Proinveste: tentativa de inviabilizar aprovação

Ontem, 05, pela rede social twitter, Clístenes Lima Silva (www.twitter.com/clsamu192), condutor do Samu e bacharel em direito, fez uma grave denúncia: “Deputado esteve em Simão Dias a cerca de 15 dias e disse que o Governo prometeu a cada Dep. R$ 5 milhões pela aprovação do Proinveste…… O Ilustre deputado deveria explicar como o governo vai passar esse dinheiro para os parlamentares, ou o deputado vai negar a declaração?”.

Conversando ontem, 05, com dois deputados, eles foram objetivos lembrando que o atual governador nunca se envolveu em

Postagem no twitter com a denúncia.

Em outra postagem é lembrado que não foi explicado se o valor seria em obras.

escândalos financeiros e muito menos iria prometer dinheiro para aprovação de qualquer projeto.

Nos bastidores os comentários dão conta que existe uma tentativa de inviabilizar a aprovação do Proinveste por parte de alguns poucos deputados que estão insatisfeitos com o acordo realizado e estão desgastados junto ao eleitorado.

O certo é que um bacharel em direito não faria uma denúncia deste porte, pela rede social, se não tivesse como provar. O blog acha que Clístenes, inocentemente, foi usado por alguém que não deseja a aprovação do Proinveste.

Com certeza, alguma liderança, que não deseja a aprovação do projeto, jogou no ar a falsa promessa com o intuito de tumultuar e gerar uma polêmica para prejudicar o acordo já firmado.

Problemas no e-mail da Infonet
O blog pede desculpas aos leitores por não responder e publicar e-mails recebidos desde o início da noite de ontem, 05. Uma manutenção no sistema de e-mails da Infonet deixou diversos usuários sem acesso. Até o horário que o blog foi atualizado hoje o sistema não tinha voltado ao normal.

José Dirceu participa de ato do PT em Aracaju amanhã, 07
Comemorando os 10 anos do Partido dos Trabalhadores à frente da presidência da República a direção estadual do PT em Sergipe realizará amanhã, 07, às 18h, no auditório do Sindicato dos Bancários, o ato “10 anos do Governo Democrático e popular” O ato contará com a presença do ex-presidente nacional do PT, José Dirceu.

E o Plano de Cargos da AL?
Correta a postura da presidente da Assembleia Legislativa, Angélica Guimarães, em cobrar do Governo do Estado a elaboração de um Plano de Cargos e Vencimentos para os profissionais de Saúde do Estado. Mas, fica aqui uma pergunta: por que ela, até pela condição do cargo que ocupa, não faz o mesmo em relação aos servidores da Assembleia Legislativa?

E o Plano de Cargos da AL? II
Mais do que isso: quando a Assembleia Legislativa vai fazer concurso público? Até onde o blog tem conhecimento, nunca houve concurso público para aquele Poder. E olha que a atual Constituição Federal já está em vigor há quase vinte e cinco anos.

Reunião do MSC na Assembleia Legislativa
Participantes do MSC (Movimento dos Sem Casa), irão para a Assembleia Legislativa nesta quinta-feira, 7, para reivindicar junto aos deputados o direito à moradia das casas do bairro 17 de março. Segundo eles está acontecendo uma briga lá para desocupação por parte de algumas famílias à mando do prefeito João Alves, que em sua campanha prometeu o contrário, que iria ajudar as famílias com a moradia.

250 famílias
Existe uma lista dos participantes do movimento de aproximadamente 250 famílias, sendo que a quantidade de habitações do bairro é superior a 800.Eles pedem uma distribuição justa, já que fizeram um cadastro na Secretaria Municipal de Ação Social e alguns, inclusive, tiveram seus nomes e cadastros desviados, tendo que refazê-los.

Ajuda da imprensa
O MSC pede a ajuda da imprensa sergipana para que não haja tal desigualdade com essas famílias carentes, dos quais cogitam até ocupar os galpões como moradia. O movimento ainda tenta conter as pessoas com a esperança de que essas moradias serão entregues. Por isso ainda não houveram maiores revoltas.

Fábrica japonesa em Socorro
O governador Marcelo Déda participou ontem, 05, em Socorro, do anúncio da instalação da empresa japonesa, Yazaki, produtora de material elétrico e eletrônico para veículos automotores.O núcleo de produção que aportará no município de Nossa Senhora de Socorro é o sexto da Yazaki no Brasil e soma um investimento de R$46,5 milhões.

Mercados consumidores
A previsão do grupo é iniciar os trabalhos em setembro deste ano, gerando 1.604 postos de trabalho. A produção da nova planta será direcionada à indústria automobilística que está se instalando no Nordeste (Fiat).Para Marcelo Déda, a política estadual de investimentos somada à posição estratégica de Sergipe, localizado entre grandes mercados consumidores, como são Bahia e Pernambuco, são fundamentais para a atração de capital privado.

Fábio Henrique reconhece ações do governador
Ao discursar na solenidade, o prefeito de Socorro, Fábio Henrique rasgou elogios ao governador Marcelo Déda nas ações desenvolvidas no município. Estava presente o deputado estadual José Franco, que não reconhece o volume de obras realizadas pelo governador em Socorro.

Sergipano eleito presidente de Comissão no Senado
O senador Antonio Carlos Valadares (PSB) foi eleito por aclamação ontem, 05, presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR). Valadares, juntamente com o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), eleito vice-presidente, coordenará o colegiado no biênio 2013-2014.

Unanimidade
“Desafiando Nelson Rodrigues, que disse que toda unanimidade é burra, estamos todos aqui ávidos por exercer o voto nesses dois eminentes senadores. Eles seguramente irão conduzir bem os trabalhos nessa importante comissão. Por isso, proponho uma eleição por aclamação”, propôs o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES). A proposta foi aceita pelos 19 senadores presentes, entre titulares e suplentes.

Lucimara Passos revela que já sofreu violência sexual
A vereadora de Aracaju, Lucimara Passos fez ontem uma revelação na tribuna da Câmara de Aracaju que já sofreu violência sexual e o pior: os dois responsáveis pelo abuso  estão em liberdade. Leia toda matéria em: http://www.brasil247.com/+04rj8

Nova Avenida
O prefeito de Aracaju, João Alves Filho, já autorizou os estudos técnicos para a construção da maior avenida de Aracaju. A Perimetral Oeste, como deverá ser chamada, irá interligar a cidade de norte a sul, promovendo fluidez no trânsito e desafogando o fluxo de veículos nas principais – e já saturadas – vias da capital.

Necessidade
De acordo com o estudo elaborado pelos engenheiros Adilson Bezerra, Décio Aragão e pelo secretário de Infraestrutura, Luiz Durval, a Perimetral Oeste é a solução mais adequada e viável para suprir a necessidade de um novo eixo que percorra diversos bairros. A expectativa é que mais de 70 mil veículos sejam retirados das vias hoje existentes e passem a utilizar a avenida.

Extensão de 27 km
A nova via terá 27 km de extensão, tendo como pontos extremos o bairro Soledade e a Zona de Expansão. Além de desafogar o tráfego e ampliar a integração das zonas Norte e Oeste com a zona Sul, a avenida vai facilitar o deslocamento da população da Grande Aracaju, beneficiando diretamente mais de 281 mil pessoas, entre aracajuanos e residentes em cidades circunvizinhas.

“Chiquinho, além de ser meu chefe de comunicação, é meu amigo”, diz Eduardo
Do Universo Político.com: O senador Eduardo Amorim (PSC) classificou como maldade ou desinformação uma informação divulgada nesta terça-feira 5, na coluna periscópio do Jornal da Cidade, sobre a troca do seu diretor de comunicação, o jornalista Francisco Ferreira, pelo também jornalista Teotônio Neto.

Correção
“Deveriam ter me perguntado antes de colocar a informação. Isso não é verdade. Chiquinho, além de ser meu chefe de comunicação, é meu amigo. Enviei essa informação ao jornal para corrigir a notícia”, assegurou o senador.

Comando de Chiquinho
Eduardo Amorim disse ainda que a contratação do jornalista Teotônio Neto não significa que os dois comunicadores não possam trabalhar juntos, mas assegurou que Chiquinho comanda a equipe. “Teotônio pode chegar para somar, mas Chiquinho vai estar onde sempre esteve: meu chefe de comunicação”, ratificou.

Sobre Teotônio Neto

Um dos profissionais de comunicação de Sergipe mais experiente e capacitados na área do marketing político. Nos últimos anos participou de várias campanhas em nível nacional, inclusive trabalhando na agência de Duda Mendonça. Sem dúvida, uma excelente aquisição para a campanha do senador Amorim em 2014.

Itabaiana: Frente Parlamentar poderá ser criada
Um vereador do município de Itabaiana, região do agreste sergipano propõem a criação de uma frente parlamentar, a fim de combater à fuligem, oriundo da prática de queima da palha da cana – de – açúcar.A posposta foi apresenta pelo parlamentar Roosevelt Santana (PSB) na sessão da Câmara de Vereadores de Itabaiana, de ontem, 05.

Fuligem
Roosevvelt quer criar essa frente parlamentar envolvendo os vereadores dos municípios afetados pela fuligem, para que, em conjunto acionem o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e o MP (Ministério Público), com a finalidade de que, os órgãos citados tomem às providências cabíveis, para combater essa prática que afeta a saúde da população.

Prática secular
Vale ressaltar que, há séculos essa prática é realizada pelos usineiros. Os donos das usinas aproveitam o período vespertino e noturno para queimar a palha da cana. Da cidade de Malhador, por exemplo, é possível ver um imenso clarão formado pelo fogo que queima a plantação.

Efeitos
O efeito da fuligem é visível no céu das cidades afetadas, como Areia Branca, Campo do Brito, Itabaiana, Malhador, Moita Bonita e demais localidades do agreste de Sergipe. A queimada da cana deixa as residências sujas, além de causar doenças respiratórias, como também, a emissão de Dióxido de carbônico (CO2) na atmosfera contribuindo para a degradação da camada de ozônio (O3).

Influência dos usineiros
A proposta do Vereador Roosevvelt Santana (PSB) é louvável. Porém, resta saber se os demais parlamentares de Itabaiana e dos municípios afetados seguiram a mesma linha de raciocínio, tendo em vista, a influência política dos usineiros.

Blogueira de Carmópolis
Fazendo muito sucesso nas redes sociais a blogueira Sumara Alves, uma jovem líder comunitária da cidade de Carmópolis. Com mensagens e atitudes políticas criativas, bem humoradas e corajosas, ela náo só virou a musa da oposição local, como já chamou a atenção de alguns jornalistas e deputados em Aracaju. E até mesmo a atenção do presidenciável Eduardo Campos. Os dois estão sempre interagindo na web. Sumara também é militante nacional da juventude socialista.

Salgado: prefeito destaca seminário
Na última segunda-feira (4), o prefeito de Salgado, Duílio Siqueira (PSB), a secretária de Assistência Social, Polyana Ribeiro, e o presidente da Câmara de Vereadores, Aécio de Jesus (PT), participaram do Seminário 'Controle de Gestão da Administração Pública', realizado no auditório da Corte de Contas. O evento foi promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, com o objetivo de orientar os gestores públicos.

Salgado: prefeito destaca seminário II
Duílio Ribeiro avaliou o evento como importante em seu conteúdo. “As colocações feitas servirão e muito para a nossa administração, que tem uma forma responsável e diferente de ser. A nossa participação entre os que estavam assistindo à palestra foi fundamental para conhecermos mais sobre os temas abordados, principalmente sobre a LRF e a organização para a prestação de contas”, enfatizou o prefeito.

Empresas de TI podem migrar para Barra dos Coqueiros
Após a perda dos incentivos fiscais que eram oferecidos pelo município de Aracaju ao setor de Tecnologia da Informação, muitos municípios demonstraram interesse em receber as empresas do setor. Na manhã de ontem , 05, o Prefeito da Barra dos Coqueiros, Airton Martins e o Secretário adjunto de assuntos jurídicos, José Carlos Montalvão se reuniram com empresários na sede da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese), onde iniciaram um diálogo a respeito da migração dessas empresas.

Avaliação
A prefeitura da Barra dos Coqueiros se comprometeu em avaliar todas as demandas apresentadas, entre elas o projeto de lei que dá o incentivo de redução do ISS para 2%.Para o presidente da Associação das Empresas de Tecnologia e Informação de Sergipe (Assespro-SE), Roger Barros, o crescimento da Barra dos Coqueiros é notável, o que pode torná-la um polo digital, trazendo muitos benefícios entre eles a qualificação da mão de obra local e a modernização empresarial.

Incentivo aos produtores locais I
O Estado de Sergipe é o único do Nordeste que oferece descontos a produtores locais para a realização de shows e espetáculos nos teatros administrados pelo poder público. Os dois espaços cênicos mais importantes de Sergipe, o Teatro Atheneu e o Teatro Tobias Barreto, gerenciados pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), dão descontos de até 45% sobre as taxas cobradas a esses produtores. Como forma de incentivar o empreendedorismo dos produtores sergipanos, a Secult concede, inicialmente, um desconto de 15% pela realização do evento. Se a apresentação ocorrer em mais de um dia, é acrescido um valor de até 30% de desconto.

Incentivo aos produtores locais II
Essa iniciativa foi tomada em 2011, na gestão da secretária Eloísa Galdino, como forma de estimular o protagonismo dos produtores sergipanos. Vale destacar que atualmente, o Teatro Tobias Barreto e o Teatro Atheneu estão entre os maiores espaços públicos para eventos culturais do Nordeste. O TTB é o terceiro maior da região, com capacidade para mais de 1328 pessoas, e fica atrás apenas dos Teatros Castro Alves, em Salvador, e do Guararapes, no Recife. Já o Atheneu tem capacidade para 850 pessoas e está entre os mais modernos da região Nordeste.

Programa nos bairros
Ao participar no último final de semana do programa “Prefeitura nos Bairros” na comunidade do Almirante Tamandaré, o secretário da Articulação Política e das Relações Institucionais de Aracaju, Juvêncio Oliveira, ressaltou que o projeto mostra a importância que a atual administração dará as comunidades.

Compromisso
“Um projeto como esse, nos primeiros meses de uma administração, retrata o compromisso público com a população e acima de tudo afirma a credibilidade do administrador. A população sente de perto ações que beneficiam de forma imediata dentro do seu bairro, da sua casa e da sua família", declarou Juvêncio Oliveira.

Transformação
"Aracaju vivia na incerteza das ações públicas, mas nesse momento, o que João faz acompanhado de toda a sua equipe é devolver de forma rápida aquilo que a população lhe deu. Hoje é o início de uma transformação em resposta a vitória no último de 07 de outubro, onde votos serão revertidos em ações que beneficiarão diretamente a população", destacou Juvêncio Oliveira, afirmando, ainda, que essa é a marca já conhecida e consolidada de João Alves Filho.

USES cobra reforma de quadra de esportes
A Escola Estadual Alceu Amoroso Lima, localizada no conjunto Santa Tereza Precisa da reforma da quadra de Esportes, é o

Mato toma conta da quadra da escola Alceu Amoroso Lima.

que afirma o Estudante e Vice Presidente, em Exercício, da USES União Sergipana dos Estudantes Secundaristas Jan Victor.

Comunidade
Para ele será fundamental que os estudantes e a juventude possam usufruir deste espaço que será para as praticas esportivas, lazer e ate um espaço de reunião para a comunidade. Segundo Jan Victor a USES já fez requerimento no Conselho Estadual do FUNDEB cobrando a reforma e expondo os benefícios sociais desta obra.

Cobrança
“Iremos mais uma vez cobrar a SEED e ao Governo do Estado a realização desta obra que trará benefícios Sociais e dará mais oportunidade para os jovens que residem na região. A escola possui um terreno muito grande, podendo assim construir uma grande quadra de Esportes com arquibancada e inclusive vestiários. O esporte é um Grande Instrumento de Inclusão”, finalizou.

Poetisa lança novo livro no Museu da Gente Sergipana
A professora Sônia Azevedo lançará às 18 horas desta quinta-feira, 7, no Museu da Gente Sergipana, o seu novo livro de poesias, intitulado ‘Especiarias da Essência Humana’. Pedagoga e mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe, Sônia Azevedo já publicou outro livro de poesias, ‘Referências e Memórias: Substâncias da Vida’, em 2010.Muito admirada no círculo literário, a poetisa falará sobre a sua nova obra durante o lançamento. Com 240 poemas, ‘Especiarias da Essência Humana’ tem prefácio do professor José Anderson Nascimento, presidente da Academia Sergipana de Letras. A capa do livro é ilustrada por uma mandala, obra do artista plástico Ismael Pereira.

Bloco Os Kaceteiros no conjunto Fernando Collor, domingo,10
O morador Clenilton Paixão dos Santos – Kiko realizará pelo terceiro ano o desfile do Bloco Os Kaceteiros pelas ruas do conjunto Fernando Collor,neste domingo (10 de março), evento esse, que vem a cada ano contagiando os foliões do conjunto, que começou como uma brincadeira entre amigos.A concentração se dará, a partir das 14h, em frente à Delegacia. Uma banda de frevo ficará responsável pela animação da festa. O bloco costuma fazer a ressaca do Carnaval de Nossa Senhora do Socorro. Serão vendidas camisas no valor de R$ 15,00. Os foliões contarão com a colaboração da Policia Militar, SMTT, secretaria de Saúde e do mecenato local.Mais informações: 81565976 ou 98609591 (Kiko).

Ovos de Páscoa
As tradicionais parreiras já começam a enfeitar as lojas com ovos de chocolate de variados tamanhos e cores, garantindo o clima das festividades. Em 2013, o GBarbosa encomendou quase um milhão de unidades com 100 novos modelos, a exemplo das linhas infantis do Ben 10, Batman e Pucca. Entre os mais procurados estão os ovos de Páscoa de tamanho 15 e 20, especialmente os que vêm com brindes e brinquedos dentro, fazendo a alegria da criançada.

Futebol
CAMPEONATO SERGIPANO – Pela quinta rodada, teremos, hoje, três partidas, todas começando às 20 horas e 15 minutos: No Augusto Franco, em Estância, será disputado o grande clássico “argentino” Boca Junior X River Plate. O River está em crise e vai estrear um novo treinador, Edmilson, que estava no Socorrense. /// Já no Batistão, o Sergipe, vice-líder com 8 pontos, terá pela frente o Estanciano, o último colocado, com zero ponto ganho. /// O terceiro encontro desta noite será travado entre o Itabaiana, que tem oito pontos na tabela de classificação, e o América de Propriá. Sergipe e Itabaiana são, respectivamente, favoritos, em seus compromissos de logo mais. /// Amanhã, quinta-feira, a rodada será complementada com mais duas partidas. No Brejeirão, em Tobias Barreto, o líder isolado, que é o Confiança, enfrentará o Olímpico, que vem crescendo na competição, enquanto que no Batistão o técnico Edmilson, agora no comando do Socorrense, fará sua estreia diante do Lagarto. Jogo equilibrado, mas que apresenta um ligeiro favoritismo para a equipe de Nossa Senhora do Socorro. /// COPA DO NORDESTE – O primeiro jogo das finais será disputado domingo próximo, em Arapiraca, envolvendo as equipes do ASA e do Campinense. /// O São Paulo lidera o certame paulista, com 22 pontos. /// Hoje teremos vários jogos pela Libertadores da América. /// O Cosmos de Nova York volta ao futebol e anuncia construção de estádio de 800 milhões de reais. A volta da equipe americana, que teve Pelé como sua grande atração, vai acontecer quase 30 anos depois do seu afastamento. O Cosmos, além de Pelé, teve em seu elenco craques como Carlos Alberto Torres, Cruyff e Beckenbauer. O primeiro jogo do quadro americano será em agosto, quando iniciará sua participação na segunda divisão do futebol (soccer) dos Estados Unidos. /// Justiça Federal suspendeu o pagamento, pela Caixa Econômica, de parcelas do patrocínio de 30 milhões de reais (valor que estava sendo pago mensalmente) ao Corinthians. Departamento Jurídico do clube trabalha intensamente para reverter a situação.

Curtas
Lei estadual garante gratuidade de estacionamento em shoppings, supermercados e outros estabelecimentos do gênero aos consumidores que comprovarem compras ou serviços efetuados no mesmo dia. /// Diego Costa, jogador sergipano, foi convocado para a seleção brasileira. /// Craque esteve cotado para defender a seleção da Espanha. /// Seleção fará dois amistosos: 21.03 – contra a Itália e 25.03 – contra a Rússia. /// Votação do veto presidencial à lei dos royalties ficou para hoje, no Congresso Nacional. /// Falece HUGO CHÁVEZ, 58 anos, presidente da República Bolivariana da Venezuela. /// Joaquim Barbosa irrita-se com repórter que foi tratado com rispidez pelo presidente do STF. /// Constituição da Venezuela prevê nova eleição em 30 dias para substituir Chávez. /// TCU afirma que atraso da ANATEL ameaça projetos da Copa do Mundo. /// Único arquivo federal vai centralizar os milhares de documentos da ditadura militar. /// Eike Batista cai do sétimo para o centésimo lugar na lista de bilionários da revista Forbes. /// Elemento surpresa está sendo previsto na eleição do novo Papa. /// Médicos e professores continuam movimentos de protesto. /// Servidores públicos também estão insatisfeitos. /// Sílvio Santos, chefe da Casa Civil, promete receber comissão de negociação nas próximas horas. /// O “Vatileaks” vai ser objeto de discussão no conclave dos cardeais.

Curtas II
Petrobras anuncia aumento de 5 por cento no preço do óleo DIESEL. /// Joaquim Barbosa pede desculpas pelo incidente com jornalista. /// Eduardo Campos vai participar de jantar em São Paulo, com a presença de prováveis doadores de campanha. /// O Grêmio goleia o Caracas por 4 X 1 e assume a liderança de seu grupo na Libertadores. /// Prevista para hoje a votação do veto de Dilma a artigos da nova lei dos royalties.

PELO TWITTER

www.twitter.com/EsmeraldoACS Há tanta gente opinando em questões de saúde que dá a impressão que não precisamos mais de médicos. Boa sorte aos navegantes!

www.twitter.com/rosangeladoria É mais fácil alguém respeitar um pedreiro fazendo um muro do que um jornalista fazendo um texto! Todo mundo interrompe! E se a gente disser: estou escrevendo ai vem a resposta: é rapidinho.

www.twitter.com/ClovisCBMelo "Uma andorinha só não faz verão". Sabe quem é o autor da frase? Não, não é de Shakespeare. É de Aristóteles e está na "Ética a Nicômaco".

www.twitter.com/JeffersonJPT Comandante, seu legado de luta pela soberania latino americana vai continuar presente nas nossas lutas. HUGO CHAVEZ, presente!!!

www.twitter.com/aidabrandao22 Cada um tem seu próprio caminho a trilhar. Algumas pessoas podem até te acompanhar, mas jamais poderão caminhar por você.

www.twitter.com/marcos_rm  Há dois grupos distintos na política partidária, independente de partido: os idealistas e os oportunistas. Os idealistas tem lado definido. Dá para entender que tipo de político é o oportunista, né?

DO LEITOR

Leite de Pedra. Sobre o futebol sergipano
Do leitor Antonio Edilson Cardoso: “Caro Cláudio, parabéns pela coragem de falar abertamente sobre a indiscutível mediocridade do futebol sergipano. Porém, não é demais lembrar que esse período de retrocesso e mediocridade,  intercalado  com alguns raros momentos de brilho, como você bem mencionou,  coincide com o longo “reinado” de Carivaldo Souza à frente da Federação Sergipana de Futebol”. O que é que este senhor fez até hoje pelo futebol Sergipano, que o credencia a se eternizar na presidência da Federação Sergipana de Futebol? Quais são os resultados, seja em que área for? Quem souber de alguma realização que me conte. Será que este cidadão só vai sair do poder quando estiver com oitenta e quatro anos, seguindo o exemplo de Bento XVI? Agora, assim como você é jornalista e merece reconhecimentos pelas críticas que fez, a chamada “imprensa esportiva” merece críticas pelo que não faz. Aliás, quem houve os cronistas esportivos falando do nosso futebol, chega mesmo acreditar que o futebol sergipano , de fato, existe. São longos programas de rádio tecendo comentários sobre o “nada” que é o futebol sergipano ou, como diria uma amigo meu : “dissertando sobre o oco do vazio”. São capazes de passar meses falando diariamente sobre o futebol sergipano, ainda que as competições locais tenham se encerrado e os times sergipanos, como de praxe, já tenham sido sumariamente eliminados das competições nacionais. As mais inexpressivas picuinhas ou os mais insignificantes assuntos de bastidor viram tema para longos debates, e assim têm-se assunto para o ano inteiro, enquanto a temporada do nosso futebol não dura nem um terço do ano. Falam sobre tudo, mas a necessidade de renovação na FSB, que deveria ser pauta diária obrigatória, fica para depois. Conseguem assim, literalmente,  tirar leite de pedra. Nota dez em criatividade e zero em verdadeiro jornalismo”.

Itabaiana – Nota de Esclarecimento Secretaria Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Itabaiana, através de sua secretária, Andréa Reis Mendonça, vem a público esclarecer alguns fatos em relação à suspensão, por parte do Ministério da Saúde, de recursos relativos ao Programa Saúde da Família (PSF) em nossa cidade:

1 – Conforme informado pelo próprio ministério, a suspensão nos repasses, que atingiu 469 municípios em todo o país, se deveu, de acordo com a Portaria 318/2013, a irregularidades no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES);

2 – Atentos a essa questão, os profissionais que compõem atualmente o quadro da secretaria, buscaram imediatamente atender aos questionamentos vindos do ministério. E identificaram que um dos médicos que compunham o PSF de Itabaiana, em outubro de 2012, pediu desligamento dos quadros do município. Porém, a gestão anterior manteve o profissional registrado na secretaria ainda pelos meses de novembro e dezembro/2012;

3 – Desta forma, ainda que a atual equipe da secretaria tenha tomado todos os cuidados necessários para o correto funcionamento do programa a partir do momento em que a nova gestão tomou posse, em 1º de janeiro de 2013, infelizmente, por conta de um erro cometido no final da gestão passada, e não repassado à nossa equipe durante o período em que estivemos disponíveis para receber todas as informações necessárias e possíveis, na fase da transição, houve essa suspensão no repasse;

4 – Diante de todos os esforços empreendidos pela equipe comandada pela secretária Andréa Reis Mendonça, o problema de duplicidade de cadastro deste médico foi solucionado. E o Ministério da Saúde, informado dos problemas enfrentados, já garantiu que, cumpridos os prazos legais, irá realizar o repasse dos recursos que estão suspensos, bem como prosseguir com os repasses de forma normalizada;

5 – Por fim, a Secretaria Municipal de Saúde de Itabaiana vem a público para tranquilizar todos os usuários do Programa Saúde da Família, pois graças ao empenho de abnegados profissionais, os serviços não serão afetados por essa falha ocorrida em outubro do ano passado e que persistiu somente até o momento em que a nova gestão assumiu a secretaria. Sem mais para o momento, agradecemos a atenção.

Estância – Nota  vereador Dominguinhos sobre saída da corrente Articulação de Esquerda

Após cerca de duas décadas de militância social e luta política, enfrentando nas praças e ruas desta cidade a classe dominante, venho através desta anunciar o meu desligamento da Articulação de Esquerda, tendência interna do PT ? Partido dos Trabalhadores.

A leitura …solitária, o diálogo com centenas de militantes sociais e a conversa com a companheira deputada Ana Lucia e o dirigente estadual da tendência Hildebrando Maia foram imprescindíveis para que essa difícil decisão de deixar a AE fosse tomada.

Deixo claro para a generosa sociedade estanciana e para as centenas de lutadores sociais sergipanos, que conhecem a minha trajetória de luta, que virar essa página foi uma das t arefas mais difíceis da minha vida. Saio com o coração partido e sangrando! Mas, a política é assim. A política é como as curvas do Rio Fundo e não como a reta do Abaís!

A cizânia teve início no mês de outubro passado, quando coloquei na pauta do agrupamento em nível local a necessidade de debater a minha candidatura para presidência da Câmara Municipal! E assumi o compromisso de ser candidato apenas se tivesse o aval do grupo, caso contrário, não o seria. O tema não foi debatido e a partir dali a relação com a AE azedou.

As divergências ganharam a dimensão pública e não se teve mais como reabrir o diálogo. Apesar de várias tentativas por parte de alguns companheiros!

Reafirmo que continuarei petista, lutando pela transformação da sociedade capitalista numa sociedade socialista! Reafirmo os compromissos de campanha de cumprir o mandato defendendo intransigentemente os interesses da população estanciana!
A minha jornada política será sempre pautada pela cultura do respeito às diferenças, no debate fraterno e ao invés dos ataques pessoais; no diálogo, ao invés do partidarismo sectário, no interesse público! O bom Lênin já nos ensinou: ?o esquerdismo é a doença infantil do comunismo?!

O respeitado professor da Universidade Federal de Sergipe e petista Rui Belém, que muito ajudou no processo de construção do PT estanciano no final da década de 1980, adverte: ? Tem gente que é tão esquerda que se encontra com a direita?!

Agradeço à militância petista, à esquerda e ao bem querido povo estanciano pela generosidade e solidariedade a mim dispensadas nesse momento de profundas dificuldades políticas! Apesar das incertezas do próximo período, sinto-me tão livre como uma gaivota sobrevoando a Ponta do Saco!

“Há que endurecer-se, mas sem jamais perder a ternura” Che Guevara.

Um abraço afetuoso!
José Domingos Machado Soares (Dominguinhos do PT)
Vereador de Estância
Estância, 05 de março de 2013.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“A vida não é mais do que uma contínua sucessão de oportunidades para sobreviver”. Gabriel José García Márquez, nasceu em 06 de Março de 1927.Escritor, jornalista, editor, ativista e político colombiano.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais