Redução de 1/3 Congresso Nacional. Efeito cascata Estados

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

No propósito de cumprir a promessa de campanha de mudar as instituições na França, o novo presidente Emmanuel Macron propôs reduzir um terço o número de deputados e senadores. Lá são 577 deputados e 348 senadores.

E mostrando que não pretende ficar esperando o Congresso decidir o presidente da França disse que se as reformas não foram votadas em um ano 

Fonte: Blog Krocodilus – por Celso Botelho 

usará o instrumento de referendo popular.

54 senadores e 385 deputados – No Brasil tramita desde 2015 uma PEC (106), tendo como signatário o senador Jorge Vianna (PT/AC) que prevê a redução do número de cadeiras da Câmara de 513 para 385 (enxugamento que equivale a um corte de 25% no total de deputados). No Senado, a proposta é cortar um terço dos parlamentares, passando dos atuais 81 senadores (três por unidade da federação) para 54 (dois por unidade da federação).

A PEC encontra-se na CCJ do Senado Federal, cujo relator é o senador Romero Jucá (PMDB-RR). O texto sugere que a mudança no número de cadeiras da Câmara seja adotada já nas eleições de 2018.

Efeito cascata – Além da redução dos gastos públicos no Congresso a PEC, se aprovada, vai gerar um efeito cascata nos Estados e no Distrito Federal, já que as representações são calculadas com base no número de deputados federais de cada federação.

É o momento certo para aprová-la em meio a uma crise sem precedentes que alaba todos os poderes.

Uma pra mim, uma pra mim… – Vai feder igual à música de Luiz Gonzaga um caso no Brasil da corrupção e das Operações da PF: não vão repartir direito o dinheiro fácil. Tem gente já desconfiada. O combinado foi 50 para mim, 30 prá tu e 70 para o legatário. E ainda tem o venha nós…

Sergipe tem disso não! – Corregedorias da PM e da PC prendem policiais que protegiam casas de jogos ilegais. Calma! Foi em São Paulo.

O que não fazer na administração pública – Não é que a Somese convidou o presidente da Alese, deputado Luciano Bispo para falar sobre administração pública e seus desafios. Parece piada, mas não é. Porém, como de tudo tira-se proveito será importante para os médicos entenderem o que não fazer na administração. Luciano tem dezenas de processos como gestor.

Falta de transparência. Lixo Aracaju – E a nova licitação para o lixo em Aracaju está sendo questionada pelo suplente de vereador da Rede, Hebert Pereira. O acesso ao site da PMA para o edital não está disponível para qualquer cidadão que queira realizar o controle social.

Fere a Constituição – Segundo Hebert, essa falta de acesso fere o artigo 8º da Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação). “Ela já começa pecando pela falta de transparência e isso não é um bom sinal”, disse anunciado que irá apresentar uma representação no TCE pedindo providências imediatas.

Recorde de ambulâncias quebradas – Ontem, 05 o Samu bateu o recorde com 39 ambulâncias quebradas. São 59 unidades ao todo. Pra  o leitor ter uma ideia são apenas 6 UTI's móveis rodando hoje no estado. As demais ambulâncias são de suporte básico (só com enfermagem, sem médico).

Se manutenção – Tudo isso começou quando Almeida resolveu cortar o contrato de manutenção com a ideia estúpida de montar uma oficina dentro da estrutura do estado. Sinceramente, você já viu oficina estatal dar certo? Com uma economia burra largou o contrato de manutenção com as oficinas, não pagou  a ninguém e o resultado é a frota do Samu Sergipe virando Sucata.

Liminar favorável aos técnicos – A Justiça do Trabalho concede liminar aos técnicos de segurança que tiveram salários bloqueados por Almeida Lima e o assessor Danilo Lima. Os salários foram bloqueados sem qualquer justificativa.

Missa – A missa de sétimo dia do jornalista e radialista, Adalvo Fernandes, acontecerá no próximo domingo, dia 9 de julho, às 19h ,na Paróquia Santa Lúcia, do padre Peixoto, no Conjunto Santa Lúcia.

Passeio com areia na Praça Olimpio Campos – Quem passa em frente a Câmara de Aracaju até a esquina, onde fica a Procuradoria do Estado, nota que do outro lado uma parte do passeio da Praça Olimpio Campos está na areia. “Considero a reparação muito pequena para eliminar essa coisa feia do centro da Cidade”, lembra o leitor Luiz Brandi. Pura verdade, num local frequentado por turistas.

Manutenção rodovias federais – O senador Valadares (PSB) encaminhou ofício ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) solicitando providências emergenciais para manutenção das rodovias sergipanas.

Precariedade –  “São muitos os relatos de condutores que tiveram os veículos danificados e ainda correram risco de assalto, no momento que tiveram que parar o veículo no acostamento, principalmente no horário noturno”, explicou.

Maus-tratos às crianças – O senador Eduardo Amorim (PSDB) foi indicado pela bancada do PSDB no Senado para integrar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar maus-tratos às crianças.

Discussão – Segundo o parlamentar, será ampliada a discussão sobre os tipos de violência contra crianças e adolescentes, entre elas, o abandono em instituições e abrigos, o trabalho infantil, maus-tratos físicos, psicológicos, negligência e abusos sexuais.

Atenção –  O governador Jackson Barreto participou ontem,05, de várias reuniões em Brasília. Logo cedo, em reunião com ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Moreira Franco, pediu uma maior atenção do governo Federal em relação aos pleitos de liberação de obras e recursos.

Tratamento – Em seguida, o governador, acompanhado do deputado federal Fábio Reis, esteve reunido com o senador Romero Jucá, que é presidente nacional do PMDB, e explanou as suas angústias em relação ao tratamento que Sergipe vem recebendo do governo Federal.

Projetos – Ele solicitou que fossem liberados recursos para projetos de abastecimento de água em Lagarto e Itabaiana; para construção de 2 mil casas populares distribuídas em Aracaju, Riachuelo, Barra dos Coqueiros, Maruim e Santa Rosa de Lima.

Ponte Tancredo Neves a Barra –  “Além de demonstrar nossas necessidades ao senador, pedi a Romero Jucá que nos ajude a deixar uma marca importante em nosso governo, que é a construção da ponte que vai ligar a avenida Tancredo Neves ao bairro da Coroa do Meio na nossa capital”, disse o governador.

Cursos FGV – A Wert Investimentos em parceria  com Fundação Getúlio Vargas em Sergipe oferece descontos especiais para todos os seus investidores nos cursos ofertados pela FGV. Conheça os MBAs em Gestão Empresarial, Gestão Financeira, Direito Empresarial, Gerenciamento de Projetos, dentre outros, acessando o site: http://www.grupomazza.com/fgv

TAG no TCE – Ontem numa reunião no TCE, com representantes da saúde estadual, do município de Aracaju e do Hospital Cirurgia, foi decidido que em 15 dias irão firmar um Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) se comprometendo a resolver as falhas no tratamento oncológico em Sergipe.  Representantes da Avosos, do grupo Mulheres do Peito e da AMO, participaram da reunião.

Oncologia  –  Ainda este mês será inaugurada em Aracaju a Clinradi, especialista em radioterapia e imagem. O governador Jackson Barreto e o secretário Almeida Lima visitaram o local na semana passada. A clínica já está funcionando atendendo pacientes de alguns convênios e particulares.

Alternativa – Uma alternativa viável para ajudar na solução do problema será o credenciamento da Clinradi pelo SUS. Com equipamentos de ponta, é um centro de referência no Norte e Nodeste  do país, a Clinradi já está sendo procurada por pacientes dos Estados vizinhos.

70 pacientes – Como a Clinica tem capacidade para atender 70 pacientes diariamente, um percentual pode ser pelo SUS. Logicamente que os empresários não vão depender apenas do SUS. Seria um tiro no pé em poucos meses.

Nomes de referência – A Clinradi tem seis sócios. num alto investimento com equipamentos de ponta. Somente o acelerador linear de última geração é capaz de realizar Radioterapia, Radiocirurgia e Braquiterapia.  Dos sócios o blog conhece dois: Roberto Gurgel e Nivaldo Vieira. Este último, um abnegado na oncologia não só em Sergipe, mas no país.  Um médico humanitário que exerce a profissão como uma missão de atender a todos que precisam, sem distinção.  É torcer que se concretize mais essa porta para os pacientes em Sergipe.

Voo internacional – O dia 04 de novembro ficará para a história do turismo em Sergipe. Isso, por conta do início da atividade do primeiro voo regular internacional com saída de Aracaju/SE e destino a Buenos Aires, na Argentina.

Escala – O voo da empresa Gol Linhas Aéreas acontecerá com saídas e chegadas aos sábados, a aeronave terá a capacidade de 174 passageiros, fará escala em Salvador/BA e o tempo médio de viagem será de quatro horas e meia, já contando com a escala.

Intervenção – Esse voo é resultante de uma intervenção do Governo do Estado com a empresa Gol. “A existência desse voo garantirá turistas argentinos nas altas e baixas temporadas. Em agosto, já iniciaremos ações promocionais na Argentina para reforçar o destino Sergipe. Faremos rodadas de negócios entre os nossos receptivos e hotéis, junto à operadoras, agentes de viagens e a imprensa argentina”, explicou o secretário de Estado do Turismo, Fábio Henrique.

VIII Encontro Sergipano de Zootecnia – Estão abertas as inscrições para o VIII Encontro Sergipano de Zootecnia – ENSEZOO, a ser realizado no auditório da Faculdade Mauricio de Nassau, localizada na Rua Poe. José Sampaio, 859- bairro Siqueira Campos, na capital, nos dias 21 e 22 de julho de 2017.

Parceria – O evento será realizado pelo Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Sergipe em parceria com o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Sergipe – CRMV-SE, e visa discutir com produtores rurais, estudantes, profissionais da área de produção animal e membros da sociedade os aspectos relativos às perspectivas e tendências dos mais variados ramos da Zootecnia e da agropecuária brasileira. As inscrições podem ser realizadas através dos telefones (79) 9.9162-0645 / 9.0959-0050, e para confirmar é necessário a doção de dois quilos de alimentos não perecíveis.

PELO TWITTER

www.twitter.com/BonifacioCartun   "A vida realmente é diferente
                                                             Quer dizer
                                                              Ao vivo é muito pior"
                                                                                                #Belchior

www.twitter.com/WilliamFonseca   A situação social, política e principalmente econômica do Brasil tem levado as pessoas a terem medo do futuro: Cronofobia.

www.twitter.com/regiscavalcante   Bom dia para todos, com dizia o velho Guimarães Rosa, a vida é feita de poucas certezas e muitos dar-se um jeito. #pensenisso

www.twitter.com/palmeriodoria   Quem tem Donald Trump não pode jogar pedra no Kim Jong-un dos outros.

www.twitter.com/RicMarquesTV   Como ninguém é responsável pela buraqueira em Aracaju, sugiro uma acareação entre representantes da prefeitura, Deso e São Pedro.

Cláudio Nunes no Face e no twitter:

https://www.facebook.com/blogclaudionunes/

 
Frase do Dia
“ Para ser grande é preciso ter 99 por cento de talento, 99 por cento de disciplina e 99 por cento de trabalho.” William Faulkner, escritor estado-unidense, Nobel de literatura (1949), morreu em 6 de Julho de 1962 (n. 1897).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais