Santa Carmópolis: Povo quer imagem igual

Engana-se quem pensa que o caso da imagem de Nossa Senhora do Carmo, retirada do Monte Carmelo, em Carmópolis, pela prefeitura local, e depois queimada no depósito, por servidores do município, cairá no esquecimento.

Cresce na sociedade de Carmópolis o sentimento de revolta e indignação pela forma como a imagem foi retirada e acabou queimada. Não era uma imagem qualquer. A imagem de Nossa Senhora do Carmo, inaugurada em 1997, trabalho do artista plástico sergipano Otávio Cabral, era referência para a Igreja Católica em todo mundo. Ou melhor, era a maior santa Mariana (25 metros) do mundo e a terceira maior imagem do país, através de reconhecimento do jornal do Vaticano.

Setores estão se mobilizando, inclusive com o apoio de membros da Igreja Católica, para pedir o apoio do Ministério Público Estadual numa ação judicial para que uma imagem igual seja confeccionada pelo mesmo artista e colocada no Monte Carmelo. Com um detalhe: que todo custo da obra seja pago pelos responsáveis pela retirada da imagem do local.

A lógica é uma só. Não foi apenas a imagem queimada, mas a retirada do local onde se encontrava há 16 anos. Se a imagem estava deteriorada porque a Prefeitura ao invés de solicitar a retirada a Diocese, não fez a devida recuperação? Com as técnicas usadas atualmente recupera-se tudo. Um exemplo, o Cristo Redentor foi recuperado recentemente. E assim é feito em várias imagens por todo país.

A sociedade organizada junto com o MPE poderá reerguer a imagem de Nossa Senhora do Carmo. Assim como Fênix renascerá das cinzas para o lugar que nunca deveria ter saído.

Que a Justiça seja feita.

Da obra
A obra em homenagem à Nossa Senhora do Carmo, foi feita em uma escala fiscopública, medindo 25 metros de altura e 5 metros de diâmetro. O monumento preenchia todos os pré-requisitos dentro da iconografia da religião Católica Apostólica Romana e na Invocação Mariana, ou seja, a obra continha as vestes da Ordem dos Carmelitas: túnica, com a sobreposição de tecidos sobre os ombros, denominado "Escapulário"; a Virgem tinha em seus braços a imagem do Menino Jesus, em cujas mãos trazia o escapulário, objeto esse que muitas pessoas utilizam como proteção e devoção a Virgem do Carmo. (Por Jorge Henrique).

Adema se nega atender recomendação do MPF para que cancele a Licença Prévia de aterro sanitário
O aterro sanitário de Socorro continua repercutindo nacionalmente. Leia o que saiu ontem, 10, no blog Máfia do Lixo Em 21 de março de 2013, o Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) recomendou à Administração Estadual do Meio Ambiente – ADEMA, órgão público que pertence ao Governo do Estado de Sergipe, para que “cancele a Licença Prévia e suspenda o licenciamento do Polo de Gerenciamento de Resíduos Itacanema”, empreendimento de titularidade da empresa privada TORRE Empreendimentos Rural e Construções Ltda.

Embargo
A recomendação do MPF/SE pede ainda que Administração Estadual do Meio Ambiente – ADEMA embargue qualquer obra de implantação destinada ao aterro sanitário.Os procuradores da República José Rômulo Silva Almeida e Lívia Nascimento Tinôco, que assinam a RECOMENDAÇÃO N0.001/2013-3ºOTC/MPF/SE, explicam que há laudos de diversos órgãos diferentes apontando inúmeras irregularidades no licenciamento ambiental da obra.

Adema assume responsabilidade
Em outras palavras, a Administração Estadual do Meio Ambiente – ADEMA entende ser de sua responsabilidade o licenciamento do aterro sanitário privado da TORRE Empreendimentos Rural e Construções Ltda, e que não irá cancelar a Licença Prévia concedida pelo órgão público do Governo de Sergipe, e ao mesmo tempo, irá dar continuidade na tramitação dos processos administrativos que visam liberar as licenças ambientais de Instalação e de Operação do Polo de Gerenciamento de Resíduos Itacanema, em Nossa Senhora do Socorro.

Na recomendação MPF alerta para dolo e má-fé
Por sua vez, o MPF/SE que já havia feito constar em sua RECOMENDAÇÃO N0.001/2013-3ºOTC/MPF/SE, que “a omissão no cumprimento da recomendação ou na remessa de resposta no prazo estabelecido ensejará os seguintes efeitos: a)    Constituir em mora o destinatário quanto às providências recomendadas, podendo seu descumprimento implicar a adoção de medidas administrativas e ações judiciais; b)    Tornar inequívoca a demonstração da consciência da ilicitude do recomendado; c)    Caracterizar o dolo, a má-fé ou ciência da irregularidade para viabilizar futuras responsabilizações em sede de ação por ato de improbidade administrativa quando tal elemento subjetivo for exigido e, d)    Constituir-se em elemento probatório em sede de ações civis e criminais, com absoluta certeza, a partir da NEGATIVA da Administração Estadual do Meio Ambiente – ADEMA em atender a RECOMENDAÇÃO N0.001/2013-3ºOTC/MPF/SE, o Ministério Público Federal em Sergipe deverá promover ações civis e criminais. Matéria completa: http://www.mafiadolixo.com/2013/04/orgao-ambiental-de-sergipe-se-nega-a-atender-recomendacao-do-mpf-para-que-cancele-a-licenca-previa-de-aterro-sanitario-privado/

Anotem: vai sobrar para o governador
A atitude da Adema em não atender a recomendação do Ministério Público Federal sobrará para o governador Marcelo Déda. Como responsável pela nomeação dos gestores da Adema, o governador será denunciado pelo MPF neste processo.

Encontro Estadual do PSB/SE hoje, 12, na AEASE
Será realizado hoje, 12, a partir das 8h, na sede da AEASE (Avenida Beira Mar ao lado do Parque da Sementeira), em Aracaju, o XIII Encontro Estadual do Partido Socialista Brasileiro – PSB em Sergipe. A eleição será apenas para ocupar as duas vagas de vice-presidente abertas com as saídas de Belivaldo Chagas e Adelson Barreto. Assumirão os ex-prefeitos Antônio de Dorinha (Poço Verde) e Sukita (Capela).

Caso Feliciano – Nota à imprensa, senador Eduardo Amorim
Nota enviada pela assessoria do senador Eduardo Amorim: A respeito das notas e matérias publicadas nos últimos dias sobre o silêncio do senador Eduardo Amorim em relação ao presidente da Comissão de Direitos Humanos, deputado Marco Feliciano, cabe esclarecer o que se segue:

Respeito a hierarquia
– O senador Eduardo Amorim é líder do PSC no Senado Federal e não na Câmara dos Deputados, ou seja, não há participação direta ou indireta nessa Comissão, por mais que o presidente seja do mesmo partido. São casas distintas. Vale ressaltar, ainda, que dentro do âmbito partidário o senador não é o presidente da sigla, ele respeita a hierarquia como todos os outros filiados.

Compreensão moral diferente
– A compreensão moral do deputado Marco Feliciano, atual presidente da Comissão de Direitos Humanos é diferente da do senador Eduardo Amorim.  O parlamentar preserva seus valores, mas em nome dessa preservação, ele não banaliza a dignidade do outro.

Mundo melhor
– Para o senador, se fossemos analisar os nossos pecados, que cometemos diariamente, chegaríamos a conclusão que somos indignos. Então, ao reconhecer que somos indignos, porque não criamos a disposição de fazer um mundo melhor? Ele afirma, ainda, "quem não tem a disposição de modificar o próprio coração, não tem o direito de querer a transformação do outro".

Linha de pensamento
– A postura adotada pelo deputado a alguns temas se revelam excludentes, causando insatisfação aos mais diversos segmentos sociais. O senador reafirma que sua linha de pensamento não é favorável a esse tipo de conduta.- A Assessoria de Imprensa, por sua vez, está sempre disponível a prestar as informações necessárias ao bom jornalismo.

Aumento da Tarifa
Apesar da tentativa do Prefeito João Alves Filho de passar para a Câmara de Vereadores a decisão acerca do aumento da tarifa de ônibus, parece que esse assunto vai voltar a ser objeto de sua análise e responsabilidade.

Questionamento
É que alguns vereadores da oposição alegam que o projeto de lei que reajustou a tarifa não seguiu o procedimento previsto na Lei Orgânica, incorrendo em vício formal de constitucionalidade, pois, segundo dizem, a competência para o encaminhamento desse tipo de propositura é do Poder Executivo, cabendo ao Poder Legislativo apenas deliberar sobre a mesma, aprovando-a ou rejeitando-a.

Judiciário
No caso, quem formulou o Projeto de Lei foi a Mesa Diretiva da Câmara. Caso o prefeito não vete o Projeto de Lei por inconstitucionalidade ou por ser contrário ao interesse público (já que a população não aprovou o aumento), há quem diga que o problema vai desaguar no Poder Judiciário. É só aguardar.

Finanças PMA. Nilson pedirá desculpas?
Ainda em janeiro, Nilson Lima, secretário de finanças, disse que a situação financeira da Prefeitura de Aracaju estava tão complicada que poderia atrasar os salários dos servidores. De imediato o prefeito João Alves concedeu entrevista avisando que nunca atrasou salários e não seria agora.

Situação
Passados 100 dias a Prefeitura de Aracaju já deu um reajuste ao magistério municipal e vem dialogando com várias categorias. Recentemente anunciou que vai chamar 170 excedentes do concurso da guarda municipal. A questão é: se estivesse complicada certamente o prefeito não contrataria mais servidores. Nilson deve uma explicação. Como humildade não é o forte dele…

400 mil motos em SE nos próximos cinco anos
Do ex-vereador e médico Antônio Samarone no Facebook: “Circulam hoje em Sergipe mais de 200 mil motos, nos próximos cinco anos chegaremos a 400 mil, definitivamente, o modelo asiático será hegemônico em nosso Estado. Pagaremos um elevado preço por esta opção, milhares de jovens perderão suas vidas, outros ficarão com sequelas definitivas”.

Periculosidade para vigilantes
A presidente da Assembleia Legislativa, de Sergipe, deputada estadual Angélica Guimarães (PSC), defende que o governo do Estado atenda a reivindicação do pagamento dos 30% de periculosidade para os vigilantes do Estado. Angélica explicou que muitos desses trabalhadores atuam em escolas da rede estadual e são vítimas de agressões de vândalos e de alunos.

Risco
"A maioria dos nossos vigilantes trabalha nas escolas públicas do Estado. Sabemos hoje as dificuldades pelas quais eles passam e a cada dia os riscos são ainda maiores. Hoje o próprio aluno da escola acaba cometendo o delito contra o colega, o professor e o vigilante", comentou.Mais adiante, Angélica Guimarães pontuou que os vigilantes garantem a segurança das escolas, dos alunos, professores e das equipes diretivas. ".

Exemplo
Ao participar de audiência pública na Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados na última quarta-feira o ministro do Esporto, Aldo Rebelo, deu como exemplo de inclusão social pelo esporte a escola de Esportes Alan Kardec, inaugurada pelo governo Déda no bairro Santa Maria.

Esportes
Lá são oferecidas as modalidades de Boxe, Judô, Jiu-Jitsu, Muay Thay, Tae-kwon-do, Caratê e Kick Boxing, Basquetebol, além de Futsal, Futebol e Voleibol a 200 alunos por turno.  Um trabalho exemplar. O governo deve inaugurar nas próximas semanas uma escola de esportes em Malhador.

Retiro silencioso na Igreja São Francisco
A Subsecretaria de Estado do Patrimônio Histórico e Cultural (Subpac), vinculada à Secretária de Estado da Casa Civil (Secc), informa que a Igreja São Francisco, na cidade histórica de São Cristóvão, não abrirá para visitação e outras atividades, nos dias 13 e 14 de abril (sábado e domingo). A igreja ficará fechada para o público, porque acontecerá um retiro silencioso. Voltando a funcionar normalmente no dia 15.

Livro
A Editora Diário Oficial lança  na próxima quinta-feira, dia 18 de abril, o livro “Reflexões sobre a relação sociedade-natureza na Geografia”. Organizado por Ana Consuelo Ferreira Fontenele, Carmem Lúcia Santos, Raimunda Áurea Dias de Sousa e Rosana de Oliveira S. Batista, o livro objetiva despertar uma leitura crítica da relação sociedade-natureza através do contexto em que a globalização é apresentada como único modelo de desenvolvimento, possibilitando reflexões sobre a separação entre homem e natureza, no sentido de por em questão se tal dicotomia deve ser perpetuada. O lançamento do livro acontece no Museu da Gente Sergipana, às 18 horas.

Empresas do ramo de panificação participam de reunião
Representantes de três empresas da cadeia produtiva da panificação participaram na sede do Sebrae de uma reunião com gerente e consultores do Sebrae, e donos de padaria e confeitarias. A proposta foi apresentar aos empreendedores o projeto Desenvolvimento das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Estado de Sergipe, desenvolvido pelo Sebrae em parceria com o SIDIPAN/SE, ABIP, ITPC e SENAI.

Fornecedores
Segundo Emanoel Sobral, diretor técnico do Sebrae, o objetivo foi sensibilizar fornecedores da cadeia produtiva sobre a importância de participar e apoiar financeiramente o projeto da Panificação. Estavam presentes diretores e representantes do moinho Sarandi, Distribuidora Hugo França e Distribuidora Multiplan.

Apoio
“O pessoal do moinho já se comprometeu a apoiar o projeto. As distribuidoras gostaram da ideia e também vão colaborar. É a iniciativa privada fazendo sua parte, dando a contra partida financeira para um projeto que irá beneficiar 35 micro e pequenas empresas do segmento panificação e confeitaria”, destaca Emanoel Sobral.

DRE 7 realiza o I Encontro de Educação em Valores
A Diretoria Regional de Educação (DRE 7), sediada no município de Gararu, promoverá na próxima quarta-feira,17, às  9h, o I Encontro de Educação em Valores. O evento é destinado aos professores, em especial aos do ensino religioso. A educação em valores é uma proposta que a DRE 7 vem desenvolvendo há cerca de dois anos nas escolas e tem melhorado bastante os tratamentos  nos ambientes escolar e familiar.

Valores Humanos
"A educação baseada em valores humanos tem por objetivo levar o aluno a alcançar a arte de viver em paz consigo mesmo, com as pessoas e com o mundo que o rodeiam. É uma condição que toda escola deve estudar a fundo, pois esses valores devem estar presentes nas relações cotidianas da instituição", disse o coordenador pedagógico da DRE 7, Anselmo Vieira.

Sarau Dominical
O Sarau Musical Entre Amigos tem sido sucesso ao longo de oito meses, mas para a alegria daqueles que sempre estiveram impossibilitados da freqüência por ser sempre no sábado agora teremos sempre no segundo domingo do mês o "Sarau Dominical", a estréia será domingo 14 onde teremos como atrações: Djalma, Medeiros, Cléber e como convidadas especiais o grupo sergipano composto só por mulheres, "Samba de Moça Só" que tem como madrinha a grande sambista carioca Leci Brandão. Não perca, domingo a partir das 11h, contato para reservas 9977-3304. Clique no link e assista entrevista com Camila Campos componente do grupo. http://youtu.be/DYAEyv-eohA

Nassal fecha patrocínio com o Confiança
A Nassal, que é uma empresa genuinamente sergipana, sabe que no país do futebol o esporte também precisa de incentivo. E para comemorar seu aniversário de 30 anos de história no mercado imobiliário, acaba de fechar patrocínio com a Associação Desportiva do Confiança, se tornando o ‘Patrocinador Prime’ do clube.

Patrocínios
O diretor Comercial, Igor Nascimento visualiza a relevância do apoio da Nassal ao Clube. “A Nassal  reconhece e importância social e educacional do esporte na comunidade sergipana, tanto que já patrocina há mais de dois anos outros esportes, a exemplo do karatê, através do jovem talento Thiago Loeser. A construtora sendo genuinamente sergipana, não poderia deixar de patrocinar um clube tradicional como o Confiança.”

Espetáculo "Casar Pra Quê?"
O Teatro Atheneu recebe nos dias 13 e 14 de abril, o espetáculo “Casar Pra Quê?”. O enredo, há cinco anos sucesso de crítica e público, reaparece em Aracaju com a direção de Eri Jhonson.  A comédia romântica tem no elenco Alessandro Annes e Michelle Martins.As apresentações serão realizadas às 21h (12) e às 20h (dia 14). Os ingressos já estão à venda na bilheteria do teatropor R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia). Informações pelo telefone 3213-7468.

Fatura do cartão GBarbosa poderá ser parcelada
Fatura Parcelada é o mais novo produto do Cartão GBarbosa que oferece aos clientes a oportunidade de financiar o saldo da fatura em 6 ou 12 parcelas fixas. Os clientes selecionados para receber este benefício serão comunicados pela fatura do cartão, assim como a quantidade de vezes que ele poderá parcelar o saldo. “Através deste recurso os clientes podem controlar melhor o orçamento, reestabelecer o limite de compras e aproveitar os juros menores para quitar suas dívidas em parcelas fixas”, explica a gerente do Cartão GBarbosa, Walquiria Noguti.

PELO TWITTER

www.twitter.com/clovis_silveira   Desrespeito e insultos no twitter estão acabando com amizades, aponta estudo: quase um quinto dos entrevistados bloqueou ou cancelou amizade.

www.twitter.com/andrecarvalhose   A pergunta que não quer calar: por que a Adema não libera a licença (molhe 13 de Julho)? Será que 1,5m de mangue tem mais importância que milhares de pessoas?

www.twitter.com/ProfAndreyLemos   Vergonha de ver que esta sociedade ainda defende a idéia de associação do estado com a religião, vejo rondando perigo do retorno do fascismo.

www.twitter.com/flaviofoster   A maior pobreza de um homem é qdo tem que gritar com outro pra se sentir poderoso.

ARTIGO

Controle externo por especialidades  por Carlos Augusto Meneses Marçal*

O controle externo tradicional exercido pelos Tribunais de Contas, onde uma mesma coordenadoria, divisão, ou setor, verifica de forma genérica, diversas especialidades da Administração Pública, como pessoal, licitações, contratos, obras, contas anuais…, tornado o controle externo ineficiente, não mais existe, na grande maioria dos Tribunais de Contas, espalhados pelo Brasil.

O controle externo tradicional, além ser realizado de forma genérica, ou seja, universal, ainda encontra-se em alguns tribunais, vinculado diretamente aos membros do Colegiado (conselheiros), tornando o referido controle menos eficiente e independente.

Nos dias de hoje, a maioria dos Tribunais de Contas possui na sua estrutura organizacional, uma diretoria onde são centralizadas todas as atividades de controle externo, com divisões por especialidades, tornando o referido controle mais eficiente e independente.

Não cabe mais nos dias de hoje, que se faça controle externo, no âmbito dos Tribunais de Contas de forma tradicional, como era realizado no passado.  O controle se torna mais eficiente, quando o mesmo é focado e realizado por setores especializados no assunto a ser controlado.

Se faz necessário, que Tribunais de Contas que ainda utilizam o controle externo tradicional,  coloque em prática de forma mais rápida possível, o controle externo focado em especialidades, no sentido de tornar o referido controle mais eficiente, em benefício da sociedade.

O controle externo brasileiro, representado pelos Tribunais de Contas, previsto na Constituição Federal, pode e deve ser aperfeiçoado, melhorando assim a sua eficiência na prevenção e no combate a corrupção, em benefício da sociedade.

Nesse sentido, lutamos pela modernização do nosso Tribunal, com a implantação de uma estrutura moderna voltada para o controle externo por especialidades, passo essencial para a consolidação do Tribunal no cenário nacional, como também junto à sociedade local.

*Analista de Controle Externo TCE.Sergipe

DO LEITOR

A favor dos empresários e contra a população
Do leitor Messias Gonçalves: “Os homens públicos quando entram na vida público-partidária, geralmente o fazem para a principio defender os interesses da população, do seu eleitorado. Parece que essa máxima não está na cartilha do atual presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju, o vereador Vinícius Porto. É de se estranhar como ele saiu em defesa dos empresários do transporte coletivo de passageiros do sistema integrado de Aracaju. Todos sabem que a planilha está defasada há muitos anos. Mas mesmo assim, os dados apresentados pelos patrões, estão longe dos apresentados pela SMTT. Tiradas as distorções, o bom senso pedia que pelo menos aprovassem a que tinha o menor valor. Ou seja, a da SMTT, que ficaria em R$ 2,43. Ai eis que surge um burguês, que acredito nunca ter se utilizado das “carroças” travestidas de ônibus e, ao invés de sugerir o arredondamento para R$ 2,40, sabe-se lá com quais interesses, privilegia os senhores don os das empresas, e consegue aprovar o valor da passagem para R$ 2,45. Pode parecer irrisório, mas levando em conta o número de passagens que circulam diariamente, a cada final de mês, vultosa quantia é repassada para os seus colegas de burguesia”.

Se trabalho fosse bom!…  
Do leitor Dinho Santana: “sempre questiono para todos que alardeiam ser o trabalho a fonte de tudo!…Com uma pergunta: Se trabalho fosse bom alguém daria para alguém?…  "Aqueles que não precisam de trabalhar chamam o trabalho de virtude para enganar quem trabalha."Ainda no dia 03/04 escrevi e você publicou aqui no seu blog: Quem tem medo da morte?… Em adendo ao comentado pelo Adiberto de Souza. Temos nos os portuários sempre que possível;  de manifestar nossos agradecimentos ao hoje vice-governador Jackson Barreto, único político que se engajou pessoalmente em resolver o imbróglio, nos colocando à época,  frete a frente com o Ministro dos Transportes em Brasília. Só que daí a eu Dinho,  corroborar com o que disse ele na coluna Periscópio: Amigo 1 – Sobre os boatos de afastamento do governador Marcelo Déda, o vice-governador Jackson Barreto (PMDB) disse pelo Twitter: "Os que torcem pelo afastamento do governador Marcelo Déda do seu cargo não são amigos dele, nem meus. Déda precisa de respeito, orações e compreensão para continuar no trabalho. Da minha parte ele terá tudo isso sempre.". Amigo 2 – Continuou o vice-governador: "Pensar diferente é não ter respeito ao próximo, é não compartilhar a dor alheia. Quem é assim não pode ser chamado de humano, mas sim de irracional. Em segundo lugar, pessoas assim não têm formação humanista. Falta formação cristã e científica para compreender que, na hora da dor, o trabalho ajuda a curar.". Henry Kissinger, assim se manifestou: "Noventa por cento dos políticos dão aos 10% restantes uma péssima reputação.". Grande Jackson Barreto, se como dito por Allan Kardec, em sua obra Filosofia e Moral – "Se os homens vivessem como irmãos , com direitos iguais e animados do sentimento de benevolência recíproca, praticariam entre si a justiça sem causar dano a quem quer que fosse e, por conseguinte, nada teriam a temer uns dos outros. A liberdade pressupõe confiança mútua e não pode existir confiança entre homens movidos pelo sentimento exclusivo do personalismo. Não podendo comseguir o que desejam senão á custa de outrem, vivem prevenidos uns contra os outros. E sempre temendo perder o que chamam de seus direitos, adotam como condição de existência dominar os outros". Concluo dizendo que posso não ser "amigo", mas digo o que penso sem meias verdades, sem esquecer de que política é a arte de enganar o próximo quanto mais próximo, além de não nos darem o democrático direito ao Voto Facultativo!!! E que: "Não é amigo aquele que alardeia a amizade: é traficante; a amizade sente-se, não se diz." – Machado de Assis. Saúde e paz”.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun   

Frase do Dia
“A opinião é um adversário infernal que conta com a cumplicidade, enfim, da própria vítima”. Raul Pompéia, escritor brasileiro, nasceu em 12 de Abril de 1863 e morreu em 1895.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais