Propaganda política eleitoral não é permitida em igrejas

A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) emitiu uma recomendação aos representantes de instituições religiosas para que não promovam e nem permitam propaganda política eleitoral nas igrejas, que são consideradas bens de uso comum, sendo nelas vedada a veiculação de propaganda de qualquer natureza (art. 37 da Lei 9.504/97 ).

A PRE solicitou que  os representantes dê ampla divulgação do conteúdo da recomendação a todos

Igreja é lugar de louvar a Deus!
os membros da igreja que sejam pré-candidatos a cargos eletivos, para que adotem as medidas necessárias ao fiel cumprimento da legislação eleitoral, sob pena de responsabilização conjunta.

O procurador regional eleitoral, Heitor Soares, esclarece na recomendação que é proibida pela legislação eleitoral a veiculação de propaganda nos templos religiosos mesmo após 5 de julho. “O descumprimento pode resultar em medidas judiciais para assegurar a regularidade do processo eleitoral”, disse.

Foi concedido prazo de dez dias para cumprimento da recomendação. O procurador regional eleitoral orienta que todos os cidadãos estejam atentos aos casos de violação da lei eleitoral, informando aos órgãos de fiscalização quando isso ocorrer.

A Igreja Mundial é acusada de propaganda eleitoral em MT.

 O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) entregou uma representação ao procurador eleitoral Thiago Lemos de Andrade, do Ministério Público Federal, denunciando que o Canal 8 (antiga TV Bandeirantes/Brasil Oeste), arrendada pela Igreja Mundial do Poder de Deus, oferece cura aos fiéis e, nos intervalos, pede voto a candidatos a deputado e a governador. A representação foi entregue ao MPF na semana passada.

Mais uma igreja

Uma operação da equipe de fiscalização do Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE) aprendeu centenas de cartilhas “Manual feminino da cidadania”, na sede da igreja Assembléia de Deus em Madureira no Rio de Janeiro. O material apresentava indícios de propaganda antecipada de campanha do pré-candidato do PR ao governo do Rio, Anthony Garotinho (foto), e do pastor Manoel Ferreira ao Senado Federal.
 

Precisamos dar um basta nessa politicagem dentro dos templos. Igreja é lugar de louvar a Deus! Distribuir santinhos, fazer o púlpito de palanque eleitoral e colocar cabresto no eleitor é uma atitude criminosa.

#NOTAS#

Bíblia da Turma da Mônica terá Cebolinha como Jesus

O projeto “Minha Primeira Bíblia com a Turma da Mônica” terá a famosa turma dos gibis infantis interpretando as histórias da Bíblia. A idéia da Turma da Mônica falar sobre religião foi do criador e desenhista Maurício de Sousa com o Padre Luís Erlin. A Bíblia da Turma da Mônica será distribuída pela editora católica Ave-Maria.

O livro “Minha Primeira Bíblia com a Turma da Mônica” terá histórias mais conhecidas da Bíblia, entre elas a de Adão e Eva, Noé, Abraão, Davi, dos 12 apóstolos, Jesus, entre outras. Cebolinha será Jesus das ilustrações de Maurício de Sousa. Todos os personagens principais e vários secundários da Turma da Mônica participaram do projeto.

Igreja Evangélica assume ser a criadora da vuvuzela

A Igreja Batista de Nazaré da África do Sul (Shembe) entrou em acordo com a Masincedane Sports para ser reconhecida como a criadora da famosa, barulhenta e polêmica corneta presente nos estádios do Mundial. A informação é do jornal Sowetan.

O empresário Neil van Schalkwyk, da Mascincedane Sport, que fabrica a vuvuzela de plástico desde 2001, confirmou à agência noticiosa France Press a existência de compromisso com a igreja batista, sem, no entanto, revelar suas bases.

“Agora somos a inventora oficial da vuvuela”, disse o porta-voz da Igreja Nazaré, Enoch Mthembu. “Agora vamos trabalhar juntos”, agregou. Ele explicou que a vuvuzela foi “inventada” no início do século passado pelo fundador da denominação carismática, Isaiah Shembe. O ancestral da vuvuzela é o chifre de kudu que, soprado, chamava moradores de aldeias para reuniões. A origem da palavra remonta ao “vuvu”, do zulu, que significa “fazer barulho”, ou está vinculado à gíria local, que relaciona o seu significado ao som do banho de chuveiro.

Além de líder religioso, Shembe era músico. Ele escreveu e compôs vários hinos, e animou a liturgia das celebrações recorrendo a formas modificadas de danças tradicionais zulu. Natural de Ntabamhlophe, perto de Estocourt, Natal, na África do Sul, Shembe (1869-1935) foi batizado em 1906 e fundou a Igreja Batista Nazaré em 1911.  Há registros que a igreja vem usando o instrumento no louvor desde 1910. Torcedores da equipe de futebol Zulu Royals começaram a levar o instrumento para os estádios em 1992. Originalmente de metal, passaram a ser feitas de plástico para baratear o custo. Desde então elas se popularizaram cada vez mais.

Discriminação religiosa é o “novo racismo”, alerta ONG

A intolerância religiosa se tornou uma das principais causas de perseguição das minorias no mundo, segundo o relatório anual da organização não-governamental Minority Right Groups International (MRG), divulgado esta quinta-feira, em Londres.

Segundo a ONG, o aumento do nacionalismo religioso, a marginalização econômica e os abusos derivados das leis antiterroristas estabeleceram uma pauta crescente de perseguição das minorias religiosas, que devem fazer frente regularmente a ataques, detenções, torturas e restrições de suas liberdades fundamentais em todos os continentes.

“A intolerância religiosa é o novo racismo”, declarou Mark Lattimer, diretor da MGR.

“Muitas comunidades que enfrentaram discriminações raciais durante décadas são agora perseguidas por causa de sua religião”, acrescentou.

O relatório sobre o “Estado das Minorias e Povos Indígenas no Mundo 2010″ destaca que os muçulmanos nos Estados Unidos e na Europa são das minorias que mais sofreram com o aumento dos controles estatais e as campanhas celebradas por grupos de direita ou de extrema direita.

Após o atentado fracassado do dia do Natal por um nigeriano em vôo procedente de Amsterdã que se dirigia a Detroit (Estados Unidos), as autoridades americanas decidiram controles especiais nos aeroportos para cidadãos de 14 países, 13 deles predominantemente muçulmanos.

No Iraque e no Paquistão, dois países que estavam na mira da chamada “guerra contra o terrorismo”, lançada pelos Estados Unidos e seus aliados, após os atentados de 11 de setembro de 2001, os ataques contra as minorias religiosas, como os cristãos, também se multiplicaram.

Outro problema para as minorias são as leis que, em número cada vez maior de países, obrigam os cidadãos a registrar sua religião.

No Egito, por exemplo, o governo exige que todos os documentos de identidade tragam a afiliação religiosa do portador, mas só oferecem como alternativa as três religiões reconhecidas oficialmente: muçulmana, cristã e judaica.

O informe destaca que desde 2001 vários países, entre eles Bielorrússia, Sérvia e Uzbequistão, para citar apenas alguns, introduziram ou emendaram leis de registro religioso, o que para Lattimer representa uma forma de os Estados “vigiarem e controlarem as comunidades religiosas”.

Polícia Militar do Amapá oferece vagas para capelão

No concurso de capelão, há uma vaga para sacerdote católico romano e uma para pastor evangélico. Os aprovados deverão ter curso de formação teológica de nível superior e, no mínimo, três anos de atividades pastorais, como sacerdote ou pastor. O salário é de R$ 5.730,90. As inscrições poderão ser realizadas a partir das 10h do dia 15 de julho, no site da Fundação Marco Zero (www.fmz.org.br), organizadora do concurso. Os prazos vão até o dia 10 de agosto, para os cargos de saúde, e 12 de agosto, para capelão. A taxa de participação é de R$ 115 ? a isenção será concedida aos membros de famílias de baixa renda inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Leia mais: http://jcconcursos.uol.com.br/Concursos/Noticiario/edital-inscricao-concurso-pm-amapa-2010-27977 .

Musical Quem é Esse?

No dia 13/07 (terça-feira) uma equipe de 45 pessoas, professores e alunos do Centro de Treinamento Ministerial Diante do Trono-CTMDT estarão em Aracaju, e apresentará o musical Quem é Esse? O evento vai ser na Primeira Igreja Batista de Aracaju, e no dia 14 realizarão oficinas voltadas para a área musical. As musicas do musical foram compostas por alunos do CTM e escolhidas por Ana Paula Valadão para o repertório do musical. Ana Paula assistiu a uma apresentação do musical na sede do CTMDT (em Belo Horizonte) nesta sexta-feira (27/06/10) e fez o seguinte comentário: “O musical do CTMDT com ritmos brasileiros é maravilhoso! Um resgate da nossa cultura! Turnê Nordeste!” FAÇA JÁ SUA INSCRIÇÃO GRÁTIS NAS OFICINAS! LIGUE 3214-5537

Daniel Diau Grava DVD

O cantor Daniel Diau grava o primeiro DVD, da carreira gospel, sábado, 10, no Teatro Tobias Barreto. O evento, marcado para 19h, terá a participação do cantor Matos Nascimento. A entrada é franca.

gleicequeiroz@infonet.com.br          www.twitter.com/GLEICEQUEIROZ

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais