Quão seguro é o aplicativo de banco que você utiliza?

Seu aplicativo de banco online pode ajudar a evitar o excesso de gastos por operações em sua conta corrente. Mas se você não tem certeza do quanto é seguro a utilização dessa ferramenta saiba que não está sozinho.

Infelizmente, não há uma maneira fácil de saber quão seguro é seu aplicativo de banco. Portanto, você deve decidir se está satisfeito em usar os canais digitais do seu banco para gerenciar sua conta ou tomar ciência apenas quando chega seu demonstrativo com todas aquelas informações.

Segurança em aplicativos de banco
Quão seguro é o aplicativo de banco que você utiliza? (Foto: Pixabay)

Pesquisas sugerem que muitas pessoas ainda têm preocupações relacionadas à segurança ao usar canais bancários digitais. Consumidores céticos podem ter certeza de uma coisa, quando se trata de segurança, todos os aplicativos bancários não são criados da mesma forma, e isso realmente gera um certo receio.

Com o crescimento de uso operacional de smartphones e até mesmo de computadores pessoais para acessar informações importantes, cresce também o número de ameaças. Devemos tomar muito cuidado ao expor nossos dados através de navegadores e outros aplicativos, seja utilizando um smartphone ou até mesmo o nosso computador pessoal.

Smartphone vs. Computador Pessoal

Alguns bancos que possuem autenticação de diversos fatores em seus aplicativos móveis não oferecem a mesma capacidade em seus sites. Aplicativos móveis bem projetados não armazenam dados e é menos provável que você ouça sobre um vírus em um smartphone.

Obviamente, aplicativos bancários móveis seguros têm certas coisas em comum. Além da autenticação multifatorial, os bancos tecnologicamente avançados podem utilizar recursos digitais já existentes no seu telefone que impedem que outro dispositivo seja usado para entrar na sua conta.

Faça Sua Parte!

Mesmo que sua instituição financeira esteja fazendo o máximo possível para tornar o banco móvel seguro, você deve fazer sua parte para se proteger. Nunca faça login no seu aplicativo de banco móvel por Wi-Fi público. E mantenha seu telefone atualizado para evitar ser exposto a problemas de segurança que um banco corrigiu.

Se informe, essa é sua melhor ferramenta.

Se você estiver curioso para saber como o seu banco mantém seus dados em segurança, solicite um relatório de segurança ou informações adicionais, você tem direito como consumidor e sua instituição financeira dever como prestadora de serviço. Caso se interesse mais sobre o assunto deixo disponível um artigo entitulado “Aplicativos de banco são seguros?” onde possui essas e outras dicas sobre o assunto abordado, vale a pena conferir.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais