Salvador (BA): Carnavaliza-se

Bandas percussivas comandam o Pelourinho

“Atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu” diz um dos hinos da Fuzarca Momesma de Salvado (BA), capital a qual nesta temporada do ano cria o verbo carnavalizar para esperar os mais 700 mil visitantes que convergem para a cidade em busca das baianidades e baianices. E para não perder o compasso da festa, o Tô no Mundo carnavalizou-se, trazendo aqui uma lista de dicas para quem quer passar a Festa de Momo com conforto, segurança, e pensa em curtir às atrações que vão muito mais além do trio elétrico.

Para quem quer curtir o carnaval e se hospedar com o conforto, desde já a dica do Tô no Mundo é o São Salvador Hotéis e Convenções, ou seja, após conferir o pôr do sol da Ponta do Humaitá, pedir a benção do Senhor do Bonfim, ir atrás do Furdunço na Barra, a poucos minutos disso tudo lhe aguarda a receptividade de um hotel quatro estrelas com a hospitalidade, descanso e exclusividade de se “sentir em casa”.

1 – Pôr do Sol 

Ponta do Humaitá e o pôr do sol

Unir a folia com os pontos atrativos de Salvador é uma boa pedida para quem quer dias de lazer e relaxamento. A observação do pôr do sol em Salvador virou tradição por ser uma das únicas capitais que o sol se põe no Atlântico, devido à sua localização estratégica.

Na cidade, há dezenas de mirantes e locais emblemáticos, particulares e públicos, como a ladeira da Barra, o Museu de Arte Moderna Solar do Unhão, a Encosta da Vitória, o Porto da Barra, o Forte de São Diego, entre vários outros cafés e restaurantes que tem a vista para a Baía de Todos os Santos.

Pôr do sol visto do MAM

Escolha um dia e um desses lugares e aguarde o entardecer para acompanhar o espetáculo do Astro Rei, enquanto o trio elétrico não passa.  O Terrasse da Aliança Francesa, na ladeira da Barra; os bares e restaurantes da Rua do Carmo, em Santo Antônio Além do Carmo; a Marina Bahia com o MAM, ou até mesmo a disputada mureta da praia do Porto da Barra são opções bem agradáveis.

Se quiser contemplação sem muito agito do carnaval, prefira os locais fora dos circuitos da folia, a exemplo da Ponta do Humaitá, próximo à Colina do Bonfim.

2 – São Salvador Hotéis e Convenções

São Salvador Hotéis e Conveções em ponto estratégico

Tem atividade melhor do que um bom descanso em uma ampla e confortável cama após pular ao som do trio elétrico? O moderno e aconchegante São Salvador Hotéis é uma boa pedida pós-festa e coloca em prática a tríade: receptividade, acolhimento e bem-servir. Com padrão quatro estrelas, e que une um misto de estabelecimento executivo, por conta do centro de convenções, com o lazer, o hotel dispõe de sauna e de academia 24h, área de piscina com deck molhado e serviço do bar Jequitiba, pertinho dos circuitos carnavalescos, de shoppings e centros de empresarias. Há também no bairro uma localização privilegiada para se conhecer a Casa do Comércio, um prédio futurista administrado pela Fercomércio e que disponibiliza restaurante no terraço, galeria de arte e um teatro.

Área de lazer pós folia 

A localização é privilegiada e há pontos de ônibus e de taxi próximos. Ainda há vagas disponíveis para o pacote de carnaval a partir de R$ 1.620,00 e pode ser consultado através dos telefones ou pelo site do hotel. Não deixe de conversar com um gerente de vendas, pois sempre terá um pacote que cabe no bolso para aproveitar o carnaval com conforto. São Salvador Hotéis e Convenções fica na rua Doutor José Peroba, 244 – Stiep. Tel: 55 71 3617-3300. Email reservas@saosalvador.tur.br.

3 – Programação oficial  do carnaval

A Prefeitura Municipal de Salvador divulgou o calendário de festas públicas e incentivará a volta dos grandes nomes do carnaval baiano para o circuito “Osmar”, no Campo Grande, Centro de Salvador. Pretende também revitalizar o carnaval do Pelourinho com bandas de percussão, shows de palco e fanfarras, e lança a novidade de 2018: o carnaval náutico, num palco montado na Baía de Todos os Santos, em frente ao Museu de Arte Moderna (Solar do Unhão).

Um dos aconhegantes quartos do São Salvador Hotéis

O tema oficial do carnaval é “Salvador, meu Carnaval”. Os internautas podem conferir as programações completas dos circuitos e palcos oficiais no site oficial do carnaval, criado pela prefeitura. No site há também roteiros turísticos e indicações dos points e festas mais disputadas nesta temporada do ano. Vale lembrar que a programação oficial de festas inicia no dia 1 de fevereiro com a lavagem de Itapuã.  Há também três circuitos principais: o Circuito Barra/ Ondina (Dodô), Campo Grande (Osmar) e o Batatinha (Pelourinho), o palco Skol Farol da Barra, o Beco das Cores Trident, os circuitos Orlando Tapajós, Mestre Bimba, Sérgio Bezerra e os carnavais de bairro, além do carnaval do Palco do Rock, da praça Castro Ales e do Terreiro do Samba.

Pelourinho é boa pedida

01/02 (quita) – Lavagem de Itapuã (Itapuã)
02/02 (sexta) – Festa de Yemanjá (Rio Vermelho)
03/03 (sábado) – Fuzuê (Barra) com 30 atrações de percussivas e de sopro
04/02 (domingo)  – Furdunço (Barra) mais de 41 atrações com mini-trios
05/02 (segunda) – A melhor segunda feira do mundo (ensaio do Harmonia, no Wet)
06/02 (terça) – Pipoco (Barra)
07/02 (quarta) – Abertura oficial do Carnaval de Salvador 2018 + Fanfarras na Barra
08/02 a 13/02 – Carnaval, circuitos, palcos e festas de bairro
11/02 – Carnaval Náutico com Denny Dennan
14/02 (quarta-feira de cinzas) – Arrastão de encerramento do Carnaval

4 – Circuito histórico do Pelourinho com Além do Carmo

Santo Antônio Além do Carmo

Percorrer o Pelô é aguçar os cinco sentidos: do cheiro da alfazema do candomblé, da culinária baiana à base do azeite de dendê, do som dos atabaques dos blocos afros, do gosto da batida de frutas nos restaurantes. É sentir o arrepio que dá, quando se une todas essas baianidades num só local.

O Pelourinho no carnaval é uma boa pedida para quem quer a folia mais saudosista de bandinhas e blocos de percussão e samba, mas não deixe de apreciar o conjunto arquitetônico e histórico.

Conta-se que em Salvador há 365 igrejas, uma para cada dia do ano. E parece ser verdade o dito popular. A igreja católica quis mostrar seu poderio edificando um templo em quase cada esquina do centro histórico. Mas como na Bahia o sincretismo religioso é quase que uma instituição formalizada, a benção dos orixás é sentida em lojinhas vendendo as estátuas de Ogum, Oxum, Oxóssi, entre outros, ou até na mistura musical que se ouve em restaurantes e casarões, do lado das igrejas católicas.

Moda e cores do Santo Antônio Além do Carmo

A extensa Ladeira do Carmo lhe convida a ir mais além dela até chegar ao Convento do Carmo, no Santo Antônio Além do Carmo.

O bairro abriga a Cruz do Pascoal e muitos bares ao redor dela. Boêmio, festeiro e conservado, o local tem atraído bons cafés, restaurantes e pousadas, espaços culturais, muitos deles com sacadas ao fundo com vista exclusiva para a Baía de Todos os Santos. O “Além do Carmo” é surpresa para quem só tem o costume de visitar o Pelourinho.

Vale a pena reservar um tempo da festa de Momo para conhecê-lo. Chegue até a ladeira do Boqueirão e igreja. Mais adiante o largo de Santo Antônio com igreja, forte e vários bares e pousadas na redondeza.

Praia de Boa Viagem, próxima da Ponta do Humaitá

5 – Ponta do Humaitá

Com as bênçãos do Senhor do Bonfim e o axé dos orixás, fitinha em punho e água benta como souvenir, a praia da Boa Viagem lhe aguarda. A vista da Baía de Todos os Santos a partir da praia é uma das mais belas de Salvador. Para a esquerda ou para a direita, há atrativos que não devem ser deixados de lado. Ao seguir para a direita do Forte de Monte Serrat, observa-se o mosteiro e a igreja de Nossa Senhora de Monte Serrat, datados do século XVI, além do farol de Humaitá.

A pequena península do Humaitá que se prolonga sobre a Baía de Todos os Santos é onde se tem uma das vistas mais apaixonantes da cidade, e caso se programe para chegar ao fim da tarde, observará um belo pôr do sol com Salvador ao fundo. Há um restaurante num casarão da localidade, onde mesinhas são distribuídas na calçada. Também é gratificante observar o prédio e as edificações do Batalhão Naval. A vista sem sombra de dúvida é privilegiada.

Rio Vermelho é um bairro a ser visitado

6 – Rio Vermelho e gastronomia

O bairro famoso pela boemia e por lá estarem as mais tradicionais quituteiras da Bahia, como Cira, que servem os tradicionais acarajés, abarás, bolinhos de estudantes, passarinha e doces, o Rio Vermelho é uma boa pedida para quem quer agregar a folia de Momo sem o movimento de trios e blocos. Não deixe de conhecer a Casa de Iemanjá e o Largo da Mariquita, além do museu Casa de Jorge Amado. Há também bons restaurantes da gastronomia baiana com pitada de ingredientes internacionais. Mais longe um pouco do furdunço dos largos, fica o Mercado do Rio Vermelho, hoje um centro de abastecimento do bairro modernizado, que virou atrativo turístico.

Gastroterapia

Depois de curtir a folia, um bom café da manhã após o descanso é essencial para recompor a energia. A dica é o café da manhã do restaurante Cedro, localizado anexo ao São Salvador Hotels. Mais de 10 tipos de pães, frutas da época, sucos, bolos e as tradições nordestinas que refletem em sustança, como o cuscuz com carne de sol, macaxeira e inhame, além do tradicional cuscuz doce de puba com leite condensado são oferecidos em uma farta mesa para o deleite dos foliões. O valor é de R$ 38.

Horário de funcionamento: segunda à domingo. Café da manhã – 6 às 10h. Almoço – 12 às 15h. Jantar – das 18 às 22h. Maiores informações através do telefone: 71 3617 3300 ou e-mail: cedro@saosalvador.tur.br.

Café da manhã do São Salvador
Café da manhã do São Salvador
Café da manhã do São Salvador
Café da manhã do São Salvador
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais