Retrospectiva 2010 – Feliz destino chamado Sergipe

Complexo Xingó – Destino promissor de Sergipe
Quando chega o final do ano é hora de pensarmos sobre o que acertamos ou sobre os objetivos não atingidos. Voltamos no tempo e lembramos o quanto 2010 foi promissor para o turismo de Sergipe, ou seja, parece-nos mais acertos do que desajustes.

 

A tranqüilidade, a limpeza, a pequena distância dos pontos turísticos e a orla da praia de Atalaia continuam sendo os principais atrativos apontados por quem visita Aracaju.  O Cânion do São Francisco, em Canindé do São Francisco, tem chamado atenção da mídia nacional e se consolida como um destino promissor, fazendo de Sergipe cada vez mais o queridinho da divulgação boca a boca. A Foz do São Francisco e as

Foz do São Francisco – Um dos lugares mais paradisíacos
cidades históricas de Laranjeiras e São Cristóvão também são destaques.

 

Por conta disso, o fluxo de passageiros no Aeroporto de Aracaju aumenta a cada ano. A chegada das empresas aéreas Noar, Trip e Azul com voos partindo de Aracaju também faz a diferença. Não é por menos que de janeiro a outubro de 2009 foi registrado um fluxo de pouco mais de 599 mil passageiros que embarcaram e desembarcaram em Aracaju. No mesmo período de 2010 o fluxo aumentou para mais de 767 mil, um aumento considerado (dados Infraero), mesmo assim, um ponto negativo continua sendo a falta de modernização do aeroporto, deixando os turistas desembarcarem ao sol e

Praça São Francisco em São Cristóvão
chuva na pista de pouso. Faltam também um bom salão de embarque e desembarque e terminal de espera.

 

Em janeiro, o Verão Sergipe aportou em Laranjeiras e nas praias de Atalaia Nova e Caueira, esquentando a programação da estação em sua segunda edição. Aracaju também fez bonito nas areias da praia de Atalaia, por conseguinte, o Pré-caju perde fôlego.

 

Em abril e maio, o turismo de Sergipe pediu licença aos vizinhos nordestinos e ganhou a mídia nacional com duas obras especiais: a reabertura do Palácio Olímpio Campos com status de museu e a inauguração da ponte Joel Silveira.

Palácio-museu Olímpio Campos. Boa pedida para 2011
Profissionalismo e visão empreendedora vêm imperando no trabalho de equipe do museu através das visitas guiadas e quem vai confere que o prédio histórico preserva a memória de Sergipe com requinte e ao mesmo tempo tecnologia necessária para um bom passeio no tempo, sem deixar a desejar se comparado com outros museus do país.

 

Junho realmente foi o mês de Sergipe. A divulgação maciça nos polos emissores de turistas fez do São João a principal festa popular do Estado. O Arraial do Povo na orla da Atalaia ganha fôlego, além do Forró Siri, em Nossa Senhora do Socorro. O

Mercados centrais de Aracaju
Forrocaju mostrou que o espaço está pequeno para tamanha multidão. Aplausos para a Marinete do Forró.

 

 No mesmo mês, a direção do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) esteve em Aracaju cumprindo uma agenda de reuniões e visitas técnicas, a fim de que a cidade possa sediar as Olimpíadas Escolares Brasileiras 2012, mas sem sombra de dúvida, os olhares dos brasileiros convergiram em julho para a praça São Francisco, em São Cristóvão, por ganhar o título de Patrimônio Histórico da Humanidade concedido pela Unesco.

 

A praça foi o patrimônio mais importante dos brasileiros em 2010, mesmo

Atalaia Nova tem um pôr do sol de dar inveja
assim, a cidade continua despreparada para receber bem o turista e falta infraestrutura. É importante realçar a ideia de todo e por si só o patrimônio preservado não atrai se tiver um receptivo despreparado e faltar infraestrutrura básica. O horário de abertura dos prédios públicos ainda vem ganhando manchetes negativas.

 

O anúncio da reforma do estádio Lourival Batista para ser uma arena multiesportiva em consonância com as obras da Copa do Mundo de 2014 motivou o setor turístico. A medida tomada pelo Governo também causou rebuliço nos desportistas por entenderem que o local do Batistão não é adequado e que

Ruínas na aldeia dos índios Xokó
deveria construir um novo estádio em outra localidade.

 

Analisado os principais assuntos de 2010 verem-se mais acertos: praça São Francisco, ponte Joel Silveira, Palácio-museu Olímpio Campos, orla Pôr do Sol, construção de hotéis no interior e na capital e mais recentemente a abertura da Rua do Turista (antiga Rua 24Horas), porém, é de se constatar que os gargalos do turismo em Sergipe continuam  sendo os mesmos: descontinuidade de projetos, falta de profissionalismo quanto aos serviços básicos, receptivo inadequado e de uma boa Secretaria de Estado do Turismo.

 

Dunas de Pirambú

O que dizer da falta de divulgação do Parque da Cidade e das obras do Parque dos Cajueiros? Da reestrutura do Hotel do Velho Chico, em Propriá, e das melhorias em Pirambú e Atalaia Nova? Da conservação da orla da praia de Atalaia? Da falta de profissionalização dos envolvidos no turismo? É de convir que os governos estadual e municipal, empresários, sindicatos, ou seja, o trade turístico deve dar as mãos em prol destas respostas.

 

É mister dizer que a Emsetur tem feito um bom papel no sentido de agrupar, mas também ainda falta do setor privado a descoberta desta união e investir no setor. A resposta soa rápida quando se

Banho do Prata em Japaratuba
constata que profissionais de topics e vans servem de guias de turismo, que os taxistas sem capacitação  transportam gente quando deveriam conduzir e que os profissionais de bares e restaurantes costumam dar  jeitinho quando simplesmente precisariam seguir as regras da boa mesa…

 

No mais, em 2011 o fluxo de passageiros no Aeroporto de Aracaju continuará crescendo; Sergipe ganhará a mídia nacional e o tão sonhado boom do turismo no Estado estará cada vez mais próximo. Mas para garantir uma realidade promissora, não basta somente equipar, melhorar, divulgar. Basta agora cada um fazer a sua parte, ser mais sergipano, hospitaleiro, gostar do que é seu e profissionalizar-se. A casa está arrumada. Agora é fazer a sua parte. Acredite e um feliz destino chamado Sergipe.

 

Fotos: Silvio Oliveira (clique na foto para ampliar)

Contato: silviooliveira@hotmail.com

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais