Relembrando: blog opinativo e com posição definida

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Quem acompanha este espaço sabe que com o blog é opinativo, ou seja, é análise de alguns fatos, principalmente políticos que acontecem em Sergipe e no Brasil.

São quase 10 anos num espaço construído quando o jornalismo na Internet era embrionário, principalmente em Sergipe. Quem acessa um blog com conteúdo opinativo já tem uma ideia da posição do jornalista. Aliás, no caso deste espaço, alguns podem discordar e achar até radical, mas têm uma certeza: o jornalista jamais ficará em cima do muro.  Em várias questões polêmicas, quando muitos preferem esperar o turbilhão passar, o blog tem posição clara e definida. E sempre será assim.

Então, quem deseja apenas notícia factual, ler o jornal ou site que gosta. Agora, por favor,  não tem imparcialidade em nenhum meio de comunicação. A notícia é divulgada por um ser humano que tem suas preferências. No caso deste blog, o titular nunca escondeu sua formação ideológica e política.

Com pessoas da família presas e perseguidas pela ditadura militar, o titular deste espaço jamais ficaria omisso neste momento definidor do futuro do país.

E não é coragem não, é apenas concepção, identidade e certeza que o melhor é a democracia. E ganha quem tem voto e na próxima eleição o povo aprova ou manda para casa. Jamais defenderá golpe e o retorno dos militares ao poder.

Como a maioria dos brasileiros defende, 1964 Nunca Mais!

AJU: Fumar maconha em praça pública agora é fato atípico? Mudou a legislação foi?
Observando ontem, 07, no site do Tribunal de Justiça, no link da Justiça Criminal, nas sentenças das audiências de instrução com lavraturas de Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) observe-se algo que pode servir como estimulo ao uso de drogas em praças públicas. Alguns casos de pessoas pegas em flagrante ao consumir drogas em espaços público. Os casos viraram “fatos atípicos”.  Não que devam ir para a cadeia, mas tornar o fato atípico é fogo. E o direito das pessoas irem as praças e não serem obrigadas a serem maconheiros passivos? Onde fica?

Rodovia Pirambu/Pacatuba: Iphan diz que tem 5 sítios arqueológicos
Na parte central da obra de construção da rodovia ligando Pirambu (povoado Aguilhadas) a Pacatuba (povoado Atalho) que compreende quase 48 km, o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) comunicou ao governo do Estado, através da Seinfra, que foram encontrados cinco sítios arqueológicos. Com isso a obra, só terá continuidade neste trecho (mais de 20 km) quando for realizado o “salvamento arqueológico”, com a coleta de todas as peças e a consequente colocação num local para preservação.

São Cristovão 2016: maioria do eleitorado vai errar novamente? Cidade cheia de falsos profetas
Até quando a maioria do eleitorado de São Cristovão continuará errando? Os últimos prefeitos foram grandes decepções. Que digam Alex Rocha que deixou a cidade com sérios problemas e Armando Batalha, através de Rivanda Batalha. Agora tem um prefeito, eleito como vice em 2012, Jorjão, que pouco fez.  E não é por falta de nomes sérios não. Por exemplo, o blog não tem dúvidas que o economiário Marcos Santana seria um grande prefeito. Resta saber se o eleitorado quer mesmo um gestor responsável ou um prefeito que falso profeta novamente.

Quem será?
Alguém sabe informar quem é o funcionário da Assembleia – denunciado pela deputada Ana Lúcia ontem –  que recebe R$ 18 mil, não trabalha e ainda critica a corrupção pelas redes sociais?

357 novos policiais militares
Os sergipanos ganharam um grande reforço a favor da Segurança Pública do estado com a formatura de 357 novos policiais militares, concluintes do Curso de Formação de Soldados (CFSD). A solenidade de formatura, realizada ontem, 07, contou com presença do governador, Jackson Barreto. Os alunos iniciaram o curso de formação em junho de 2015 e compõem a segunda turma aprovada no concurso de 2014. Durante a solenidade, foram comemorados os 181 anos da Corporação.

Turismo em Sergipe
O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Turismo e do Esporte (Setesp) promoveu na última semana seminário regional para avaliação e proposição de melhorias ao sistema de informações e estatísticas turísticas do estado de Sergipe – SIET. O evento realizado pela Unidade de Coordenação do Prodetur/SE pretende desenvolver diagnóstico completo dos impactos da economia do turismo no estado.

Estratégias
O consultor espanhol Pedro Aramburu, apresentou ao governo e ao trade turístico algumas recomendações estratégicas sobre o plano de ação para o fortalecimento do sistema, de modo a torná-lo uma ferramenta confiável para a atração de investidores interessados em negócios privados e até o fortalecimento de iniciativas, como parcerias público-privadas (PPP).

Critérios
O plano de ação proposto em acordo com o Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur/SE) enumera alguns critérios necessários a medição real da atividade turística. Ou seja: contribuição econômica; sustentabilidade ambiental; sustentabilidade social; e sustentabilidade econômica, o que vem a ser a capacidade do governo e iniciativa privada em ter ações diretas para garantir inclusão social, gerando emprego e renda.

Índices confiáveis
O secretário de Estado do Turismo e do Esporte, Adilson Júnior, enfatiza a importância do seminário, pois é o “um dos primeiros passos para garantir índices confiáveis que servirão de parâmetros a investimentos públicos-privados, bem o desenvolvimento de ações voltadas para o beneficiamento população sergipana, com inclusão social e geração de emprego e renda. Queremos melhorar cada vez mais e oferecer um destino atrativo para os turistas. Estamos nos preparando para transformá-lo em um produto de excelência, com números e dados inquestionáveis”.

Sejuc realizará Penarte Especial Mulher
A Secretaria de Estado da Justiça, promoverá  hoje, 08, às 13h, no Presídio Feminino (Prefem) o evento Penarte Especial Mulher, com o objetivo de abrir um debate e reflexão sobre as circunstâncias que levaram a mulher a protagonizar histórias de violência.Na ocasião a socióloga, Luiza Pontes, da Universidade Federal de Sergipe, estará oferecendo a palestra "O papel crucial da mulher na reconstrução social e reestruturação da família", para provocar uma reflexão sobre a importância da mulher na sociedade.

Outras atividades
Entre outras atividades, serão realizadas oficinas de arte, como fotografia, dança, teatro, break e percussão, ministradas pelo Coletivo Artístico Ativista local. Em destaque o poeta, Cláudio Viana e o rapper, Hot Black.Para o secretário de justiça, Antônio Hora Filho, o evento será de tamanha importância por não só promover homenagens de data comemorativa, mas levar uma palavra que possa nortear as escolhas de vida.

Mulheres vão às ruas por direitos e pela vida
O Dia Internacional da Mulher será lembrado hoje, 8 de Março, com uma manifestação conjunta de diversas entidades de defesa dos direitos da mulher com atuação no Estado. O início do ato está previsto para as 9 horas, na Praça Fausto Cardoso, próximo à Assembleia Legislativa de Sergipe, e deverá se encerrar por volta do meio-dia. As dirigentes dessas entidades pretendem reunir aproximadamente 1,4 mil mulheres na manifestação que terá por mote a luta por direitos e pela vida.

Carta
Uma comissão de representantes das entidades promotoras do evento fará a entrega de uma carta com as reivindicações das mulheres na Assembleia Legislativa (AL), no Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) e na Câmara de Vereadores (CMAJU). Enquanto dos documentos estiverem sendo protocolados, haverá falas de lideranças do movimento de mulheres. Após a entrega da carta, as manifestantes farão uma caminhada até a Secretaria de Estado da Saúde (SES), na Praça General Valadão, para pedir o apoio da população no combate do aedes aegpyti, responsável pelo aumento da incidência de casos de microcefalia no País.

Manifestação
Em seguida, as mulheres farão uma manifestação no Calçadão da João Pessoa, onde haverá a distribuição de panfletos produzidos pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil em Sergipe (CTB/SE) contra o assédio moral, sexual e psicológico no ambiente de trabalho, e pela União Brasileira de Mulheres (UBM) por uma participação maior da mulher na política. Integrantes da Frente Brasil Popular devem se unir às mulheres nessa manifestação para protestar contra a tentativa de golpe em curso no País.

Maruim: limpeza do Rio Ganhamoroba
O prefeito de Maruim, Jeferson Santana, esteve reunido com o secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, ontem, 07, com objetivo de discutir a limpeza das margens do Rio Ganhamoroba. Diretores do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária (DER-SE) e o secretário municipal de Agricultura, Irrigação, Abastecimento e Meio Ambiente, Diego Cardoso, também participaram do encontro que aconteceu na sede da Seinfra, em Aracaju.

Canais urbanos
Segundo o prefeito Jeferson Santana, a última limpeza com grandes proporções aconteceu no primeiro semestre de 2014. O prefeito afirmou ainda que o município recebe fortes chuvas no mês de maio. “Nas duas últimas enchentes que vitimaram centenas de famílias, as fortes chuvas ocorreram no quinto mês do ano (2008 e 2009). Resolvemos nos antecipar para evitarmos surpresas desagradáveis”, concluiu.

Medidas preventivas
Ainda nesta semana diretores do DER-SE, Seinfra e da Secretaria Municipal de Obras, Transporte e Urbanismo, visitarão o local para averiguar quais serão as intervenções necessárias para a adoção das medidas preventivas.O município conta com um plano de ação, medida desenvolvida pela Defesa Civil municipal em parceria com outros órgãos, que estabelece as estratégias a serem adotadas em caso de enchente e quais ações serão adotadas por cada instituição.

Aracaju: nota Semfas
A Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) informa que não concederá auxílio-moradia às famílias que se encontram na ocupação localizada na Ponta da Asa, bairro Santa Maria. A Semfas ressalta ainda que a justiça, após o Agravo nº 201500828095, deu ganho de causa ao município de Aracaju, suspendendo a decisão que determinou que a desocupação do imóvel fosse precedida da disponibilização de moradia para os ocupantes. A Prefeitura de Aracaju já dispõe de um cadastro de mais de 1200 pessoas que recebem o benefício na capital sergipana o que significa um gasto de mais de quatro milhões por ano, pagos com recursos próprios, apenas com a concessão do benefício.

Codise e NAT firmam parceria pela geração de emprego em Sergipe
Gerar mais emprego em Sergipe é uma das missões do Governo do Estado e o que depender da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise) está meta será concretizada. Para tanto, o novo diretor presidente da empresa de economia mista, Vinícius Mazza, recebeu em seu gabinete ontem, 07, a visita da diretora do Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT), Sandra Magna Rezende, visando estreitar ações entre as duas instituições.

Pautas mensais
“Uma destas ações se resume em informar ao NAT o número de empresas que estão se instalando no estado para que o mesmo possa fazer a intermediação das pessoas que podem ser inseridas ao mercado de trabalho de acordo com a necessidade de cada empreendimento”, afirmou Mazza, ressaltando que serão realizadas pautas mensais com o NAT para consolidar a parceria de fomento a geração de emprego.

Palestra motivacional será realizada em Glória
Empreendedores de Nossa Senhora da Glória e municípios circunvizinhos terão oportunidade de participar da palestra “Motivação, Empreendedorismo e Cenário de Oportunidades”. Será no dia 9 de março, quarta feira, às 18h30 da manhã no Boteco do Sertão.Quem irá ministrar será o consultor Antonio Neto, conferencista em gestão de negócios e pessoas, que profere palestras em evento realizados no Brasil e no exterior. Antonio Neto é especialista em marketing, coaching e analista de recursos humanos.

Parceria
Segundo Antonio Cardodoso, analista do SEBRAE e gerente da Unidade Regional N. S. Glória, o evento está sendo realizado em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL/Glória, que estará comemorando seus 21 anos de trabalho no município.Informações na Unidade Regional do SEBRAE em N. S. Glória, telefones (79) 3411-1479 e 9982-9645, endereço Avenida Lourival Batista, nº 478, Centro. E-mail: http://antonio.cardoso@se.sebrae.com.br

Banda sergipana lança segundo EP em show no Che
A banda sergipana Penny Mocks chega ao Che Music Bar nessa sexta-feira, 11, para lançar seu segundo EP. Inspirado em clássicos como Genesis, Yes e Pink Floyd, o grupo de rock progressivo se apresenta às 22h, e logo depois sobe ao palco a banda HEADD. Os ingressos custam R$ 10 e quem quiser conhecer e curtir um pouco do som deles pode acessar o perfil no http://www.soundcloud.com/pennymocks

PELO TWITTER

www.twitter.com/Pontifex_pt ( Papa Francisco)  O meu dia-a-dia, as minhas atitudes, o modo de andar na vida deve ser um sinal concreto do facto que Deus está próximo de nós.

www.twitter.com/jungmosung  Como vê o mundo só através da grande mídia e se alimenta dos preconceitos da elite travestidos de notícias … pensa q é sábio  e bem informado.

www.twitter.com/LeonardoBoff  Nas manifestações de apoio a Lula e à Dilma deve-se evitar o confronto violento.Os golpistas buscam um cadáver para chamar as forças armadas.

‏ www.twitter.com/olhosdosertao Aviso aos golpistas, midiotas, coxinhas e aos Irmãos Marinhos: o golpe não será cordial. Haverá resistência para se garantir a Constituição.

‏ www.twitter.com/FlavioDino 'Eu aprendi nessa escola que participar da política só faz sentido se você tiver valores'.

DEBATE / SUMIÇO DE AUTO DE INFRAÇÃO – SEFAZ/GOVERNO ESTADUAL

NOTA SINDAT

DECLARACAO DO SINDAT SOBRE A NOTICIA DIVULGADA NESTA COLUNA, NO DIA 03.03.2016, SOB O TITULO: “Autuação de R$ 600 mil “some” da superintendência da Sefaz

O SINDICATO DOS AUDITORES TRIBUTARIOS DO ESTADO DE SERGIPE (SINDAT) vem tecer as  considerações a seguir, afirmando, inicialmente, que a Superintendente Geral de Gestão Tributária e não Tributária, a Auditora Tec. De Tributos II, Dra. Silvana Lisboa Lima, exerce a função com muita responsabilidade e competência comprovadas. Exerceu, também, o cargo de Corregedora Geral da Secretaria de Estado da Fazenda, tendo instaurado diversos processos administrativos, muitos deles culminando em exonerações de servidores, a bem do serviço publico, o que, por certo, descontentou todos aqueles que vinham se beneficiando das práticas danosas cometidas no âmbito da administração fazendária e que foram devidamente punidos.

Sobre o processo desaparecido noticiado, as providências legais foram tomadas, resguardando e garantindo o credito tributário, sem prejuízo, então, para os cofres públicos. Observamos que a gestão pública, de qualquer esfera, deve caminhar para a adoção de mecanismos de controle que iniba fatos como o relatado, e o Processo Administrativo Fiscal (PAF) virtual, implementado pela SEFAZ/SE, é um passo nesse sentido, não podemos deixar de reconhecer. Assim é possível, neste caso, acompanhar toda a sua tramitação, viabilizando, inclusive, a restauração dos autos, eliminando qualquer prejuízo ao erário.

Apenas punição para quem “sumiu” com auto do processo. E que a DEOTAP seja acionada. Sem Corporativismo
O blog entende como natural a nota do SINDAT, ressaltando as qualidades da superintendente atual da Sefaz. O problema não é pessoal, mas de uma gravidade grande. A Sefaz, deveria ter passado o processo, após a conclusão administrativa para a Delegacia de Crimes Contra a Ordem Tributária- DEOTAP. Não pode acontecer corporativismo, quando o “sumiço”, envolveu um auto de infração. Aliás, essa história de que a Sefaz não perdeu, porque será feito outro auto é brincadeira. Perdeu sim, porque o dinheiro já estaria nos cofres públicos durante todo este tempo. O blog acredita que o SINDAT, não defenderá quem sumiu com o auto e também defenderá  que o meliante seja excluido do serviço público.

Sumir com documento público é Crime previsto no Código Penal. DEOTAP deve entrar em ação
Não precisa ser advogado para saber que sumiço de documento público, se for praticado por funcionário, implica no crime de extravio ou inutilização de livro ou documento, previsto no artigo 314 do Código Penal. Estaria configurado crime contra regular funcionamento da gestão pública de arrecadação tributária. E, por se tratar de possível crime penal, a DEOTAP deve entrar no caso, para apurar o que ocorreu na Superintendência da Sefaz. Não dá para botar panos quentes…e o governador Jackson Barreto não fará isso…

ARTIGO

Não há tempo para experiências em 2016 por Edson Júnior*

Zezinho Sobral é um gestor público dedicado, cidadão afável, boa-praça e atencioso. Não se verifica nele gestos bruscos, de desatenção e falta de cuidado com quem o procura. É um lord.

Mas, para a disputa das eleições deste ano em Aracaju e contra o atual prefeito, João Alves Filho, é preciso mais que predicados de bom comportamento. Escrevi, em artigo publicado aqui, que Zezinho Sobral precisaria de tempo para mostrar sua gestão na saúde e tempo para uma melhor maturação política.

Mesmo cambaleante, com uma administração que começou empolgada, soprada por promessas até hoje não cumpridas, João é um adversário que merece atenção. Qualquer descuido, já era. O adversário de João Alves não pode estar em estágio probatório, precisa estar consolidado, o que não é o caso de Zezinho Sobral.

Não há tempo para experimentos. Não há espaço para a famosa "carta na manga", aquele trunfo invencível. Não há tempo para apostas.

No bloco de aliança do governador Jackson Barreto, permita-me o leitor, há nomes com mais envergadura eleitoral para disputar e vencer João Alves.

Zezinho Sobral, com todas as qualidades que tem, repito, ainda precisaria de tempo e não há mais tempo.

João e sua entourage deve estar animada com a única chance de vitória do seu grupo: Zezinho Sobral.

Seria, por assim dizer, um “aliado” mais eficaz que Eduardo Amorim em sua reeleição.

Na semana passada, o vereador Emanuel Nascimento afirmou que "o povo está com saudades de Edvaldo Nogueira". É preciso atenção ao que disse o vereador petista.

Sabe-se que é um vereador que visita unidades de saúde com frequência e cumpre uma cuidadosa agenda semanal de manutenção em bairros de Aracaju, portanto, está em contato permanente com o sentimento da população. O que disse Emanuel Nascimento é compartilhado por servidores em corredores das repartições municipais, que desencarnaram do Dr. João.

Em relação a Zezinho Sobral, não é surpresa, Edvaldo Nogueira aparece melhor posicionado, e em uma disputa direta com João Alves, teria amplas chances de trazer a prefeitura novamente para o campo progressista.

Edvaldo foi o prefeito que antecedeu João Alves e está vivo na memória do povo.

O PSB tem Valadares Filho e o PT está cumprindo calendário próprio de discussão em suas instâncias com suas lideranças e com sua militância. Rogério Carvalho tem tido permanentes conversas com todos os grupos e não aposta na pressa. Já disse em várias oportunidades que conduzirá o processo com amplo diálogo, dentro e fora do partido, sem vetos, nem preferências. Prega o diálogo para a melhor escolha e um programa que recupere a cidade.

O jogo sucessório começou pra valer. É fato. Os partidos aliados estão no início das conversas e como disse o governador Jackson Barreto, “as águas de março são muito turbulentas" e a definição de nome deverá mesmo ficar para maio.

Até lá, conversas, conversas e conversas entre todos. O importante é não haver estranhamentos.

Aliados não são adversários – é sempre bom lembrar – e João Alves é adversário agora e será em 2018.

A hora de vencê-lo é agora, sem improvisos.

*Jornalista

Blog no twitter: http://www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“É próprio da mulher o sorriso que nada promete e permite tudo imaginar.”Carlos Drummond de Andrade. Dia Internacional da Mulher, hoje, 08 de Março.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais