Sal em excesso pode causar demência e hipertensão arterial

“Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados.” (Mahatma Ghandi)

A Organização Mundial da Saúde sugere que o consumo de sal deve ser de no máximo 5 gramas diariamente, Sabemos também que comer sal em excesso pode comprometer a realização de tarefas simples, essas informações foram obtidas após alguns estudos Europeus que foram concluídos no últimos meses, ainda no curso da Pandemia, publicadas em uma revista Cientifica Inglesa.

A experiência foi realizada inicialmente em camundongos que foram submetidos a uma alimentação que tinha de sete a quinze vezes mais sal que o normal, em seguida os animais passaram por testes cognitivos para avaliar os efeitos do sal no cérebro, com isso se descobriu de que o excesso de sal reduz a quantidade de óxido nítrico nos camundongos, e decorrente desse fato foi observado que a ausência desta substância provocava o aumento de fósforo na proteína tau ? que quando hiperfosforilada pode provocar problemas cognitivos, como demências e desorientação. Essas proteínas, denominadas de tau existem normalmente em nossos cérebros, têm um formato de tubo e são responsáveis pela ligação dos neurônios, e infelizmente observou-se que o excesso de fósforo faz com que elas formem um emaranhado neurofibrilar que é tóxico ao cérebro, com isso foi descoberto que os camundongos que estavam recebendo a dieta rica em sal apresentavam proteínas tau hiperfosforiladas em locais como o neocórtex e o hipocampo, responsáveis pelas funções executivas ? como solucionar problemas e a manutenção de um adequado nível da memória.

O interessante dessa pesquisa foi a descoberta de que a capacidade cognitiva dos ratos melhorou bastante quando a produção de óxido nítrico foi reestabelecida, no entanto o curioso foi de que os camundongos criados sem a capacidade de produzir proteína tau, ou aqueles que foram tratados com anticorpos anti-tau, não apresentaram comprometimento cognitivo, ou seja esses resultados identificam um caminho anteriormente desconhecido que liga hábitos alimentares e saúde cognitiva, o que indica que evitar dietas ricas em sal poderia manter a função cognitiva saudável. Essas conclusões nos levam a trabalhar a População no sentido de diminuir a quantidade de sal consumido; Aconselhamos portanto que se use outros temperos: em vez de encher um alimento com sal durante o preparo, que tal optar pelo uso de outros temperos como pimenta do reino, alho e cebola, além disso convém lembrar que a salada pode ser temperada com limão, o que a torna muito saborosa e palatável.

· Portanto sugerimos NUNCA colocar o saleiro na mesa: com toda a certeza de que ter um saleiro na mesa pode ser um convite para colocar mais sal na comida que já está temperada, por causa disso, nunca coloque o saleiro na mesa

· Além disso convém evitar o uso de alimentos ultra processados: sabidamente em geral os alimentos pré-prontos normalmente são ricos em sódio, que funciona como uma forma de conservante; Por isso, evite consumir produtos ultraprocessados como salgadinhos tipo chips, e embutidos (coxinhas, canudinhos, pastéis, etc…)

· Cuidado na medida “a gosto”: muitas receitas indicam temperar o preparo com sal a gosto, por causa disso convém sempre tomar bastante cuidado com esta indicação, sabidamente sabe-se que o ideal é sempre padronizar esta quantidade para não exagerar: optar por sempre colocar uma colher de chá pode ser uma alternativa inteligente,

· Muita atenção quando for degustar alguns quitutes como por exemplo uma feijoada ou um suculento bacalhau: no seu preparo tome bastante cuidado com o processo de dessalgue das carnes; Além disso ¨sempre¨ balanceie o prato: e uma das formas de equilibrar adequadamente o seu prato é incluir na refeição alimentos ricos em potássio, como beterraba, laranja e espinafre.

CUIDADO: Sal em excesso é um PERIGO!!!

Uma Boa e saudável Semana…

Lembre-se só o peixe é que morre pela boca…

MAKTUB.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais