Quem Gilmar denunciou? Ulices ou Luiz Ribeiro?

0

O radialista Gilmar Carvalho, no programa de rádio que apresenta na rede Ilha, voltou a reafirmar ontem, 07, toda sua denúncia contra um conselheiro do Tribunal de Contas de Sergipe. Gilmar disse que o conselheiro vem trabalhando para convencer deputados e prefeitos participarem da base aliada governista.

Ontem Gilmar deixou claro que o conselheiro denunciado ao invés de julgar contas pavimenta a reeleição do seu filho para a Assembléia Legislativa. E aí a acusação caí apenas em dois conselheiros: Ulices Andrade que tem o filho  Jeferson Andrade, como deputado pelo PSD e o conselheiro Luiz Ribeiro que tem o filho, Gustinho Ribeiro, como deputado, também pelo PSD.

Gilmar também reafirmou que não tem provas, mas tem informações certeiras, tudo a partir da atual briga pela indicação do próximo conselheiro do TCE.  “Ficarei de olho nas decisões de alguns conselheiros”, avisou, afirmando que fará o seu dever de casa como homem público e comunicador. “Uma coisa é a indicação política, outra é o julgamento com interesses partidários e políticos pessoais”, disse.

O radialista disse que seria irresponsável dizer que todos fazem isso, que existem conselheiros com bom caráter, mas se sente a vontade a partir da atual disputa política.  “Respeito a instituição TCE, mas se for fazer política de ordem pessoal e partidária e se eu tiver elemento de prova, não será apenas uma denúncia neste programa, saberei como bater as portas de Brasília”, avisou.

Ao final Gilmar Carvalho disse preferir não acreditar que neste momento estejam usando com política pessoal e partidária o Tribunal de Contas de Sergipe.

Com a palavra os conselheiros do TCE, que tem hoje, 08, uma sessão plenária.

Vitória de Pirro
Indagado sobre o assunto recentemente, o deputado estadual e vice-líder do governo Gustinho Ribeiro, denominou o resultado da eleição da mesa diretora da Assembléia Legislativa do Estado, ocorrida no último dia 27 de fevereiro, como uma 'Vitória de Pirro'. De acordo com ele, uma conquista cujo esforço tenha sido penoso demais. Uma vitória com ares de derrota.

Deputado do DEM na bancada governista
Os políticos não conhecem nem o ódio, nem o amor. São conduzidos pelo interesse e não pelo sentimento. A frase cai bem para Sergipe neste momento. Ontem, 07, o prefeito de Itabaiana, Luciano Bispo (PMDB), fez juras de amor ao governador e vice-versa. O irmão de Luciano, o deputado Arnaldo Bispo (DEM), fará parte da bancada governista. E as juras foram trocadas por “obras” em Itabaiana e nada mais. Tudo porque Luciano descobriu agora que  Déda é o melhor governador do mundo e que Luciano o melhor prefeito do Estado.

Acusações no baú da história
As acusações, que chegaram até o lado pessoal, de um passado recente, ficaram no baú da história. A mesma história que contará para nossos filhos e netos as atitudes dos políticos de hoje. E não pense, caro leitor, que o DEM, pedirá o mandato de Arnaldo Bispo. Já está tudo acertado. Tudo como antes no quartel de Abrantes. Como em Itabaiana a farinha é uma das melhores do Estado é só jogar todos no mesmo saco e mexer bem…

Motos deixaram jegues de lado. Agora eles serão comidos pelos chineses
Quem diria. Os nordestinos, principalmente os pequenos agricultores tiveram nos últimos anos melhora na qualidade de vida. Passaram a ter também acesso a créditos e facilidades para financiamentos de motos.

Mortes e acidentes
Não deu outra. Os jegues, que eram usados para levar cargas e locomoção de boa parte destes nordestinos, foram deixados de lado. As motos tomaram conta do interior e com elas, muitas mortes, já que na maioria dos municípios a fiscalização não existe. O agricultor compra a moto não tira a CNH e na maioria das vezes nem registra no Detran. Sai pelas estradas vicinais sem nenhuma noção de trânsito, sem capacete. Se antes tomava sua “pinga” aos finais de semana e o jegue o levava para casa, hoje a moto é sua companheira que muitas vezes o leva para a morte.

Chineses comem quase todos os animais
Agora a China está de olho nos jegues nordestinos. Os chineses querem comprar os jegues não para usá-los como instrumento de trabalho ou locomoção. Lá os jegues servirão como mais um alimento da extensa culinária chinesa que não deixa escapar quase todos os animais.

Luiz Gonzaga
Se o velho Luiz Gonzaga estivesse vivo certamente faria uma música repudiando tudo isso. Na música “Apologia ao Jumento” ele canta o amor pelo animal e o trabalho desenvolvido em todo o Nordeste dizendo que ele é bom, e sagrado, o homem é mau e o jumento é seu irmão. 1,5 milhão de jegues na mira dos chineses.

Indústria de postergação de concursos I
A cada dia que passa fica claro para muitas pessoas que lutam incansavelmente para conquistar uma vaga através do concurso público que existe no país uma verdadeira indústria de postergação de concursos. Isto mesmo caro leitor: muita gente importante interessada em criar obstáculos apenas para demorar a realização das provas.

Indústria de postergação de concursos II
Essa postergação se dá através de vários meios, entre eles várias ações judiciais. Bom para os que ganham dinheiro com as pessoas que precisam estudar e de toda estrutura para estes concursos. Agora, em Sergipe, estão argüindo que o concurso para o magistério não é legal porque a empresa deveria ter sido contratada através de licitação. Nem o TJ, nem qualquer outro poder em Sergipe e em quase todo país, contrata as empresas através de licitação. O mais engraçado que os valores do contrato são compatíveis, mas ninguém fala nada.

Déda X Déda
Uma propaganda do governo do Estado diz na TV, com toda ênfase, que o sistema de saúde vem sendo "reconstruído" por novas obras e ações oficiais. Como, nos últimos 10 anos, o atual governo ê o único e grande responsável pela saúde publica em Aracaju e em todo Estado, essa propaganda desastrada acaba sendo um verdadeiro tiro no pé. Em outras palavras: Déda estaria reconstruindo o que ele mesmo destruiu. Pode?

Comissões da Câmara foram instaladas
O PSB, em reconhecimento ao trabalho destacado realizado pelo deputado Valadares Filho (PSB), indicou o parlamentar sergipano para continuar como membro da Comissão de Turismo e Deporto. No ano passado, Valadares Filho fez parte da equipe de parlamentares que visitou as doze cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, para acompanhar o andamento das obras de infraestrutura dos estádios e aeroportos.

Desenvolvimento Urbano
O PSB também indicou Valadares Filho para compor a Comissão de Desenvolvimento Urbano, uma das mais importantes para o desenvolvimento do país e para melhoria da qualidade de vida das populações urbanas.  “Oferecer condições de mobilidade urbana adequada durante os jogos da Copa é um tema tão importante quanto a conclusão das obras dos estádios e dos aeroportos”, afirma o deputado.

Secretária receberá Medalha
A secretária de Políticas para as Mulheres, Maria Teles dos Santos, receberá a Medalha do Mérito Bombeiro Militar, às 8h da próxima sexta-feira, 9, durante solenidade militar a ser realizada no auditório da Acadepol, situado na Avenida Tancredo Neves, bairro Capucho, em Aracaju. A iniciativa teve a aprovação da Comissão Permanente de Medalhas e faz parte das comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher.

Controle de gestão e obras online
O novo modelo de gestão estratégico chegou às mãos do governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo (PSD), apresentado pelo comandante do processo, o secretário Derly de Anunciação, da Casa Civil. A proposta central do plano é aperfeiçoar o controle de gestão em pontos específicos do governo em tal amplitude, que Colombo poderá acompanhar online a evolução de obras e projetos de sua gestão, o que importará em cobrar resultados.

Aumento da percepção
A poderosa ferramenta servirá, na prática, para aumentar a percepção do governo sobre suas próprias ações. Derly se serviu de vários outros trabalhos. Estabeleceu parâmetros com base em medidas adotadas pelo governador Eduardo Campos (PSB), de Pernambuco, por exemplo, que, por sua vez, trouxe conceitos do choque de gestão desenvolvido pelo hoje senador e ex-governador Aécio Neves (PSDB), de Minas Gerais. Fica a sugestão para o governador de Sergipe.

Crescimento
Os dados que evidenciam o desenvolvimento econômico e social da região Nordeste vêm surpreendendo e impressionando a cada nova pesquisada divulgada. Ontem, 7, foi a vez do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV) destacar o avanço de 42% da região nos últimos oito anos. Nesse mesmo período, Sergipe foi quem mais cresceu (58%) entre os nove estados, em um crescimento resultante da comunhão das políticas públicas efetivadas pelo Governo do Estado nas mais diferentes áreas de atuação.

Destaque
O tema foi destaque ontem no blog Conversa Afiada, do jornalista Paulo Henrique Amorim, que republicou trechos das declarações de Marcelo Neri, chefe do Centro de Políticas Sociais da FGV-Rio.Entre os anos de 2003 e 2011, a média do Produto Interno Bruto sergipano cresceu em 4,9%, enquanto a média nordestina emergiu 4,5%. De acordo com o economista e coordenador da pesquisa, Marcelo Néri, a pesquisa é um atestado de que a população do Nordeste que se encontra na classe D está em plenas condições de saltar para a classe C. A nível de comparação, no mesmo período de oito anos, a região Sudeste cresceu apenas 16%.

Etapa Consocial em Aracaju
A Conferência de Aracaju acontece nesta sexta-feira, 9, no Hotel Mercure, e encerrará a etapa municipal da Consocial em Sergipe. Com o tema ‘A sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública’, a Consocial promove a reflexão e a discussão de eixos temáticos que tratam da promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; da atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle; além da busca de diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção.

Propostas e eleição de delegados
Na Consocial de Aracaju, serão elaboradas propostas e eleitos 10 delegados, além do prefeito e do presidente da Câmara municipal de vereadores – ambos delegados natos -, que representarão a capital sergipana na etapa estadual da Conferência, prevista para o próximo dia 28 de março, em Aracaju. A Consocial Estadual também elegerá delegados e encaminhará até 20 Diretrizes/Propostas diretamente à Etapa Nacional da Conferência, que acontece de 18 a 20 de maio, em Brasília. Clique aqui e confira a programação http://www.cge.se.gov.br/modules/news/article.php?storyid=3596 Para maiores informações sobre a 1ª Consocial/SE acesse www.cge.se.gov.br/consocial ou siga @ConsocialSE.

Jovens egressos da Fundação Renascer estagiam na Jucese
Após um ano de dedicação, 17 jovens egressos de medidas protetivas e socioeducativas da Fundação Renascer vão iniciar uma nova fase da vida após a conclusão do curso de Auxiliar Administrativo, através do Adolescente Aprendiz do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).Os formandos foram os perseverantes de uma turma de 30 do Programa de Egressos (Progressos), dos quais cinco conseguiram emprego formal, optando pelo trabalho. Quatro deles estagiaram na Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese), autarquia ligada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec).

Vandalismo fecha fonte luminosa dos Arcos da Orla da Atalaia
Em função das constantes ondas de vandalismo a que são submetidos os equipamentos de lazer da Orla da Atalaia a Secretaria de Estado da Infraestrutura foi obrigada a desligar temporariamente para manutenção, a fonte luminosa em frente aos Arcos da Orla da Atalaia.  Diariamente o espaço é invadido por pessoas que se banham para retirar à areia e o sal do banho de mar.

Risco de morte
Embora as fontes luminosas sejam protegidas por grades e cadeados é comum nas manhãs de segunda-feira o administrador da Orla encontrar os equipamentos arrebentados. Os banhistas que cometem tais práticas, além de danificarem o patrimônio público, correm risco de morte, uma vez que nos locais existem cabos condutores de energia elétrica responsáveis pelo movimento das bombas e pela iluminação e peças metálicas cortantes.Os atos de vandalismo contra os equipamentos da Orla, principalmente os praticados contra as fontes luminosas, acontecem em sua maioria aos finais de semana, ou seja, sábados e domingos.

Aumento zero
Em pronunciamento na sessão da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) ontem, 07, a vereadora Karla Trindade (PCdoB) parabenizou o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) pela decisão de não aumentar tarifa do transporte público. Na percepção da parlamentar, a tarifa zero representa o compromisso do gestor público com sua administração e sociedade aracajuana. Na ocasião, ela sugeriu que a Casa formasse uma comissão junto a outros setores da sociedade para apoiar a Licitação do transporte público.

Alerta
Ainda na Câmara de Aracaju ontem, 07, vereador Emanuel Messias (PRP) alertou sobre os cuidados que o poder público e sociedade  necessitam ter para evitar um surto de dengue no município. Na percepção dele, a prefeitura tem de garantir as constantes campanhas de conscientização quanto aos cuidados que cada cidadão deve ter para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue. O parlamentar também ressaltou que o cidadão precisa fazer sua parte não deixando água parada.

CMA apóia To-to-tó
Pelo quarto ano consecutivo a Câmara Municipal de Aracaju apóia o passeio Aracaju de To-to-tó. Criado pelo jornalista Osmário Santos e o artista plástico José Fernandes, este ano será realizada a 9ª edição do evento, que ocorre sempre no dia do aniversário da capital sergipana. O Passeio Ecológico ‘Aracaju de To-to-tó – É hora de salvar o Tio Sergipe’ tem como objetivo principal alertar sobre a poluição do rio e a preservação dos manguezais. Diante da relevância, a CMA criou a lei, de autoria da vereadora Miriam Ribeiro, que inclui o evento no calendário festivo de Aracaju.

Sollo Sunset
Uma excelente opção para este Domingo, 11, é o Sollo Sunset, que promete agradar ao público por proporcionar um fim de tarde bastante agradável, com música de qualidade num aconchegante ambiente à beira-mar. Para a primeira edição do projeto, que acontecerá no Sollo/Aruanã Eco Praia Hotel, o convidado é o cantor Fabio Allman, do Monobloco, que fará um show acústico, mostrando toda sua versatilidade com um repertório que inclui sucessos de nomes como Ben Harper, Tim Maia, Marvin Gaye, Jorge Benjor, entre outros. O evento contará também com o DJ Cafu e os melhores sets de lounge music. Um programa imperdível, a partir das 16h. Reservas e informações pelo telefone 2105.5200.

Hora de lutar – Comunicadores de Sergipe pleiteiam 14% de ganho real
Jornalistas e radialistas, reunidos em assembleia geral realizada na noite da última terça-feira,06, aprovaram por unanimidade a campanha conjunta entre as duas categorias, como já vem acontecendo nos últimos anos. Os comunicadores de Sergipe também aprovaram, além das pautas individuais, uma pauta conjunta que, entre vários pontos, defende 14% de ganho real. A assembleia contou com o reforço de representação da CUT/SE e do mandato do vereador Dr. Emmerson, do PT.

Avanços
“Vamos lutar este ano, mais uma vez, por avanços nas cláusulas sociais. E nas cláusulas econômicas, queremos 14% acima do INPC, por entender que os pisos das duas categorias continuam entre os piores do Brasil. Não dá pra continuar com pisos tão baixos e que acabam sendo teto para a maioria dos profissionais da comunicação de Sergipe”, enfatiza Carol Rejane Santos, presidente do Sindicato dos Jornalistas.

Campanha unificada
Para Fernando Cabral, presidente do Sindicato dos Radialistas, a unificação da campanha mais uma vez reforça a unidade das duas categorias em prol de avanços nas convenções coletivas. “Temos os mesmos patrões e a unidade só vem a fortalecer as nossas lutas, principalmente nos atos que estaremos deflagrando a partir do início das negociações salariais. Vamos mais uma vez sentar para buscar avanços e ganho real, levando em consideração que o salário mínimo tem tido sucessivos aumentos bem acima da inflação”, afirma Cabral.

Reajuste próximo ao do salário mínimo
Este ano, o salário mínimo teve aumento de 14,26%, passando de R$ 545 para R$ 622. “Estamos pleiteando valor muito próximo disso. Senão, em breve, o salário mínimo se igualará aos nossos pisos”, diz o sindicalista.A pauta das duas categorias será entregue ao sindicato patronal na próxima semana. A partir daí, os sindicatos aguardarão a contraproposta patronal para definir os encaminhamentos da campanha. Caso seja uma contraproposta aquém das expectativas, atos públicos serão realizados. Os sindicatos pretendem, ainda, buscar a intermediação da Superintendência Regional do Trabalho (SRTE) em Sergipe nas negociações, como aconteceu no ano passado.

Confira a pauta conjunta aprovada pelas duas categorias:
Reajuste a partir da reposição integral do INPC do período, acrescido de 14%, a título de aumento real; 20 (vinte) tíquetes de auxílio-refeição ou de vale-compra no valor de R$ 10,00 (dez reais) cada um, todos sendo pagos junto com o vencimento do profissional; Participação nos Lucros e ou Resultados (PLR); Auxílio-creche para trabalhadoras jornalistas/radialistas, a partir do término da licença maternidade, no valor de R$ 311,00 (trezentos e onze reais) por filho natural ou adotado legalmente, até 5 (cinco) anos de idade; Adicional sobre o salário contratual em 10% para quem tiver especialização e/ou pós-graduação; 15% para mestrado; 20% para doutorado, e 25% para pós-doutorado; Acréscimo nas horas extras em 100% (cem por cento) sobre o valor da hora normal e com um adicional de 150% (cento e cinquenta por cento) a partir da sétima hora trabalhada na jornada e Liberação de representantes sindicais nos cargos de presidente, secretário geral e tesoureiro sem prejuízo de vencimentos, vantagens, gratificações, férias, licença e outros previstos em lei, pelo período que durar o mandato.

PELO TWITTER

www.twitter.com/Adalberto_Prof   Bom dia aos que lutam cotidianamente pela dignidade humana p além do capital e da política do eu.

www.twitter.com/thiagodhatt Sapos são amargos! Momento deliberado e fastidioso de silêncio em respeito ao meu líder. Mas que são amargos são!

www.twitter.com/Galvaum  Tem coisas que a gente leva um ano inteiro pra fazer e são desfeitas em um 1min. Put a keep are you, viu?

www.twitter.com/FalaSergipe  @clovis_silveira Quem diria o DEM vai fazer parte da bancada do PT aqui em Sergipe/ É como dizia Tancredo, As nuvens mudaram!

www.twitter.com/FalaSergipe Luciano Bispo neste momento fecha o pacote com o governador Marcelo Déda . Os acertos vão além do banho de asfalto.

www.twitter.com/jornChicoFreire Quem diria, PT e DEM aliados para dar sustentação ao governo. São os novos companheiros com força no governo, e João Alves dando risadas.

www.twitter.com/WilliamFonseca Repensar, analisar, auto-criticar, refazer, ponderar, avaliar, ter cautela, respirar e ir fundo. Sua idéia, quando é certa, é a que vale.

www.twitter.com/georgelemos1986  Tem quem sonhe com o regime de partido único pra não ter de pensar em qual candidato votar. Não está tão longe esse dia, por essas bandas…

www.twitter.com/AndersonJPT Palavras, palavras, palavras… Cuidado com elas, podem mudar a sua vida. Podem te levar do céu ao abismo mais profundo.

DO LEITOR

Bairro America – Muro de Contenção
Do leitor Luiz Carlos: “Diariamente, passo na Antiga Av. Desembargador Maynard, entre a Rua do Acre e o Viaduto da Contorno. A obra do muro de contenção do Bairro America parece interminável. Hoje, o leito da avenida sentido cidade UFS está com a metade servindo de deposito de entulhos. Pouquíssimos homens trabalhando, fazendo uma calçada há um bom tempo.O que precisa para a Prefeitura liberar a avenida e acabar com o congestionamento do transito provocado pela obra?  Nosso prefeito vai aguardas as eleições em Outubro para INAUGURAR a obra?”

Semáforos do Shopping Riomar
Da leitora Célia: “Os semáforos na proximidade do shopping Riomar estão sendo desligados (ficam piscando) durante à noite, todos os dias uteis, por volta das 22h. Por conta disso, ocorrem inúmeros problemas, tendo em vista que nesse horário, o shopping está encerrando suas atividades e há um grande número de veículos naquela região.Presencio diariamente o quão complicado fica o trânsito e inclusive vejo infrações e imprudências de alguns motoristas mais apressados. Nenhum agente de trânsito se faz presente nesse horário para organizar ou orientar os motoristas.Entrei em contato com a SMTT, mas não obtive resposta às minhas solicitações. Espera-se que os órgãos públicos cumpram com o seu dever”.

O perigo ronda as cidades
Do leitor Messias Gonçalves: “Depois da decisão histórica do prefeito Edvaldo Nogueira, ao congelar o preço da passagem nas linhas que são exploradas pelas empresas, nos sistemas integrados. Embora não acredite que os donos das empresas não sabiam, não se surpreendam, acaso, os próprios patrões, incentivem e até patrocinem uma greve.Em nome do reajuste que será concedido agora em março, pela primeira vez, estarão juntos patrões e empregados.  Se verdadeiramente os patrões sairão perdendo, que vão à justiça e apresentem as suas planilhas. Só espero que levem as documentações de pelo menos os últimos dez anos. Sendo assim, será possível descobrir os ovos de ouro”.

NOTA PÚBLICA DO MNDH-SE SOBRE A TORTURA E O ASSASSINATO COMETIDOS PELO SHOPPING JARDINS DE ARACAJU-SE

O coletivo do Movimento Nacional de Direitos Humanos de Sergipe – MNDH-SE vem, através desta nota pública, se manifestar em relação às ocorrências de tortura e assassinato cometidos pelo SHOPPING JARDINS, cujos perfis das vítimas, sem novidade alguma, são de trabalhadores negros e pobres. Para tanto elencamos algumas necessárias reflexões:

1. NECESSIDADE DE REFORMA DOS APARATOS DE SEGURANÇA: Precisamos repensar junto ao Estado, sindicatos, movimentos sociais e os trabalhadores da área uma concepção de segurança mediadora de conflitos, mais pedagógica e educativa em todos os espaços. Da mesma forma, os shoppings, redes de supermercados e similares de um modo geral precisam repensar suas estruturas e modos de se relacionarem com as pessoas para além da relação exclusivamente consumista e mercantilista que criminaliza a pobreza e reproduz exclusão.

2. NECESSIDADE DE ROMPIMENTO COM A CULTURA DE BANALIZAÇÃO E NATURALIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA – Não podemos naturalizar as agressividades empreendidas por um grupo de alguns funcionários que estavam sob a direção do SHOPPING JARDINS, que agora empreende a uma única pessoa a autoria das cenas praticadas tanto no caso mais recente  do assassinato ao trabalhador L.R.S, ocorrido no dia 11/02/2012, quanto nas torturas empreendidas no ano passado aos 3 jovens F.S.M (19 anos), W.G.S.I (20 anos) e Júnior (19 anos). Sair como vítima de funcionários desqualificados e sem formação para a função de segurança, culpando uma única pessoa para um ato coletivo de um grupo contratado pelo shopping, é querer enganar a sociedade.

Se durante as ações criminosas, os funcionários representavam o SHOPPING JARDINS que detém o uso diário e exclusivo das imagens de tudo o que ocorre no interior de seu estabelecimento, que entrevista, contrata, orienta, promove formação à sua equipe, demite, dispensa, incentiva, é o SHOPPING JARDINS responsável direto pelos referidos fatos. Quantos casos não vieram à tona por parte de outras vítimas que internalizaram serem pequenos para denunciarem o SHOPPING QUE TORTURA CLIENTES? Quem foi punido pelas torturas empreendidas no ano passado aos jovens que apanharam de vergalhões e tiveram seus corpos mutilados? Que punição teve o shopping jardins? ou o mesmo foi julgado como vítima? 

Clamamos a sociedade em geral que denunciem ações preconceituosas e criminosas empreendidas por qualquer empreendimento, para que outros clientes, principalmente negros e pobres não sejam criminalizados como bandidos. E mesmo que bandidos fossem, gozaria o shopping jardins das prerrogativas por exemplo, do juiz – que julga; do delegado – que investiga; da polícia que deve prender sob ordem judicial, etc. Clamamos as autoridades cabíveis que considerem as análises expostas por este movimento e desde já reafirmamos o compromisso do MNDH-SE, suas entidades filiadas e parceiras para com as famílias vítimas de quaisquer violações de direitos humanos como o caso em discussão que acima de tudo entendemos se tratar de crime grave de racismo, o qual buscaremos acompanhar e fiscalizar. Aracaju, março de 2012.

Lídia Anjos – Articuladora do MNDH em Sergipe

NOTA  de esclarecimento da União Estadual dos Estudantes de Sergipe

Ocorreu, durante a posse da entidade, no último dia 02 de março, um fato triste e lamentável promovido por um setor do Movimento Estudantil, incumbidos na tentativa frustrada de deslegitimar a posse da UEES. Tentativa essa, provida de uma postura invasiva e agressiva no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe. O grupo em diversos momentos se manifestava proferindo palavras de ordens ofensivas, dedos em riste, empurrões, chegando a arrancar as bandeiras da UNE no plenário, também nas tentativas de arrancar o microfone da casa como gesto de cercear o andamento do cerimonial e ataques verbais aos parlamentares presentes no evento.

As Entidades Gerais, presentes no último CEEG – Conselho Estadual de Entidades Gerais, realizado no dia 22 de setembro de 2011, conselho este puxando exclusivamente para deliberar a refundação da UEES, após longas reuniões e debates com setores do Movimento Estudantil, DEFENDEM a posse da nova diretoria da UEES, considerando dois pontos centrais:

Primeiro; o setor do Movimento Estudantil que hoje, contraditoriamente, se posiciona de forma desfavorável à refundação da UEES, PARTICIPOU de todo o processo de reconstrução da UEES, assinando, inclusive, a ATA do CEEG, em que deliberava à formulação dos documentos regimentais da entidade, bem como a diretoria desta, vindo, posteriormente, de maneira súbita e desrespeitosa, a se retirar do processo, talvez, por se sentirem "minoria" e em não condições de "ter as rédeas" da entidade e do processo.

Segundo; os DCEs são, DEMOCRATICAMENTE e LEGITIMAMENTE, eleitos em suas respectivas Instituições de Ensino Superior, e, portanto, EXIGIMOS RESPEITO! Fica bastante evidente, que este setor, minoritário, dirigido por uma entidade que se acha a dona do Movimento Estudantil, tenta, desesperadamente, deslegitimar a UEES atacando todos os DCEs do estado de Sergipe, colocando em dúvida a credibilidade dessas entidades, tentando os secundarizar no processo com afirmações de que o DCE da UFS, pela sua respeitosa história e tradição, tivesse um peso "maior e mais relevante" nessa construção. Respeitamos o DCE da UFS, e sua importância nesse processo é comprovada por sua participação desde o início da refundação da UEES. Infelizmente optaram por não construir a entidade, e mesmo com a ausência desta, os demais DCEs não fugiram à luta e "tocaram o barco", ávidos, aguerridos e em respeito aos milhares de estudantes que os elegeram e às diversas bandeiras do Movimento Estudantil, que nos impele na construção desta entidade PLURAL e que represente a TODOS, indiscriminadamente! Somos muitos e somos fortes!
Todos juntos, trabalhando conjuntamente e concentrando nossos esforços no fortalecimento do movimento estudantil!

Se for para aparecer, que seja pra defender nossos estudantes!

Fazem parte da UEES:

Diretório Central dos Estudantes da Universidade Tiradentes – DCE UNIT
Diretório Central dos Estudantes da Faculdade Pio Décimo – DCE Pio Décimo
Diretório Central dos Estudantes da Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe – DCE FANESE
Diretório Central dos Estudantes da Faculdade Sergipana – DCE FAZER
Diretório Central dos Estudantes da Faculdade José Augusto Vieira – DCE FJAV
Diretório Central dos Estudantes da Faculdade de Aracaju – DCE FACAR
Diretório Central dos Estudantes da UNOPAR
Diretório Central dos Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe – DCE IFS
Associação Atlética Universitária da Universidade Federal de Sergipe – AAU UFS

ARTIGO

8 de março de 1857 – o dia em que a mulher ousou escolher – por Cezar Britto* (publicado no site Congressoemfoco)

“Nesta quadra da vida, é o momento de agradecer às mulheres que, em razão de suas lutas diárias e perseguições sofridas, continaram ousando escolher sonhar”

A evolução da humanidade guarda relação direta com as nossas escolhas. A humanidade já escolheu a barbárie, a dominação, a opressão ou qualquer outro tipo de imposição como se fossem consequência natural da hegemonia de um grupo mais apto sobre o outro. Também já escolheu em sua História o tráfico de pessoas humanas, os navios negreiros e o direito de propriedade sobre homens mulheres e crianças. Escolhas foram feitas para que se fizesse da intolerância religiosa um dogma, corpos queimados em fogueira uma manifestação divina e conflitos entre religiões simples guerras santas.

Escolhe-se, diariamente, a supressão do direito à infância, a prostituição, o abandono educacional e o trabalho infantil. Escolhas ainda são feitas para que mulheres sejam consideradas meras reprodutoras de seres humanos, sem qualquer direito, objeto de prazer e adorno dos homens. Escolhas em que nações subjugam nações e desumanos dominam humanos.

Mas a humanidade também testemunhou escolhas em que palavras como direitos humanos, liberdade, igualdade, fraternidade e Justiça fossem proferidas e exigidas. Escolhas que romperam o silêncio, sussurraram novas melodias, quebraram estruturas e inspiraram reações. Escolheu-se a paz e não a guerra; a sensibilidade como alternativa à frieza; a construção do amor para implodir castelos de ódios. Escolhas ainda que não foram integralmente vividas. Mas escolhas ainda não desistidas.

No dia 8 de março de 1857, em Nova Iorque, mulheres trabalhadoras ousaram escolher melhores condições de trabalho para suas vidas. Como resposta, o patronato escolheu impor às mulheres que reivindicavam direitos trabalhistas um cruel massacre, assassinando covardemente parte delas. A II Conferência Internacional das Mulheres Socialistas em Copenhague, Dinamarca, em 1910, para que não fosse esquecida a violência, escolheu este dia como sendo Dia Internacional da Mulher. Um dia de luta e reflexão.

Viver é fazer escolhas sobre todos e tudo. Até mesmo o ato de não escolher é uma escolha, uma forma de decidir. A escolha pela ação, omissão ou o simples acomodamento é a tarefa que a vida nos impõe diariamente. Neste dia 8 de março de 2012, amanhã, devemos lembrar das pessoas que escolherem romper as estruturas conservadoras, preconceituosas e excludentes dos direitos humanos das mulheres. Neste lapso de tempo, necessário se faz louvar aqueles que incorporaram em suas almas inquietas o direito de resistir a qualquer tipo de opressão, sem temor diante dos mais cruéis adversários, sem medo da morte possível. Nesta quadra da vida, é o momento de agradecer às mulheres que, em razão de suas lutas diárias e perseguições sofridas, continaram ousando escolher sonhar as mesmas utopias, lutar idênticas batalhas, provar dos sabores misturados da dor, da alegria, das derrotas e das vitórias, não perdendo, jamais, a fome de Justiça.

* Advogado, integra o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) e preside a Comissão de Relações Internacionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Foi presidente do Conselho Federal da OAB e da União dos Advogados de Língua Portuguesa (Ualp). Mantém perfil no Twitter no endereço @cezar_britto.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frases do Dia
“É mais claro que o sol, que Deus criou a mulher para domar o homem” Voltaire. Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários