PSOL, poliamor e a nova roupagem da política local

O Partido Socialismo e Liberdade, PSOL, é considerado de extrema esquerda e agrega correntes extremas, reformistas e revolucionárias, de democraticidade duvidosa, com foco em políticas públicas de minorias, sem a visão complexa e abrangente que os colegiados políticos devem ter. Afinal não se faz política sem ampla representatividade.

Em Sergipe, o partido tem se revelado heterogêneo, agregando nomes com baixo índice de rejeição e lançou a candidatura da advogada Niully Campos ao governo, tendo como vice o nome da vereadora Linda Brasil e senado o advogado Henri Clay Santos Andrade, além de alguns outros nomes interessantes para disputa à Assembleia e Câmara Federal como o delegado Mário Leony, o defensor público Sérgio Barreto, o procurador do estado Marcos Povas, o advogado José Alvino, o professor Iran e outros.

Os filiados do PSOL em Sergipe adotaram politicamente o sistema do “poliamor”, espécie de família criada na sociedade pós-moderna com regras previamente definidas em que o combinado não sai caro. Até que ponto podemos entender a lealdade e simpatia como requisito para que uma relação de confiança política se estabeleça? Para os membros desse colegiado sempre. Ao que parecem, todos possuem boa relação em comum e levantam a bandeira da autossuficiência. Eles se bastam. As decisões internas são tomadas em comum acordo e as sugestões externas sequer debatidas.

No último final de semana conversamos com um simpatizante do partido que nos disse que, até os últimos momentos da decisão do lançamento de Niully Campos para o governo, muitos dos partidários apostavam em José Alvino dos Santos ou Linda Brasil, pois o senado já era de Henri Clay. Não que Niully não tenha capacidade de gerir o Estado, mas por questão de estratégia política mesmo. Niully vem do berço dos Valadares e foi candidata a deputada estadual em 2018, quando teve uma votação expressiva de 7.590 votos.

O fato é que o PSOL participaria do pleito de forma mais contundente se optasse pelo nome do renomado advogado José Alvino ou mesmo da vereadora Linda Brasil, ainda assim convencionaram amistosamente o nome da advogada. Deveras, em relação de poliamor não se mete a colher. Quanto a Alvino, recuou serenamente da pré-candidatura, mesmo tendo mais estrutura de campanha que Niully, ficando Linda como vice.

Linda Brasil seria uma aposta fortíssima. Ela apareceu no cenário político em 2016, quando se candidatou pela primeira vez à vereadora em Aracaju, ficando na suplência, logo depois, em 2018 disputou uma vaga na Alese, também sendo bem votada e em 2020, foi eleita a vereadora mais votada em Aracaju com 5.773. Sua história de vida de resistência, ousadia e amor à educação, como seu próprio nome sugere, é linda, sem falar que ela agrega uma parcela considerável de pessoas que lutam contra o preconceito, seja ele qual for.

É notório que os grupos mais abastados dominam historicamente os espaços políticos do país, mas isso é uma realidade que vem sendo paulatinamente desconstruída dentro de um processo nacional de transformação política e a história vai mostrar que o PSOL será o protagonista deste fenômeno. Porque não começar?

No atual quadro político, caso Valmir de Francisquinho, que ainda luta com todos os argumentos jurídicos para manter-se na disputa e mudar o rumo da política estadual, seja mesmo afastado do pleito eleitoral, Linda Brasil ocuparia com pompa e circunstância essa lacuna, ainda que como voto de protesto. O certo é o que o eleitorado sergipano não está engolindo as opções enfadonhas que aí estão.

MIÚDAS

… Fábio Mitiditieri (PSD) não sabe quem será o vice de sua chapa. Uns apostam que a primeira dama da capital, Danusa Nogueira (PDT), embarque com ele nessa empreitada, mas isso ainda vai depender de muitos acertos políticos. Edvaldo Nogueira (PDT) manteve-se em silêncio desde a escolha de Mitidieri, salvo quando disse por diversas vezes que ele seria o melhor nome do governo. Agora começa a dar as cartas de maneira sábia e a decisão só sairá na segunda, dia 1º., coincidentemente de agosto, mês do desgosto, apenas quatro dias antes do prazo final para a realização das convenções partidárias.

… Laércio Oliveira (PP) vem avançando no seu projeto político de chegar ao Senado Federal e agora seus caminhos estão se abrindo, graças a sua paciência e astúcia política. Enquanto todos apostavam que ele seria preterido por Jackson Barreto, Laércio se manteve firme e agora assiste de camarote a situação correr para os seus braços.

… Valdevan Noventa (PL) considerado o pai da região centro-sul do Estado, ainda discute a possibilidade da sua reeleição à Câmara Federal. Noventa desde a semana passada tem se reunido com as lideranças que o acompanham para traçar os próximos movimentos políticos. Na próxima semana conversa com a cúpula do PL Estadual para marcar sua posição dentro do grupo, pois sua candidatura é de suma importância para os demais pré-candidatos a federal pelo PL.

… Jackson Barreto (MDB) participou de uma coletiva com a cúpula do PT, PSB e partidos aliados para declarar apoio ao pré-candidato Lula e consequentemente à Rogério Carvalho (PT). Valadares Pai (PSB), inteligente e sabendo que não ficaria bem na fita, inventou uma desculpa e não foi prestigiar o desafeto, enquanto Valadares Filho (PSB) dava risadas amarelas e esperava receber de JB a CTPS assinada. Que horrorrrr!

… Bosco Costa (PL) continua firme e trabalhando sua reeleição para a Câmara Federal. Como parlamentar, nos últimos anos, participou de mais de 15 comissões, sendo relator em pelo menos umas seis. Foi o parlamentar que mais apresentou projetos que beneficiam as mulheres. É considerado pelos sergipanos como um homem de palavra e cumpridor dos acertos políticos. “Só fecho o acordo que posso cumprir” esse é o lema do deputado. Faz parte da base do governo Federal e, em Sergipe, apoia o pré-candidato Valmir de Francisquinho. Não adianta a imprensa marrom dizer o contrário, pois quem conhece Bosco sabe que o deputado não titubeia em seus compromissos.

… Valmir de Francisquinho (PL) foi um dos mais ovacionados pré-candidatos a Governo Estadual na Convenção Nacional do PL no Rio de Janeiro. Credenciado para ficar no palanque principal, teve seu nome citado três vezes. Na próxima semana prepara a convenção do PL Estadual que ratificará seu nome como candidato a governador.

… João Fontes (PTB) vem tocando sua pré-candidatura com força e inteligência, mostrando os reveses do atual governo. Considerado um personagem polêmico na política, cheio de personalidade e dotado de invejável oratória, o candidato tem argumentos suficientes para apontar os erros e acertos dos adversários. Ex-petista e atual bolsonarista de carteirinha, sonha que o presidente venha para o seu palanque, algo quase impossível porque aqui em Sergipe o PL tem candidato.

… Minutando os candidatos a vice:

* VALMIR DE FRANCISQUINHO (PL). Emília Correia (Patriota) é defensora pública e vereadora atuante em Aracaju. Ganhou notoriedade política no rádio quando fazia o um programa de rádio que orientava os ouvintes juridicamente. Nas eleições de 2018 foi candidata a deputada federal e alcançou a expressiva votação de 52.921 votos.

* ALESSANDRO VIEIRA (PSDB). Milton Andrade (PMN) é empresário e advogado de formação. Muito mais carismático que o titular Alessandro Vieira, deveria encabeçar a chapa. Foi candidato a governador em 2018 e obteve 35.11 votos. Os amigos mais chegados preferem que ele dispute uma cadeira da Alese.

* NIULLY CAMPOS (PSOL). Linda Brasil (PSOL) é educadora, ativista e política. Tem um nome mais massificado nas redes sociais e deveria ser a cabeça de chapa do PSL. Nas eleições de 2016, sozinha e sem estrutura política conseguiu 2.308 votos e nas eleição de 2020 foi a vereadora  mais votada na capital com 5.773 votos. Na vereança vem fazendo um excelente trabalho em defesa da inclusão social.

* ROGÉRIO CARVALHO (PT). Eduardo Gama (MDB) é um empresário bem sucedido que estreou na política em 2018 como candidato a 1º. Suplente de senador de Jackson Barreto. É filho do ex-prefeito de Aracaju Augusto Gama. Não tem um perfil para a política, mas é um personagem sensato e caiu de paraquedas em uma campanha por indicação de Jackson Barreto que desembarcou do governo.

* JOÃO FONTES (PTB). Denise Leal (PTB) é professora de Direito da UFS. Sem dúvida possui o melhor currículo de todos os vices apresentados, pois é graduada em direito pela Universidade Federal do Ceará, mestre em direito pela UFA e doutora pela UFPE. Boa dobradinha.

* FÁBIO MITIDIERI (PSD). Ainda não tem candidato a vice.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais