Porta escancarada

De dezembro passado até agora, o governo de Sergipe já contratou mais de 1.040 cargos comissionados, superando o limite previsto de 30% dos cerca de 3 mil CCs exonerados no final do ano sob o argumento de enxugar a máquina estatal. A farra é tão grande que algumas Secretarias estão com dois CCE-15, cargo criado para substituir o secretário-adjunto e que, segundo a Lei da Reforma Administrativa, cada Pasta comporta somente um. O Diário Oficial do Estado tem circulado todos os dias com páginas inteiras de nomeações, prática que deve continuar por mais algum tempo, já que a Segurança Púbica, Educação, Saúde, e Desenvolvimento Econômico ainda não nomearam a grande maioria dos CC’s a que têm direito. Pelo andar da carruagem corre-se o risco de, em pouco tempo, os novos contratados serem tantos ou mais do que os cerca de 3 mil mandados embora no fim do primeiro governo de Jackson Barreto (PMDB). Em isto ocorrendo, fica sepultado o discurso de cortar na própria carne para o governo economizar mais de R$ 249 milhões por ano.

Voto dirigido

Policiais federais fizeram ontem busca e apreensão de documentos no Detran de Sergipe e na casa do ex-presidente daquela departamento, Bosco Costa (PDT). O farto material apreendido subsidiará o processo aberto pela Justiça Eleitoral para apurar denúncia de troca de votos por carteiras de habilitação. Bosco, que é 1º suplente de deputado federal, chegou a ser preso por porte ilegal de arma, mas foi liberado após pagar fiança. O processo corre em segredo de Justiça.

Sopa de letras

O blog informou ontem que a deputada estadual Maria Mendonça é do PSC. Na verdade, a parlamentar itabaianense é filiada ao PP, partido dirigido pelo deputado Venâncio Fonseca que a acolheu depois que ela deixou o PSB.

Mais transparência

Uma alteração feita pelo Ministério da Saúde na ficha de notificações dos casos de violência que chegam aos hospitais vai ajudar a recolher dados sobre agressões contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. Foram acrescentados na ficha dois campos: um da orientação sexual, e o outro para informar se o paciente é travesti, mulher ou homem transexual.

Troca de posto

O ex- subsecretário estadual de Desenvolvimento Energético, Oliveira Júnior (PT), foi nomeado para a Secretaria de Estado da Infraestrutura como consultor extraordinário para Assistência Técnico-Administrativo,  que vem a ser o antigo cargo secretário-adjunto.

Vapt-vupt

A Câmara de Aracaju se reúne daqui a pouco para votar projetos da Prefeitura fundindo empresas públicas e extinguindo cargos e secretarias. Convocados extraordinariamente, os vereadores vão se reunir no plenário da Assembleia porque o prédio do legislativo municipal está em reforma. A  exemplo de sessões anteriores, a bancada governista deve apreciar e votar todos os projetos num piscar de olho.

Pressa criticada

E a vereadora Lucimara Passos (PCdo B) condena a convocação extraordinária da Câmara: “Esta pressa visa evitar o debate com a sociedade aracajuana sobre a reforma administrativa proposta pela Prefeitura. Não há tempo nem informações suficientes para os vereadores analisarem todos os projetos”, reclama a comunista.

Jogou a toalha

O senador Antônio Carlos Valadares (PSB) desistiu de disputar a presidência do Senado. Em nota, o parlamentar sergipano explica que “em função da nova realidade política criada com o lançamento do nome do senador Luiz Henrique (PMDB), a nossa candidatura alcançou os objetivos pretendidos pelo PSB”. Valadares seria candidato se não tivesse surgido outro peemedebista disposto a enfrentar o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB) na eleição da nova Mesa Diretora.

Novo emprego

O jornalista Diógenes Brayner informa hoje no Correio de Sergipe que o diretor presidente da Codise, Roberto Bispo, está se afastando do cargo para assumir a diretoria geral da Assembleia. Será nomeado tão logo o irmão, deputado Luciano Bispo (PMDB), seja eleito presidente do Legislativo.

Tapa na macaca

Oito milhões de brasileiros adultos já usaram maconha pelo menos uma vez na vida e outros cinco milhões já cheiraram cocaína. É o que revela estudo da Universidade Federal de São Paulo. Os psiquiatras alertam que a pessoa compulsiva tem uma tendência maior a se tornar dependente. Segundo eles, não há um tipo de droga pior que o outro porque todas elas viciam.

É roubo

O Movimento Não Pago promove, às 16h de hoje, mais uma manifestação contra o reajuste da tarifa dos ônibus de Aracaju. “R$ 2,70 é roubo! Todo ano a passagem de ônibus aumenta, os lucros da máfia dos empresários do transporte sobem e a vida da população só piora”, diz nota do Movimento, que também condena a forma truculênta como a Guarda Municipal tem tratado os manifestantes.

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano Folha da Manhã em 11 de setembro de 1938

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais