Promessômetro em Aracaju

O blog vai começar a listar as promessas de campanhas que estão sendo veiculadas pelos candidatos a Prefeito de Aracaju, a exemplo do que vem ocorrendo em outras cidades.

A ideia é perenizar um banco de dados capaz de mostrar ao eleitor quais foram os compromissos de campanha assumidos pelo candidato e se houve a efetiva realização do que se prometeu à população.

Por isso, é importante que cada eleitor tome conhecimento do programa de governo dos candidatos e analise se as promessas são específicas ou demasiadamente genéricas, se são exequíveis ou não, dentre outras coisas.

O blog pretende, inclusive, consultar alguns juristas para saber se o não cumprimento de promessas de campanha pode acarretar a perda do mandato por estelionato eleitoral.

A propósito disso, o blog pretende indagar os candidatos a prefeito sobre temas de maior relevância para a população, a exemplo da saúde, trânsito, educação, meio ambiente etc.

As perguntas serão bem específicas. Espera-se que o candidato eleito no pleito de outubro próximo atue com absoluta fidelidade programática perante aquele que lhe outorgou o mandato, ou seja, o Povo.

As ideias incluídas no Promessômetro foram retiradas das entrevistas dos candidatos concedidas aos meios de comunicação e do plano de governo. Serão incluídas também no Promessômetro as promessas feitas durante a propaganda eleitoral gratuita a partir do dia 21 deste mês.

Por ordem alfabética do nome dos candidatos algumas das promessas já anunciadas:

Almeida Lima (PPS)
– Acabar com as terceirizações, inclusive nos processo publicitários;
– reduzir em 50% as atuais secretarias e os cargos comissionados;
– criar uma super secretaria, em Brasília, para garantir a apresentação de projetos nos ministérios.

João Alves Filho (DEM)
– Anular licitação do transporte coletivo;
– contratar um Plano Estratégico de Desenvolvimento
Urbanístico;
– Alterar Plano Diretor que está sendo aprovado na CMA.

Reynaldo Nunes
– criação de uma Secretaria Municipal do Meio Ambiente;
– implantação de Veículo Leve sobre Trilhos – VLT;
– Uma nova infraestrutura urbana, que prioriza a energia Renovável.

Valadares Filho (PSB)
– Implantação do sistema Veículo Leve sobre Trilhos (VLT);
– construção de 6 mil casas;
– criação de novas secretarias municipais como Turismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico;
– Fundo Municipal de Cultura.

Vera Lúcia (PSTU)
– criação de Conselhos Populares eleitos para a gestão dos
postos de saúde, escolas e demais órgãos públicos;
– Nas escolas, hospitais e empresas municipais, com a criação de conselhos gestores;
– Aumento imediato dos salários dos profissionais da saúde;
– Criar uma Secretaria Municipal de Meio Ambiente;
– Municipalização do serviço de transporte publico.

Atuação da SSP nos conjuntos Sol Nascente e JK
O blog recebeu e-mail de moradores dos conjuntos Sol Nascente e JK, em Aracaju, elogiando uma blitz realizada em conjunto pelas policias militar e civil na última sexta-feira no local, durante a noite. Além de abordar os motoristas e motociclistas a blitz abordou pedestres que estavam na praça principal do conjunto Sol Nascente. Que outras sejam realizadas. A população agradece.

Perguntar não ofende. Reynaldo Nunes matou alguém?
Quando o blog entende que a Justiça Eleitoral só deveria permitir pesquisas eleitorais para consumo interno é porque basta analisar rapidamente algumas delas para descobrir algo errado. Por exemplo: Reynaldo Nunes, candidato do PV em Aracaju matou, roubou ou foi envolvido em algum ato ilícito para ter uma rejeição enorme, mesmo não sendo conhecido por grande parte do eleitorado? Respeitem o povo!

Candidatos não respeitam espaços públicos
A Procuradoria Regional Eleitoral já tem fotos e vídeos da propaganda de candidatos em espaços públicos. Tem candidatos que fincam cartazes nos espaços públicos mesmo sabendo que é proibido. Até em postes estão fixando cartazes. Além de multas os candidatos podem ter suas candidaturas impugnadas. Ontem, 12, até os jardins da orla da Atalaia serviram para um candidato a vereador fixar cartazes.

Sebastião Nery X Zé Eduardo
É incontestável a importância de Sebastião Nery no jornalismo brasileiro. Além de jornalista e analista político, teve atuação destacada na política brasileira e também é escritor, com inúmeros livros publicados. É preciso que se diga, porém, que, com a recente matéria que publicou na Internet tendo como ponto central a figura do ex-senador José Eduardo Dutra, inscreveu seu nome na galeria daqueles que se rendem à prática de um jornalismo provinciano e mesquinho, o que só pode chamuscar, gravemente, sua brilhante carreira.

Comentários desprovidos
Os comentários feitos à guisa de fuxico de comadres sobre José Eduardo Dutra, inclusive tachando-o de “General Dutra”, comparando-o ao Marechal Eurico Gaspar Dutra, primeiro presidente da República depois da redemocratização de 1946, não são providos de qualquer sentido, a não ser, é claro, atingir a imagem pública de Zé Eduardo. É bom lembrar que durante seu mandato de senador, de 2003 a 2010, o mineiro/carioca/sergipano foi apontado como um dos melhores nomes que passaram pela Câmara Alta.

Página hilariante
O deprimente comentário alcançou repercussão em Sergipe graças à divulgação feita pelo político/radialista Gilmar Carvalho, tendo ganho, até, chamada de primeira página do Jornal da Cidade. Positivamente, o autor do “Folclore Político” candidata-se, de forma inexorável, a uma página hilariante, dentre as quase duas mil que já escreveu. Um exemplo de falta de urbanidade e de seriedade.

Política desenvolvimentista
Quanto à passagem de José Eduardo Dutra pela Petrobras, o apoio da estatal a várias prefeituras sergipanas ocorreu dentro dos princípios que regem a política desenvolvimentista daquela empresa, que é, sabidamente, uma das maiores patrocinadoras da cultura e do esporte de nosso país.

“Coincidência”
Só para lembrar: em toda eleição em SE, Sebastião Nery aparece com textos, mas por pura coincidência sempre pejorativos contra os adversários do DEM.

Humildade
O senador Eduardo Amorim (PSC) pontuou em discurso, durante comício em Boquim, pela coligação que apóia Joel do Pastor (PR) para prefeito, que muitos políticos esqueceram o princípio da humildade. "Muitos dizem que são humildes, mas seus gestos e atitudes são de distância, são de separação", afirmou o senador ao completar que "os princípios são esquecidos quando essas pessoas estão nos mais altos cargos do governo. Esqueceram a coerência", disse Amorim.

Formas
"Refiro-me a todos os boquinhenses como irmãos, pois companheiros são aqueles que encontramos no meio das caminhadas. Irmãos é mais profundo. Ninguém é melhor do que ninguém", destacou o senador. Para ele há políticos em Sergipe usando o poder para pisar em quem os credenciou para representá-los. "Existem várias formas de maltratar o povo. Quando não temos uma educação decente, quando observamos os altos índices de violência, quando não temos uma saúde digna", explicou Amorim.

Prática
Segundo o senador a essência da política sergipana não está sendo colocada em prática. "Ele usa a intelectualidade a sua eloquência para caluniar, para difamar, para pregar uma falsa esperança. Não dá mais para nos enganar", concretizou o senador durante comício em Boquim.

Candidato de Alex Rocha chama Déda de irresponsável
Em São Cristóvão, durante um comício realizado na Praça da Bíblia, na sexta-feira, dia 03 de agosto, o candidato a prefeito da cidade histórica, Alberto dos Santos, o Betinho, do PRP, fez várias críticas a administração do governador Marcelo Déda, inclusive o acusando de perseguir a gestão do prefeito Alex Rocha (PDT), e o mais grave: desejando a morte do governador.Em tom de revolta, Betinho classificou Marcelo Déda de mentiroso e irresponsável.

Não ao preconceito contra homossexuais
Construir uma sociedade livre de preconceitos, na qual todos são iguais independentemente de raça, credo ou orientação sexual. Essa foi a mensagem passada pelo candidato a vereador, professor Bittencourt (PCdoB) durante a 11ª Parada LGBT de Sergipe, ocorrida ontem, 12, na Orla da Atalaia, em Aracaju.

Basta ao preconceito
O Professor Bittencourt se somou ao coro de cerca de 90 mil pessoas que foram dizer um basta ao preconceito. “Ser gay é opção de vida, não há pecado nisso, não há crime e muito menos alguém contrai homossexualidade. Ou seja, ser gay não constitui doença, nem distúrbio e nem perversão", destaca Professor Bittencourt.

Direitos de crianças e adolescentes
Amanhã, 14, a partir das 15h, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA), vai realizar uma Tribuna Livre com o tema Proteção, Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes e a Convivência Familiar e Comunitária.

Palestrante
O requerimento foi proposto pelo vereador Dr. Emerson (PT) e terá como palestrante, Silvana Maria Santos, professora, assistente social, ex-coordenadora de Proteção Social Especial da Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania (Semasc), de Aracaju e voluntária na Casa Santa Zita.

PMDB reivindica
Os peemedebistas mineiros reclamam que desde a saída de Hélio Costa do Ministério das Comunicações, o Estado de Minas Gerais, o segundo colégio eleitoral do país, está sub-representado, pois o ministro Fernando Pimentel é da cota pessoal da presidente Dilma. Lideranças do PMDB mineiro querem indicar um conterrâneo para o Ministério dos Transportes.

Marina Silva
Após as eleições municipais, a ex-ministra e candidata à presidência da República, a acreana Marina Silva, vai iniciar a articulação no sentido de viabilizar a fundação de um novo partido político. Chico Alencar, deputado federal pelo PSOL/RJ, é um dos políticos de expressão que têm estimulado a movimentação de Marina.

Receita Federal
Os senadores que receberam, nos últimos anos, polpudas somas a título de décimo-quarto e décimo-quinto salários e não as declararam ao Imposto de Renda, não têm saída. Vão mesmo pagar pesadas multas à Receita Federal do Brasil. A verdade é que não há como enquadrar esses valores como não-tributáveis.

Pedal Pela Paz acontece hoje, 13
Ciclistas se reunirão para cobrar segurança, cidadania e paz no trânsito. É a oitava edição do Pedala Pela Paz, que vai acontecer hoje, 13, às 19h30, com concentração no Calçadão da 13 de Julho. "É um passeio ciclístico de cunho educativo buscando um trânsito mais cidadão e de paz", explica Luciano Aranha, presidente da ONG Associação Ciclo Urbano, que promove o pedal.

Estimulo
Todos os meses, no dia 13, o ciclistas se reúnem para estimular um trânsito mais cidadão. "Nós distribuímos folheteria educativa, resultado de uma parceria da Ciclo Urbano, do grupo de pedal Os Zuandeiros e Detran-SE", explica Aranha. O Pedal Pela Paz é gratuito e qualquer pessoa pode participar. "Pode participar a pé, de skate, de patins. Qualquer pessoa que queria cidadania e paz no trânsito pode e deve participar", acrescenta.

Futebol
COPA GOVERNO DE SERGIPE – Com as vitórias do Confiança e do Sergipe, respectivamente sobre a Socorrense e o River Plate, a decisão do segundo turno da competição ficou para a próxima rodada, a última da segunda fase, que terá como atração maior o clássico Sergipe X Confiança. O Mais Querido é o líder, com 10 pontos ganhos, enquanto que o Confiança tem oito. Um empate consagrará o Sergipe como vencedor do segundo turno, o que garantirá uma decisão diante do Confiança. Contudo, se o Dragão do Bairro Industrial vencer, conquistará a Copinha e carimbará o passaporte para disputar, ao lado do Itabaiana, a Copa do Brasil de 2013. O outro jogo colocará frente a frente a Socorrense e o River Plate. /// Os resultados dos jogos realizados sábado pela Copa Governo de Sergipe foram: Confiança 3 X 2 Socorrense e Sergipe 2 X 1 River Plate ///O Itabaiana, derrotado pelo Vitória da Conquista, por 2 X 0, já está eliminado, na série D. Enquanto isso, o CSA, de Maceió, já garantiu classificação para a próxima fase do Brasileiro da série D. /// Foi melancólica a participação do Itabaiana. /// A CBF está promovendo alterações no regulamento da Copa do Brasil. /// LONDRES 2012 – Simplesmente decepcionante a campanha da seleção brasileira masculina de futebol. Sem enfrentar um grande adversário, sequer, perdeu para o México, no jogo final, por 2 X 1. Irretocável a vitória da seleção asteca, que foi melhor durante praticamente todos os 90 minutos. /// A seleção cumpre um amistoso na próxima quarta-feira, em Solna, Suécia. Vai enfrentar, no estádio Rasunda, que vai ser demolido, a representação sueca. O amistoso servirá para comemorar a conquista da primeira Copa do Mundo pelo Brasil, em 1958. /// FSF ainda não prestou homenagem a Antonio Hora Filho, secretário municipal de esportes, que encerrou sua carreira como árbitro de futebol. Professor de educação física e dotado de grande experiência na área de educação especial, o ex-árbitro da FSF e da CBF merece o reconhecimento da comunidade esportiva sergipana.

Decisão
Sugestão: com o caráter decisivo de que se reveste o próximo clássico Sergipe X Confiança, parece razoável que a FSF marque-o para o domingo, dia 19. Afinal, ninguém discute que o melhor dia para jogos de futebol é, mesmo, o domingo. Pelo menos se fará um teste para ver se Sergipe sai  desses públicos ridículos que vêm sendo registrados, de 300 ou 400 pagantes. Os próprios dirigentes dos dois clubes poderão solicitar ao presidente Carivaldo a adoção da medida que o blog está sugerindo.

Curtas
Grampos confirmam relação entre Cachoeira e a revista VEJA. /// CUT faz novas queixas de Dilma a Lula. /// Governo federal anuncia Plano Nacional de Logística. /// Celso Russomanno deixa PSDB e PT preocupados. /// Nova pesquisa aponta vitória de João Alves no primeiro turno. /// Plano Nacional de Educação prevê 10 por cento do PIB para o setor. Atualmente, o índice é 5 por cento. /// Julgamento do mensalão entra na terceira semana. /// O Brasil possui 274 línguas e 305 etnias indígenas – informa o IBGE. /// Papéis da invasão da CSN nos anos do governo Sarney foram destruídos, segundo o Exército. /// Para Rui Falcão, presidente do PT, o povo está muito mais ligado, no momento, na novela “Avenida Brasil” e nas Olimpíadas do que no julgamento do mensalão. /// Ministro Marco Aurélio, do STF, prevê que julgamento poderá terminar depois das eleições municipais. /// Ritual do kuarup vai homenagear Darcy Ribeiro no Alto Xingu. /// Cerimônia será nos dias 16, 17 e 18 de agosto. /// Darcy Ribeiro apoiou a criação do Parque Nacional do Xingu, nos anos 50, e faria 90 anos no próximo mês de outubro.

PELO TWITTER

www.twitter.com/ClovisCBMelo Conselho: Afaste-se pouco a pouco das pessoas que se queixam o tempo todo e nunca lhe dizem algo realmente interessante.

www.twitter.com/MariaMendoncaSE Na caminhada da vida vão existir muitos para te fazer desanimar, tentar te fazer desistir, mas Deus sempre está ao teu lado, para te ajudar.

www.twitter.com/jsantana61 Frase da semana: O imposto é a arte de pelar o ganso fazendo-o gritar o menos possível e obtendo a maior quantidade de penas. (JP Pollard).

www.twitter.com/riltonmorais Gostei do trailler das Olimpíadas no Brasil. Nós não vamos fazer feio. Os pessimistas e os com Síndrome de Vira-Lata vão se rasgar de raiva.

DO LEITOR

Campanha Eleitoral – Foto do Dia –  Jackson e Mendonça Prado juntos
Depois de publicar no último final de semana uma foto do líder do governo, Francisco Gualberto e o deputado federal

Mendonça Prado num ato político em Porto da Folha, hoje é a vez de mostrar numa carreata em Estância, o vice-governador Jackson Barreto ao lado de Mendonça Prado, no apoio ao candidato do DEM, Carlos Magno. O vice é do PMDB. Pelo jeito os palanques no interior deixam muito à vontade as lideranças que em Aracaju são adversários eternos. Pelo menos por enquanto…

Pesquisa indica Salvador como a pior capital para se viver
Para os que dizem ter “solução” para Aracaju e já falam em gastar milhões com “consultorias” para o “desenvolvimento e jogar no lixo o PD, matéria do jornal A Tarde: Pesquisa da Proteste, associação de defesa do consumidor que avalia produtos e serviços, entrevistou neste ano 2.202 brasileiros de 21 capitais, de ambos os sexos, com idades entre 18 e 74 anos. Eles colocaram suas opiniões e ranquearam suas cidades que foram avaliadas, de acordo com cada tema, como boa, satisfatória e ruim. Na pesquisa, Salvador aparece como a pior capital do País para se viver.O estudo abrangeu seis critérios em números levando em consideração a acessibilidade, habitação, saúde, educação, mobilidade urbana, emprego e segurança pública. Foi considerada a situação nos últimos cinco anos.A capital baiana ficou na pior colocação em habitação e mobilidade e conquistou o segundo pior lugar em segurança, saúde e emprego, atrás de Maceió, Natal e João Pessoa, respectivamente. Apenas no quesito "educação" que os entrevistados disseram estar razoavelmente satisfeitos. A administração municipal e a estadual, por sua vez, informaram que foram feitos inúmeros investimentos para melhorar a vida na cidade nos últimos anos.Segundo a Proteste, a pesquisa procurou determinar como a pessoa percebe a cidade onde mora para avaliar se o local oferece qualidade de vida. Mais quatro países participaram do estudo – Portugal, Espanha, Bélgica e Itália. A pesquisa foi realizada pelo envio de e-mail com um questionário. A maior parte dos participantes foi composta por homens com idades entre 35 a 54 anos, casados e com alto índice de escolaridade.No quesito percepção da evolução da qualidade de vida de seis capitais nos últimos cinco anos, apenas 19% dos entrevistados – incluindo turistas que estiveram pela segunda vez na capital baiana – consideram que a situação melhorou em Salvador contra 53% que disseram ter piorado e 28% ter permanecido a mesma. No Rio de Janeiro, 44% afirmaram que "melhorou" e 20% piorou. Em Cuiabá, o índice de percepção de melhora foi de 65%”.

ISS do setor de TI
E-mail recebido: “Depois de ler uma matéria no Jornal do Dia, agora deverá ter alguma movimentação da Prefeitura para baixar o ISS do setor de TI com a pressão desta empresa de fora (www.almavivadobrasil.com.br) para montar um Call Center aqui. Só assim nossos políticos avançam com pressão externa pois não somos valorizados como deveríamos em nossa própria terra. Além disso poderemos ter problemas sérios com a perda de funcionários para este novo “entrante” pois oferece serviços de suporte em Tecnologia da Informação e tanto o Estado como a Prefeitura irão ajudar na qualificação de mão de obra para serem contratados por esta empresa coisa que já vínhamos solicitando há vários anos e nada foi feito até o momento .  Santo de casa não faz milagre!!!!”

ARTIGO 

Bom  Semeador – Leó Filho

1 –“Emociona!!! Emociona…” plagiando o grande narrador da Jornal, Mario Sena, quando bem ritmado grita gooool, fazendo a alegria da torcida beneficiada , do melhor momento do futebol, fico parado e arrebatado de emoção, sob todos os aspectos, após a leitura do comentário de Cláudio Nunes, no seu Blog,   intitulado “Construindo centenas de pontes p/ a vida – Obra que está semeando sonhos”  abordando o valor social da Escola do Esporte Prof. Kardec, implantada no Santa Maria, numa  feliz iniciativa do Secretário Mauricio Pimentel, com a participação segura e objetiva da Secretária Eliane Aquino, da Inclusão Social.

2 –  Partindo de quem partiu a exaltação da Escola, sem ser carnavalesca ,porque, corre no sangue a hereditariedade de um jornalismo exercido procurando sempre o bem comum, como em vida foi seu pai Célio Nunes, excelente editorialista do Jornal da Cidade, sempre campeando na luta por uma sociedade de iguais, insurge a alegria do reconhecimento  valoroso do esporte na formação do jovem  toma conta  do comentário, com certeza,  sabendo que a luta favorecendo o bom desenvolvimento do segmento através a inclusão social continua e , agora, não mais plagiando Sena, sim, a lembrança de Claudio,  quando cita Cora Coralina: “O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher”. Mauricio é um bom  semeador.
(Reprodução da coluna Dois Toques, publicada no Jornal do Dia do último sábado, 11).

Do blog: o titular deste espaço agradece sensibilizado as palavras do jornalista e desportista Leó Filho, responsável pela incentivo a  criação da maioria das federações esportivas de Sergipe, principalmente pela lembrança do legado deixado pelo jornalista Célio Nunes. Há três anos (13/08/2009) Célio Nunes partiu para outra dimensão, mas sua história de vida e profissional pode ser resumida nas palavras deixadas por ele: “É isso, no fundo, o que mais me orgulha é o amor à leitura e ao escrever, ao lado de ter lutado por sonho ou sonhos por um mundo melhor, sonho ou sonhos que se não me proporcionaram dinheiro, fizeram-me ricos de sentimentos, de dignidade e de honestidade, coisas tão raras nos dias atuais”.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“O primeiro dever do homem em sociedade é ser útil aos membros dela”. – Hipólito da Costa, jornalista e patrono da Academia Brasileira de Letras que nasceu em 13 de Agosto de 1774 e morreu em 1823.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais