Rosa às Flores

Instituído para lembrar o brutal assassinato de 130 tecelãs, queimadas vivas dentro de uma fábrica norte americana, em 8 de março de 1857, o Dia Internacional da Mulher é comemorado nesta terça-feira. Que esta festa seja, portanto, dedicada a todas as mulheres, guerreiras, mães, amantes e amigas. Elas são o nosso socorro, o porto seguro, o norte que precisamos, pois enxergam sem que a mostrem, escutam longe, sentem perto, cuidam de suas crias, de seus amores e suas dores. Não fossem essas Flores, o mundo seria um jardim só de espinhos. Alguém, inspirado, já escreveu que “a mulher, mesmo brava, é linda, mesmo alegre chora, mesmo tímida comemora, mesmo apaixonada ignora, mesmo frágil é poderosa!”. A grande escritora Simone de Beauvoir estava certa quando disse que "não se nasce mulher: torna-se.".

Vida mansa

Tem servidor na Assembleia de Sergipe ganhando mais de R$ 18 mil sem trabalhar. Após esta denúncia ter sido feita pela deputada estadual Ana Lúcia (PT), a direção do Legislativo vai abrir sindicância para averiguar o fato. Certamente não é só um, pois o Parlamento tem 373 servidores efetivos e mais de 1,5 mil comissionados. Como a maioria dessa multidão não aparece na Casa, a prometida sindicância deveria alcançar também as centenas de apadrinhados, que nem sabem direito onde fica a Assembleia. Cruz credo!

Miseráveis

A Prefeitura de Aracaju decidiu não pagar auxílio-moradia às famílias de uma ocupação na Ponta da Asa, zona sul da capital. A explicação é que não há recursos para estender o benefício a estes miseráveis. Atualmente, a Prefeitura gasta mais de R$ 4 milhões com o pagamento de auxílio-moradia a cera de 1.200 famílias sem teto.

Felizardos

E o Ministério Público de Sergipe aguarda apenas um parecer do Tribunal de Contas do Estado para decidir se paga o retroativo referente ao gordo auxílio-moradia dos procuradores e promotores de Justiça. Mesmo que o TCE conclua pelo pagamento, o benefício será parcelado, pois o MPE anda meio descapitalizado. Pior seria, né?

PCCV prometido

Parece que desta vez sai o Plano de Cargos, Carreira e Vencimento (PCCV). Segundo o governador Jackson Barreto (PMDB), o benefício, esperado há tanto tempo pelos servidores estaduais, será efetivado em maio próximo. O PCCV alcançará principalmente os servidores da administração direta, que ganham salários miseráveis e estão sem reajuste há mais de três anos. Aguardemos, portanto!

Alô, bandidagem!

Aviso à malandragem desavisada: A Polícia Militar está colocando nas ruas de Sergipe mais 357 novos soldados. A formatura dessa nova turma ocorreu ontem, durante as comemorações pelos 181 anos da corporação militar. No início de 2015, o governo já havia formado 657 novos praças. Durante a formatura, o governador Jackson Barreto (PMDB) disse que é preciso oferecer uma segurança comprometida com o bem estar da população. Tá certíssimo!

Assédio incentivado

Cerca de 51% dos brasileiros dizem que filmes e programas televisivos incentivam o desrespeito e o assédio a mulheres em ambientes de trabalho. Cerca de 73% acreditam que as mulheres são mostradas de maneira exageradamente sexualizadas no cinema e na TV, “reduzidas a seios e bundas”, com poucas roupas e pouco inteligentes. Feita pelo Instituto Geena Davis, a pesquisa revela que 63% dos entrevistados se preocupam com os padrões de beleza mostrados no cinema e na televisão, por serem irreais.

Quem quer?

E o prefeito João Alves Filho (DEM) enfrenta dificuldades para achar quem queira substituir os ex-secretários Luiz Durval (Infraestrutura) e Luciano Paz (Saúde). Desde que os dois abandonaram o barco, João tenta substituí-los. O argumento da maioria para recusar o convite é que o governo de Alves Filho está no fim, não havendo recursos nem tempo para mudar a terrível imagem da desbotada administração aracajuana. Uma lástima!

Briga boa

Aracaju deve ganhar ainda este ano uma unidade da poderosa Drogaria São Paulo. Já presente na Bahia, Pernambuco, Alagoas e Paraíba, o grupo planeja chegar em Sergipe agora em 2016. Segundo o jornal Valor Econômico, a empresa tentará avançar sobre o Nordeste, um mercado que tem sido ocupado de forma mais acelerada por sua principal concorrente nacional, a Raia Drogasil. Taí uma guerra saudável, pois gera empregos e renda.

Como dantes

Quem leu o balanço das atividades da Assembleia em 2015 ficou satisfeito com o volume de Projetos de Lei aprovados no período: 64. Destes, 39 foram apresentados pelos deputados, sendo que quase 50%, ou seja, 16 proposituras, visaram considerar de utilidade pública associações comunitárias. Com tal providência, estas entidades passam a ter direito às famigeradas verbas de subvenção do Legislativo. Entendeu?

Recorte de jornal

Publicado no aracajuano Diário da Manhã, em 31 de julho de 1919

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais