Reforma de JB chega hoje à ALESE

0

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Devem chegar hoje a ALESE os projetos (quatro ou cinco) de lei do governo estadual para a tão falada reforma administrativa. A expectativa é que sejam extintas/incorporadas 10 secretarias, a redução dos cargos comissionados, o fim dos secretários adjuntos e um dos maiores problemas: extinção das incorporações. Sergipe deve ser o único do país onde as incorporações sobreviveram.

A exoneração de todos os cargos comissionados no início deste mês foi uma decisão correta. É preciso que os secretários realmente pensem na máquina administrativa ao repassar os nomes dos que devem continuar. Em cada pasta tem comissionados que são extremamente necessários para o andamento dos trabalhos. Aliás,  no serviço público os comissionados tocam a máquina e os efetivos – excluindo algumas raras exceções – com a justificativa que ganham pouco, apenas cumprem horário.

Desvio de função – Espera-se que entre os projetos da reforma tenha um parágrafo proibindo que servidor público seja desviando da função original. Tem muita gente nesta situação.

Incorporações – Um dos problemas do déficit previdenciário é que o servidor passa a vida toda contribuindo com o percentual do salário e chega no final da carreira consegue um cargo comissionado e o incorpora a aposentadoria final. Não tem previdência que aguente, por isso quase todos os estados e até o governo federal já acabaram com as incorporações.

Aliados – Com essa reforma Jackson Barreto saberá realmente com quais aliados poderá contar. Todo mundo sabe que a maioria dos deputados da base ( e até um da oposição) tem uma cota de comissionados no governo estadual. A chiadeira já começou, mas todo mundo tem que fazer a sua parte.

Quando algum aliado começar a fazer barulho, a sociedade e a própria imprensa pode anotar: o motivo real não é o do discurso,mas os cargos comissionados.

De volta
De volta após uma breve parada. Feliz aquele que com inteligência sabe entender a mudança e fazer dela um novo amanhecer.  De volta ao prazer, porque quando você faz o que gosta jamais será um trabalho.

Espaço do Alceu
É com tristeza que o titular deste espaço informa que o respeitado cronista esportivo Alceu Monteiro não mais fará a colaboração diária com o “Espaço do Alceu”, onde fazia análises sobre o esporte sergipano, principalmente o futebol. Alceu já deixou o rádio desde 2009. O blog agradece publicamente a colaboração de Alceu que engradeceu muito este espaço nos últimos anos. O relacionamento – como ele mesmo ressaltou – foi sincero e respeitoso –  e jamais o titular deste espaço interferiu nas análises e opiniões. Para Alceu Monteiro a porta deste blog estará sempre escancarada.

Homenagem ao jovem Marquinhos
Quando o titular deste espaço entrou no curto período de férias (se afastando por completo da Internet), no dia seguinte a viagem foi informado por um dos filhos do falecimento do jovem Marquinhos, filho da da prefeita de Areia Branca, Acácia Sousa e do ex-prefeito do município Ascendino Sousa.

Homenagem ao jovem Marquinhos II
O titular deste espaço, através do amigo Sousa, conhecia há muito tempo a luta travada pelo jovem Marquinhos. Desde o primeiro transplante renal até os últimos meses quando aguardava um novo transplante. O pai dele, Sousa, era o maior baluarte da luta que não foi em vão. Tenham certeza todos os familiares que Marquinhos está em Paz, descansando em outro plano. Quem fez o bem é recompensado sempre. Que o exemplo incansável da luta de Marquinhos sirva de exemplo para todos familiares, através de uma energia infinita para seguir em frente.

Funcionalismo:Sergipe, ao lado de quatro estados, têm situação critica ao ultrapassar limite máximo de 49%
Matéria divulgada no último domingo pela agência Brasil- UOL, mostra que Sergipe ao lado de Alagoas, Piauí, Paraíba e Tocantins são os estados mais críticos que ultrapassaram o limite máximo de 49% da receita corrente líquida (RCL) nos gastos com o funcionalismo público. Leia a matéria completa: http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2014/12/07/oito-estados-estouram-limite-da-lei-de-responsabilidade-fiscal.htm

Ônibus escolar de Macambira atingido com um tiro
E a secretária municipal de Educação de Macambira, Lenildes Meireles de Melo teve que prestar um boletim de ocorrência no

Janela do ônibus com o buraco do tiro disparado.

último dia quatro de dezembro por conta de um dos ônibus escolar do município ser atingido por um tiro no povoado Bairro Preto em frente a escola municipal João Alexandre de Jesus. As informações que o tiro partiu de um veículo gol, de cor preta, com rodas esportivas que estava rondando o local. A comunidade espera que a SSP faça uma investigação rigorosa. Já pensou se atinge um estudante?

HUSE: dos abnegados e dos descompromissados
No último sábado o titular deste espaço passou algumas horas no Hospital de Urgência Governador João Alves Filho, acompanhando um amigo. Constatou que muitos funcionários são verdadeiros abnegados. Entre eles enfermeiros, auxiliares e as assistentes sociais. A que estava de plantão mesmo, deu uma demonstração de abnegação e amor ao que faz. Esses precisam sim de valorização salarial.

HUSE: dos abnegados e dos descompromissados II
Porém, tem também os descompromissados. Na portaria mesmo uma atendente disse que não tinha médico ortopedista no momento. Mentira, tinham dois. Aliás, ao passar pelo corredor, numa sala confortável, com ar-condicionado e batendo papo estavam quatro médicos (isto mesmo quatro médicos) batendo papo como se tivesse numa mesa de bar. A conversa foi longa enquanto os pacientes esperam pelo atendimento. Estes, se tivessem ética, pediam demissão e davam o lugar para os que querem realmente trabalhar. Ainda bem que o Mais Médicos está aí e vem a segunda etapa, com especialidades.

Lamentável: descaso total da PMA com local de CAPS desativado. Invasão e droga
Este espaço desde o ano passado vem alertando a Prefeitura de Aracaju para, no mínimo fechar completamente o local onde foi desativado o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) na rua Guarapari, bairro Farolândia, ao lado do posto de saúde Antônio Alves. O CAPS foi desativado e alugada uma casa na Avenida Beira Mar desde 2013. O problema é que o antigo local foi invadido e hoje tem mais de dez pessoas morando, a maioria delas usuárias de drogas.

Moradores intimidados
Os moradores não podem fazer nada porque são intimidados pelos drogados e quando ligam para a polícia não é feito. Em uma matéria feita divulgada no portal Infonet em outubro a Prefeitura, através da Secretaria da Saúde prometeu reformar o local ainda este ano. E nada. Moradores pretendem fazer um abaixo-assinado e pedir ao Ministério Público Estadual que entre com uma ação contra a PMA.

PT reúne Diretório Estadual. Homenagem e avaliações
Os membros do Diretório Estadual do PT/SE reuniram-se no último fim de semana para realizar homenagem aos camaradas militantes Marcelo Déda, Luiz Alberto, José Souza e a cantora Clemilda, ambos falecidos em 2013/2014. Além disso, o objetivo da reunião foi realizar uma análise de conjuntura e balanço das eleições 2014 e da construção partidária e agenda para 2015.

Contribuição
Representando a corrente Unidade na Luta/CNB, a deputada estadual Conceição Vieira comentou: “Nós demos uma importante contribuição a eleição do governador Jackson Barreto e do nosso candidato majoritário. Nós somos o partido mais forte desse Estado, em base, em militância e devemos buscar a unidade, filiar mais, fortalecer o partido”, disse.

Vitória
O deputado federal Marcio Macedo complementou: “Nós tivemos uma vitória retumbante no Governo Federal. É o quarto mandato do nosso projeto de esquerda, no segundo turno a militância do PT foi decisiva. Esse exemplo precisa ser seguido daqui para frente na condução do nosso partido”, avaliou.

Manipulação da mídia
Em seguida, quem fez a análise de conjuntura foi o deputado federal eleito, João Daniel: “Para nós é muito importante termos a clareza que tivemos uma grande vitória, a presidenta Dilma e o governador Jackson Barreto. Pois conseguimos barrar o retorno da elite, do retrocesso. O Brasil hoje representa uma força política nos fóruns internacionais. Até o governo do presidente Lula não tínhamos força nenhuma”, comentou e ressaltou que Rogério Carvalho não ganhou o senado pela união de forças da elite sergipana que fizeram um cerco na mídia manipulando pesquisas. Ele também lamentou que alguns setores aliados também não se esforçaram na campanha majoritária do PT.

Votação maior
O presidente estadual do PT, Rogério Carvalho, comentou: “Nós sabemos o papel do Partido dos Trabalhadores na campanha majoritária. Não fosse o PT não haviam grandes mobilizações como houveram nas eleições de 2014. Nós diminuímos de tamanho em posição de bancada, mas não diminuímos em quantidade de votos. Nós continuamos fortes, sim. Tivemos um candidato majoritário que enfrentou a mídia e a elite com dinheiro. Nós tivemos uma votação maior que a do candidato a governador adversário nosso. Nós saímos fortes. Nós além dos mandatos contamos com a força dos movimentos sociais que não é pouca”, disse.

Começa quinta o XXIV Culturarte de Pirambu
Começa nesta quinta-feira, dia 11, e se estende até o dia 14, domingo, o XXIV Encontro de Cultura, Arte e Conservação (Culturarte) de Pirambu.O XXIV Culturarte que acontece desde os anos 90, é um evento promovido pelo Projeto Tamar, com o apoio da Prefeitura Municipal de Pirambu, através da Secretaria Municipal de Cultura e da Biblioteca Pública Municipal e vai agitar a cidade com apresentações de grupo de dança e bandas locais, teatro, cortejo dos grupos folclóricos pelas ruas da cidade, apresentação de grupos de capoeira, além de outras atrações.

Programação
A programação inclui ainda soltura de filhotes de tartaruga, oficinas, seminário (café cultura), apresentação de escolas, grupos de danças e bandas locais, além de grande cortejo dos grupos folclóricos pelas ruas da cidade e do tradicional batizado e troca de cordões do grupo de capoeira Unidos nas Tartarugas.

Sábado 13, 2ª Corrida da Academia da Praia
Com o percurso de cinco quilômetros acontecerá no próximo sábado, 13, a 2ª Corrida da Academia da Praia. A corrida tem o

 objetivo de confraternização de final de ano para os que fazem a academia sendo aberta para pessoas de fora com vagas limitadas. A corrida é pela areia da praia saindo da Passarela do Caranguejo  às 16h30, com categorias masculina e feminina. As inscrições são na recepção da Academia, sendo R$ 25,00 para alunos e R$ 35,00 para as pessoas de fora. Mais informações: 3243 – 28-88.

4º Circuito Academia da Praia de Futevolei
Também no sábado, só que pela manhã, a partir das 8h, será realizado também na areia da praia em frente ao estacionamento da Passarela do Caranguejo, o 4º Circuito Academia da Praia de Futevolei da Academia da Praia, inclusive com premiações.

Centro de Equoterapia de Aracaju pode fechar as portas
O Centro de Equoterapia, instalado no Parque da Cidade, em Aracaju, pode ter os serviços suspensos em virtude de problemas relacionados à falta de recursos. Leia toda matéria e ajude, com o possível. Link: https://.infonet.com.br/saude/ler.asp?id=166424

Sustentabilidade no ILBJ
O instituto Luciano Barreto Júnior, responsabilidade social da construtora Celi, realiza até o próximo dia 11 de dezembro o projeto Sustentabilidade com o tema: Ligado à natureza e Conectado com a Vida: revitalizar para preservar. A atividade interdisciplinar envolve os quatro módulos do projeto Conectando com a Vida, Português, Matemática, Informática Básica e Cidadania & Trabalho. O curador tecnológico do ILBJ, Luciano Barreto, o secretário de meio ambiente e recursos hídricos, Genival Nunes, e o jornalista e defensor do Reio Sergipe, Osmário Santos, palestraram na abertura do evento.

Lançamento do Sergipe Fest Verão
O verão mais ‘quente’ do Brasil já tem data e local marcado. Será nos dias 23 e 24 de janeiro de 2015, no Espaço de Eventos em frente ao RioMar Shopping. Intitulada Sergipe Fest Verão, a festa acontecerá sob o comando da Central do Pré-Caju e contará com mais de 20 atrações nacionais de diferentes estilos musicais. O lançamento do evento, com a divulgação da programação, ocorrerá na próxima sexta-feira, 12, durante o Sergipe Spirit.

Livro
O livro “O Mito de Inglaterra: anglofilia e anglofobia em Portugal (1386-1986)”, do professor Luiz Eduardo Oliveira, do Departamento de Letras Estrangeiras da UFS, será lançado hoje, 09, às 18h, no Museu da Gente Sergipana.

PELO TWITTER

www.twitter.com/WilliamFonseca  Sorrir é algo maravilhoso. É causa e também efeito da felicidade. Pessoas de riso fácil são sempre bem vindas na minha vida.

www.twitter.com/camilo673  Não precisamos de muita coisa, apenas uns dos outros ! Boa semana para os amigos que lutam por uma sociedade socialista!

www.twitter.com/clovis_silveira Fofoca só serve para entreter quem escuta e manchar o nome de quem está sendo alvo dela!

www.twitter.com/palmeriodoria  Jango morreu há 38 anos no exílio argentino, 12 anos depois do golpe que o derrubou há meio século. E os golpistas continuam aí. Assanhados.

www.twitter.com/Emiliano_Jose  Há gente que perde eleição e perde também a dignidade,a compostura. Aécio é um caso típico. E não cura dor de cotovelo.À Fernando Henrique.

ARTIGO

David Bolinho e a falta de estrutura do nosso futebol por Joseilton Nery Rocha

E lá vou eu, novamente, se metendo a analista de futebol. Na verdade um pitaqueiro. Mas não me chame de enxerido, pois sou um torcedor ativo, atuante, que comparece nos estádios, logo me sinto no direito de analisar as coisas do nosso futebol. Até penso que não apenas um direito, mas, para quem verdadeiramente quer o bem desse esporte em Sergipe, um dever.

No Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) da Federação Sergipana de Futebol (FSF), na quinta passada, o julgamento da pendenga que envolveu a Boquinhense, por utilização do atleta David Bolinho, em jogo da Série B do Sergipão/2014, quando já havia sido suspenso quando atuou pelo Estanciano, na Série A deste ano, e não houve o cumprimento integral da sanção, demonstra, julgamento à parte, a notória falta de estrutura organizacional da FSF e dos clubes sergipanos.

É inaceitável que a Federação Sergipana de Futebol não avise a um clube filiado a suspensão de um seu atleta. É inadmissível que um clube empreste um atleta a outro co-irmão e não o informe tb da sua situação. É imperdoável que uma agremiação receba um atleta emprestado e não procure informações sobre sua situação pregressa. Isso é brincar de futebol profissional! Até quando?

De fato, custa tanto assim, um profissional para fazer o acompanhamento e municiar a direção da entidade e dos clubes com as informações a respeito da movimentação de atletas – uma espécie de ficha funcional, digamos (mudança de clubes, contratos, suspensões etc)? Não teríamos voluntários ou abnegados para atuar nessa área (aqui me refiro aos clubes)? Custa tanto assim, a disponibilização de logística (equipamentos, materiais de consumo, transporte etc), para tal fim?

Também, julgamento à parte, torci pelo Dorense e Independente simão-diense. O Dorense, do competente técnico Nadélio Rocha, para mim era o favorito na disputa pelas duas vagas de acesso. Porém, dentro de campo, cometeu seus pecados. Restou esperar a perda dos pontos da Boquinhense. O que não aconteceu. Se tivesse feito o dever de casa, não estaria passando por isso.

De tudo desse quadro, extrai-se a evidente necessidade da correção ou implantação de estrutura básica de apoio técnico na FSF e nos clubes, com vistas ao Sergipão 2015. Sem esse suporte ou uma frágil sustentação, é possível que jogos e classificação de equipes continuem sendo decididos no tapetão.

DO LEITOR

Situação administrativa/financeira do governo do Estado
E-mail de Givanildo Ferreira:  “Muitas vezes um cidadão como eu pode enxergar o que muitos que estão dentro do governo ou dentro da política não enxergam, por estarem preocupados com coisas mais complexas. Estamos vivenciando atualmente neste governo Jackson Barreto um situação administrativa/financeira nunca vista em nenhum outro governo estadual, desde que me conheço por gente. Acompanhei os governos de João, Valadares, Albano, Deda independente da ordem, mas nunca vimos uma gerencia administrativa/financeira tão pífia, a ponto de atrasar e dividir folha de pagamento, não obstante ao não pagamento dos mais diversos fornecedores que estão indo a bancarrota sem receber pelos serviços prestados a vários meses.
Acho que o amadorismo que o Secretário da Fazenda Jeferson Passos implantou na Prefeitura na Gestão Edvaldo Nogueira está sendo trazido para o governo estadual.Na hora que Jackson Barreto acordar e notar que este menino de ouro que ele achou pra ser secretário da Fazenda é um embuste, vai ser tarde demais.Essa historia de queda de arrecadação sempre aconteceu e os diversos secretários da Fazenda souberam administrar com habilidade em vez de disseminar o medo e o terror ao Servidor Publico e a Classe empresarial, para depois aparecer como o Salvador da Pátria.
Com esse terror onde uma das vítimas principais é o próprio Governador que morre de medo do que o Secretário Jeferson diz, ele vai cada vez mais dando poder a este secretário, que começa a brincar de Deus segurando faturas de fornecedores e daqui a pouco teremos filas de empresários na ante-sala deste para pedir, ou melhor implorar ao Deus das finanças para que este pague aquilo que seria de direito.Daí virá o fisiologismo, o toma lá da cá e o total poder na mão de um secretário de fazenda que hoje manda e desmanda no governo com esse discurso de terror, ou seja, façam o que digo senão vamos por água abaixo.
Quem garante que o toma lá da cá já não vem acontecendo deste antes da eleição, pois com um monte de prestadores de serviços com a corda no pescoço é fácil o Secretário exigir algo deles. Temos vários relatos de amigos neste sentido.
Tivemos excelentes secretários na pasta, como João Andrade, Nilson Lima e outros.
Sergipe iniciou um período de trevas.”

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun 

Frase do Dia
"É melhor morrer de pé do que viver de joelhos! Eles não passarão!". Isidora Dolores Ibárruri Gómez (também conhecida como La Pasionaria) foi uma líder comunista espanhola. Ela nasceu em Gallarta na Espanha, a 9 de Dezembro de 1895 e faleceu em Madrid em 1989.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários