Punição para um ato canalha

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Editorial Brazil Journal

A Assembleia Legislativa de São Paulo jamais vai se recuperar perante a opinião pública se puser panos quentes no episódio em que um deputado colocou suas mãos ao redor do peito de uma colega — à luz do dia, em frente às câmeras, sem o menor constrangimento.

Os deputados que fizerem vista grossa a este comportamento serão cúmplices de uma violência endêmica que precisa, finalmente, ser cortada pela raiz.

A violência contra a mulher não exige um estupro; ela acontece diariamente nos pequenos grandes gestos de desrespeito e desumanização.

Seria interessante ver a reação do deputado Cury se um homem tocasse a sua própria mulher da mesma forma que ele tocou a deputada. Ou, ainda, se um colega homem o encoxasse por trás.

É estarrecedor que, depois de tudo que o mundo aprendeu com o movimento #MeToo, o deputado Cury ainda trate o corpo de uma colega como objeto.

A época de se aceitar desculpas esfarrapadas já passou. Os que insistem neste comportamento precisam ser expulsos, execrados e feitos de exemplo.

São Paulo não poderá continuar se achando melhor ou mais sofisticado do que o estado com o menor IDH da Federação se sua Assembleia Legislativa permitir que esse comportamento abjeto permaneça impune.

Lideranças empresariais, que têm se desdobrado para abraçar uma agenda ESG, precisam cobrar o mesmo dos deputados, esses funcionários públicos temporários que muitas vezes se acham patrões. Não fosse a pandemia, deveria haver marchas em frente à ALESP.

Muitos políticos usam palavras grandes como FAMÍLIA, VALORES e FÉ, mas contam-se nos dedos de uma mão os que reagiram sem ambivalência e com a indignação necessária. Pior ainda: segundo a Folha, vários deputados foram ao gabinete do agressor se solidarizar com ele.

Que ambiente é esse que normaliza esse tipo de conduta? A ALESP é a sarjeta da sociedade?

Se não houver Justiça para uma deputada da ALESP, não haverá esperança de Justiça jamais para as brasileiras anônimas, sejam elas nossas mães, irmãs ou filhas.

A civilidade no Brasil está cada dia mais sob ataque. Essa cena patética é só o último sintoma.

Sergipe bem representando Na última sexta-feira, 18, o vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Tiradentes, Saumíneo da Silva Nascimento, foi nomeado como membro do Conselho de Administração do Banco do Nordeste do Brasil S.A. Saumíneo assume o cargo no próximo dia 6 de janeiro, sendo um dos representantes do Ministério da Economia na instituição.

Sergipe bem representando II Saumíneo Nascimento é Bacharel em Economia e em Direito pela Universidade Tiradentes, com Especialização em Economia Empresarial e em Comércio Exterior; Mestre e Doutor em Geografia e Pós Doutorado em Ciência da Propriedade Intelectual; foi Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de Sergipe e Presidente do Banco do Estado de Sergipe (Banese).

 Governo quer reajustar taxas do Detran O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) informou que o Governo do Estado enviou, para a Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei 323/2020, que pretende aumentar algumas taxas do Detran. Esse PL já está na pauta de votações desta terça-feira (22). Georgeo explica que se aprovado, esse PL vai derrubar os novos valores cobrados após a redução de algumas taxas. “No final de 2019, nosso mandato conseguiu através de emendas, aprovadas por unanimidade, diminuir os valores de algumas taxas do Detran. Com esse PL, caso ele seja aprovado, o Governo vai aumentar essas taxas”.

Contra O deputado disse ainda que vai votar contra esse e todos os outros projetos de reajuste. “É um absurdo, em um momento como este que vivemos, onde o Governo do Estado poderia ficar ao lado do seu povo, mas só pensa na arrecadação. Nós vamos votar contra qualquer matéria com este conteúdo”. “Com essa postura, o governador só mostra que ele não está preocupado com os sergipanos. Que belo presente de Natal Belivaldo Chagas dá ao nosso povo! Taxas que nós conseguimos por unanimidade reduzir no ano passado. É um absurdo ele querer diminuir desta forma o trabalho dos deputados estaduais”.

Exemplo Georgeo informa que uma taxa de renovação de habilitação que atualmente custa R$ 100,00 vai passar a custar R$ 200,00. Esperamos a sensibilidade dos colegas parlamentares para que possamos derrubar esse PL. Não é momento para tirarmos mais dinheiro dos sergipanos”.

Depois de três mandatos em Aracaju, vereador Juvêncio Oliveira não foi candidato à reeleição e inicia um novo ciclo
Natural de Duque de Caxias (RJ), o empresário Juvêncio Oliveira labuta desde jovem. Juvêncio Oliveira não gosta muito de holofotes, mas realizou um grande trabalho nos três mandatos que passou na Câmara de Aracaju. Um homem de diálogo, de família e leal aos amigos. Ele optou por não ser candidato este ano. “Estou em paz e ciente de que tenho muito a contribuir para a nossa capital, pois deixarei de ser político, mas a política não sairá de mim. Agora

Foto: César de Oliveira

é chegado o momento de dar um novo gás em minha história, afinal, desde 2004 escolhi servir ao povo e encerro de maneira muito satisfeita esse ciclo. Gratidão a Deus e gratidão a cada um dos meus 4.861 eleitores!”, disse.

Trabalho O vereador classifica sua vereança como “ produtiva e desafiadora”. O parlamentar, que durante esse período assumiu importantes cargos na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), como vice-presidente da Casa e presidente da Comissão de Justiça, afirma que buscou atender às necessidades apontadas pela população aracajuana sempre priorizando a qualidade de vida e os direitos dos cidadãos, bem como, o crescimento do município.

Parceria “Ao longo desses quatros anos fizemos um trabalho em conjunto com as lideranças de diversos bairros da capital, criando, assim, um verdadeiro elo entre os poderes Executivo e Legislativo, onde por meio de proposituras, moções e Projetos de Leis (PLS) muitas benfeitorias foram realizadas em toda capital. Acompanhamos de perto todas as realizações da Administração Municipal e fico muito orgulhoso com tudo que vivi, pois construímos um mandato colaborativo, onde aproximamos o povo da rotina da Câmara de Vereadores”, ressalta Oliveira.

Atuação marcante São mais de 300 proposituras protocoladas na Casa sobre mobilidade, saúde, infraestrutura, saneamento básico, acessibilidade e segurança pública. Para Juvêncio, “essas proposituras, aprovadas em sua grande maioria, atendem aos quatro cantos da capital, tendo como destaque os serviços de limpeza e tapa-buracos, recapeamento, pavimentação asfáltica, reforma de terminais de ônibus, revitalização de praças, redimensionamento de rótulas, construção de ciclovias, podas de árvores, construção de abrigos de ônibus, quebra-molas, readequação de calçadas, instalação de placas sinalizadoras, redutores de velocidade, iluminação pública e serviços de terraplanagem, além dos Projetos de Lei que destacam direitos e deveres dos cidadãos.

Expectativa “Posso afirmar com total clareza que conseguimos atender às expectativas do eleitorado. Eu e minha equipe estivemos em muitos bairros verificando a individualidade de cada comunidade. Nesse cenário, o Bairro Industrial, o Santa Maria, o Santo Antônio, Centro, Coroa do Meio, Jabotiana, Farolândia, Santos Dumont, São José , Suíça, Aruana, São Conrado, Marivan, Mosqueiro, assim como o Povoado Areia Branca foram regiões de grande cuidado ao longo desse tempo”, pontua. Por realizar um mandato colaborativo, o parlamentar esclarece: “sabemos que nem sempre o vereador consegue realizar tudo em um tempo hábil, pois obedecemos protocolos. Mas é nesse encerramento de ciclos que reforço o quanto tive uma equipe preparada, a qual foi fundamental para todas as nossas conquistas”, afirma.

Memória E falando em conquistas, Juvêncio relata o grande marco em seu mandato: vivenciar ao lado do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) a entrega da obra da Avenida Caçula Barreto, mais conhecida como Canal 3, no conjunto Augusto Franco. “Esse momento ficará registrado em minha memória para sempre, já que fui um dos grandes incentivadores e articuladores dessa obra. Foi uma promessa de campanha eleitoral e que consegui concretizar graças à ajuda da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA)”, ressalta o vereador.

Projetos Outros atos importantes também foram realizados pelo parlamentar, a exemplo das ações educativas para a preservação do Tramandaí, como também a criação de projetos com foco na saúde das crianças e adolescentes. Juvêncio lembra ainda, o incentivo à reforma de mais de dez praças de Aracaju, além da autoria de grandes Projetos de Lei, a exemplo: PL 4.978/2017 que assegura matrícula para alunos com deficiência locomotora na escola municipal mais próxima da sua residência; outro PL que tem como objetivo dar atenção e cuidados necessários aos pacientes com doenças consideradas incuráveis e em estado avançado, com cuidados paliativos em domicílio; PL ‘Praia para Todos’, que tem a intenção de garantir esteira para passagem de cadeiras de rodas pela areia para a prática de atividades esportivas adaptadas, além de jogos recreativos.

Encontro de Natal Virtual Ao som de muita música e diversão, a Clínica Onco Hematos, que integra o Grupo da AMO (Assistência Multidisciplinar em Oncologia), promoveu seu primeiro Encontro de Natal Virtual para os pacientes e profissionais. Anualmente, a clínica realiza o Encontro de Natal de forma presencial, mas devido a pandemia da covid-19 e seguindo as regras sanitárias de prevenção da doença, este ano o encontro ocorreu pela primeira vez em formato virtual. Durante o evento, a música ficou por conta do cantor João Luiz, que animou os pacientes e profissionais ao som de diversos estilos musicais. Para a psicóloga da Onco Hematos, Viviana Aragão, o momento do encontro serviu para reunir virtualmente os profissionais e pacientes, para que cada um pudesse se manifestar sobre esse momento de pandemia. Ao final do encontro, um sorteio de ceia natalina foi realizado para os pacientes.

Encontro de Natal Virtual II “A pandemia trouxe muita reflexão acerca do que é importante para vida e o viver de cada um, de fato o que nos sustentou até aqui foi a nossa esperança, esperança de dias melhores, de na medida do possível retornarmos ao estilo de vida que tínhamos, de um dia encontrarmos uns aos outros e poder nos abraçarmos fisicamente. Final de ano é período de celebração, é tradição na nossa instituição enquanto família (paciente, familiares desses e equipe) então que busquemos manter a nossa atitude de celebrar nesse espaço virtual as nossas dificuldades enfrentadas, e renovar a nossa esperança agradecendo pela vida, pelo privilégio de estarmos aqui. Que a gente esteja aprendendo com esse ano atípico, ano de travessia delicada, sobre a importância do autocuidado diante da vida, desejo que a gente se mantenha unido enquanto elo de uma corrente de apoio buscando fazer essa travessia lado a lado, com solidariedade e senso de coletividade”.

Momento de Gratidão O diretor e oncologista da Onco Hematos, Nivaldo Vieira, convidou a todos os participantes do encontro para fazer um momento de gratidão. “Acho que 2020 é um ano que se todo mundo pudesse olhar como um ano de gratidão e de muito aprendizado a gente passa a ver o lado positivo do que pode ter acontecido. É uma alegria a gente poder está aqui, firme, entre nós e poder nos cuidarmos”, afirmou.

Ano de Reflexão Para o cirurgião oncológico da Onco Hematos, Dr. Roberto Gurgel, é preciso que todos se mantenham juntos e unidos após a crise mundial da pandemia e desejou um ano novo repleto de esperança, de saúde e que a vida volte a normalidade. “Dizem que quando vem muita tempestade a abonança vem em seguida, então acho que 2021 vai ser um ano de reflexão, muita paz e muita luz. Temos que manter essa sensação de que precisamos estarmos juntos, independente de classe social, de gênero, que um depende do outro, as pessoas precisam uma das outras. E a gente na Onco Hematos passa essa sensação de amparo para as pessoas que estão precisando da gente”, explicou.

Pacientes e profissionais Durante o encontro, os pacientes e profissionais transmitiram mensagens de esperança desejando um feliz natal e feliz ano novo para todos. A paciente Lícia Lima afirmou que vivenciou 2020 como um ano de muitos desafios. “Todos passamos por um isolamento, mas vamos aprender com a pandemia. Não podemos baixar a cabeça nem negar essa realidade, mas temos que ser gratos por estamos aqui, por ter todos vocês em nossa vida. Que 2021 venha com muita paz e esperança de dias melhores”, disse a paciente. Já a profissional Paloma Melo, agradeceu aos pacientes e enfatizou que a cada dia aprende mais com as experiências deles. “Sou muito grata em ter vocês todos, a gente aprende muito a cada dia com cada história de vida. Às vezes a gente reclama de tanta coisa besta e fútil e vê em quantas coisas vocês são fortes e lutadores. Obrigada por cada história de superação, são vocês que motivam a gente a tratar cada vez melhor vocês. Que em 2021 a gente possa vim renovados, sem máscaras e com muitos abraços”, contou.




PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018
Da série de fotografias do cidadão Wanderson Andrade: https://www.instagram.com/wanderr.bastos/ Quilombo Mocambo/Porto da Folha/Sergipe SALVE António Lino! Inspiração para qualquer alma que aspire ver um mundo mais suave, a despeito da necessária CORAGEM para lutar e jamais abrir mão de seus princípios … QUE O PAI DAS LUZES CELESTIAIS O ABENÇOE SEMPRE.

 

 

 

 

 

 




PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK



Projeto de voluntariado transforma moradias em situações precárias

O Projeto Transformação, tem por objetivo desenvolver por meio de trabalho voluntariado ações que representem desenvolvimento na vida das famílias com crianças em situação de vulnerabilidade social, atuando em reformas de moradias em situações precárias, oferecendo uma estrutura e organização para execução das atividades através da força mobilizadora dos voluntários.

Exemplo

Em 2019 nos deparamos com a história de uma menina que tem 13 anos.A trajetória da vida dela é de muita persistência, resiliência e conquistas, considerando que as experiências vivenciadas na família é de muito trauma, mas a menina nunca se abalou, sempre se destacando nos estudos. Como era uma das melhores alunas, ela passou no processo seletivo para ir para um colégio particular, e continua muito focada e se destacando, mesmo tendo que guardar seus livros em caixas de papelão e não tendo lugar adequado para estudar. A menina fala que, apesar de tudo, desistir não é uma opção, porque a educação irá mudar sua vida e da sua mãe.

Aqui o resultado concreto realizado neste final de semana. Essa é apenas a primeira ação do Projeto, em 2021 estaremos iniciando a transformação da segunda casa, quem tiver interesse em se voluntariar ou realizar doações, podem entrar em contato através do e-mail transformacao.aju@gmail.com ou pelo telefone 79 99936 1617.


PELO TWITTER

www.twitter.com/dimasroque Papa Francisco em fala se refere a Dom Elder que disse: “Quando dou comida aos pobres, me chamam de santo. Quando eu pergunto porque tanta pobreza, me chamam comunista”. @Pontifex_pt


www.twitter.com/andretrig Lindo depoimento de Nicette Bruno sobre sua fé, compartilhada c/o companheiro Paulo Goulart, que partiu há 6 anos. A compreensão da vida, da morte e do amor. E a certeza do reencontro entre eles no plano espiritual: https://www.instagram.com/tv/CJDxg8UDd_8/?igshid=iy6daw17ivm9


www.twitter.com/ffariajr Tem alguma coisa estranha e precisa de resposta para sociedade: Alguns representantes de poderes constituídos participando de festas e encontros(postadas nas redes sociais) sem uso de máscaras e sem distanciamento social?




Siga Blog Cláudio Nunes:               

Instragram

 Facebook

 Twitter


Frase do Dia
“Da árvore do silêncio pende seu fruto, a paz.” Arthur Schopenhauer.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais