PT e a nova opção para Aracaju

E a disputa interna entre os filiados do Partido dos Trabalhadores em Aracaju ,para a escolha do candidato a prefeito, só está começando. Já assumiram o desejo o deputado federal Rogério Carvalho, a deputada estadual Ana Lúcia e o vice-prefeito Silvio Santos.

Algumas lideranças tentando o consenso chegaram a consultar o ex-senador e presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra. Zé Eduardo recentemente fez uma cirurgia e vem se recuperando bem do quadro de hipertensão e depressão que o fez renunciar a presidência do PT, mas  não deve participar das eleições municipais de 2012, como candidato.

E nos últimos dias algumas lideranças citam o engenheiro Valmor Barbosa, atual secretário de InfraEstrutura, como uma opção técnica para o partido apresentar a população aracajuana. Valmor se filiou ao PT, literalmente, aos 47 minutos do segundo tempo do jogo, ou melhor, do prazo eleitoral.

Engenheiro civil, 50 anos e há 25 nos quadros da Prefeitura de Aracaju, Valmos Barbosa esteve à frente das principais obras estruturantes realizadas por Marcelo Déda, tanto na Prefeitura de Aracaju, como no governo do Estado, onde foi nomeado no início de 2009, ou seja, na metade do primeiro governo.

Na Prefeitura Valmor empreendeu as principais obras do então prefeito Déda, como o viaduto do DIA, a Avenida São Paulo, o desfavelamento do mangue e a construção da Avenida da Coroa do Meio e a mudança do modelo de tapa buraco, realizando um recapeamento nas principais avenidas e ruas de Aracaju, nunca visto. Aliás, quando Edvaldo assumiu a PMA, Valmor deu continuidade por dois anos a essa política deixando projetos como a Orla Por do Sol, ponte do Poxim, entre outras.

No governo do Estado, Valmor entrou num período critico para resolver sérios problemas quando as obras literalmente não andavam. Conseguiu concluir a ponte Joel Silveira, está concluindo a ponte Gilberto Amado, deu ritmo as intervenções em dezenas de rodovias, pontes secundárias e outras obras menores. E olhe que ele ingressou no governo no início de 2009 onde várias licitações já tinham sido realizadas numa política de gestão errada, onde colocava-se o preço mais barato como a alternativa principal, deixando de lado a qualidade. Por isso dezenas de obras foram paralisadas e novas licitações foram realizadas.

Ou seja, o perfil de técnico/pragmático ajuda Valmor, mas ao mesmo tempo nunca foi testado eleitoralmente. Assim como a presidente Dilma Rousseff (PT) e  como o governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia (PSDB) que foram para a disputa sem nunca passar por outros cargos eletivos.

Está claro que a eleição para Aracaju passará por propostas empreendedoras, por um projeto desenvolvimentista, com políticas públicas não só para o momento atual, mas pensando bem longe.

O próximo prefeito de Aracaju precisa ser não apenas um gerente executivo, mas alguém que possa planejar, executar e determinar um audacioso projeto que possa sustentar a qualidade de vida numa capital que deixou de ser pequena e virou uma cidade de médio porte com seus problemas urbanos e estruturais.

O candidato que conquistar a simpatia do eleitorado e souber assimilar este projeto, numa perfeita sintonia com o que deseja a maioria dos aracajuanos, será o futuro prefeito de Aracaju.

Obras em Aracaju
Por falar em obras, além da ordem de serviço do viaduto do Detran que o governador assinará nos próximos dias, será iniciada também a obra que vai interligar a Avenida São Paulo até a BR-235. Será uma nova via de entrada e saída da capital.

Sergipe em destaque
O jornal Valor Econômico trouxe no final de semana um caderno especial de oito páginas sobre Sergipe. O suplemento ressalta que, o Estado de Sergipe passa por um momento especial de inclusão social, com a criação de empregos. “Nos últimos 12 meses, por exemplo, foram criados 22.253 empregos formais em Sergipe, crescimento inferior apenas ao dos Estados do Amazonas e do Amapá.

Caso raro
Não só: num caso raro entre os Estados brasileiros, mais de 50% dos empregos gerados no período de 2007 a 2010, algo em torno de 50,2 mil, ocorreram no interior, resultado de um processo intenso e diversificado de investimentos de empresas industriais e agrícolas, estimuladas por uma generosa política de incentivos fiscais. Apenas em 2011, 14 novas empresas iniciaram as atividades no Estado, com investimentos de mais de R$ 40 milhões e geração de 1.322 empregos diretos.” Com este texto o jornal abre a série de reportagens que compõe o caderno.

Propaganda eleitoral antecipada: Justiça eleitoral de olho
E alguns candidatos terão problemas com a Justiça Eleitoral assim que registrarem suas candidaturas. E algumas rádios do interior do Estado serão chamadas pela Justiça Eleitoral e podem até mesmo perderem a concessão pública.

Um exemplo: Muribeca
São vários os casos. Uma rádio da região de Muribeca fazia, nos últimos dias, propaganda explicita para Fernandinho, pré-candidato a prefeito. E olhe que o rapaz anunciou uma cavalgada na rádio. Agora a Procuradoria Eleitoral está juntando tudo para tomar as devidas providências.

Presidente da Câmara assumirá PMA
Pela primeira vez em quase duas décadas, o presidente da Câmara de Vereadores assumirá a Prefeitura de Aracaju. O prefeito Edvaldo Nogueira anunciou nesta segunda-feira, 28, que vai se afastar do cargo para gozar férias no período de 2 a 11 de dezembro próximo, mesmo período em que o vice-prefeito Silvio Santos também se ausentará da cidade.  Com isso o presidente da Câmara, Emanuel Nascimento assumirá o cargo de prefeito.

Reajuste dos servidores do TJ/SE
O projeto de aumento de 10% para os cargos efetivos e de 6,5% para os servidores comissionados do TJSE e outro projeto de reajuste de 10% do auxílio-saúde e de 6,5% para auxílio-alimentação foram assinados pelo Presidente do TJSE, Desembargador José Alves Neto, às 14h30 de ontem, 28, em seu gabinete.

Piso nacional para Enfermagem
A luta pela redução da jornada de 40 para 30 horas semanais e em favor do piso nacional para os profissionais de enfermagem ganhou o apoio e o comprometimento do deputado federal André Moura (PSC) na Câmara dos Deputados.

Apoio
Na última semana, André Moura foi indicado pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados para ser o interlocutor da categoria junto à comissão especial em que tramita o Projeto de Lei nº 2.295/2000. “Sinto-me honrado e apoiarei a categoria, serei o representante dela na Câmara dos Deputados e me comprometo a defender e a votar favorável à regulamentação das 30 horas e do piso nacional para os profissionais de enfermagem”, assegurou o deputado.

Convite
Em um gesto democrático, foram convidados para o momento o Presidente em exercício da Associação dos Magistrados de Sergipe (Amase), Marcos de Oliveira Pinto, Márcio Frajalla, da Associação Sergipana dos Escrivães do Judiciário (ASEJ) e Jairo Cardoso de Albuquerque, da Associação dos Oficiais de Justiça do Estado de Sergipe (AOJESE). Embora convidada, a Diretoria do Sindiserj não compareceu.

Tramitação
Posteriormente, em comitiva, todos se deslocaram à Assembleia Legislativa para entregar os projetos à Presidente daquele Poder, deputada Angélica Guimarães. Ela se comprometeu em encaminhar os referidos projetos para tramitação nas Comissões ainda esta semana e, posteriormente, para a votação em Plenário.

Servidor: Carreiras de risco terão aposentadoria especial I
FSP: Para aprovar o novo modelo de previdência do servidor público, o governo Dilma Rousseff cedeu à pressão das categorias e aceitará a criação de uma aposentadoria especial para servidores cujas funções coloquem em risco sua integridade física. Entram na definição policiais federais, rodoviários federais e médicos que trabalhem em regiões de fronteira, entre outras atividades. Não há estimativa de quantos são esses servidores, mas só a PF tem 14 mil agentes.

Servidor: Carreiras de risco terão aposentadoria especial II
A medida constará no relatório final do projeto de lei que cria o novo modelo previdenciário. Maior aposta para acabar, a médio e longo prazo, com o deficit da Previdência, a proposta tramita na Câmara desde 2007 e deve ser votada até o final deste ano. A ideia do governo é permitir que servidores que exercem funções de risco se aposentem mais cedo que outras categorias. Ainda não foi definido como essa redução de tempo de serviço ocorrerá.

Servidor: Carreiras de risco terão aposentadoria especial III
Para garantir a aposentadoria especial, o governo vai propor que a contribuição sobre os salários para o fundo seja um pouco mais alta, de 8,5% contra os atuais 7,5%, tanto da parte da União como destes servidores. O projeto de lei original, enviado pelo Executivo, não previa regra específica para essas funções. O governo também vai propor um novo modelo ­-chamado de fundo de longevidade- para pagar a aposentadoria das pessoas que tiverem de receber o benefício por mais tempo do que o calculado nas regras do modelo de previdência (25 anos).

Cabaré para Executivos
O Cabaré de 5ª estará realizando no mês de dezembro o Cabaré de 5ª Executivo, e para abrir a rodada de entrevistas do Cabaré de 5ª Executivo, o primeiro entrevistado será o prefeito de Lagarto, Valmir Monteiro. O objetivo do Cabaré de 5ª Executivo é levar para a população as discussões sobre os principais municípios do estado.

Seleção de centro educacional
O Centro Estadual de Educação Profissional José Figueiredo Barreto estará abrindo a partir do dia 05 de dezembro as inscrições para o processo seletivo 2012.1. O Centro oferece os cursos técnicos em Redes de Computadores, Serviços de Bar e Restaurante e Serviços de Condomínio. As inscrições são gratuitas e se estenderão até o dia 23 de dezembro de 2011.

240 Vagas para cada curso
Para cada curso estão sendo ofertadas 240 vagas, distribuídas igualmente nos três turnos e a seleção será feita por intermédio de prova escrita, com questões de conhecimentos gerais e conhecimentos específicos.Para se inscrever o candidato precisa ser maior de 18 anos, ter concluído o ensino médio e comparecer ao Centro Estadual de Educação Profissional José Figueiredo Barreto com os seguintes documentos (original e cópia): Carteira de Identidade, CPF, Título de Eleitor, Certidão de Nascimento ou Casamento, Quitação do Serviço Militar, quando couber, comprovante de conclusão do Ensino Médio, 2 fotos 3×4 e comprovante de residência. O Centro está localizado na Rua Laranjeira, S/N, ao lado da Escola Normal.

Curso oferecidos:
Técnico em Redes de Computadores (duração de 2 anos); Técnico em Serviços de Restaurante e Bar (duração de 1 ano e meio); Atendimento ao Cliente (maitre – coordenação dos serviços de garçom; garçom – serviços de mesa; commis – ajudante de garçom, hostess – recepção e acolhida do cliente);Rotinas Administrativas e Financeiras (caixa); Atuar como empreendedor (negócio próprio) e Técnico em Serviços de Condomínio (duração de 1 ano e meio) Mais informações:ceep.jfbarreto@yahoo.com.br Site : portaljfb.blogspot.com

Pianista internacional em Aracaju
No próximo dia 03 de dezembro, o auditório da Biblioteca Pública Epifânio Dórea recebe uma das revelações do Concurso Internacional BNDES de Piano do Rio de Janeiro. O jovem pianista russo Evgeny Brakhman traz um repertório com obras de Bach, Rachmaninov, Brahms e Prokofiev. O recital faz parte do Festival Internacional BNDES de Piano do Rio de Janeiro e será às 19:30h, com estrada franca.

Concurso Guarda Municipal
O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, anunciou ontem,28, a realização de concurso público para a Guarda Municipal de Aracaju (GMA). Serão 100 vagas com salário inicial de R$ 1.310,40. A organização do concurso está sob responsabilidade do Instituto Movens. Confira o edital .

Inscrições
As inscrições ocorrem entre os dias 1º e 12 de dezembro, com taxa no valor de R$ 26,20. As provas estão previstas para o dia 15 de janeiro. A solicitação de gratuidade na taxa de inscrição poderá ser feita entre os dias 1º e 2 de dezembro. De acordo com Edvaldo Nogueira, a realização do concurso é o ponto alto da série de investimentos realizados pela Prefeitura na Guarda Municipal em 2011.Confira o edital:http://www.aracaju.se.gov.br/index.php?act=leitura&codigo=34647

Festa da Laranja começa amanhã, 30
Na próxima quarta-feira, 30 de novembro, começa a 43ª. Festa da Laranja, em Boquim. “Estamos convidando todos os envolvidos para um aprofundamento maior sobre a situação da citricultura tanto sergipana quanto nacional, além de pensar as questões técnicas de interesse ao citricultor. Convidamos, inclusive, a uma melhor organização. Toda a cadeia produtiva precisa se organizar para os desafiadores anos vindouros, com mais potencialidades e mais clareza”, afirma o prefeito Pedro Barbosa.

Tema
Com o tema `Organizar-se é preciso`, o evento reúne importantes nomes do cenário brasileiro – traz ainda convidados de Portugal, produtores, técnicos e empresários para pensar e dialogar sobre a situação da citricultura, além favorecer a troca de experiência. São palestras técnicas, debates, cursos de capacitação, exposições de máquinas, implementos, insumos e defensivos agrícolas.

PELO TWITTER

www.twitter.com/pedrocarregosa Bom Dia para quem tem uma semana cheia de trabalho e agradece a Deus por isso. Cabeça vazia é oficina do diabo. Xô Satanás!

www.twitter.com/CarlosYuriBS @gilmarcarvalho Quem se der ao trabalho de tentar entender as mudanças de posição de A.Lima corre o risco de ter um custupio cerebral.

www.twitter.com/italomarcos__ Humildade: imite Jesus e Sócrates

www.twitter.com/EloisaGaldino "É impossível administrar com quase 40 ministérios". A frase dita por Jorge Gerdau num seminário promovido pelo Valor é o tema do momento.

www.twitter.com/miltonalves_se Rivalidades esportivas no domingo – Corinthians x Palmeiras e Vasco x Flamengo. Será um dia histórico. Quero festejar o título do Vasco!

www.twitter.com/WilliamFonseca Tem pessoas que "se acham". Engraçado como elas nunca se encontram. Vivem à sombra das aparências e à margem de julgamentos alheios.

www.twitter.com/leleteles Barulhento o silencio da grande midia em relacao ao amigao de Serra e Agripino preso em Natal!

www.twitter.com/Machu_Veio A vida é um cavalo brabo, se você não toma as rédias ela te derruba.

DO LEITOR

Ciclistas
Do leitor Luiz Brandi: “É obrigação dos motoristas respeitarem os ciclistas, mas os ciclistas também tem que respeitar os pedestres. De manhã cedo, na ponte do Riomar, as bicicletas passam com velocidade no estreito passeio naquele local, causando riscos aos pedestres que estão praticando a caminhada..Sugiro que  não seja permitido passar pedalando a bicicleta naquele estreito passeio, e sim empurrando a mesma, para não causar acidentes”.

São Cristóvão não pára!
Do vereador Michael Almeida: “E dá-lhe São Critóvão, mais uma, agora é o TCU que condena o Prefeito Alex Rocha. O Tribunal de Contas da União acatou denuncia do vereador Michael Almeida, e solicitou que o Prefeito devolvesse o dinheiro que foi superfaturado na compra de protetores solar para o município, e ainda solicitou a que o processo fosse convertido em tomadas de contas especiais, quem poderá defender esta pobre, falida e sofrida cidade, sem contar que o TCE já há algumas semanas anuncia a votação do relatório de inspeção que encontra-se nas mãos do Conselheiro Reinaldo Moura, que pediu vistas deste. Estamos esperando TCE”. Confiram no blog do vereador: http://michael-almeida.blogspot.com/2011/11/o-tribunal-de-contas-da-uniao-aceita.html

ARTIGO

Colégio Estadual Murilo Braga, hoje é seu aniversário! – Maria Mendonça*

Há tempos atrás, começamos uma história de amor. Eu, nos anos adolescentes e você já garboso, com vitórias consagradas, vendo seus egressos em destaque nas diferentes áreas da sociedade, indo mesmo além fronteiras.

Lembro de como fora minha estréia: você, nos seus corredores, arejados, iluminados pelo brilho do sol tropical e pelas faces joviais de tantos estudantes em busca do conhecimento. Eu, que era tímida, que mal fixava os olhos em desconhecidos, tive as primeiras lições de coragem e de orgulho para expressar meus pensamentos decorrentes às aprendizagens que foram significativas para minha formação atual. Seus ensinamentos básicos foram meu alicerce para o compromisso com o trabalho e, acima de tudo, para as condições favoráveis necessárias ao bom andamento de uma vida inteira.

  Assim fomos nós, Murilo Braga: eu uma menina cheia de sonhos adentrando em sua linda edificação. Você, com alas entre jardins e eucaliptos, numa enorme passarela que nos discretos degraus alcançava a sua amplidão como que abrindo os braços pra todos os que ali conseguia chegar. E eu consegui! Como vibrei! Vibrei pela novidade de pertencer a sua comunidade, tão respeitada e tão amada por todos da nossa região agreste! Vibrei pela conquista de poder me tornar ginasiana de uma Escola admirável! Vibrei por encontrar um novo horizonte pra minha vida! Murilo Braga, é isso acima de tudo que você representou pra minha vida e pra vida de tantos outros jovens com a mesma sede de saber que a minha. Representou uma luz pra iluminar meu caminho, norteando em direção ao futuro que já se construía passo a passo nas lições aprendidas a cada série. Representou a porta aberta pra consciência de melhoria da cidadania. Representou a motivação de transformar com o que se podia.

Passados anos de ginásio, com o espírito voltado pra valorização do saber, optei pelo curso normal a fim de compreender melhor a forma de transmissão de todos os ensinamentos. Com, o mesmo orgulho de ser ginasiana, agora visualizava nas didáticas, a condição da docência. O magistério começa a fazer parte de minha trajetória clareando a minha compreensão sobre a formação humana. Depois, graduada em Administração Escolar, assumir a sua direção com uma matrícula de quase 4.000 alunos, quantidade similar a de uma população de uma pequena cidade. Minha condição de aluna então é substituída pelo exercício de gestora. Abracei a causa com amor e dedicação. Dediquei a você um pedaço de minha vida. E não pense que foi fácil. Substituir uma época de ouro. Época em que D. Maria Pereira foi merecidamente aplaudida, inclusive por mim, enquanto sua discípula. Arregacei as mangas e confiei na equipe que comungou forças dando continuidade de sua imagem de Escola respeitada.

  Murilo Braga, nestes seus 62 anos de vida, como presente, lembro minha contribuição na sua história educacional, nos resultados obtidos e na participação de eventos esportivos e sociais. Entendo que a celebração de sua existência é grandiosa por celebrar muitas gerações de homens e mulheres vencedores. Vencedores por se tornarem pessoas de bem. Vencedores por terem aproveitado as aprendizagens conseguidas através de histórias de amor semelhantes à nossa! Nesta data significativa, diante de trajetórias, penso que nos cabe ajudar na continuamente um espaço sedutor para os jovens que buscam em você o saber!

Colégio Estadual Murilo Braga, aqui fica minha gratidão e meu contentamento por no dia de seus anos, sermos nós os seus eternos alunos também merecedores dos parabéns!

*Deputada estadual

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
"A melhor coisa sobre o futuro é que vem um só dia de cada vez”. (Abraham Lincoln)

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais