Reforma JB: conta está na mesa, mas terá coragem?

0

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Jackson terá mesmo coragem para enxugar a máquina como prometeu na campanha eleitoral?

Alguns podem pensar que é cedo para cobrar, mas não é. Até porque para iniciar o novo governo em 2015, Jackson deve enviar o novo modelo administrativo que deseja para aprovação este ano. A não ser que espere janeiro para aprovar com a nova Assembleia e a maioria tranquila que já obteve.

Jackson prometeu cortar oito secretarias. E está certo o governo estadual tem uma máquina pode ficar mais enxuta. O que já está na mesa dele para possíveis análises:

–  Criação da Secretaria de Defesa Social  (englobaria a SSP e a Justiça,    
   como já existe em vários estados);

– Incorporar as pastas de Direitos Humanos e Trabalho a Sec. da Inclusão, Assistência,Desenvolvimento Social, Direitos Humanos.

–  Extinção das secretarias da Articulação Política; das Políticas Públicas para Mulheres e da Ouvidoria Geral (tem status de secretaria). 

Somente nas pastas citadas o governo reduziria seis secretarias. Sem falar nas diretorias de diversos órgãos. Muitos podem trabalhar com duas, mas têm três e até quatro.

Segurança Pública – Jackson Barreto terá coragem de “reformar” a SSP. Passa não só pela junção da pasta com a Justiça, mas também em mudanças amplas. Todo Sergipe, e o próprio governador, sabe que dentro da SSP, com raras exceções foi montado um QG da campanha do candidato de oposição. Os mesmos que até antes do dia 05 de outubro, não escondiam suas preferências hoje estão silenciosos, nos corredores, torcendo para serem “esquecidos”.

90 delegados na capital. É verdade? – Ontem, 13, o blog recebeu a informação de que dos 144 delegados de carreira, 90 estão na capital e apenas 54 no interior. É verdade? Bem que o governador poderia pedir a lotação de todos os delegados. Tirando as funções na própria SSP, os outros deveriam trabalhar nas delegacias. Aliás, a própria Associação dos Delegados pode ajudar o novo governo cobrando a lotação dos delegados. Ou não? Do que adianta concurso se o profissional não está lotado na sua função de origem. Isso vale também para os escrivães de polícia. É verdade que tem escrivão trabalhando na parte administrativa? Fora da delegacia?

Através do Pró-Redes, Jackson poderá solucionar boa parte dos problemas da saúde. Colocando a segurança em ordem poderá sim, fazer um governo realmente com mudanças que pode ficar na história.

Para fazer o governo que deseja, Jackson tem que mostrar em janeiro  que não ficará refém de ninguém. Seja no Executivo ou no Legislativo.

Secretariado com mais agilidade
Ontem, 13, ao conceder entrevista ao telejornal da TV Atalaia, o governador reeleito foi claro no perfil do novo secretariado. “Não abrirei mão da cobrança permanente na execução no cumprimento das tarefas. Quem se adequar a essas orientações, vai trabalhar bem. Quem não se adequar, pede para ir embora, porque o Estado não tem saudade. O povo quer quem sirva melhor e saiba trabalhar”.

Não se fabrica líder
“Líder é uma coisa nata, ele nasce no seio do povo de acordo com a responsabilidade, o trabalho, o caráter e aquilo que ele constrói de positivo. Eu espero que cada um faça sua parte, e o povo, na sua competência e inteligência, saberá discernir quem é o líder. Líder não se nomeia por decreto, não há herança. O cidadão para se fazer líder deve corresponder à confiança do povo”, disse Jackson ao responder sobre umk possível herdeiro político.

TCE/SE: Não foram três deputados eleitos e sim, quatro
O blog errou ao informar na semana passada que apenas três conselheiros do TCE/SE elegeram seus candidatos este ano: Ulices Andrade, reelegeu o filho, Jeferson; Luiz Ribeiro, reelegeu o filho, Gustinho e Angélica (que ainda vai assumir, elegeu o marido, Varderbal). Faltou Susana Azevedo que ajudou em muito na eleição de Georgeo Passos, principalmente em Aracaju.

Executiva PSB

O senador Valadares foi reconduzido ontem, 13, como membro da Executiva Nacional do PSB, assim como o deputado federal reeleito Valadares Filho foi reconduzido como membro do Diretório Nacional.

Aliança com Jackson
Questionado sobre a aliança com Jackson Barreto, o deputado federal Valadares Filho reafirmou que o PSB é um aliado incondicional e fará todas as ações positivas para colaborar no novo governo que será iniciado em janeiro do próximo ano.

Deficientes auditivos operando de câmeras de segurança
No México e outros países deficientes auditivos estão trabalhando como operadores de Câmeras de segurança. No Brasil algumas cidades já estão seguindo a mesma linha. Por causa da habilidade deles de “ler os lábios”, os operadores com Deficiência Auditiva são mais capazes de interpretar o que está ocorrendo em frente às câmeras e com habilidade de observação aguçada eles percebem mais rápido se alguma coisa grave está para acontecer. Fica a sugestão para Sergipe.

Vera Lúcia acredita que esquerda saiu fortalecida
Ao fazer o balanço das eleições 2014 em Sergipe, a presidente estadual do PSTU/SE, Vera Lúcia disse que a  esquerda socialista saiu fortalecida das eleições. “Ampliamos nosso espaço em Sergipe. Mostramos que é possível e necessário construir uma nova alternativa frente à traição do PT. Crescemos em número de votos, contudo, o mais importante é que saímos dessas eleições como um referencial político às lutas dos trabalhadores e da juventude”, disse.

Frente
Vera Lúcia destaca a importância da formação da Frente de Esquerda composta pelo PSTU, PSOL e PCB. “Foi um acerto a formação da Frente de Esquerda. Com pouco tempo na TV e no rádio, polarizamos com duas candidaturas milionárias financiadas por empresários e construtoras. Passamos o recado aos sergipanos que não éramos obrigados a escolher entre o menos pior e que o processo eleitoral não é guerra do bem contra o mal, pois Jackson (PMDB) e Amorim (PSC) são farinha do mesmo saco, ambos representam os ricos, os financiadores de suas campanhas”.

Votação
Vera afirmou ainda que os 46.346 votos (4,61% dos votos válidos) obtidos pela Professora Sônia Meire (PSOL) representam uma vitória do somatório de forças dos três partidos. Ela ressaltou os mais de 15 mil votos obtidos na disputa por uma vaga à Câmara Federal. “Fui a 15ª mais votada à Câmara Federal, obtive 15.193 votos. Em Aracaju, fui a 10ª mais votada. Superamos candidatos que gastaram rios de dinheiro”, disse afirmando que o  partido sai com relações políticas estabelecidas com operários, mulheres e homens da classe trabalhadora, em várias regiões de Sergipe”.

Aécio Neves
Ontem à noite, 13, foi realizado no auditório Oviedo Teixeira, na Câmara de Dirigentes Lojistas ( CDL)  de Aracaju um evento do PSDB/SE em  apoio à candidatura de Aécio Neves à Presidência da República. A reunião ocorreu e teve a presença de diversas lideranças políticas a exemplo do prefeito de Aracaju, João Alves Filho, dos senadores Eduardo Amorim e Maria do Carmo, do vice prefeito de Aracaju, José Carlos Machado, deputados estaduais,  prefeitos, vice-prefeitos, vereadores de diversos municípios e representantes de partidos.

Jogos Universitários em Aracaju
O prefeito de Aracaju João Alves Filho reuniu ontem todo secretariado para que os Jogos Universitários Brasileiros 2014 que será realizado em Aracaju seja sucesso total. A abertura do JUBS 2014 será no dia 30 de outubro no Sesi do Conjunto Augusto Franco, às 19h e prossegue com programação até o dia 8 de novembro.  Entretanto há ainda anterior ao dia 30 um congresso científico sobre o Esporte.

Importância
"Eventos como este é de suma importância para qualquer cidade, imagine para nós, uma cidade pequena, mas que vencemos uma disputa com muita dificuldade, e, acolher esses atletas, familiares deles, presidentes das inúmeras Federações Esportistas, o Comitê Olímpico Brasileiro serão mais de 4.500 atletas para que possamos além de impulsionar a nossa economia, gerar diversas oportunidades e poder propagar Aracaju como um destino turístico espetacular", asseverou o prefeito João Alves Filho.

História
Para o secretário de Comunicação Carlos Batalha, a Prefeitura de Aracaju ficará para história,  será uma grande receptora desse evento e muitos outros virão. "Investir no Esporte, é assegurar além de saúde para os jovens, uma segurança, pois além de livrar muitos jovens das drogas, o esporte é um incentivador da cultura e da economia. Nós secretários e dirigentes de órgãos estamos nos empenhando diuturnamente para fazer do Jubs em Aracaju, a melhor edição" , concluiu Batalha

Lista Material escolar: PGE obtém decisão favorável ao Estado
A Procuradoria-Geral do Estado – PGE, por meio do procurador Agripino Alexandre dos Santos Filho, obteve decisão favorável ao Estado de Sergipe, na apelação cível tombada sob n° 2014.0080.27-90, interposta pela Federação dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado de Sergipe, insurgindo-se com a condenação de 77 instituições de ensino da rede particular, ao pagamento de multa por descumprimento da notificação 01/2007, que estabeleceu diretrizes quanto à adoção de material escolar pelos ditos estabelecimentos.

Listas de material
Cumpre historiar que a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/SE), notificou os estabelecimentos de ensino de todo o Estado de Sergipe, sobre providências a serem adotadas quando da emissão de listas de material, devendo os mesmos obedecerem  as orientações que estabelecem que, as escolas só podem exigir o material escolar de uso exclusivo e restrito ao processo didático e pedagógico. Esclarece ainda que fica proibida, sobre qualquer pretexto, as escolas obrigarem aos pais de alunos a comprar material escolar e uniforme no próprio estabelecimento, dentre outras determinações.

Legitimidade
Segundo o acórdão "verificada a legitimidade do Procon, através de seu órgão executivo – Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (CPDC), em exercer ordenação do mercado, sob o viés da proteção do consumidor, e notificar estabelecimentos com atuações contrárias a estas diretrizes, não prospera o apelatório, pois referido órgão não legislou, unicamente indicou diretriz junto com a federação apelada, com base em nota técnica do Ministério da Justiça, no que tange aos materiais escolares solicitados, e, no entanto, alguns estabelecimentos vinculados à própria descumpriram a diretriz, sendo notificadas e autuadas após o devido procedimento administrativo".

Seminário hoje, 14, destaca vantagens de uma rodada de negócios
Empreendedores sergipanos terão oportunidade de participar do Seminário de Lançamento da Nona edição da Rodada de Negócios de Petróleo, Gás, Energia, Mineração e Construção Civil. O evento acontece hoje, 14 de outubro, a partir das 18h no Hotel Mercure. A proposta é sensibilizar a classe empresarial sobre as vantagens de participar de uma rodada e a palestrante será a consultora do Sebrae, Muna Yssa, que já possui experiências na coordenação de eventos desse tipo. Além da consultora Muna Yssa, representantes de duas grandes empresas ancoras que já participaram de outras edições irão falar sobre a experiência de prospectar mercado numa rodada de negócios.

Inscrições
A 9ª Rodada de Negócios de Petróleo, Gás, Energia, Mineração e Construção Civil será realizada dias 22 e 23 de outubro, no Hotel Prodigy, no município da Barra dos Coqueiros. As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de outubro, próximo domingo, no site http://www.rodada.com.br

Secult lança editais de audiovisual e artes cênicas
A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) lançou nesta segunda-feira, 13, o Edital de Produção de Obras Audiovisuais Digitais de Curta e Média Metragem – Prêmio Wilson Silva e o Edital de Artes Cênicas – Prêmio César Macieira. Os recursos disponibilizados pelos dois editais somam R$ 570 mil, que deverão contemplar projetos de curta e média metragem, teatro, dança e circo. Os editais com informações detalhadas sobre as premiações já estão disponíveis no site http://www.agencia.se.gov.br.

Novo cidadão natalense
No próximo dia 16, às 9h, o médico, acionista e presidente do Hapvida Saúde, Dr. Jorge Pinheiro, receberá o título de cidadão natalense, na Câmara Municipal de Natal. A proposição é do vereador Luis Almir e destacará as ações do Sistema Hapvida no Rio Grande do Norte, por meio da operadora Hapvida Saúde, da Fundação Ana Lima, braço social do Hapvida, e da TV Ponta Negra, que é afiliada do SBT e líder de audiência no Estado, controlada pela PPar Incorporações, dos mesmos acionistas do Hapvida. O Dr. Jorge Pinheiro Koren de Lima, atual presidente do Hapvida, concluiu a faculdade de medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC), na década de 1990, e desde então iniciou uma relação especial com o Rio Grande do Norte, desenvolvendo importantes atividades no Estado e no município de Natal.

Banese e Banese Card participam do Feirão do Limpa Nome
O Banco do Estado de Sergipe (Banese) e o Banese Card estão participando do I Feirão do Limpa Nome, que aconteceu no final do mês passado, na cidade de Nossa Senhora da Glória, e terá prosseguimento nesta quarta-feira, 15, na cidade de Propriá. O evento é coordenado pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJSE) e oferece ao consumidor a oportunidade de negociar as dívidas diretamente com as empresas participantes.

Condições
Segundo a juíza Dauquíria Ferreira, do TJSE, o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais e Soluções de Conflitos e Cidadania (Nupemec) do Tribunal pré-negociou com as empresas e bancos participantes do evento condições de pagamento vantajosas para que as pessoas consigam quitar seus débitos. “Quem estiver com o nome inscrito no SPC ou Serasa poderá ir até lá e negociar diretamente com a empresa ou banco”, explica a juíza.

Empresas
Além do Banese e do Banese Card, participam do evento o Banco do Brasil, G Barbosa e Universidade Tiradentes (Unit), bem como outras empresas, ligadas às organizações comerciais dos municípios.

Datas e horários dos próximos eventos do feirão
Propriá – Período: 15/10 a 18/10 – Local: 12 Tênis Clube – Horário: 8h às 15h (quarta-feira a sexta-feira) – 8h às 13h (sábado); Itabaiana – Período: 29/10 a 31/10  – Local: CDL Itabaiana  – Horário: 8h às 15h; Lagarto – Período: 05/11 a 08/11 – Local: AABB Lagarto – Ginásio de Esportes – Horário: 8h às 15h (quarta-feira a sexta-feira) – 8h às 13h (sábado); Aracaju – Períodos: 12/11 a 14/11 e 17/11 a 21/11 – Local: Arquivo Judiciário – Horário: 8h às 15h; Estância – Período: 26/11 a 29/11 – Local: AABB – Horário: 8h às 15h (quarta-feira a sexta-feira) – 8h às 13h (sábado).

Contagem regressiva para o 2° Fórum Sergipano de Bicicleta
Começa nessa quinta-feira, 16, a programação do 2° Fórum Sergipano de Bicicleta. O evento terá uma prévia da programação oficial com a exibição de curtas metragens que abordam a bicicleta, sob diferentes olhares. Essa sessão especial de cinema, batizada de Ciclocine, acontece no Museu da Gente Sergipana, das 18h às 20h.  Na sexta, 17, a partir das 18h, na Sociedade Semear, ocorre a abertura solene do Fórum, com a participação do diretor de Planejamento da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito – SMTT -, Francisco Navaro, do subsecretário do Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Altamirando Moraes e Zé Lobo, da ONG Transporte Ativo.

Contagem regressiva para o 2° Fórum Sergipano de Bicicleta II
No sábado, 18, durante todo o dia, a programação continua com palestras, apresentação de ideias, análises de propostas, entre outras atividades que tem como foco a ciclomobilidade. Tudo isso com a participação de importantes cicloativistas nacionais, autoridades municipais e 195 participantes inscritos. No domingo, 19, está agendado um passeio ciclístico e diferentes atividades culturais, além de show musical. A programação completa pode ser acessada no linkhttp://2fsbici.com.br/evento

Super-heróis
A tarde da sexta-feira, 10,  foi de muita alegria e diversão para as crianças atendidas pela Onco Hematos. Não só as crianças, como também os pais e a equipe da clínica participaram das brincadeiras e jogos que  não deixaram ninguém ficar parado.Para a psicóloga Viviana Aragão, momentos com estes contribuem não só para o tratamento das crianças mas também para promover a integração entre os familiares e a equipe Onco Hematos. Os pequenos "super heróis", brincaram no pula-pula, de bambolê, pega bastão e aproveitaram o delicioso lanche cheio de guloseimas, dentre as quais algodão doce e cachorro quente. Os colaboradores da clínica também levaram seus filhos e sobrinhos e junto com eles participaram das brincadeiras. ?Brincar é uma forma de fugir do estresse diário, liberando a criança que existe em cada um de nós", disse Viviana Aragão.

Campanha da alegria
A campanha "Ajude um brinquedo a encontrar uma criança", promovida pela Cooperativa dos Anestesiologistas do Estado de Sergipe (Coopanest), Sociedade de Anestesiologistas de Sergipe (Saese) e a Unicred, superou as expectativas. As doações foram entregues na tarde de quinta-feira, 9, para crianças assistidas pelo Lar de Zizi e Projeto Esperança. A primeira instituição a receber os brinquedos foi o Lar de Zizi, com 105 crianças na faixa etária de três a cinco anos e em seguida os médicos e colaboradores seguiram para o Projeto Esperança que assiste crianças em situação de venerabilidade. Lá, mais 34 crianças receberam os brinquedos. O presidente da Coopanest, Cárcio Sobral, agradeceu a participação da categoria, colabotadores e a sociedade em geral.

Agenda
14 de outubro, terça-feira. Faltam doze dias para o segundo turno das eleições. Hoje é o dia da pecuária.
Prêmio Nobel joga luz sobre o trabalho escravo infantil na Índia. Estado Islâmico acena a Moscou para se apoderar de projeto nuclear de Teerã. Segundo a ONU, há risco de novo massacre na Síria. Cresce investimento de empresas em sites noticiosos. O governo português não vai interferir no processo de fusão entre a brasileira OI e a Portugal Telecom. Novas empresas de produtos farmacêuticos crescem com investimento em publicidade. Ameaça brasileira na soja preocupa os Estados Unidos. Guido Mantega, ministro da Fazenda, e o FMI trocam farpas sobre projeções de crescimento.

Curtas
AÇÕES DA PETROBRAS TÊM ALTA FORTE E PUXAM A BOLSA. /// EBOLA PODE SER TRANSMITIDO PELO SÊMEN, MESMO APÓS CURA. /// EMPRESÁRIO DESCOBRE O MAIOR TESOURO VIKING DA ESCÓCIA. /// INFLAÇÃO PARA A TERCEIRA IDADE FICA EM 0,46 POR CENTO NO TERCEIRO TRIMESTRE. /// HOJE TEM DEBATE NA TV: DILMA X AÉCIO. /// DOCUMENTO DO VATICANO DEFENDE MUDAR VISÃO DA IGREJA SOBRE GAYS.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Vamos subir, Dragão
Foi realmente expressiva a presença de torcedores do Confiança, no último domingo, no Estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana, palco de mais uma atuação positiva da equipe proletária, que prossegue invicta na Série D do futebol brasileiro. A regularidade, que tem sido a tônica do quadro comandado por Betinho, tem despertado aquele sentimento de fé, de confiança por parte dos torcedores do Dragão. Podendo até perder por 1 a zero no próximo domingo e mesmo assim passar à Série C, observa-se a excelente situação que ostenta o clube do Bairro Industrial. O torcedor, não apenas do Confiança, mas também aquele que torce pelo Sergipe ou por outras equipes, é naturalmente contaminado pelo otimismo. Pois todos percebem que esta é uma oportunidade ímpar para o nosso futebol, há vários anos confinados na Série D. Com a provável classificação do Confiança, abrem-se novas perspectivas para as demais agremiações. Para completar esse novo panorama a partir de 2015, teremos a reabertura do Batistão. Cabe à FSF estruturar-se de forma a promover as competições locais (estadual), como também as promovidas pela CBF (Copa Nordeste, Brasileiro e Copa do Brasil).

Destaque especial
Vale destacar, além, é claro, dos atletas, o trabalho desenvolvido pela Comissão Técnica proletária, com ênfase especial para o treinador Betinho, cujas qualidades temos ressaltado, neste Espaço. E não se pode esquecer, também, de Ernando Rodrigues, com toda a sua experiência, ao lado do presidente Luís Roberto.

Seleção Brasileira
Depois da boa vitória por 2 X 0 diante da Argentina, a seleção brasileira de futebol fará novo amistoso, hoje, em Cingapura, diante do Japão. A partida vai começar às 7,45 h (horário de Brasília).  O triunfo sobre os “hermanos” foi muito importante. Diego Tardelli, que marcou os dois gols contra os argentinos, abriu caminho para sua efetivação no ataque do Brasil.

Dunga dá vexame
Além de fazer gestos para o massagista da Argentina, insinuando que ele cheirava cocaína, o treinador Dunga discutiu com o repórter Tino Marcos, da Rede Globo, em entrevista após a partida.

Diego Costa
O craque Diego Costa fez o seu primeiro gol pela seleção espanhola. Foi no jogo em que a Espanha derrotou Liechtenstein, por 4 X 0, pelas eliminatórias da Eurocopa 2016.

Estados Unidos conquistam mundial
No voleibol feminino, os Estados Unidos venceram pela primeira vez o campeonato mundial. No jogo final, as americanas derrotaram as chinesas por 3 a 1. A competição foi realizada na Itália. O Brasil ficou em terceiro lugar. E em quarto, a Itália.

Sergipe
O Mais Querido prepara-se para voltar às atividades. A diretoria já começa a adotar as primeiras providências.

PELO TWITTER

www.twitter.com/esmeraldoleal  A elite pode se esconder do povo, no seu carro e no seu condomínio fechado, mas ñ pode se esconder num avião. O pedreiro pode está ao lado!

www.twitter.com/clovis_silveira  Discussões políticas acabam com amizades nas redes sociais, principalmente quando a discussão não é ideológica e sim por interesse!

www.twitter.com/Abrahao_Filho  As diferenças são gritantes. Dilma fala para o povo e Aécio para os banqueiros.

www.twitter.com/pauloteixeira13  Achei triste o que aconteceu com Xico Sá. Proibido de declarar apoio a Dilma em sua coluna, ele pediu demissão da Folha. Perde a democracia.

www.twitter.com/jacksonbarreto_  Eu vejo a elite se juntar contra @dilmabr. Dilma tem uma história, tem luta no sangue. Uma mulher de coragem.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun
   
Frase  do Dia
“Em nome de interesses pessoais, muitos abdicam do pensamento crítico, engolem abusos e sorriem para quem desprezam. Abdicar de pensar também é crime.”Hannah Arendt, teórica política alemã, nasceu em 14 de Outubro de 1906 e morreu em 1975.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários