POR QUE VOTAREI NULO (Mais uma vez…)

0

A Carta desta Semana traz  o comentário de um participante da Questão do Mês de agosto:

 

Já não é de hoje que voto nulo e digo o porquê:

Porque já não é de hoje que somos enganados, passados para trás e usados em nome de uma falsa Democracia. Sim, esta mesma Democracia que nos “dá o direito” de escolher, através do voto, da eleição direta, quem irá nos representar e que, ao mesmo tempo, nos pune, democraticamente – claro -, caso não cumpramos com o nosso “dever cívico”.

Aqueles em quem já votei, em quem acreditei, para quem já dei o meu “voto de confiança”, nada fizeram por mim e por meu povo. Olharam apenas para si, para seus bolsos, para seus intere$$e$… Vivem de falácias… É sempre a mesma história…Vai eleição, vem eleição, são os mesmos textos ludibriativos, as mesmas boas propostas( que existem e que as ouço desde criança ), mas que jamais tornaram-se realidade, pois servem apenas para angariar votos dos ainda crédulos eleitores. Estão lá, no papel, perfeitas, dentro de gavetas, esperando as próximas eleições, para ao final delas, serem novamente engavetadas…Um monstruoso círculo vicioso… Depois, já eleitos (os mais convincentes), constróem praças, quadras esportivas, fazem obras de pavimentação superfaturadas com péssimo material e péssima mão-de-obra (pois pegam qualquer um para dizer que estão dando empregos temporários), constróem uma ponte aqui, um viaduto ali, uma passarela qualquer, oferecem shows milionários, projetos populares etc. Nos dão esmolas…E com uma vida digna, não é necessário viver de esmolas…Uma coisa é precisar temporariamente de uma ajuda, outra é nascer, viver e morrer(até isso é caro…) com essas “ajudas”…

Todos eles sabem muito bem o que é necessário para melhorar o país, mas  não há interesse, vontade política em mudar.

Enquanto eu, você e tantos outros discutimos sobre o voto nulo, o branco, o que vai para A ou o que vai para B, enquanto nos engalfinhamos, estes mesmos senhores estão juntos(e na maior mordomia, paga com nosso dinheiro), rindo de nós(macacos de auditório) e criando novas formas de arrecadar(arrancar) ainda mais dinheiro e de nos tornar mais dependentes, com projetos como a farmácia e o restaurante populares, bolsa-escola(esmola), bolsa-família, cheque-cidadão etc. Todos projetos(verdadeiras armadilhas para conseguir o voto da “massa”, da população mais pobre)que custam milhões aos cofres públicos e que nos deixam cada vez mais em suas mãos, quando bastaria investir esses milhões em um salário digno, em reais oportunidades, em reais melhorias na Saúde e na Educação.

Precisamos de uma Reforma Política urgente! Chega de imunidade(impunidade) parlamentar, de renúncias para fugir de cassações, de voto secreto, de troca-troca de partidos. E que esta reforma comece pelo bolso! Chega de salários exorbitantes! Aqueles que lá estão são escolhidos e pagos por nós e, como “empregadores”, temos o direito, não só de cobrar pelo serviço, como de “determinar” o quanto pagar por este serviço. Quando falam em aumento dos próprios salários, não se importam se nós, “empregadores”, temos condições de arcar com esse aumento, mas aumentam, exorbitantemente. Quando o aumento é para nós…

Essa má distribuição de renda se dá pela ganância dos governantes(no mundo), que a cada dia querem mais e mais. E para ganhar cada vez mais, tem de haver cada vez mais dependentes, cada vez mais pobreza, doença e, acima de tudo, falta de cultura, de estudo. Quanto menos politizado o povo, mais roubo haverá. Por isso a política do “Pense e Vote!”…”Exerça sua cidadania”…”Esse aqui rouba, mas faz”…”Melhor votar no menos pior do que não votar”…”Vote para poder cobrar depois”…”Se você não lembra em quem votou, vai cobrar de quem?”(Como se tivéssemos o direito de cobrar apenas daqueles em quem votamos…Como se os eleitos governassem apenas para aqueles que os elegeram…Piada…)

Já estamos cheios de ligar o rádio ou a TV e ouvirmos que foram desviados 50, 60, 70 milhões dos cofres públicos…Dinheiro que deveria ser investido em saúde, em educação, em moradia, em melhores salários, num melhor nível de vida para os cidadãos e que estão indo para os bolsos de
uns poucos que pouco se preocupam se universidades como a UERJ, por exemplo, estão caindo aos pedaços e sem condições de atender os estudantes ou se hospitais como o Souza Aguiar e Miguel Couto estão sem equipamentos, sem medicamentos, sem manutenção do prédio, se estão deixando pessoas esperando e morrendo nos corredores porque os médicos não podem dar um atendimento digno… Curiosamente, notem, o caos na Educação e na Saúde…Coincidência???…


Há muito dinheiro sendo desviado, tanto ilegalmente quanto “legalmente”, como em forma de impostos, por exemplo. E impostos altíssimos(cerca de 74). Dentre eles temos: o IPTU, o IPVA, o pedágio, o ICMS, a Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública(basta olhar a conta de Luz) e o Imposto de Renda. Impostos que nos levam quase que um terço de nossos rendimentos. Isso sem contar na distribuição do dinheiro que apostamos semanalmente nas Lotéricas da vida. Já repararam – atrás da folhinha de sua aposta predileta – que há porcentagens para vários fins como Educação, Cultura, Esporte e Seguridade Social? E o que vemos ser feito com esse dinheiro de significativo? Pagamos muito caro para sobreviver. Vivemos para pagar impostos. É muito dinheiro e muita pobreza. Um tanto quanto incoerente, não parece?…

Quanto aos possíveis candidatos honestos e bem intencionados(acredito que existam), em caso de alguns vencerem e terem um poder maior, maior força de ação, serão obrigados a “dançar conforme a música”… E aí é que está: TEMOS QUE ACABAR É COM ESSA “MÚSICA”, ou seja, com a corrupção, com a impunidade etc…Votar nulo, além de ser uma total falta de opção, é uma forma de protesto, e de tentar, a longo prazo(Certamente, pois nenhuma mudança, principalmente política, acontece de uma hora para outra…), mudar esse quadro caótico em que encontra-se, há décadas, a nossa política…

Somos democraticamente obrigados a votar, mas não somos obrigados a escolher o “menos pior”!

Por essas e outras, continuarei votando NULO!!!

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais