uma pergunta sequer que fosse mais incisiva, ao ex-presidente. Para completar, seguem duas “pérolas” que compuseram um péssimo exemplo de jornalismo: 1. Perguntado sobre se fosse viver em uma ilha distante, com quem FHC gostaria de estar, tendo sido citados os nomes de Gisele Bündchen e mais duas mulheres muito bonitas, o entrevistado respondeu: Suelén. A personagem de Avenida Brasil, novela global recentemente exibida. Mas foi corrigido, pois a pronúncia correta é Suélen.

Antijornalismo. Como praticar III
Sobre a novela, FHC disse que se trata de um verdadeiro tratado sociológico. 2. Quando lhe fizeram uma pergunta parecida, mas com outros personagens, os ex-presidentes Sarney, Collor e Lula, FHC disse, sem pestanejar: escolheria o Sarney, porque, com ele, poderia conversar sobre literatura. E para completar, no encerramento da entrevista disse que agora pretende descansar. Mas que não fugirá da parada. Se for preciso, estará novamente na luta. Essas palavras finais foram interpretadas por alguns setores com uma frase: toma cuidado, Aécio…

Recadastramento de projeto social
A Secretaria de Bem Estar Social do Município de Canindé de São Francisco em Sergipe estará realizando o recadastramento, por determinação do Prefeito Heleno Silva, do programa municipal Pro Inclusão, mais conhecido na cidade como “renda mínima”. Todas as famílias incluídas no Cadastro atual devem atualizar os dados cadastrais para que a atual administração possa ter as informações atualizadas ou se houve qualquer alteração nas informações. Todos os beneficiários precisam participar, para não perderem o benefício.

Casos
Segundo Arnaldo Fernandes Feitosa, secretário adjunto, já foram detectados casos em que pessoas estão recebendo indevidamente e se beneficiando do renda mínima.  “Há aposentado que não tem filhos e tem linha de taxi na cidade que recebe. Outro caso é de pessoas que são contratadas pelo governo municipal e a esposa recebe, caracterizando um desvio da finalidade do projeto”, afirmou. Para fazer o recadastramento os beneficiários e moradores da sede do município de Canindé devem comparecer ao Clube Altemar Dutra, na Praça Ananias Fernandes no centro da cidade às 09h da quarta-feira, 09 de janeiro de 2013. Se programe para atualizar os seus dados para não perder o benefício. O recadastramento será por ordem alfabética.

Malhador: Para o PPS, Prefeita desrespeita cidadãos I
Uma semana após tomar posse a Prefeita de Malhador, Elayne Araújo ainda não anunciou, oficialmente, os nomes dos auxiliares que já estão administrando a cidade, do agreste sergipano. "A Prefeita precisa entender que não está administrando uma empresa particular. Ela tem obrigação de anunciar para a Sociedade quem são os seus secretários". Diz Marcos Aurélio e questiona, "Isso é uma falta de respeito, mesmo porque, sem conhecê-los, como iremos identificar tais pessoas"?

Malhador: Para o PPS, Prefeita desrespeita cidadãos II
Para o Presidente do PPS, Malhador e Tesoureiro Geral do Partido no Estado, uma das condições básicas para todo e qualquer gestor é a transparência dos seus atos. "Se nem mesmo os nomes dos Secretários a Prefeita tem tido o respeito de divulgar, já começamos a nos preocupar com todas as demais informações relativas ao uso do dinheiro público". Diz Marcos Aurélio.

Malhador: Para o PPS, Prefeita desrespeita cidadãos III
"A eleição aconteceu no início de outubro do ano passado. Passados mais de 90 dias, nós não queremos acreditar que a Prefeita Elayne ainda não teve capacidade de montar a sua equipe. O pior é que na cidade os comentários, extraoficiais, é que grande parte desses auxiliares pertencem a família da Prefeita". Revela o Presidente do PPS, em Malhador. "Se isso for verdade, o PPS lamenta profundamente. Desse jeito, parece que o "Malhador Melhor", mote de campanha de Elayne, se restringirá a melhorar apenas o orçamento familiar". Conclui Marcos Aurélio.

Rotatividade no poder
Considerado, de forma inquestionável, um dos principais pilares do regime democrático, a alternância periódica dos dirigentes de uma instituição, em qualquer nível, é fundamental para o seu desenvolvimento, nos planos administrativo, econômico e social. Lamentavelmente, porém, ainda há entidades da chamada sociedade civil que prosseguem sem promover uma reforma de seus arcaicos estatutos, permitindo a reeleição sem limites daqueles que as comandam.

Rotatividade no poder II
As organizações esportivas são um exemplo. E a justificativa alegada para que tal aconteça é a autonomia que elas têm, garantida pela Constituição Federal, esquecendo-se, os que assim procedem, que autonomia não é soberania. Aqui em Sergipe, um exemplo significativo dessa situação é a ASL – Academia Sergipana de Letras. A sociedade civil deve constituir-se em padrão a ser seguido pela comunidade e não convalidar certas práticas tão nocivas ao interesse coletivo.

Luciano Huck
O PSDB confirmou informação transmitida anteriormente, no sentido de desmentir qualquer possibilidade de o apresentador da Rede Globo estar nos planos dos tucanos para concorrer ao governo do Estado do Rio de Janeiro. Aécio Neves declarou, logo no início de 2013 que ainda é cedo para pensar em lançamento de candidatura à presidência.

Vocês estão loucos?
Esta foi a reação do ex-presidente Lula ao ensaio de lançamento de sua candidatura a governador de São Paulo. Tudo indica que o Lula deseja, mesmo, é ser candidato à presidência, em 2014.

Verbas
Para socorrer os atingidos pelas chuvas, principalmente no distrito de Xerém – (Duque de Caxias). É preciso lembrar que das 5.000 casas prometidas em 2011 à população de Petrópolis, nenhuma foi construída. À época, os municípios serranos de Petrópolis, Teresópolis e Friburgo foram atingidos por fortes chuvas, que causaram centenas de mortes e deixaram milhares de desabrigados. Liberar verbas é rápido. Mas os recursos chegarem ao seu destino é outra coisa.

FASE promove Campeonato Sergipano de Pólo 5
A Federação Aquática de Sergipe (FASE) promoveu na manhã do último sábado 5, a primeira e única etapa do Campeonato Sergipano de Pólo Aquático 5. A competição foi realizada no Parque Aquático Zé Peixe e contou com a participação de seis equipes, sendo quatro de Sergipe e duas da Bahia. O evento promovido pela FASE, contou com total apoio do governo do estado, através das Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL).

Variação
Segundo o presidente da FASE, Antonio Aragão, o Pólo 5 é uma variação do tradicional Pólo Aquático, com, algumas diferenças, a partir do número de participantes, que sai de sete no pólo tradicional, para cinco atletas.O Pólo 5 é uma criação da FASE. Estamos ainda em fase de experiência. Depois dessa competição, faremos um relatório com avaliação e enviaremos a CBDA, para que a modalidade seja oficializada e chancelada pela entidade, disse Antonio Aragão.

Disputa
A disputa é feita através de sets, como no voleibol. A equipe que vencer dois sets seguidos ou alternados é considerada vencedora. No caso de empate, será realizado o tie-break que é o set desempate. Cada set tem o tempo de 10 minutos.Outra diferença é nas dimensões da área de jogo. O espaço é reduzido de 25 para 12 metros quadrados. A idéia surgiu devido à dificuldade de se conseguir reunir equipes com sete atletas. O Pólo é um esporte com poucos participantes. Reduzindo o número de atletas, podemos formar um número maior de equipes, paras as competições locais, revela Aragão.

Temporada movimentada
Presente ao evento, o secretário Maurício Pimentel elogiou a iniciativa da FASE na promoção da competição alegando que o governo do estado, através da SEEL estará ao lado dos grandes eventos esportivos da temporada. “Começamos o ano muito bem, com uma competição de Pólo Aquático, que apesar do caráter estadual, contou com equipes da Bahia. Isso é uma prova de que teremos uma temporada muito movimentada no esporte sergipano, com a realização de grandes eventos”, disse Pimentel. (Fonte: Ascom Seel)

Carmópolis ganha moderno estádio no povoado Aguada
O povoado Aguada, no município de Carmópolis, ganhou no sábado (5), um dos mais modernos estádios de futebol do interior de Sergipe. No início da noite, a prefeita Esmeralda Cruz (PT) fez a entrega do Estádio Municipal Idelfonso Cruz Oliveira, antecedendo ao amistoso beneficente entre River Plate e Confiança. A obra foi executada com recursos próprios e representou um investimento de aproximadamente R$ 1,3 milhão.

Estrutura
O que era um simples campo de futebol se transformou numa moderna praça esportiva. O novo estádio possui uma área de 7.400 metros de gramado de qualidade, cabines de imprensa, tribuna de honra, vestiários para times locais e visitantes, e para árbitros, refletores de alto padrão, duas lanchonetes, posto de atendimento médico e sala de administração.

Futebol I
A equipe sub 19 do Confiança decepcionou completamente a torcida proletária. Diante do Palmeiras, em sua estreia na Taça São Paulo de Futebol Júnior, o quadro do Bairro Industrial, campeão sergipano da categoria, sofreu uma vexaminosa goleada de 6 X 0. A forma como o time comandado por Paulo Silva portou-se, nos primeiros minutos, foi apática. Excessivamente retrancado, sem um sistema de marcação e com uma defesa totalmente desentrosada, o Confiança levou o primeiro gol logo aos 8 minutos. Atribuir-se ao cansaço da viagem a única causa da derrota não convence. Claro que fazer uma viagem de 36 horas de ônibus até São Paulo é muito cansativo. Mas ocorre que ficou constatado que há uma diferença muito grande entre o Dragão e o Palmeiras. Em todos os aspectos. O Palmeiras, por exemplo, investe 6 milhões de reais por ano nas divisões de base. É verdade que o Confiança é o clube sergipano que tem a melhor estrutura e que desenvolve um bom trabalho nas chamadas divisões de base. Mas a diferença é, de fato, gritante. Mas ainda resta uma esperança. Faltam dois jogos. E quem sabe a equipe aracajuana, mais descansada da viagem, poderá recuperar-se do desastre do último sábado. /// No amistoso que serviu para inaugurar o estádio de Aguadas, em Carmópolis, o River Plate derrotou o Confiança por 2 X 0. Dos 90 minutos, só houve, praticamente, 30 minutos de futebol. Depois, com um verdadeiro festival de substituições, o jogo virou uma pelada de terceira categoria. O Confiança precisa melhorar muito sua equipe para disputar a Copa Nordeste. E o River Plate mostrou que está pronto para disputar o campeonato sergipano, cujo primeiro turno não terá nem o Confiança, nem o Itabaiana. /// Caminho aberto para River Plate, Sergipe e outros clubes tentarem conquistar a primeira fase da competição.

Futebol II
Copa São Paulo de futebol júnior – O Guarani de Porto da Folha, vice-campeão sergipano da categoria, foi derrotado, em sua estréia na competição, pelo Lemense, por 1 X 0. Embora tenha menos estrutura do que o Confiança, o time do interior saiu-se bem melhor do que o Dragão. /// Depois de ver desfeito um convênio com o River Plate, o Guarani enfrentou dificuldades para disputar a Copa SP, o mais importante certame da espécie em nosso país. /// Em amistoso realizado ontem no estádio Presidente Médici, em Itabaiana, a equipe tricolor, dirigida por Freitas Nascimento, perdeu para o CEO – Centro Esportivo Olhodaguense, agremiação do futebol alagoano, por 1 X 0. Anteriormente, em jogo disputado dentro de casa, o CEO também já havia derrotado o Itabaiana. /// Torcida serrana está insatisfeita com os resultados negativos obtidos por seu clube nesta fase de preparação para a Copa Nordeste.

Curtas
Japão aumentará seu orçamento em defesa, por causa de tensões com a China. /// Governo mantém sigilo sobre 46 por cento dos gastos com cartões corporativos. /// Oposição venezuelana defende CABELLO como substituto de CHÁVEZ. /// Analistas condenam arranjo contábil para garantir superávit fiscal. /// RENAN trabalha firme para voltar à presidência do Senado, mas continua de olho no governo de Alagoas. /// Instituto “fofoca” aponta rompimento nos dois principais grupos políticos do Estado. /// JACKSON já estaria rompido com DÉDA, o mesmo ocorrendo entre JOÃO ALVES e os irmãos AMORIM. /// Presidente da Câmara Municipal afirma que finanças estão em ordem no parlamento de Aracaju. /// Mas alerta para o detalhe, segundo o qual, com 5 novos vereadores na Casa, deverá haver corte nas verbas de gabinete (custeio e assessores). /// VINÍCIUS PORTO também garante a continuação dos trabalhos quanto ao PD – (Plano Diretor). /// Mesmo denunciando situação caótica nas finanças da PMA, o prefeito da capital, JOÃO ALVES FILHO, confirma a criação de cinco novas secretarias. /// Alguns setores da sociedade aracajuana estão defendendo a interdição imediata de trecho da avenida Beira Mar e não apenas durante a realização do PRECAJU. /// Vigência do acordo ortográfico foi adiado para 2016. Parte dos filólogos brasileiros faz campanha para que o referido acordo seja, simplesmente, CANCELADO. /// Teremos muitas discussões a respeito deste tema. /// PEC dos empregados domésticos já foi aprovada na Câmara. Agora só falta o Senado. /// É certeza sua aprovação pela Câmara Alta. /// O presidente do PPS, ROBERTO FREIRE, faz convite a MARINA SILVA e ouve um sonoro NÃO. Freire queria que MARINA se filiasse para ser candidata do partido em 2014. /// MARINA afirmou que só será candidata por um novo partido.

PELO TWITTER

www.twitter.com/AlberthoJorge1  Todas as pessoas têm disposição para trabalhar criativamente. O que acontece é que a maioria jamais se dá conta disso” Bom dia…

www.twitter.com/leleteles  Dinheiro não traz felicidade, diz o pobre feliz. A felicidade não traz dinheiro, diz o rico infeliz!

www.twitter.com/marcusfam  Vamos que vamos galera… Energia positiva e tendo fé que tudo vai melhorar. A vida é um aprendizado!

www.twitter.com/JoseRaimundos  Agua mole em pedra dura, bate, bate até que fura. Enquanto autoridades não querem colaborar pra REINSERÇÃO de egressos, Fazemos c/ esmolas

www.twitter.com/Daniela_Jor  Uma coisa é certa: Quanto menos pessoas souberem da sua vida e seus planos… mais feliz e bem sucedido você será!

www.twitter.com/Machu_Veio  Existem horas que a melhor coisa a se fazer é ficar em silêncio, porque a resposta perfeita seria um tiro.

www.twitter.com/o_Socorrista  As redes sociais ampliam o poder da informação, mas no twitter a escolha de quem ouvir ainda é nossa.

ARTIGO

Por que Lula?  Jefferson Lima*

Observei nas últimas semanas do ano de 2012 a forma como nosso ex-presidente Lula vem sendo atacado pela oposição conservadora, coordenada pela mídia golpista que tenta desmoralizar a esquerda, o PT e todo nosso legado.

Essa oposição é a mesma que governou o Brasil durante anos, que articulou os golpes de 54 e 64,  e que agora quer destruir a maior liderança política da história deste país. Esses mesmos "atores" que não foram capazes de apresentar um projeto nacional durante as décadas que governaram o Brasil desde a redemocratização, e que foram derrotados em 2002 por um ex-operário.

Eu me pergunto quais são os reais motivos desse ódio da elite burguesa que tenta destruir nosso companheiro Lula?

1 – Não é fácil para eles aceitarem que Lula, como o primeiro ex-operário na história brasileira, tenha ocupado o posto mais importante da nação.

2 – Eles não aceitam que 40 milhões de brasileiros (as) tenham saído da linha de pobreza, através de programas como Fome Zero, Bolsa Família e pelo aumento real do salário mínimo.

3 – Eles não aceitam  a criação da Secretaria Nacional de Juventude, do Conselho Nacional de Juventude, e que a juventude fosse incluída através de programas como Prouni, Projovem, expansão das universidades, bolsa atleta.

4 – Eles não aceitam a criação de 14 universidades federais e 214 escolas técnicas em oito anos, além da entrada de 750 mil jovens no ensino superior por meio das bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni). Hoje, centenas de milhares de jovens negros, índios e pobres estão sendo os primeiros membros de suas famílias a contarem com o diploma universitário.

5 – Eles não aceitam que um nordestino e retirante posicione o Brasil no cenário da política mundial, e respeite os países da África e América Latina da mesma forma que respeita a Europa e os EUA.

6 – Eles não aceitam que 15 milhões de brasileiros (as) tenham assinado suas carteiras de trabalho no governo de Lula.

7 – Eles não aceitam que no governo Lula o Brasil tenha retomado o crescimento, reduzido a pobreza, a desigualdade social e investido na agricultura familiar, através do Pronaf (Programa de Apoio à Agricultura Familiar), seis vezes mais do que no de FHC.

Além de ter criado outros programas para a área, como o de Aquisição de Alimentos, que compra diretamente a produção dos agricultores. Por volta de 50% dos estabelecimentos de agricultura familiar estão no Nordeste.

8 – Eles não aceitam que no Governo Lula o PIB do país tenha batido recorde, que a inflação tenha sido sempre controlada e que se tenha executado importantes obras como a duplicação da BR 101, construção de novas refinarias e estaleiros no Brasil.

9 – Eles não aceitam o fim das privatizações e a Participação popular direta nas discussões de políticas públicas através das 72 conferências nacionais realizadas durante os oito anos de governo Lula.

10 –  Eles não aceitam a inclusão social do povo pobre, negro e indígena do Brasil através das cotas nas universidades.

11 – Eles não aceitam que grandes eventos esportivos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas serão sediados no Brasil graças a articulação do ex-presidente Lula.

12 –  Eles não aceitam a humildade, o diálogo, aprovação e a popularidade que Lula tem com o povo brasileiro. O ex-presidente representa a cara do povo do nosso país.

13 – Eles não aceitam que o PT, Lula e o povo brasileiro tenham elegido a primeira mulher presidenta deste país, e que tenha dado continuidade em curso todo projeto de mudança do país iniciado na gestão de Lula.

Coloquei 13 pontos, mas poderia colocar outros milhares de motivos para justificar o ódio da direita que faz oposição ao Brasil. Foram muitas as transformações que o país passou e vem passando nos dias de  hoje. Tudo isso graças ao trabalho do nosso companheiro Lula.

Somos nós, o povo, que não vamos aceitar e nos calar diante da injustiça que é a criminalização do ex-presidente Lula, do PT e de qualquer movimento social. Vamos continuar sempre na defesa da maior liderança popular da história do Brasil, e do maior partido da América Latina, para manter o rumo do nosso país e cada vez mais aprofundar as necessárias mudanças através do governo da presidenta Dilma.

Por fim, deixo uma frase do nosso guerreiro Lula ao final dos oito anos de governo: "Podem ficar certos de que, quando eu deixar a presidência , cada partícula das coisas que conquistamos terá tido a participação de todo povo brasileiro".

*é Secretário Nacional de Juventude do PT.

DO LEITOR

Olá Amigo! Homenagem a Mozart Santos
Dida Araújo, editor de imagem:   “Mozart Santos, ex-superintendente da TV Sergipe, recebeu da câmara municipal, o título de cidadão aracajuano. Um belo reconhecimento pelo trabalho dele em prol da televisão sergipana. No discurso de agradecimento ele citou nomes de vários amigos que contribuíram para o crescimento da empresa. Nilton Linhares, Gonzaguinha foram alguns dos nomes mencionados por ele. O Carinho que o Mozart Santos dispensa à TV Sergipe é muito grande, antes de assinar o documento ele me chamou para perto dele e disse: "Dida, veja essa caneta, ela tem a marca da “nossa emissora”, foi um presente que recebi da Lourdes Maria Franco e que eu guardo com enorme carinho". Mozart Santos é muito grato à TV Sergipe, disse que lá foi a sua grande escola. Tive o privilégio de trabalhar e aprender com os ensinamentos passados por ele, posso afirmar que Mozart é um dos mais competentes profissionais da televisão brasileira. Mozart Santos é um talento testado, aprovado e preparado para encarar os desafios que a televisão aberta começa a vivenciar, sou fã e eternamente grato”.

Falta de água em São Cristóvão e a seca no Sertão
Do leitor Messias Gonçalves: Porque as autoridades, ou melhor, os gestores que por aqui passaram não tomaram medidas preventivas para não acontecer o que está acontecendo nesse momento.Uma criança de São Cristóvão perguntará aos seus pais o porquê aqui falta água para beber, para cozinhar, para tomar banho. O mesmo fará uma de uma criança de Canindé, Telha, Canhoba, Porto da Folha ou qualquer outro município do baixo São Francisco.
A maioria das empresas que vendem água mineral no estado de Sergipe estão situadas no município de São Cristóvão.  O nosso subsolo é rico em quantidade e qualidade do líquido imprescindível á vida. A reserva hídrica é incalculável.
Enquanto isso, a população sofre pela falta de uma distribuição de água moderna e eficaz. O SAAE, que faz a captação e distribuição de água na cidade histórica é uma empresa falida. No alto sertão, a população está bem próxima às margens do Rio São Francisco, e também sofre do mesmo jeito há décadas.
Não sei se sou apenas um sonhador, mas acredito que medidas simples se, tomadas ao longo desses anos, teriam evitado essas constantes crises por que passam os povos do sertão.
Quanto já se gastou com carros pipas, cisternas individuais e todo santo ano, os problemas são os mesmos.
Assim acontece em São Cristóvão. É preciso e necessário que o SAAE, órgão municipal responsável pelo abastecimento e fornecimento da água potável à população, na parte da cidade antiga, já que no grande Rosa Elze, esse serviço é ofertado pela DESO, atue de forma a atender as necessidades da população.
O que faltou ao longo desses anos, foi planejamento e interesse em proporcionar a cidade, um serviço de qualidade. É inadmissível que uma cidade como São Cristóvão só exista uma estação de tratamento, próxima ao Cristo Redentor. São Cristóvão pela sua extensão territorial deveria ter pelo menos três, localizadas em pontos estratégicos. E não fizeram.
Assim como eu sonho em ver os médicos formados nas Universidades da América Latina e Caribe, terem os seus diplomas reconhecidos aqui no Brasil, para que possam exercer as suas profissões e, completar a carência de médicos no País, espero que um dia, algum governador (Jackson Barreto de preferência), adote em sua gestão, uma política de dar aos sertanejos do nosso estado, para cada propriedade, um poço artesiano. Não importa se a água é salobra ou não. O que importará é que pelo menos os animais, base de sustentação para os nossos sofridos irmãos do campo tenham água para beber. Não precisando que eles disfarçam das suas economias, alugando pastos muitas das vezes longínquos. Sonhar é possível. Fazer é ter vontade”.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“Um toque de sonhar sozinho,te leva em qualquer direção”. Luiz Melodia, cantor e compositor brasileiro de MPB, que completahoje, 07, 62 Anos. A frase é parte da letra da música Fadas.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais