Quando o “Novo” apresenta a “Velha” prática

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

“Amorim usa vídeo de 2000 para mostrar problemas na saúde”. O blog custou a acreditar na manchete do Jornal da Cidade, mas depois de ler a matéria do jornalista Valter Lima, mostrando uma foto do vídeo gravado no ano 2000 o titular deste espaço não só acredita, mas lamenta que a assessoria do candidato Amorim esteja jogando por terra a imagem dele construída ao longo dos anos.

Custa acreditar que o médico Eduardo Amorim tivesse conhecimento antes da exibição, que o vídeo era do ano 2000. O senador Amorim vem cometendo erros nesta campanha, mas jamais usaria imagens do ano 2000 para falar da saúde. Quem idealizou não só quebrou a cara, mas foi responsável pelo desgaste ainda maior da campanha do senador.

Logo Eduardo Amorim que tenta passar a imagem de um “novo político” com “novas práticas” e que sempre diz que “nunca mentiu e pretende ser governador falando a verdade”.  Ele deve pedir desculpas públicas pela exibição do vídeo e demitir o “competente” auxiliar que idealizou a exposição do vídeo.

A repercussão negativa da exibição do vídeo do ano 2000 pode ter definido a eleição. Mostrou que os princípios estão apenas na teoria e a prática e a mesma para chegar ao poder.
  
O vídeo deu o xeque mate no discurso de “novo” numa campanha que já estava perdendo espaço eleitoral.

Crimes eleitorais
Denúncias crimes eleitorais SE. Whatsapp: 8172-83-18 População poderá enviar denúncias com textos, fotos, vídeos e áudio.

Laurinho da Bomfim não está em Miami como disseram, está em SE fazendo campanha
O empresário (ou ex?) Laurinho da Bomfim, não está em Miami como disseram, mas em Sergipe fazendo campanha para Amorim. Ontem, 17, ele almoçou no restaurante Sushi Mori, da Avenida Celso Oliva e chegou numa caminhonete toda plotada do candidato Amorim.

Preocupação dos ex-funcionários
A preocupação dos ex-funcionários da VCA, é que se  o senador vencer, Laurinho assume o mandato no Senado por quatro anos. Ou seja, ganha imunidade parlamentar e aí os processos trabalhistas vão todos para a gaveta.  Um leilão está marcado para o próximo dia 24 (quarta-feira), às 8h30 no TRT, vendendo a antiga garagem para pagar parte das dividas trabalhistas.

Presidente nacional do Sebrae participará de encontro em SE
A Associação Comercial e Empresarial de Sergipe – ACESE – convida mais um profissional de projeção e influência no cenário econômico nacional para seu Almoço com Negócios, que acontece na próxima sexta-feira, 19, no Radisson Hotel. Na sétima edição do encontro que reúne empresários sergipanos em torno de um debate sobre a situação e o desenvolvimento da área no Estado e no país, o palestrante é o presidente do SEBRAE nacional, Luiz Eduardo Barretto. A temática gira em torno das mudanças da nova lei do Simples.

Alunos de publicidade da UFS terão campanha veiculada na TV
Os alunos do sétimo período do curso de publicidade e propaganda do Departamento de Comunicação Social (DCOS), da UFS, que produziram, durante um mês e sob a orientação dos professores Carolina Bueno e Maurício Cunha, uma campanha audiovisual de 30 segundos para ajudar na divulgação do Centro de Abordagem a Pessoas Autistas do Estado de Sergipe (Capazes), terão o projeto veiculado na TV Aperipê  durante 30 dias.

O Capazes precisa de apoio social
Situado na Rua das Dálias, nº 31, Bairro Inácio Barbosa, o Capazes oferece modalidades terapêuticas de abrangência generalista para acompanhar crianças e adolescentes com autismo. A associação, que não conta com qualquer patrocínio ou ajuda do poder público, é mantida somente pelos familiares dos alunos e a renda de eventos beneficentes. Por isso precisa de apoio da sociedade. Seu telefone para contato é: (79) 3024-6703.

Hagenbeck: pai e filho são condenados por fraude em licitações
Através de ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE), a Justiça Federal condenou o ex-prefeito de Laranjeiras, Paulo Hagenbeck, por fraude em licitações e contratações, nos anos de 2004 e primeiro semestre de 2005, através de verbas federais. Além dele, foram condenados o ex-secretário de finanças Paulo Hagenbeck Filho, e os membros da Comissão Permanente de Licitação do município por participações nas irregularidades.

Irregularidades
De acordo com a ação, o ex-prefeito foi o responsável pelas irregularidades  em compras com recursos do Programa de Erradicação de Trabalho Infantil (Peti) sem exigência de nota fiscal, além de adquirir produtos alimentícios para a merenda escolar sem licitação e fora do período letivo.

Responsabilidade
Já Maricelda Gonzaga dos Santos, Maria Lúcia dos Santis e Maria Valdenice dos Santos Barreto, membros da Comissão Permanente de Licitação do município na época, assim como Paulo Hagenbeck Filho, secretário de Finanças, foram condenadas por responsabilidade na elaboração das licitações.

Defesa
O vereador Max Prejuízo (PSB), utilizou o Pequeno Expediente na Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), ontem, 17, para rebater a fala do vereador Renilson Félix que culpou o ex-secretário Belivaldo Chagas, pelo resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em Sergipe.

Revolução
Max reconhece que a educação em Sergipe sofreu uma grande revolução tendo Belivaldo Chagas à frente da Secretaria de Educação. Em 2007 foram 1.134 alunos aprovados nos vestibulares, sendo que em 2013 mais de quatro mil alunos foram aprovados, onde os alunos das camadas mais populares tiveram acesso a um ensino de qualidade e, assim, ingressaram em uma universidade.

Ideb
“Acredito que a questão do Ideb deve ser discutida amplamente com toda a sociedade para encontrarmos as alternativas necessárias para que possamos aumentar o percentual. Temos plena convicção que educação hoje envolve a família, a escola, mas acima de tudo, é um desafio para o Governo, No ensino fundamental por exemplo, onde a presença do pai é mais presente, o Ideb melhorou, já no fundamental maior onde essa presença já não é uma constante, o resultado piorou”, disse Max.

Setor produtivo
Buscar mais meios de fortalecer o setor produtivo é o mecanismo necessário para gerar mais emprego e renda em Sergipe, esse é o pensamento do deputado federal Laércio Oliveira (SDD), exposto para os empresários sergipanos. Para o parlamentar, realizar ações que promovam o fortalecimento da cadeia produtiva é a base fundamental da expansão do mercado de trabalho.

Ipesaúde oferece ampla rede credenciada
Os beneficiários do Ipesaúde dispõem de uma vasta rede de hospitais credenciados, que oferece desde atendimento eletivo à urgência, inclusive leitos de UTI. A informação foi dada ontem pelo diretor de Assistência à Saúde do Instituto, médico Eduardo Azevedo. “Não mandamos os beneficiários para o Sistema Único de Saúde, pois temos convênios com os Hospitais do Coração, Renascença, São José, HPM, Cirurgia (ala nobre), maternidades Santa Izabel, Santa Helena e, na retaguarda, dispomos ainda do Hospital São Lucas e da Rede Primavera”, explica.

Rede credenciada
O diretor revela que não compete ao Ipesaúde direcionar  a cirurgia do beneficiário para esta ou aquela unidade de saúde. “Contratamos serviços à rede credenciada e cabe ao médico, em comum acordo com o paciente, definir se fará a intervenção cirurgica no Hospital da Polícia Militar, na Renascença ou no Cirurgia. Ocorre o mesmo quando há necessidade de UTI”, afirma Eduardo Azevedo. Ele diz desconhecer que os segurados do Instituto estão recorrendo ao atendimento do SUS.

Descentralização
A descentralização da assistência médica oferecida pelo Ipesaúde é elogiada pelos beneficiários. “Fiquei muito satisfeito com o atendimento que recebi na urgência do Hospital São José”, comemora o servidor público Raimundo Ramires Souza. “O local oferece conforto e a segurança, resultando num melhor tratamento, demonstrando o nosso respeito aos servidores públicos. A nossa preocupação fundamental é com a vida e saúde dos segurados”, observou Jason Neto, diretor de Promoção à Saúde.

Empresários prospectam mercado em feira internacional
Os 12 empresários sergipanos presentes na Rio Oil & Gas 2014, feira internacional do segmento petróleo e gás realizada no Riocentro – Rio de Janeiro, de 15 a 18 de setembro, estão tendo condição de prospectar mercado. Isso está sendo possível graças uma agenda empresarial elaborada por consultores do Sebrae, que identificaram no evento possíveis empreendimentos que podem se interessar pelos produtos e serviços disponibilizados pelos sergipanos.

Estande
No estande da Rede Petro Sergipe é possível encontrar fixadores metálicos, consultoria em gestão de saúde e segurança no trabalho, química de petróleo, coleta e destinação final de resíduos, desenvolvimento de tecnologia industrial, soluções para comércio eletrônico, peças para máquinas e equipamentos para prospecção de petróleo, avaliação de poços, educação à distância, desenvolvimento e inovação tecnológica na área de petróleo e gás, soluções de engenharia de gás, limpeza e conservação predial, consultoria e treinamento em controle de poços.

Principais tecnologias
Para a gestora pelo Sebrae do projeto petróleo e gás, Ana Nunes, é mais uma oportunidade que as empresas estão tendo de participar da Oil e Gas, pois a feira concentra todas as principais tecnologias desenvolvidas para o setor no mundo, com diversas novidades existentes nessa área sendo expostas no evento. “Participar da missão permite que as empresas busquem parcerias, tenham acesso a novos conhecimentos, clientes e fornecedores. A proposta é melhorar ainda mais os produtos e serviços que elas fornecem”, alerta.

Programação
Os empresários de Sergipe estão tendo condição de sentar a mesa para negociar com grandes empreendimentos da Holanda, Alemanha, Reino Unido, Portugal, China Canadá e Itália. Outros encontros importantes que podem gerar bons resultados é com os micro e pequenos empreendimentos ligados as Redes Petro do Rio de Janeiro, Bahia, Espírito Santo, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

Interesse
“O pessoal da empresa holandesa NKB, que trabalha com produção de peças customizadas para o setor de petróleo naval, está interessada em se instalar no Brasil e precisa de um parceiro local. O mesmo acontece com a empresa italiana Zavero, que atua no segmento de válvulas. Como a Rede Petro Sergipe tem se tornado uma referência nacional, esses grandes empreendimentos acabam visitando nosso estande”, explica o consultor Aladio Antonio, gestor pela Petrobras do projeto Petróleo e Gás.

Pirambu será a capital do brega no final de semana 
Distante cerca de 35 quilômetros da capital sergipana, o Município de Pirambu, vai se tornar a partir da próxima sexta-feira, dia 19, na capital nordestina do brega. É que depois de nove anos ausente, o prefeito de Pirambu, Élio Martins (PSC), retoma a edição do Pirambrega, resgatando uma grande festa tradicional do município e que já foi a maior festa brega do Nordeste.

Dias
O Pirambrega acontece na Praça de Eventos nos dias 19 e 20 de setembro e vem cheio de atrações e novidades que vai sacudir a galera apaixonada e que gosta de curtir uma boa musica ao lado da pessoa amada ou busca de novos amores.

Cantores
Toda a estrutura já está sendo montada para o Pirambrega 2014, que busca resgatar tudo de bom que por muitos anos sacudiu corações ao som de uma boa musica brega embalada por cantores como Reginaldo Rossi (que já nos deixou) Roberta Miranda, Amado Batista, Agnaldo Timóteo, e tantos outros.

Bibliotecas em Rede
Gestores e funcionários das seis bibliotecas públicas integrantes do projeto Bibliotecas em Rede participaram de um encontro para avaliar as atividades desenvolvidas e planejar novas estratégias. O evento ocorreu nos dias 15, 16 e 17, na Biblioteca Pública Epifânio Dória, com a presença de representantes do Ministério da Cultura (Minc) e também do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), idealizadores do projeto.

Agenda
18 de setembro, quinta-feira. Dia do perdão, dos símbolos nacionais e da televisão.
Faltam 17 dias para o primeiro turno das eleições. O presidente dos EUA, Obama, garante que não enviará tropas para o Iraque. Justiça bloqueia 117 milhões de reais de contas de Eike Batista. FED (Banco Central dos Estados Unidos) deve manter juros baixos e reduz previsão de crescimento da economia. Segundo a Fundação Getúlio Vargas, a economia brasileira deverá continuar estagnada até o fim do ano. Perda de tempo: o ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, ficou em silêncio durante toda a duração da sessão da CPMI. Comissão marca audiência com o presidente do STF, Ricardo Lewandowski.

Curtas
DOLEIRO YOUSSEF É CONDENADO A QUATRO ANOS DE PRISÃO POR FRAUDE NO BANESTADO. /// PAULO ROBERTO COSTA RECUSOU-SE A RESPONDER ACUSAÇÕES DE CORRUPÇÃO NA CPMI. /// JUSTIÇA DO RIO DE JANEIRO PEDE BLOQUEIO DE CONTAS DO DEPUTADO RODRIGO BETHLEM. /// SECRETÁRIO DE JUSTIÇA DO MARANHÃO É DEMITIDO APÓS NOVA FUGA DE PRESOS. /// PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA ACATA PEDIDO DE MARINA CONTRA PROPAGANDA DO PT. /// AÉCIO CRESCE E AINDA ASPIRA CHEGAR AO SEGUNDO TURNO. /// BETO ALBUQUERQUE, VICE DE MARINA, AFIRMA QUE NINGUÉM GOVERNA SEM O PMDB.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Felipão e Dunga
Em menos de 24 horas os treinadores Luiz Felipe Scolári e Dunga pisaram feio “na bola”. O primeiro, conversando com o assessor de imprensa do Grêmio, pediu que ele falasse com o pessoal da mídia “para tentar impedir que eles (os jornalistas) voltem a  cair na esparrela” do goleiro Aranha, do Santos. Como esparrela significa armação, armadilha, Felipão ficou ruim na foto, pois praticamente acusou o atleta do Santos de ter fingido, simulado o lamentável episódio de injúria racial alguns dias atrás, na capital gaúcha. Já Dunga, na entrevista coletiva quando da convocação da seleção brasileira para os amistosos a terem lugar em outubro, ao ser perguntado sobre a insatisfação de alguns clubes que tiveram jogadores convocados, afirmou: “É fácil. É só o clube mandar um ofício pedindo para não ter jogador convocado. Só que ninguém vai mandar.” – Como se vê, o treinador de nossa seleção desafiou os dirigentes de clubes, que têm, sem dúvida alguma, legitimidade para fazer esse tipo de reclamação. Afinal, são eles que pagam o salário dos jogadores convocados. Dunga agiu como se ser chamado para a seleção brasileira ainda continuasse sendo um grande negócio. O fato é que se isso realmente acontecia até um passado recente, depois dos 7 a 1 diante da Alemanha, na Copa do Mundo, a cotação da equipe nacional caiu bastante. Os clubes deveriam unir-se para que esse império incondicional da CBF estendido a todo o futebol brasileiro tenha  um basta. Mas quando nos lembramos de que eles não têm força nem mesmo para lançar um candidato para concorrer às eleições da entidade mater, percebemos que ainda está longe o dia em que os clubes e as federações tornem-se livres do absolutismo vigente desde sempre na CBF.

Voleibol
No campeonato mundial masculino, em Lodz, na Polônia, o Brasil venceu a Rússia por 3 X 0 (25/22, 25/20 e 25/21). Com este resultado, a seleção comandada por Bernardinho classificou-se para as semifinais da competição.

Liga dos Campeões
Bayern 1 X 0 ManchesterCity – Barcelona 1 X 0 Apoel – Ajax 1 X 1 PSG

A História do futebol sergipano
Também com o apoio da UNIT, foi lançado o livro com o título acima. O autor, Viana Filho, é o maior arquivista e memorialista do nosso futebol. É a segunda obra de Tito. A primeira denomina-se CRÔNICA ESPORTIVA.

Amistoso
Enquanto aguarda as oitavas da série D, o Confiança vai realizar amistoso contra o Boquinhense.

PELO TWITTER

www.twitter.com/AlberthoJorge1  Você tem  autoestima ou soberba???!

www.twitter.com/DavidAlmeida13  Eu penso assim! Padre, pastor ou qualquer outro tipo de religião deixasse a política de lado para cuidar mais de nossas famílias e do mundo.

www.twitter.com/WilliamFonseca  Ilusão não é um sonho que não se realizou. Ilusão é apenas um sonho que você desistiu de perseguir.

www.twitter.com/Milton_Junior80  Rede de supermercados Bompreço vendem sal comum, na seção de alimentos naturais, como se fosse sal light. Vou denunciar ao MP/SE!

www.twitter.com/lucianagenro  "O senhor é tão fanático das privatizações, candidato Aécio, que conseguiu construir um aeroporto para a própria família" #LucianaNaRedeVida

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun  

DO LEITOR

Dois pesos e duas medidas

Do leitor Roberto: “ A Emurb realizou o recapeamento asfáltico da Avenida Prefeito Heráclito Rollemberg a noite e no centro da cidade está realizando  pelo dia, causando enormes engarrafamentos, e não se observa um agente de trânsito, será que a Emurb não comunicou a SMTT que iria realizar esse tipo de operação no centro? Esse serviço deverá ser feito a noite, sábado a tarde e noite e no domingo durante nos três turnos, ou será que essa medida visa não pagar adicional noturno?”

ARTIGO

“A Hora da Verdade” presta importante serviço à sociedade   Por Elcinho Santana*

Todos os dias ouço o programa de George Magalhães (A Hora da Verdade) e algumas vezes participo tecendo comentários sobre os temas ali debatidos. É um espaço democrático onde as pessoas podem expressar seus pontos de vista e participar do debate político. É uma arena democrática que a 103FM oferece à sociedade.

Há alguns dias ouvi entrevista de Ricardo Franco e como todo povo sergipano, fiquei curioso em saber um pouco desse ilustre, porém desconhecido cidadão. Falo ilustre por pertencer a uma família tradicional em nosso Estado e desconhecido porque nós, sergipanos, não o conhecemos, ou não o conhecíamos, até então.

Acredito que apresentador de programa de rádio, ou de televisão, gosta de uma boa entrevista, gosta de entrevistar pessoas que possam enriquecer os seus programas e prestar bons serviços e esclarecimentos para os seus ouvintes e/ou telespectadores. Acredito que George Magalhães também tenha tido essa expectativa. Mas não foi o que aconteceu naquele dia.

Distante dos requisitos de civilidade, o entrevistado, Ricardo Franco, agiu de forma grosseira, arrogante, autoritária e mal educada. Sua participação não acrescentou nada ao programa. Foi angustiante, para nós ouvintes, todo o período em que ele estava vociferando sobre o microfone. Não respondia às perguntas, interrompia o entrevistador a todo o momento, gritava, parecendo estar em uma de suas empresas, e quando não foi mais possível uma entrevista civilizada, o mais prudente foi interromper. Foi um alívio para os ouvintes, já assustados com o destempero do jovem Franco.

Refleti sobre o ocorrido e conclui que George Magalhães prestou um grande serviço de utilidade pública para nós, sergipanos, que pudemos acompanhar o quão desequilibrado, autoritário e despreparado é o homem e agora político Ricardo Franco. No momento, ele é suplente de senador na chapa de Maria do Carmo, está só de “butuca”, como diz o povo, esperando a vaga cair no seu colo.

À luz do seu destempero no “A Hora da Verdade”, o que faria esse cidadão no senado federal? Como se comportaria nos debates acalorados daquela casa? Quais propostas defenderia? Qual acesso a ele teriam os pobres eleitores? Digo “pobres eleitores” porque caso a sua candidata seja reeleita pode perfeitamente lhe passar o mandato, seja por licença, seja por renúncia. Ou seja, votam em Maria do Carmo, mas correm o risco de ficar com Ricardo, aquele que se destemperou no rádio, o irritadinho.

Na última terça-feira liguei para a 103 FM a fim de participar do programa e comentei esse assunto. De forma educada, o radialista George Magalhães pediu desculpas e interrompeu a minha fala, argumentando que esse assunto estava encerrado.

As desculpas foram aceitas e entendo o motivo do encerramento do assunto. George foi claro e didático. Mas me senti na obrigação de escrever esse artigo para colocar o que infelizmente não pude falar desse ilustre/desconhecido e agora candidato a uma vaga de suplente/titular no senado federal.

Nós, sergipanos, temos que tomar cuidado na hora da votação e evitar que pessoas com esse perfil de Ricardo Franco, que nada tem de povo, que optou distanciar-se do povo ao se esconder nos votos de Maria do Carmo, possam, na política e no parlamento, decidir o destino de pessoas para as quais ele não tem a mínima vocação e identidade. O mundo de Ricardo Franco é o mundo dos negócios, não da gente humilde, que precisa de um olhar diferente daquele que ele dispensou a George Magalhães.

Quando Ricardo Franco quiser, de fato, ser um representante que mereça o voto do povo sergipano, que se apresente com seu próprio nome, não com o nome que lhe dê conforto na disputa, que baixe o tom de voz quando for se apresentar em público. Ninguém merece ouvir gritos logo cedo.

Por fim, gostaria de ter dito no ar, naquele dia, o que direi agora, sem meias palavras: Ricardo Franco nos mostrou que não tem preparo nem equilíbrio para nos representar em Brasília e o programa “A Hora da Verdade”, com George Magalhães, está de parabéns pelo importante serviço que mais uma vez prestou à sociedade sergipana.

*Petroleiro com graduação em Gestão Pública

Frase do Dia
A ganância insaciável é um dos tristes fenômenos que apressam a autodestruição do homem. Textos Judaicos.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais