Qualidade X Prestação do serviço público

Não é preciso ser jurista para saber que um dos princípios que regem a administração pública é o da eficiência na prestação dos seus serviços. Todavia, o que se vivencia no dia-a-dia são serviços públicos essenciais sendo prestados à população com péssima qualidade. Com raras exceções.

Então, a pergunta que se faz é a seguinte: de quem é a culpa?  Acredita-se que a culpa seja do Estado em sentido lato sensu, que se comporta como um excelente empregador, mas que é um péssimo patrão, por não exigir dos seus servidores a necessária qualidade, assiduidade e compromisso no desempenho da função.

O blog diz isso, pois não tem conhecimento de que um servidor público sequer tenha sido demitido por ser incompetente, desidioso, impontual ou inapto para o exercício do cargo. Contudo, é comum o noticiário de que os servidores estão em greve, que os médicos e professores não cumprem a sua jornada de trabalho, que a polícia está fazendo greve branca e por aí em diante.

Antes que acusem o titular deste espaço de ser "terrorista" ou privatista, faz-se, ainda, a seguinte indagação: Alguém mantém em sua empresa ou em sua residência um empregado ineficiente? A resposta, por óbvio, é NÃO! E o Estado, por que tem que manter? Ora, a sociedade precisa despertar para o fato de que quem paga os salários dos servidores públicos é ela própria.

Não podem calar e contentar a todos com esse caos instalado nos órgãos e entidades da administração pública federal, estadual ou municipal. O Ministério Público e os órgãos de fiscalização precisam se engajar no sentido de cobrar dos gestores a aplicação do princípio da eficiência, pois não se pode aceitar que pague-se salários aos servidores e estes  retribuam com um serviço público de baixa qualidade.

O blog deixa claro que não está com isso dizendo que todos os servidores públicos são ruins ou descompromissados, pelo contrário, sabe que existem pessoas abnegadas no serviço público, que vêm a ser a grande maioria. Mas é fato que existem alguns que não tem a menor condição de ocuparem um cargo público.

O que causa admiração – não só do blog, mas de parte significativa da sociedade –  é o fato de que os sindicatos vivem reclamando direitos, mas nunca se houve falar de deveres.

Outra coisa, se o serviço público pagasse tão mal, por que então existiram tantas pessoas dispostas a ingressar na administração pública? E olhe que tem algumas pessoas que tomam posse e são nomeadas num dia e no outro já querem fazer greve. Por isso, é preciso que a sociedade reflita sobre o alto custo que ela paga em tributos e o retorno que tem. É preciso acabar com o paternalismo estatal e profissionalizar a gestão.

Valadares fisgado por Almeida I
Há mais de um mês o deputado federal Almeida Lima provocou por várias vezes o governador Marcelo Déda através da imprensa e foi ignorado completamente. Foi desesperador para o deputado. E aí ele passou para outros alvos. Jackson, o vice, é figurinha carimbada e como são primos e viveram muito tempo juntos, quando jovens, um conhece o outro como ninguém. E um cabe no outro muito bem quando o assunto é picuinha pela imprensa.

Valadares fisgado por Almeida II
Já o senador Valadares perdeu totalmente o tom e, literalmente, o rebolado, quando resolveu aceitar os ataques de Almeida. Pareceu um político novato, sem experiência alguma. Acabou fisgado por Almeida e se igualou ao deputado no tom do discurso. Deveria ter aprendido com o governador Marcelo Déda.

Agenda Positiva
E durante todo o dia de ontem (das 9hs até às 15hs), o governador Marcelo Déda concluiu a segunda etapa da reunião com o secretariado onde o tema principal é uma agenda positiva para os próximos meses. Logo depois o governador Déda participou do enterro da mãe do prefeito Luciano Bispo em Itabaiana. Um gesto de solidariedade e civilidade cristã.

Candidato do PSTU
Convidado por vários partidos para ser candidato a prefeito de Aracaju, o ex-presidente da OAB, Henri Clay Andrade, está mais perto de aceitar a proposta do PSTU. A deputada Ana Lúcia (PT), amiga de Henri Clay, considera essa possibilidade uma grande idéia.

Prestígio no PSB
O deputado Valadares Filho (PSB) está com o prestígio em alta conta junto à direção nacional do seu partido. Convidado pelo presidente Eduardo Campos, governador de Pernambuco, ele gravou um comercial nacional que defende na tv a bandeira da reforma urbana que o PSB defende para as grandes cidades brasileiras. Além de Eduardo Campos, somente os prováveis candidatos a prefeito nas capitais tiveram esse privilégio.

Político qualificado
O contador José Américo Barbosa, o “Bobó”, uma das figuras mais populares de Socorro decidiu voltar à política e vai se candidatar a vereador filiando-se, provavelmente, ao PSB. Ele já foi vereador do município e também secretário de finanças, administração e obras na gestão do ex-prefeito Zé Franco. Mas, agora, com a mesma disposição para o trabalho comunitário, “Bobó” diz estar pronto para desenvolver um novo e mais arejado projeto político em sua cidade.

Paulinho da Varzinha em plena recuperação
Através da assessoria de imprensa, o deputado estadual Paulinho da Varzinha Filho e família agradeceram as manifestações de solidariedade de todos que  formaram uma grande corrente por sua completa recuperação.. No último dia 6 ele foi acometido de uma hemorragia digestiva. Hoje, 14, se encontra com o quadro clínico estável e em plena recuperação,devendo retornar à suas atividades legislativas nos próximos 15 dias, aproximadamente.

Vigilante da Justiça federal é baleado. E os PM`s cedidos ao órgão?
Marginais que estavam nas proximidades do estacionamento da Justiça Federal (no Centro Administrativo, no bairro Capucho), balearam o vigilante que percebeu a movimentação estranha. Só um detalhe: a Justiça Federal tem quatro policiais militares cedidos conforme BGO já publicado neste espaço. Estes policiais fazem o que no órgão? Serviços administrativos?

Congresso Nacional do PDT
O deputado estadual Zé Franco (PDT) foi um dos participantes do 5º Congresso Nacional do PDT, ocorrido em Porto Alegre. O tema abordado foi o Movimento da Legalidade, que completa em 2011 50 anos. Além do deputado Zé Franco, também participaram do encontro o prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique; e vários filiados como o atual presidente do Detran, Bosco Costa; e a presidente da Câmara de Vereadores de Socorro, Maria da Conceição.

Quem será?
Um novo espaço no blog: quem será, caro leitor? Seria cômico, se não fosse trágico. Só no Brasil mesmo, político hoje participar de Marcha Contra Corrupção, mas no passado bem recente defender corrupto como se fosse o próprio espelho. Joga como se o eleitor fosse cego, burro e totalmente esquecido e analfabeto.

Prefeitos no DF I
O senador Eduardo Amorim (PSC-) e o deputado federal André Moura (PSC) acompanharam os prefeitos sergipanos durante a 'Mobilização Municipalista Nacional' que acontece em Brasília entre os dias 13 e 15. Os prefeitos exigem o cumprimento das promessas feitas durante a 14ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, realizada em maio deste ano.

Prefeitos no DF II
Além da regulamentação da Emenda 29/2000, que estabelece os investimentos a serem feitos na saúde pelos entes da federação, e a derrubada do veto à lei que disciplina a distribuição dos royalties do petróleo, a Mobilização Municipalista Nacional, promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), tem como objetivo pedir a derrubada do Veto 23/2009, que se refere ao Projeto de lei de conversão (PLV) 10/2009.

Usuários de planos de saúde
A qualidade do atendimento aos usuários de planos de saúde foi debatida em Audiência Pública hoje, na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados. Realizada por requerimento do Deputado Valadares Filho (PSB), a audiência teve a participação de dirigentes de entidades de defesa do consumidor, representantes das operadoras de planos de saúde e da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Muitas denúncias
“O volume considerável de denúncias contra os planos de saúde foi o que nos motivou a fazer o requerimento para debater o assunto”, disse Valadares Filho, que considera um verdadeiro absurdo esse número de denúncias recebido contra as operadoras de planos de saúde apresentados aos órgãos de defesa do consumidor e à própria ANS.

CPI
O deputado federal Almeida Lima (PPS) assinou ontem, 13, o requerimento de instalação de CPI para apurar as denúncias de corrupção envolvendo ministros do governo Dilma Rousseff. “Quem não deve, não teme, mas o governo está fazendo de tudo para não apurar as irregularidades. Isso fica claro que tem culpa no cartório, que deseja ocultar ilícitos”, criticou.

Corrupção
Na avaliação do parlamentar, o governo tem conhecimento dos atos de corrupção e não age porque não quer. Almeida Lima afirmou ainda que a presidente Dilma Rousseff não se movimenta, não toma a atitude que a sociedade exige. “Enquanto isso, os escândalos estão cada vez mais estampados na mídia”, completou.

Etapa do campeonato brasileiro de Motocross em SE
Sem duvida, a área do esporte e lazer em Sergipe, é hoje uma referência para todo país. O governador vem dando total respaldo ao trabalho realizado por Mauricio Pimentel e sua equipe à frente da pasta. E este mês, um grande evento com uma estrutura de grandes corridas, será realizado em Aracaju, na pista localizada na orla da Atalaia: a 5ª Etapa do Pro Tork de Motocross nos dias 24 e 25 de setembro. O evento é uma realização da Federação Sergipana de Motocross com o apoio da Confederação Brasileira de Motociclismo e com o apoio do governo estadual, através da SEEL e do Banese, além da Prefeitura de Aracaju.

Depois de 15 anos etapa retorna ao Nordeste
Só para se ter uma ideia há mais de 15 anos que o Nordeste não tinha uma etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross. É um evento com a participação de cerca de 300 pilotos e a SEEL vem reformando a pista da Orla da Atalaia que ficará com 1,300 metros, além de uma parte de terra e outra de areia. Os hotéis já estão quase lotados no período do evento. Sem duvida, a etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross tem uma dimensão enorme. É esperar para conferir.

Recurso da DPE será julgado nesta quarta-feira
O recurso contra a decisão da Presidência do Tribunal de Justiça, a qual suspendeu a execução da Liminar concedida mediante Ação Civil Pública movida pela Defensoria Pública do Estado, através dos Núcleos de Bairros e Direitos Humanos, será julgado na manhã desta quarta-feira (14), às 8h30, no Pleno do Tribunal de Justiça, situado na Praça Fausto Cardoso, Centro da Capital.

Pedidos
Na liminar, a juíza da 3ª Vara Cível da Comarca de Aracaju acata todos os pedidos da Defensoria Pública como a disponibilização de local digno, concessão de auxílio moradia, bem como sejam oficiadas à Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária para que as mesmas tomem providências com relação às condições precárias dos alojamentos e o crescente número de crianças e idosos doentes.

Condições
Cerca de 200 famílias, que hoje estão alojadas nos galpões dos bairros Centro e Santos Dumont, foram retiradas pela Prefeitura de Aracaju das invasões Preol e Água Fina, no bairro Santa Maria, consideradas áreas de risco pelo município.  Nos locais, há um grande número de crianças, idosos e gestantes, além de portadores de necessidades especiais que vivem em condições desumanas.

Novos fundamentos
Segundo o defensor público do Núcleo de Bairros, Alfredo Nikolaus, no recurso de Agravo a Defensoria Pública traz novos fundamentos e razões para que a decisão Liminar produza novamente seus efeitos. "Visamos o restabelecimento da Liminar concedida pela juíza, reformulando todos os pedidos da Defensoria Pública. A situação é realmente calamitosa e essas pessoas não podem continuar vivendo nessas condições", afirma.

Celi na estreia do Senhor do Labirinto
Em noite de gala para o cinema sergipano, o Teatro Tobias Barreto recebeu convidados para a estreia filme “O Senhor do Labirinto” na abertura do festival Curta-SE, nessa segunda,dia 12. O filme conta a trajetória do artista da terra Arthur Bispo do Rosário, que produziu extensa obra entre 1938 e 1989, período em que ficou internado em instituições psiquiátricas no Rio de Janeiro. Colaboradores da Celi, patrocinadora do longa, marcaram presença e não perderam a oportunidade de parabenizar o ator Flávio Bauraqui, que deu vida ao protagonista, e o diretor da película, Rogério Motta, pelo excelente trabalho.

Cinema 6D chega a Sergipe
Que tal sentir as emoções de um passeio em uma montanha russa gigante ou atravessar um rio a barco com correntezas assustadoras sem correr o risco de cair ou se afogar? Essa aventura poderá ser realizada a partir de hoje, 14, com a inauguração do Cine World 6D, às 19h, no Mundo Maravilhoso da Criança, na Orla de Atalaia. O novo brinquedo, que promete ser a sensação da temporada, é inédito no Brasil.

Estrutura 
A idéia de trazer o Cine World 6D para Sergipe surgiu da empresária do ramo de diversão Grace Kelly Nascimento Santos, que já trabalha no ramo de entretenimento há 12 anos. Toda a estrutura vai funcionar dentro de um caminhão, adaptado com seis cadeiras vibratórias, cabines com projeção em seis dimensões, turbinas com ventilação, bombas para borrifar água e saídas para exalar cheiros. “A nossa idéia foi trazer para o Estado de Sergipe algo novo, atendendo a uma solicitação do secretário de Estado do Turismo, Elber Batalha Filho, que sempre nos apoiou e nos incentivou”, disse a empresária.

Funcionamento
Cada sessão do Cine World 6D terá duração de seis minutos e o preço individual será de R$ 10,00. O cinema funcionará de sexta-feira a domingo, das 16h às 22h, no Mundo Maravilhoso da Criança, na Orla de Atalaia. O projeto também será itinerante, podendo se deslocar para outros municípios.

Congresso Internacional de Mediação de Conflitos
A Universidade Federal de Sergipe, em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de  Sergipe, está realizando o I Congresso Internacional de Mediação de Conflitos: da teoria à prática, que acontece no período de 14 a 16 de setembro, aqui em Sergipe. O encontro, que acontecerá no auditório do Palácio da Justiça, na praça Fausto Cardoso, reunirá no Estado renomados juristas nacionais e estrangeiros, especializados na temática, e a estimativa de reunir 400 participantes.

Pesquisa
Durante o evento, será apresentado o resultado de pesquisa realizada por discentes da UFS sob a coordenação da Profa. Dra. Luciana Aboim Machado Gonçalves da Silva, com o apoio do CNPq – Conselho Nacional de Pesquisa, através de projeto piloto de mediação, que foi instalado na Vara de Assistência de São Cristóvão, no âmbito cível, sob a coordenação da Juíza de Direito, Adelaide Maria Martins Moura, iniciado no primeiro semestre de 2010. Já na área criminal, o projeto piloto foi desenvolvido no Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis, sob a coordenação da delegada Georlize Teles.

Oficina
Conjuntamente ao congresso, nas manhãs de 15 e 16 de setembro de 2011, será realizada uma Oficina de Atualização sobre Mediação, com carga horária de 8 horas, ministrada pelo Prof. Juan Carlos Vezzulla (Presidente do Instituto de Mediação e Arbitragem de Portugal – IMAP). Inscrições e mais informações:  (79) 3211-3273 / (79) 9128-3389 /(79)  9888-6407 / (79) 8811769.

Sintese e Seed se reúnem nesta quarta-feira

Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica (Sintese) e secretário de educação, Belivaldo Chagas, têm reunião agendada para amanhã, às 16 horas, na Secretaria do Estado da Educação (Seed). Em pauta a proposta de avaliação de desempenho do governo, a realização de concurso público, a não liberação dos professores aprovados em mestrado e doutorado e a implantação da gestão democrática na rede estadual.

A polêmica de João Fontes no Sarau
A entrevista mais polêmica e mais acessada do Sarau Entre Amigos foi a do ex-deputado João Fontes que não poupou quase ninguém: "Em 2000 eu disse a Déda que era a vez dele ganhar a eleição em Aracaju, recebemos em minha casa Zé Dirceu que veio lançar Zé Almeida a prefeito e Samarone vice com apoio do PT, mais Déda achou que eu queria arrombar com ele, depois Lula veio e conseguimos convencê-lo, ele se candidatou e ganhou, já a eleição de 2012, eu tenho pesquisas em mãos que apontam que 65% da população não vota nem em candidato de Déda nem em candidato de Edvaldo". Clique no link e assista: http://www.youtube.com/watch?v=f1268NPs74E

Sexta tem Celi Open
Começa essa sexta, dia 16, o Celi Open, torneio que irá agitar a cena esportiva local até o dia 25 de setembro. Centenas de tenistas, tanto de Sergipe, quanto de outros estados, disputarão títulos em diversas categorias, abrangendo todas as idades tanto no masculino quanto no feminino. A Gerente de Marketing da Celi, Lívia Figueiras, enfatiza que o caráter do torneio prioriza a competição saudável entre os atletas. “É um acontecimento voltado também para a família de forma geral, proporcionando momentos de lazer”, avalia. O Celi Open acontece no Racket Sports fica na Avenida Heráclito Rollemberg, S/N – Quadra K – Distrito Industrial de Aracaju.

PELO TWITTER

Não são enganados, são cínicos também
www.twitter.com/mc_jornalista Me impressiona o cinismo de determinados políticos. E me impressiona mais como os incautos, inclusive da imprensa, são enganados.

Infidelidade eleitoral
www.twitter.com/Edson_Bomfim DEM e PSDB apertam mão num dia e no outro trocam dedos médios. A sociedade sabe, menos os "cabeças" dessas siglas. Ô negócio de corno…

E ainda falam de sergipanidade…
www.twitter.com/FalaSergipe Por aqui está tudo se descaracterizando. A Tv Sergipe faz especial prá Ivete e as rádios agora fazem program ao vivo de Brasilia.

Sem falar do coco de cachorro em todo canto…
www.twitter.com/rod_rocha Das coisas que mais detesto em meu bairro: as dondocas que circulam no eixo Pandoro-galerias como se as vias publicas fossem delas. #imbecis.

Maturidade a toda prova
www.twitter.com/jsantana61 Quem tem credibilidade, quando provocado por quem não tem, deve ignorar solenemente. Ao reagir, erra e vai dar audiência àquele que não tem.

Sem responsabilidade
www.twitter.com/FlavioLima_se A vida não é só Direitosss. A cada Direito corresponde um Dever!!

Dê este presente para seus filhos
www.twitter.com/Narcizo_Machado Estou querendo parar de fumar, além de vergonha na cara e força de vontade, existe mais algum remédio gratuito? Kkkkkkk

Concessão pública usada como bandeira política
www.twitter.com/otacilioleite Com tantos pretensos candidatos, será que vamos ter algum radialista pra falar nos microfones ano que vem? Quem nunca viu quer ver. Rsrsrs.

Cadê a coragem do governador?
www.twitter.com/rogerandr31 por AntonioJMoraes Um novo concurso público para a PM Sergipe iria enxertar por demais a folha de pagamento. Melhor devolver todos os PMs fora da função fim.

Lavanderia de todos os jeitinhos…
www.twitter.com/antoniooviedo1 Se Al Capone soubesse em sua época como era fácil lavar dinheiro no Brasil, teria vindo pra cá e nunca seria preso. #CasoEdirMacedo.

Para os incaultos,  nada melhor que o desprezo
www.twitter.com/laysmillena Enfim, nada de perder tempo respondendo a certas pessoas. Eu tenho personalidade,mas, se outros não têm, paciência…

ARTIGO

Qualidade de vida, inclusão social e projeto p/ a Atalaia – Romualdo Alves de Menezes*
Cidade da qualidade de vida e da inclusão do esporte como prática para retirar os jovens das atividades maléficas, conjuntamente com projeto para fechamento de uma das pistas da praia de Atalaia aos domingos.
Em agosto, foi realizado em Aracaju um campeonato de Duatlhon(atletismo e ciclismo)  pois bem, vieram vários atletas de outros estados, principalmente de Alagoas e Bahia, juntamente com os residentes em Sergipe. A prova foi realizada atrás do parque da sementeira, mesmo local onde houve esse final de semana um show “beneficente” apoiado por um vereador. No caso do show, a avenida foi fechada no dia anterior, provavelmente para montagem do mega palco, isso com a autorização da SMTT, a qual deixou um carro de plantão no local durante para não permitir a circulação de veículos. Acontece que durante as duas horas de prova do duatlhon, a avenida ficou aberta em um sentido, normal se somente fosse para os moradores da avenida chegaram até suas casas, porém, uma competição que reuniu atletas que em suas bicicletas, podem pedalar a uma velocidade de 40 km ou mais e, terem que pedalar com carros passando a menos de 2 metros e até menos, ou mesmo contornando uma curva, esses atletas precisam de espaço para realizarem as manobras, isso se torna uma irresponsabilidade por parte do poder público. Se não fossem os organizadores e alguns atletas que não puderam participar da  competição a ficarem na frente dos carros para controlar o transito, a coisa seria pior, mas tudo bem, a cidade da qualidade de vida e do esporte cede a estrutura da prefeitura para um show caça-votos.
A arrecadação de gêneros alimentícios é uma ótima idéia, porém, o gasto na estrutura é um valor muito maior que o arrecadado com donativos e, não venham me dizer que a quantidade de produtos foi alta. Alta foi a soma gasta com o show, mas tudo bem, o que vale é o voto, não a vida do atleta.
O mais aberrante de tudo é que, um dos atletas a participar da competição, é filho do gestor do órgão de transito da prefeitura municipal. Espero que em um futuro bem próximo, quando for realizada uma competição naquela avenida, seja dada toda a logística utilizada para realização de um show “beneficente”.
A propósito, quem será o edil que apresentará um projeto para que aos domingos, seja proibida a circulação de veículos em uma das pistas da atalaia (preferencialmente, a do lado da praia), para que os moradores de Aracaju e visitantes, tenham uma área de laser, tal qual, acontece na praia de Pajuçara em Maceió, assim como na mais famosa do mundo, a praia de Copacabana, no Rio, onde a av. Atlântica fica fechada para veículos durante todos os domingos. Falando sério e sem modéstia, já pensou a praia de Atalaia com uma das pistas fechada e cheia de pessoas podendo praticar os mais variados esportes, ficaria ainda mais bonita. Vereadores, acordem, isso é inclusão social, isso é qualidade de vida.
*Pai de atleta e morador de Aracaju.

DO LEITOR

Maítre de restaurante
Do leitor Wiliams: “Sobre o Artigo: "Maítre do Restaurante Parmegiano", este funcionário precisa ser devidamente identificado e punido pela Direção do estabelecimento; pois, tal tipo de constrangimento não pode ser repetir, inclusive conosco, enquanto frequentador do mesmo.Precisamos obter informações acerca da medidas adotadas pelo Restaurante”.

São Cristovão: Mercenários à espera de dinheiro
Texto da leitora Mell Vianna: “Há muitos anos atrás, quando os grandes caciques da política sergipana separavam as cidades para determinados candidatos que disputavam eleições para qualquer cargo, quando citava a cidade de São Cristóvão, muitos recusavam, por que acreditavam que os seus eleitores eram traíras. Na verdade, o que sempre ocorreu aqui na nossa cidade, é justamente o contrário. Somos uma população esclarecida. Não vendemos o voto. Claro que haverá sempre os que compram e os que vendem. Embora, quando chegam às urnas, a maioria não vota.Acontece que entre os filhos e moradores, existem no meio, aquelas pessoas, como ocorrem nas demais cidades, os velhos e conhecidos aventureiros. Os famosos falsos líderes. Aqueles que esperam a cada quatro anos, a salvação para os seus problemas financeiros. Vendem a ilusão de que são capazes de transferir centenas de votos. Tem cada figura, que nem o voto da esposa pode garantir, quanto mais os dos outros. Mas tem os que pelo menos demonstram que acreditam.De um lado há os que se fantasiam, e do outros os que entram no jogo. Ao longo de nossa história recente já testemunhamos cerca de cinco a dez figuras, vindas de outras cidades e Aracaju, desembarcarem, fincarem alguns laços, esnobando fortuna. Acreditaram que com essas demonstrações, seria o caminho mais fácil para uma possível eleição a prefeito. Todos acabaram arruinados, faliram.  Alguns conseguiram se erguer. Já outros, continuam apenas ostentando. Pobres, falidos, porém com o nariz empinado.  As brechas da nossa lei eleitoral, infelizmente permitem que qualquer um aventureiro, arrisque tão investidura, aqui em São Cristóvão, como em qualquer outro lugar.  Também a nossa Constituição assegura a liberdade do ir e do vir. Estejam à vontade. Como a cidade não tem portas, podem entrar. Já se serão aceitos, isso, já serão alguns milhões. Depois de sete de outubro de dois mil e doze, saberemos que ficou pobre e quais os enganadores tirados a profissionais da política conseguiram  alguns reais a mais.Boa sorte para todos aqueles que estão nesse momento, arrumando as sacolas, alugando casas no Roza Elze, Eduardo Gomes, mesmo no nosso centro histórico, trocando alguns endereços em alguma correspondência, para legitimá-lo. São Cristóvão sempre foi diferente. Nunca houve um prefeito caído de pára-quedas, na primeira eleição já disputada. O último que veio de fora foi Armando Batalha, porém antes disputou uma eleição e ganhou para vereador.  Falando em Armando, que se elegeu prefeito somente numa segunda eleição disputada, não soube retribuir aos que nele creditaram confiança. Depois de dois mandatos, finalmente a justiça conseguiu descobrir os seus desmandos administrativos. Hoje lhe recaem nada mais do que treze condenações. Tornou-se a maior ficha suja da cidade, quiçá do estado. Mas mesmo assim, continua dizendo que será candidato. Tornou-se exemplo para aumentar mais as desconfianças para com os que poderão vim tentar a mesma sorte ou o mesmo destino. Não importa se será para realizar algum sonho, se para satisfazer o grande guru, ou para tentar mudar de vida de uma vez, achando que não precisará mais ser ajudado com mandato, enfim, não importa as razões. Os meios justificarão os fins. Mesmo que seja fracasso e quebradeira. Conforte-se que vocês não serão os primeiros e nem serão os últimos. Pois jamais exterminaremos aventureiros, nem mercenários na política”.

Jackson foi substituído por Valadares
Do leitor Narcizo Machado Filho: “Nos últimos dias, presenciamos um embate político entre o Deputado Federal Almeida Lima e o Senador Valadares. Penso que o povo sergipano não foi às urnas para elegê-los para esse fim.Valho-me dos estudos sobre o comportamento humano para tentar aqui ousadamente, opinar sobre os fatos."Comportamento humano é a expressão da ação manifestada pelo resultado da interação de diversos fatores internos e externos que vivemos, tais como: personalidade, cultura, expectativas".Os insultos começaram via "TWITTER" depois via RADIO e assim sucessivamente tais como: . "Valadares é o medíocre entre os medíocres da política sergipana".  "A pequenez de Valadares o deixa esquisito dentro do mapa de Sergipe". "Almeida participou do governo quando lhe convinha, indicou cargos federais, se serviu do governo o quanto pôde e se elegeu deputado em cima disso".
Duvidar dar personalidade ou da cultura de ambos, seria um desrespeito, pois, chegar aonde chegou demonstra a obtenção de personalidade forte e inteligência suficiente para suportar as intempéries, que vida pública causa.Hoje é evidente a "expectativa" bateu as portas de ambos, um mais afoito que outro. A expectativa de chegar a Prefeitura de Aracaju, não passa apenas pela cabeça de Almeida, Valadares, mais de outros: Rogério Carvalho, Sílvio Santos, Laércio Oliveira, Zeca da Silva e André Moura e etc.
O que não se pode, é em detrimento da "expectativa" sair de lado a lado soltando farpas sem medir as consequências que poderão ser duras, tal como diz Almeida. "Mas espero que a população de Sergipe, embora tardiamente, mas com todo o respeito, vai compreender e dar a ele o ostracismo que já deu a outros".
Esquece Almeida, que essas palavras também podem cair sobre ele, num futuro bem próximo. Vivemos anos e anos, ouvindo, lendo e vendo, os embates políticos entre ele e o primo, ao que parece agora chega a uma final feliz. O embate agora ao invés de ser com Jackson será com Valadares, esperamos que não se prolongue por muito tempo.
Se alguém se locupletou, porque só agora vem a toma, os atos e fatos devem ser combatidos no momento que acontece, depois, parece ser algo que foi escondido debaixo do tapete, para também se beneficiar dele (ato de locupletar). Ora, se eu faço a denúncia agora, talvez eu não chegue aonde devo chegar, a eleição. Isso acorre muito por esse mundo afora, é o caso de usar o "poder pelo poder" como já dizia o Montesquieu; "todo homem que tem o poder é levado a abusar dele" (MONTESQUIEU, 2007, p. 164)
Acredito, até que se prove o contrário que ambos nada têm a pagar, perante aos poderes, em virtude dos cargos que assumiram. O que não se pode é culpar alguém pelos atos inconcebíveis praticados por outrem.
Falar agora em Codevasf, Banese, Passarela, usar o governo para conseguir o que queria, se locupletar, e tudo que foi dito. Depois de tantos anos, a quem isso interessa. Apenas deixarem a "expectativa" mais palpitante. 
Troca de farpas não engrandecem minguem, principalmente para dois Políticos bem-sucedidos na vida pública, é claro cada um no seu campo de ação. É bem verdade que quando se chega próximo a qualquer eleição, o lixo guardado de baixo do tapete, exala seu chorume, contaminando as páginas dos jornais, as ondas radiofônicas que, por conseguinte, contaminará os ouvintes e os leitores.
O chorume deve e tem que ficar nos seus próprios lares, que, mais cedo ou mais tarde, se encontraram nas ondas da política, que com certeza um ou ambos serão beneficiados, com cargos ou mandatos. A história politica de Sergipe não mim deixará mentir, o lixo do passado exalou o chorume, e se encontraram, Albano apoiou Jackson em vice-versa, lembram-se da rede cabaú, Jackson apoio Valadares em vice-versa, vários episódios ocorreu, (matou minha mãe), A eleição de Almeida para Senado, apoiado por João Alves, Almeida fez duras criticas a João, recente Almeida e Jackson chegaram ao um entendimento, Almeida chegou a Câmara Federal. Em fim vários episódios poderiam ser relatados. O fato é que brigam, brigam e um dia se junta em interesse próprio.
Essa guerra não interessa ao povo sergipano, que espera que Almeida e Valadares, utilizem a inteligência que possuem em benefício da sociedade, não deixe que a "expectativa" atrapalhe o objetivo de ambos. Caso continuem poderão se surpreender, assim diz Karl Kraus:
"A guerra, a princípio, é a esperança de que a gente vai se dar bem; em seguida, é a expectativa de que o outro vai se ferrar; depois, a satisfação de ver que o outro não se deu bem; e finalmente, a surpresa de ver que todo mundo se ferrou".
A música de Jorge e Mateus tem um trecho bastante propício "palavras estão mudas, As conversas tão vazias, As explicações são vagas". No futuro bem próximo, as palavras hoje ditas estarão mudas, as explicações serão vazias, mas as conversas estarão cheias de afagos e tapas nas costas”.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
"O papa deveria renunciar para que a Igreja pudesse acompanhar o movimento da História". Dom Paulo Evaristo Arns, cardeal e arcebispo emérito de São Paulo, que nasceu em 14 de setembro – Fonte: Revista Isto É! Edição 1845. Citação apropriada para alguns políticos jurassícos de Sergipe que, assim como o papa, deveriam renunciar a vida publica, a fim de que a Historia possa andar para frente, e não para trás.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais