Preocupantes números violência em SE

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública apresentou ontem, 06 de novembro, juntamente com o Ministério da Justiça, os dados sobre a segurança nos Estados, referentes ao ano de 2011. Alguns dados chamam a atenção: o total de gastos no país com segurança pública subiu 14,05% e atingiu R$ 51,55 bilhões, na comparação entre os anos de 2011 e 2010.
O relatório mostra ainda que, enquanto os Estados elevaram os gastos em segurança pública, a União reduziu em 21,26% o investimento no setor em relação a 2010. Comparando os dois últimos anos, os números mostram uma queda na taxa de homicídios em 14 Estados, enquanto o número de assassinatos aumentou em 10 unidades da federação (incluindo o DF). Três Estados não apresentaram informações suficientes (PI, RR e RN).

Os seis estados mais violentos em 2011 -Alagoas lidera o ranking dos Estados com maior taxa de homicídios, 74,5 mortes por grupo de 100 mil habitantes. Em seguida aparecem Espírito Santo (44,8), Paraíba (43,1), Pará (37,5), Pernambuco (36,7) e Sergipe (32,1).

Sergipe – Os números de Sergipe são preocupantes. Os dados sobre os Crimes Violentos Letais Intencionais – CVLI, que engloba Homicídio Doloso, Latrocínio e Lesão Corporal seguida de Morte, aumentou de 667 em 2010 para 708 em 2011, fazendo com que o Estado se tornasse o 6º mais violento do país (33,9 CVLI por 100 mil habitantes).

Crimes Violentos Letais Intencionais – CVLI (2007 a 2011) – Em 2007 (524), 2008 (539), 2009 (593), 2010 (657) e 2011 (708), em números absolutos, ao calcularmos os crimes por 100 mil habitantes teremos em 2007 (25,8), 2008 (27,0), 2009 (29,4), 2010 (31,8) e 2011 (33,9)

Mortes a esclarecer – Embora tenhamos um dos melhores índices de elucidação de homicídios do país, assusta saber que ainda temos 416 mortes a esclarecer em 2010 e 456 em 2011.

Roubo a Banco – Embora os números absolutos pareçam pequenos, aumentaram de forma preocupante. Em 2010 foram 02 roubos a instituição financeira, 14 em 2011.

Roubo de veículos – Em 2010, 549 sergipanos tiveram seus veículos furtados, em 2011 esse número aumentou consideravelmente, chegando a casa dos 845 veículos roubados. Um aumento de 53,91%.

Total de roubos – No ano de 2010 foram registrados 6.522 roubos em Sergipe, 8.697 no ano de 2011, um aumento de 33,34%.

Estupro – No ano de 2010 foram registrados 292 estupros, já em 2011 foram registrados 325, um aumento de 11,30%.
Investimentos em Segurança Pública – O Estado investiu 705.346.013,34 em 2010, já em 2011 investiu 678.257.696,49, uma redução da ordem de -3,8% (números englobam folha de pagamento).

Salários – Os dados sobre salários trazem informações interessantes. A renda Bruta Máxima de um Delegado é 23.615,30 (vinte e três mil, seiscentos e quinze reais), de um Coronel é 17.292,35 (dezessete mil, duzentos e noventa e dois reais), de um Agente é 9.591,41 (nove mil, quinhentos e noventa e um reais), e de um Soldado é 3.407,37 (três mil, quatrocentos e sete reais).

Dados positivos – A única coisa positiva nos dados do Fórum sobre Sergipe, é que nosso estado alimenta com alta qualidade o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas – SINESPJC.

Registro do Blog – Gostaria que Sergipe apresentasse os dados referentes à segurança pública diretamente aos sergipanos, sem a intermediação (e com quase um ano de atraso) do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Os sergipanos merecem essa deferência.

Fonte – Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2012, disponível em http://www2.forumseguranca.org.br/node/32131 . (acesso em 06 de novembro de 2012)

Visita e decreto
Os ministros do STF Carlos Britto e Joaquim Barbosa visitaram o governador Marcelo Déda na tarde de ontem, 06, ao lado do sergipano secretário geral do CNJ, Francisco Alves. Também ontem foi assinado o decreto onde Déda reassumiu o governo do Estado.

Ação eleitoral em Areia Branca
O blog foi informando que o promotor eleitoral do município de Areia Branca ingressou com uma ação por captação ilícita de voto contra o prefeito reeleito Agripino. Segundo as informações a Justiça Eleitoral tem provas consistentes contra o prefeito.

Dom Lessa deu um puxão de orelha no padre Américo?
O blog é contra a violência em qualquer de suas formas. O caso do padre Américo que levou um sopapo de um homem em Macambira não pode ficar impune. Por outro lado, o bispo Dom Lessa, que foi a SSP pedir segurança para o padre, deveria ter aproveitado e solicitado para que o padre não participe da política partidária em Macambira.

Dom Lessa deu um puxão de orelha no padre Américo? II
Na campanha eleitoral os sermões do padre eram direcionados a um grupo político e no dia da eleição ele por pouco não foi preso numa escola onde fazia boca de urna. O Padre Américo também critica os fieis que votaram no atual prefeito, que foi reeleito, Ricardo Souza. Ou seja, o padre merecia um puxão de orelha, pelo menos do bispo sim.

Zeca cobra Deso
O deputado estadual Zeca da Silva (PSC) visitou nesta segunda, 5, o povoado Tanque Novo, em Riachão do Dantas, para ver de perto e prestar solidariedade e auxílio aos moradores que sofreram com uma forte tempestade no último final de semana. Mas, ao chegar por lá, Zeca recebeu  outra má notícia: a de que o povoado sofre há 15 dias com falta de água encanada. Como o povoado é atendido pela Deso, o deputado entrou imediatamente com indicação na Assembleia Legislativa para que a Deso explique e resolva o problema o mais rápido possível.

Conselho Nacional dos TCE`s. Conselheiros querem criação
O blog na segunda-feira defendeu a necessidade de criação do Conselho Nacional dos Tribunais de Contas para fiscalizar a atuação dos conselheiros assim como faz o Conselho Nacional de Justiça em relação aos magistrados. Ontem o blog recebeu um e-mail informando que a Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas) vem defendendo a aprovação da PEC apresentada pelo então deputado (hoje senador Vital do Rego Filho (PMDB-PB) que prevê a criação do Conselho Nacional dos Tribunais de Contas (CNTC).

Conselho Nacional dos TCE`s. Conselheiros querem criação II
Inclusive no mês de junho deste ano, os representantes da Atricon estiveram na Câmara dos Deputados pedindo apoio dos lideres partidários para colocar na pauta de votação a PEC. A entidade defende a aprovação da PEC por entender que os tribunais de contas e a atuação de seus membros ficaram sem um órgão normatizador e de controle externo. O presidente da Atricon, conselheiro Antônio Joaquim entende que CNTC vai normatizar, organizar e harmonizar o funcionamento dos 34 Tribunais de Contas, além de atuar como instância correcional.

Mobilização I
O prefeito eleito de Boquim, Jean Carlos Ferreira, destacou a importância dos avanços proporcionados pelo Proinveste no seu município e na sua região, a exemplo da reforma da Escola Cleonice Fonseca. “Teremos benefício na área educacional e toda a região será beneficiada com o incentivo econômico que diversas atividades receberão a partir dessa linha de crédito”, mensurou o prefeito que participou do movimento de mobilização do governador em exercício, Jackson Barreto, que reuniu prefeitos eleitos e reeleitos, lideranças políticas e movimentos sociais, no Sindicato dos Bancários.

Mobilização II
Já o prefeito reeleito de Cristinápolis, Raimundo Leal, popularmente conhecido como ‘Padre Raimundo’, destacou a importância de se ter alternativas nos momentos de crise. “Todos os administradores passam por dificuldades para gerir diante da queda de receitas. Se dar ao luxo de perder uma oportunidade dessa, é um ato de irresponsabilidade histórico. Em Cristinápolis a população está muito atenta e querendo saber quais os deputados da região que se posicionam contra a iniciativa. Apelamos para que Deus ilumine essas almas e eles pensem no futuro do povo”, sentenciou o prefeito.

Valadares diz que PSB não apoiaria fraude eleitoral em Laranjeiras
O senador Valadares (PSB) rebateu ontem, 06, as declarações do deputado Adelson Barreto (PSB) sobre o partido. O senador explicou que Adelson nunca foi eleitor e sequer teve domicilio eleitoral em Laranjeiras. “Pra ser candidato em Laranjeiras só se o PSB apoiasse uma fraude eleitoral adotando a mentira como prática política”, escreveu o senador no twitter.

Não precisa inventar motivos
Já em Aracaju, segundo o senador nenhum partido manifestou interesse em apoiar a candidatura de Adelson a prefeito. “Adelson Barreto não precisa inventar motivo pra sair do PSB.Melhor ir logo para os Amorim, onde já está, assumindo abertamente,sem nos agredir”, disse.

Careteca campeão precisa de patrocinio para disputar Mundial
O carateca Yoacan Jocelis, que já levou o nome de Sergipe ao pódio em diversos eventos nacionais e internacionais precisa de um patrocinio para participar do Mundial na Austrália do que foi selecionado. O evento será no próximo sábado e o atleta contava com um apoio para a viagem, mas não aconteceu de última hora.

Títulos
Entre os principais títulos de Yoacan destacam-se: Vice-campeão mundial Inglaterra, 2 vezes Vice-campeão Pananmericano , 3º lugar no Mundial  na Grécia e Campeão internacional no  Uruguai. Um atleta competente e que orgulha Sergipe. O blog assina embaixo.

'Conexões Ibram' discutirá temas ligados os museus
A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) promove, nos dias 27 e 28 de novembro, o ‘Conexões Ibram’. O evento acontece no Museu da Gente Sergipana e os interessados já podem efetuar as inscrições.  Os dois dias serão dedicados a discussões sobre diversos temas atuais ligados aos museus.

Encontros técnicos
Uma das propostas é a realização de encontros técnicos com o intuito de concretizar planos de trabalho para inserir os museus do Brasil nas inovações das políticas públicas promovidas pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Para participar, os interessados devem preencher a ficha que está disponível no www.cultura.se.gov.br e enviá-la para o email: coordenadoria.museus@cultura.se.govbr.

Peleja” – Alejandro Zambrana
O fotógrafo Alejandro Zambrana abre no próximo dia 13 de novembro (terça-feira), na Galeria Jenner Augusto, na Sociedade Semear, a exposição Peleja. A mostra traz um recorte da documentação fotográfica realizada há mais de uma década, em Laranjeiras, enfocando o tradicional festejo do lambe-sujo e caboclinho, que encena todos os anos, no segundo final de semana do mês de outubro, a batalha entre negros e índios pela conquista das terras da região do Vale do Continguiba. Peleja fica em exposição até o dia 13 de dezembro e tem entrada gratuita. O horário de visitação é de segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h. A exposição tem o patrocínio da Petrobras.

Cursos empresariais
A ACESE fechou parceria com a Upgrade Consultoria para disponibilizar cursos empresariais para colaboradores e gestores do setor empresarial. A primeira rodada de cursos acontecerá com os seguintes temas: Gestão Financeira e Planejamento Estratégico.  Com carga horária de 9 horas para cada curso, as atividades acontecerão com 3 horas de aula por turno nos dias 09/11 e 14/11. No curso de gestão financeira serão abordados os temas estratégias para formação do preço, abordando Preço x Valor, Desperdícios e Perdas, Custos Fixos e Variáveis, Estoques, Demonstrativo de resultados, Apropriação, Rateios, Margem de contribuição, Ponto de Equilíbrio, Impostos, Decomposição do preço e Fluxo de Caixa, sendo que estes temas serão abordados das 8h30 às 11h30.

Stanza no Luzia
A construtora acaba de instalar um stand de vendas perto de onde está sendo construído o repletto condomínio clube, no bairro Luzia. O espaço oferece uma confortável e completa estrutura para atender aos clientes interessados em conhecer mais sobre empreendimentos Stanza como o Repletto e o Elevatto. No Stand os corretores da D&M imóveis estarão apresentando condições especiais para o Repletto: sinal zero e mensais fixas.  Vale a pena conferir!

Trivela Aracaju neste sábado, 10
O cantor Durval Lelys – e toda trupe da banda Asa de Águia – aporta sua Trivela, no dia 10 de novembro, na praça de eventos da orla de Atalaia, em Aracaju. Conhecido pela sua irreverência, Durval preparou um repertório misto de músicas inéditas e antigos sucessos para apresentar aos milhares de fãs, que aguardam o evento com muita expectativa. Além do axé musica da banda Asa de Águia, também vai garantir os agitos da festa a banda de forró Garota Safada.

Ingressos
A abertura dos portões do evento, assinado pelo Augustu`s Produções, será às 16h e o início dos shows às 17h. Ingressos/ camisas de pista e camarote à venda na Central do Pré-Caju, no Shopping Riomar. Associe-se ao bloco Cerveja & Coco para o Pré-Caju 2013 e ganhe ingresso de camarote para festa. Promoção limitada. Imperdível!

Palestra em Semana do Aposentado do BB
Revestiu-se de enorme sucesso a palestra proferida pelo jornalista e professor Jorge Carvalho do Nascimento,  evento cultural que assinalou a abertura da IX Semana do Aposentado do Banco do Brasil. Discorrendo sobre o tema “A Imprensa Cultural”, o renomado escritor e historiador apresentou uma panorâmica a respeito da história da Imprensa Oficial no Brasil, desde 1808, passando por 1895, seis anos após a República, quando foi fundado o Diário Oficial de Sergipe e chegando, finalmente, ao atual estágio da Segrase, entidade em que ocupa o cargo de diretor-presidente. O superintendente regional do BB, Sr. Claudiney, no momento exercendo a titularidade da Super/SE, marcou presença.  Logo após a palestra de foi servido o tradicional Café da Manhã, para comemorar a data natalícia dos aposentados e pensionistas do mês de novembro.

Cinema
Em seu segundo dia, a Semana do Aposentado do BB apresenta hoje, às 15 horas, uma sessão especial de cinema, no auditório do Sindicato dos Bancários, oportunidade em que será exibido o filme “A Comunidade”, com distribuição de pipoca e refrigerante. Amanhã, quinta-feira, às 19 horas, será rezada uma Missa em Ação de Graças, na paróquia São Domingos Sávio, localizada no bairro Pereira Lobo, perto do fundo da Pisolar da Av. Saneamento.

1º Encontro Sergipano de Síndicos
A atividade de síndico, quando não há acompanhamento profissional, pode ser uma experiência terrível, podendo acarretar sérios problemas pessoais e de ordem patrimonial. A atividade exercida de forma amadora compromete seriamente todos os condôminos.Pensando numa forma de facilitar esta atividade e também comemorar o dia do síndico, a Nordeste Condominial promove de forma inédita no Estado de Sergipe o 1º Encontro Sergipano de Síndicos.

Experiência
O evento contará com a participação do experiente profissional Sérgio Craveiro/SP.  Ele é pós-graduado em Marketing e Mestrado em Finanças e Políticas Públicas na Harris School University em Chicago – EUA,  é Diretor de Administradora de Condomínios por mais de 20 anos e atua como Síndico Profissional desde 1992 nas cidades de Santos e São Paulo.

Quem poderá participar?
Apenas síndicos e sub-síndicos de condomínios comerciais e residenciais. Necessário apresentação de cópia da ata de eleição de síndico registrada em cartório e documentos pessoais (RG, CPF e comprovante de residência).Temas abordados:Síndico: primeiros passos para não errar;Demonstrativos e funcionários, como gerenciar ?;Como organizar o condomínio de forma prática, segundo o Código Civil;Facilidades práticas do síndico

Data
O encontro será realizado no dia 29 de novembro das 8h às 17h30 no Hotel Real Classic na orla de Atalaia em Aracaju.Valor do investimento por membro:R$ 250,00Cliente Nordeste Condominial, R$ 125,00. O prazo para inscrições é até o dia 27 e o encontro será limitado a 150 participantes. Mais informações pelo  |(79) 3231-0933 (Nordeste Condominial)

Flagrantes esportivos
Adriano não é mais jogador do Flamengo. /// Para o ex-craque Zinho, o “imperador” jogou fora grande momento de sua vida”. /// Para dirigentes da CBF tentativa do Palmeiras de anular jogo é factóide. /// O julgamento do caso Inter/Palmeiras será amanhã, no STJD. /// Polícia prende dois suspeitos de seqüestro de irmã de Hulk. /// Ganso prepara sua volta agora jogando pelo São Paulo. /// Faleceu a esposa de Zagallo, com 80 anos, por insuficiência respiratória. /// Cruzamento olímpico da série A-2 vai começar no próximo sábado: Boca Junior X América e Dorense X Estanciano.

Curtas
Governos federal e de São Paulo terão agência contra crime organizado. /// Caixa Econômica Federal dobra o valor máximo do crédito imobiliário. /// Oposição quer inquérito para apurar elo de Lula. /// Governo não cogita de fazer reforma ministerial no momento, afirma Gilberto Carvalho. /// Joaquim Barbosa destaca que mensalão levou o STF para dentro das famílias. /// Jorge Carvalho faz palestra para aposentados do BB. /// Relator aumenta participação de estados produtores na partilha dos royalties. /// Câmara de vereadores rejeitou recurso de Nitinho sobre o Estatuto do Servidor Público Municipal. /// Venda de veículos sobe 21,8 por cento e bate recorde para o mês de outubro. /// Bolsa de Valores de São Paulo sobe, impulsionada pelas eleições americanas. /// Juízes federais e do trabalho paralisam atividades em luta por reajuste. /// Presidente da OAB nacional critica a greve dos juízes.

PELO TWITTER

www.twitter.com/cezar_britto A sina de voar mais uma vez na matula. A brisa da Terrinha como destino. Amanhã terei o mar como companhia. Como é voltar ao meu cantinho.

www.twitter.com/armandobatalhaj A embriagues é passageira, a juventude envelhece, a maturidade é superada, contudo a estupidez é perene.

www.twitter.com/marciorocha1 Xaropada: Tome uma boa no rádio de Aracaju.

www.twitter.com/JoseRaimundos   Quando um gestor publico quiser se manter na dianteira dos seus opositores, terá que fazer a maquina publica funcionar como empresa.Rápido.

www.twitter.com/ManuSanthiago  Quer propaganda no meu twitter? Pague! Eu trabalho com isso, esse é o meu sustento. Tô retada e não vou fazer bulufa nenhuma mais de graça.

www.twitter.com/Gilbertotv  Cada vez mais viver está ficando muito perigoso. Por isso grude bem em Deus e peça a sua proteção sempre.

www.twitter.com/alanbarretoso  Gostei: "quem tem medo de fracassar, fique em casa!"

DO LEITOR

Sobre a NÃO Reeleição de muitos.
Palmiro Fontes de Oliveira (palmirofontes@hotmail.com  ): “É sabido que nesse pleito de outubro passado houve um grande índice de renovação política, não só para os cargos do executivo, mas também para o parlamento municipal. Esse grande índice de rejeição de políticos com mandatos, e a sua não reeleição, aponta para um criticismo maior de parte do eleitorado. Campanhas volumosas com dinheiro, lideranças e compra de voto, muitas delas, deram com os burros n´agua, ou melhor, com os votos n´agua (ainda bem). O eleitorado está mais atento e crítico, e a informação e conhecimento chega mais fácil a casa dos brasileiros com a democratização maior das redes sociais via celular, interne convencional, imprensa, etc, etc. O político que visa se reeleger agora tem que trabalhar mais efetivamente e eficientemente, e só prometer o que possa cumprir e cumprir tudo o que prometeu, pois com todas essas tecnologias, as promessas não cumpridas vêm a tona em sua reeleição, seja por opositores, seja por não-simpatizantes, seja pela imprensa escrita e radiofônica nos 04 anos (exclua-se aqui a televisiva categoricamente),  e aí, a rememoração no eleitorado traz um estrago danado em sua campanha. Político bom é aquele que cumpre o que promete e que trabalha mesmo. Político faltoso, comprador de votos e "copa do mundo" tá lascado definitivamente E fadado ao ostracismo e esquecimento”. Palmiro Fontes – Pres. do PCdoB de Itaporanga/SE”.

ARTIGO

Cleomar Brandi – Orla Por do Sol. Cumpra o que prometeu, prefeito      Gilson Sousa*

Durante uma campanha eleitoral, um político, seja ele de qualquer tendência, costuma fazer algumas promessas na tentativa de conquistar o voto do eleitor. Obtendo sucesso no pleito, esse quase sempre cumpre o que prometeu. Essa é a regra. Mas uma regra que se quebra com facilidade. Que se estraçalha, até. Principalmente quando é praticada por um político que poderia muito bem se esquivar desse tipo de coisa, caso sua consciência fosse ouvida, suplantando as práticas cotidianas.
Refiro-me diretamente ao senhor prefeito de Aracaju em fim de mandato, Edvaldo Nogueira. E a cobrança da promessa diz respeito diretamente à memória do jornalista Cleomar Brandi, o mais aracajuano dos baianos que já viveram por aqui. Cleomar faleceu em 17 de julho de 2011, e justamente no dia do seu sepultamento, 18 de julho, Edvaldo foi à imprensa prometer o que não cumpriu até agora, faltando apenas 54 dias para o fim do seu governo.
No calor da “última saideira”, festa pensada e bancada pelo próprio defunto no bar do Camilo, Edvaldo Nogueira buscou as câmeras de televisão para anunciar que estava designando o nome do jornalista Cleomar Brandi para o batismo oficial da Orla Por do Sol, no Mosqueiro. Foi aplaudido por todos. De imediato, enviou à Câmara de Vereadores o decreto e obteve apoio unânime na Casa. Mas o tempo foi passando, passando…
Sequer uma placa de indicação de local com o nome de Cleomar Brandi existe até hoje no local. Mesmo assim, achando pouco a simples indicação de um nome, Edvaldo prometeu fincar na Orla Por do Sol uma estátua de Cleomar. Ou melhor, uma escultura em tamanho natural. “A Orla Por do Sol reflete a alma de Cleomar e o gesto simbólico é um reconhecimento da cidade de Aracaju ao trabalho de grande destaque que o jornalista desempenhou na capital sergipana”, disse Edvaldo, no dia 17 de maio deste ano. “Em breve estaremos colocando na Orla o marco em homenagem a Cleomar Brandi”, sustentou.
De fato, no começo de março deste ano o renomado artista plástico mineiro Léo Santana veio a Aracaju para conhecer detalhes do personagem a ser esculpido e do lugar onde seria exposta a obra. Sem delongas, aprovou tudo e saiu daqui com a certeza de que em poucos dias estaria com a peça pronta. A ideia, inclusive, era inaugurar no dia 17 de julho de 2012, primeiro aniversário de morte de Cleomar. Mas que nada. Até hoje o artista mineiro, que também fez a estátua do poeta Carlos Drummond de Andrade exposta na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, espera pela autorização do serviço por parte da prefeitura.
A propósito, na obra de arte pensada por Léo Santana, o jornalista Cleomar Brandi estaria sentado em sua cadeira de rodas à frente de uma mesa idêntica à do bar Pastelão, seu quartel general da boemia. Seria uma espécie de atrativo turístico a mais na bela orla do rio Vaza Barris, já que as pessoas iriam querer saber quem era aquele homem da estátua. Os mais afoitos iriam querer até fazer fotografias sentados ao lado do jornalista e poeta boêmio. Isso é fato.
Acontece que Edvaldo Nogueira não priorizou nada disso. E olha que para o prefeito, segundo suas próprias palavras, Cleomar marcou a história da imprensa sergipana, tanto pelo extraordinário talento com as letras, como pela sua capacidade ímpar de formar futuras gerações de jornalistas com seu exemplo e seus ensinamentos. “Todos conhecemos o talento de Cleomar como jornalista, diretor, pauteiro. Ele também engrandeceu a nossa literatura com seus contos e crônicas brilhantes”.
Portanto, prefeito Edvaldo, respeite ao menos a memória do falecido. Lembre apenas que nem a família, nem os amigos e muito menos o próprio Cleomar havia pedido algo dessa natureza ao senhor. Destarte, cumpra-se o que foi prometido.
*jornalista profissional e licenciado em Letras.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“Aprendi com a primavera; a deixar-me cortar e voltar sempre inteira”.
Cecília Meireles, escritora brasileira, nasceu em 07 de Novembro de 1901 e morreu em 1964.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais