Presente de Natal

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju, vereador Emmanuel Nascimento (PT), ganhou um presentão de Natal: administrar a capital sergipana por 10 dias, enquanto o prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B) goza férias na Europa. Para presentear o aliado político, o comunista conseguiu que seu vice, Sílvio Santos, também se afaste do Estado por quase duas semanas. Portanto, a partir das 19h de amanhã, os aracajuanos terão um novo prefeito que, na condição de interino, vai assinar alguns papéis oficiais e, ao final do ‘mandato’, engordar seu currículo com o título de administrador da cidade mais importante de Sergipe.

Caiu no bisturi

E quem está no estaleiro é o prefeito de Itabaiana, Luciano Bispo (PMDB). Segundo o colega Ivan Valença, ele sentiu-se mal no último sábado e, no domingo, foi submetido a uma cirurgia para fazer voltar a funcionar um dos rins. “Luciano sempre deixou pra ‘mais tarde’ uma consulta médica sobre o problema”, revela Ivan.

Câncer preocupa

O Dia Nacional de Combate ao Câncer, ocorrido domingo passado, foi lembrado ontem na Assembléia Legislativa pelo deputado estadual e médico Gilson Andrade (PTC). Segundo ele, a data oferece a oportunidade para refletir sobre o mal que deve atingir, no próximo ano, algo em torno de 520 mil brasileiros, dos quais cerca de 3,4 mil são sergipanos. Gilson elogiou o empenho da classe política sergipana em favor da construção do Hospital do Câncer.

Briga feia

Não chamem para a mesma festa o deputado estadual Venâncio Fonseca (PP) e o reitor da Universidade Tiradentes, Jouberto Uchôa. Este último insinuou que o parlamentar tem criticado a Unit visando conquistar alguns votos e retornar ao governo para ganhar dinheiro. Ontem, Fonseca não só reafirmou que a Universidade invadiu uma avenida, como chamou Uchôa de cara de pau. Homem, vôte!

Treze desagrada

E por falar em Venâncio Fonseca, ele provocou risos ontem na Assembléia depois que o deputado João Daniel (PT) lhe concedeu 10 minutos do seu tempo para que ele terminasse o discurso. Presidindo a sessão, o deputado Adelson Barreto (PSB) disse que Venâncio teria mais 13 minutos para concluir o pronunciamento: “Logo treze, deputado? É muita coincidência!”, reclamou o pepista.

Braços cruzados

Juízes federais e do trabalho vão parar suas atividades amanhã. Eles cobram aumento salarial e melhores condições de trabalho. Além da defasagem salarial, a categoria argumenta que trabalha sem garantia de segurança. A paralisação anunciada não vai afetar ações urgentes, como de concessão de benefícios previdenciários, de fornecimento de remédios pelo SUS, bem como ações criminais.

Décimo terceiro

A primeira parcela corresponde à metade do 13º e não tem descontos. Esse pagamento deve ser feito até amanhã. Na segunda parcela, que deve ser paga até o dia 20 de dezembro, incidem os descontos previdenciário e de Imposto de Renda, se houver. Haverá isenção de IR se o valor integral do 13º salário for igual ou menor que R$ 1.566,61. O 13º salário do trabalhador equivale a um mês de salário para aqueles que foram registrados na empresa até o dia 16 de janeiro.

Bandidagem

“É preciso combater o sindicalismo bandido”. O alerta foi feito ontem pelo deputado estadual Augusto Bezerra (DEM). Ele citou reportagem da revista IstoÉ, que denuncia o presidente da Força Sindical em Sergipe, Willian Roberto Arditti. “Entrevistada pela revista, a presidente da Federação Nacional dos Terapeutas, Adeilde Marques, disse ter sido forçada a pagar pedágio para liberar cartas sindicais e apontou Roberto Arditti como chefe do esquema em Sergipe”, revelou Bezerra.

Mais grana

Já está na Assembléia o projeto de reajuste salarial de 10% para os cargos efetivos e de 6,5% para os servidores comissionados do Tribunal de Justiça de Sergipe. Outra propositura do TJ prevê reajuste de 10% para o auxílio-saúde e de 6,5% para auxílio-alimentação. Ao receber os dois projetos, a presidente do Legislativo, Angélica Guimarães (PSC), prometeu ao presidente do TJ, desembargador José Alves Neto, que a tramitação e votação serão rápidas.

Vejam essa

A Federação Sergipana de Futebol divulgou a tabela do próximo campeonato sergipano de futebol. A competição vai começar no dia 28 de janeiro de 2012, com o jogo Confiança versus Guarany, no Batistão. O fato interessante da tabela é a partida entre Itabaiana e Rive Plate. O jogo, pasmem, está marcado para o dia 30 de fevereiro. Tudo bem que 2012 é um ano bissexto, porém, mesmo assim, fevereiro só terá 29 dias.

Do baú político

Traição e política sempre andaram juntas, mas quem delas participa nunca revela detalhes sobre como os fatos aconteceram. Por isso, a coluna recorre hoje a trechos de um artigo assinado pelo deputado federal Almeida Lima (PPS), pois ele narra como foi traído por João Alves Filho (DEM), após tê-lo apoiado para governador. Veja o que escreve Almeidinha: “Cumpri a minha parte. Fui para a campanha. Depois, nas eleições de 2000, eu esperei sentado e cansei! Cadê João Alves? Ele não cumpriu o acordo! Déda ganhou aquela eleição de 2000. Eu fiquei em 2º lugar e Valadares em 3º. O hilário é que Valadares, sujeito acostumado a traições, 30 dias depois da eleição disse para toda a imprensa que não tinha mais compromisso com João Alves para governador em 2002 e, ato contínuo, caiu nos braços do vencedor Marcelo Déda. Quanta gente séria, né? A propósito, há um ditado popular que, em ocasiões como esta, gosto muito de repetir. Ele diz: Na vizinhança todo mundo é sério, mas as minhas galinhas estão desaparecendo”.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais