Salvador (BA) – Ponta do Humaitá

Mosteiro e Igreja de N. Sra. Monte Serrat. Foto: Sílvio Oliveira

Na Cidade Baixa, mais precisamente no bairro de Monte Serrat, extremo Sul da Península de Itapagipe, um destino se revela atraente para quem quer observar o pôr do sol em uma faixa cortada pelo mar: a Ponta do Humaitá.

Abençoado pela igreja e pelo mosteiro de Nossa Senhora de Monte Serrat, fiscalizada pelo Farol do Humaitá e protegida pelo Forte de Monte Serrat, a Ponta atrai cada vez mais soteropolitanos e turistas.

Ao chegar  lá, o Clube Náutico da Bahia e uma área militar dão as boas-vindas. Os casarões estão por toda parte, muitos deles deteriorados, mas mostram que a área já viveu tempos de fartura.

Primeiramente visite a igreja de Nossa Senhora de Monte Serrat, construída no século XVII em referência à imagem da

Vista da Península de Itapagipe e Ponta do Humaitá. Foto: Sílvio Oliveira

virgem trazida da Espanha para Salvador por um padre jesuíta. O altar-mor é revestido em folha de ouro e há azulejos portugueses cobrindo a parede interna da entrada da igreja. À sua frente fica o pequeno farol de Humaitá e, ao fundo, o mosteiro. Tudo é bem harmonizado arquitetonicamente. Perto dali também está o antigo Clube de Iates de Itapagipe, abrigando hoje um restaurante, onde pode ser apreciadas comidinhas de boteco e uma boa água de côco, antes do espetáculo principal acontecer.

Há um píer e uma balaustrada contornado a península. De um lado, num monte, bem em cima, o forte de Monte Serrat. A construção data do século XVII e foi visitada em 1859 pelo Imperador D. Pedro II. Histórias transitam por todos os cantos do forte, a exemplo da morte do general holandês João van Dorth, em 1624.

Depois do cenário pronto, lentamente o dia vai deixando de vivenciar a baianidade e a noite vai chega de fininho. O ator principal vai tomando conta do lugar e envolve uma grande plateia na balaustrada,

Cenário perfeito para o pôr do sol. Foto: Sílvio Oliveira

composta de estrangeiros e brasileiros. O pôr do sol ganha destaque e a Ponta do Humaitá serve como palco da capital baiana como um dos cenários mais importantes para apreciar o Astro Rei.

A máquina fotográfica é indispensável para registrar o momento que demora poucos minutos. Como o sol mostra sua magnitude em cena, a plateia corresponde com aplausos. Muitos visitantes vão até a Ponta somente para vê-lo encenar, até porque, de acordo com especialistas, Salvador é uma das poucas cidades que tem localização privilegiada e há impressão de que o sol de põe no mar, principalmente no verão.

O colorido azulado do céu, o esbranquiçado das nuvens e a cor amarelada do sol, provocam um contraste interessante de se ver, quando aos poucos vai escurecendo. Os contornos dos prédios históricos e do farol conferem um charme especial ao espetáculo. O cenário de beleza e o show da natureza fazem da Ponta do Humaitá um dos locais mais agradáveis da capital baiana. Agende-se e confira.

Pôr do sol concorrido, atrai visitantes. Foto: Sílvio Oliveira

Dicas de Viagem

Em baixo da ladeira onde fica o Forte de Monte Serrat há uma pequena faixa de areia, onde se pode apreciar nas barraquinhas de praia cerveja gelada e outros drinques. Há também a acarajé da Railda, que vende a iguaria há sete anos no local.

Antes de chegar à Ponta do Humaitá, observe o bairro e perceba quantas igrejas foram edificadas ali. Há varias delas.

A observação do pôr do sol em salvador virou tradição. Na cidade há dezenas de mirantes e locais emblemáticos, como a ladeira da Barra, o Museu de Arte Moderna Solar do Unhão, a Encosta da Vitória, o Porto da Barra, o Forte de São Diego e vários outros locais.

Conheça na rua Rio Negro, nº 2, no bairro de Monte Serrat, o Recanto da Luz Cheia. O agradável estabelecimento fica em uma casa, debruçado sobre o mar de Itapagipe. A vista da Ponta do Humaitá é fantástica. As mesas próximas do alambrado são ainda mais disputadas no pôr do sol. Da cozinha saem pratos tradicionais como a mariscada e a moqueca de camarão. Para petiscar, siri-bóia e bolinho de peixe são os mais pedidos.

Registros

Vale a pena visitar a Ponta do Humaitá, em Salvador
Altar-mor da Igreja de Monte Serrat
Farol de Humaitá
Forte de Monte Serrat e histórias
Vista do Forte do Forte de Monte Serrat

Fotos: Sílvio Oliveira

Na Bagagem

Copa do Mundo FIFA 2014. Interessa a Sergipe?

Leia o artigo de minha autoria sobre a Copa do Mundo 2014 e as perspectivas para Sergipe no blog do Diego da Costa.

Recuperação de espaços turísticos em São Cristóvão

A recuperação de pontos estratégicos da quarta cidade mais antiga do Brasil – São Cristóvão (SE) – poderá alavancar o turismo do local. O centro de artesanato, o atracadouro turístico e fomento para instalação de restaurantes e pousadas estão na lista. Por que não a retomada da linha ferroviária Aracaju/São Cristóvão? Seria mais um agradável passeio turístico no cardápio das agências de viagem.

Tam Linhas áreas diminui voos partindo do Rio de Janeiro

Tam Linhas Aéreas revisou o plano da frota que terá a partir de 2012. A empresa não optará pela ampliação de aeronaves além do já previsto, trocará aeronaves em algumas rotas e com isso diminuirá voos internacionais do Rio de Janeiro. O objetivo é aumentar a rentabilidade da companhia e otimizar as operações em momentos de incertezas mundiais e de crescimento doméstico menor que o previsto. A companhia encerrará o próximo ano com 159 aeronaves, e não mais com as 163 previstas no plano de frota anterior.

39º Congresso da Abav terá novo horário e diversas oficinas

O 39º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens, ao contrário dos anos anteriores, será realizado no período da tarde, em conjunto com a Feira das Américas. A estratégia é permitir que o congressista chegue primeiro à Feira, circule pelos estandes e depois escolha uma das atividades do Congresso.

Passaporte

Espécies raras coletadas pro Darwin. Foto: Sílvio Oliveira

O Museu de História Natural de Londres é o principal museu  do gênero na Europa e acolhe inúmeras coleções de ciências da vida e da Terra, compreendendo cerca de 70 milhões de espécies ou itens, catalogados em cinco grandes grupos: Botânica, Entomologia, Mineralogia, Paleontologia e Zoologia. Existe também um jardim de vida saudável, que inclui várias espécies nativas de fauna e flora.

Foi fundado em 1881 e, dada a idade da instituição, muitas das coleções têm um grande valor histórico, bem como valor científico, como as espécies coletados por Darwin. A biblioteca contém extenso material, que inclui livros, jornais, manuscritos e coleções de arte ligadas ao trabalho ea pesquisa dos departamentos científicos. Uma das exclusividades é a exposição permanente de esqueletos de dinossauros

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais