Saúde: alguns médicos não querem qualidade

É preciso que a sociedade organizada tenha consciência do que está por trás do “negócio” chamado saúde pública em todo país. Mesmo que alguns governos se esforcem, tentem fazer a sua parte esbarram em verdadeiros cartéis instalados há muito tempo em vários setores.

No caderno da jornalista Thais Bezerra no último domingo, no Jornal da Cidade, foi publicada uma entrevista com o médico neurocirurgião Rilton Morais. Um dos profissionais sérios deste Estado, que ao lado de muitos outros, luta para acabar com a cultura de alguns poucos que ganham, infelizmente, se a saúde pública não funcionar bem.

Veja o que ele disse a Thais Bezerra quando questionado qual a maior dificuldade para a neurocirurgia na saúde pública:

“Ainda há muita coisa a melhorar no atendimento neurocirúrgico em nosso Estado. Mas um grande salto foi dado nos últimos anos. O serviço de neuocirurgia no Hospital de Cirurgia esteve fechado por 10 anos, e em 2009 foi reaberto e transformado em referência de qualidade. Mais de 400 neurocirurgias de alta complexidade são feitas por ano no HC. A maior dificuldade tem sido ainda combater uma cultura antiga de alguns profissionais de impedir que a saúde pública funcione com qualidade, para que consigam extrair dinheiro de pacientes que não têm a quem recorrer”.

Veja a gravidade do que foi dito. E o médico Rilton Moraís sabe porque está afirmando isso.
Lamentavelmente quem deveria fazer a sua parte, as entidades médicas, principalmente o Sindicato dos Médicos e o Conselho Regional fecham os olhos.

Cobram do governo, como devem cobrar, mas não cobram dos seus médicos. Não tem coragem de punir. De mostrar para a sociedade sergipana que na medicina, como em qualquer outra área, tem profissionais que devem ser extirpados da vida pública.

Que outros, como Rilton Morais, mostre a verdade para os sergipanos. Que os bons médicos, que são maioria, comece a falar, a bradar, a cobrar. Para que a pequena parte que só pensa no lucro e quer a saúde pública sem funcionar, passe a ter vergonha na cara. E pelo menos, se não querem fazer a sua parte no serviço público, que peçam demissão e deixem o lugar para quem realmente faz do juramento de Hipocrates a razão maior de sua profissião.

Portarias I
Se não bastasse algumas coisas simples só serem resolvidas pelos secretários após a avaliação do governador, agora existem portarias em alguns setores da administração pública que dificultam a comunicação. Exemplos: A assessoria de comunicação do Huse não pode falar sobre meningite, somente o infectologista Marco Aurélio.

Portarias II
E na segunda-feira, jornalistas e radialistas foram surpreendidos na plantonista ao serem notificados pela recepcionista que a portaria impedia as divulgações das informações.

Assessores do HUSE não são informados?
Passa a impressão que a assessoria de comunicação do Hospital não está preparada para passar informações a imprensa.  Um absurdo! Então acabe com a assessoria. Quer dizer que se o infectologista entrar de férias ou ficar doente ninguém terá informações sobre meningite? Depois reclamam quando chamam Aracaju de província….

Misancene ou Mise-em-scéne?
Tem militante petista assegurando que na reunião que ocorrerá na próxima sexta-feira, será decidido que o candidato do PT será escolhido em um encontro e não através de prévias.Segundo o informante, após o anúncio dessa modalidade para escolha do candidato, tanto Sílvio Santos quanto Ana Lúcia, anunciarão revoltados a desistência de suas candidaturas.

Previamente acertado
Em seguida os membros da reunião anunciarão Rogério Carvalho como candidato único.O petista diz inclusive que tudo já foi previamente acertado e que a insatisfação de Sílvio e Ana, será apenas encenação, isso foi uma exigência da professora Ana Lúcia pra não ficar mal com os professores.Afirmou que para os membros do Sintese, a professora demonstra insatisfação com o governo Deda. Nos bastidores, porém, faz exatamente o jogo do partido e do governador.

Imagem
Um influente filiado,  confidenciou ao blog que esse militante está a serviço de um vereador petista que busca chamuscar perante os professores a imagem da professora Ana Lúcia para detonar com a possível candidatura de Iran Barbosa para a Câmara Municipal.

MPE e o posto na Melício Machado
Por que o Ministério Publico Estadual ainda não convocou a Prefeitura Municipal de Aracaju e a BR/Petrobras, para assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), pelo qual as duas últimas ficariam proibidas de construir o famigerado posto?

Plano de evacuação
Ainda da questão do trânsito no local o blog lembra que tal posto ficaria, por incrível que pareça no retorno que a Petrobras/PMA utilizaram para simular o plano de evacuação do Terminal/Petrobras, recentemente! Ou seja,  por onde seria feito o retorno (Mosqueiro-Centro) em caso de acidente e evacuação do Terminal/BR.

Simulação
Por ocasião da última simulação de evacuação, num ambiente de completo amadorismo, falta de sinalização e de coordenação entre os órgãos "responsáveis" os motoristas tentavam chegar a Atalaia pela Aruana/Praia, mas eram "orientados" a pegar o dito retorno em direção ao Santa Maria.Em caso, real, de acidente, num ambiente de salve-se quem puder, tal retorno deveria estar completamente livre, para facilitar a visibilidade dos motoristas e operadores da emergência.

Com a palavra o MPE e a BR/Petrobras
O DER/SE já fez a sua parte. Na audiência no MPE o órgão apenas pediu para que a Emurb comunica-se a empresa a necessidade de retirar os tapumes. A Justiça negou a empresa o pedido de derrubar a decisão do DER. Se o MPE chamar o feito a ordem pode se  antecipar e resolver o problema.Com a palavra o MPE, a PMA e a BR/Petrobrás, haja vista que o canteiro/retorno  de uma Rodovia Estadual não poderá ser usurpado por interesses privados!!

O Silêncio ensurdecedor do Shopping Jardins
É impressionante como os empresários responsáveis pelo Shopping Jardins acreditam  no esquecimento da população do assassinato praticado por um segurança dentro do estabelecimento. Nenhuma coletiva, apenas uma pequena nota quando do episódio e nada mais.

Imagens editadas? É Imoralidade e falta de respeito
E o JC publicou matéria dando conta que a PF está investigando se as imagens que o shopping enviou para a polícia foram editadas. Se as imagens foram editadas tem que prender mais gente neste episódio. E indiciar como responsáveis os empresários do shopping. Só assim eles tomarão alguma providencia. O caso é sério.

Imagem de um cidadão
E o leitor já sabe que a imagem veiculada pela imprensa e que serve como prova importante para a SSP do assassinato pelo segurança (onde ele está no chão dando o golpe no cidadão Leidison) foi feita por um cidadão que estava no shopping no momento. De parabéns o delegado Flávio Albuquerque (aliás o blog antecipou que ele faria uma investigação séria e rápida), que fez a sua parte. Cabe agora a Justiça fazer a sua parte.

“Chesf faz o que quer com as águas do Velho Chico”, diz Jorge
O ex-deputado Jorge Araujo lamenta que ninguém toma providencias para que a Chesf passe a respeitar o Baixo São Francisco. Há anos ele vem lutando para que a estatal federal mude sua atuação na área.

“Baixo São Franscisco que se dane”
Ele lembra que no período de escassez a empresa deveria abrir algumas comportas para ajudar os ribeirinhos, mas não faz nada. Agora, com as chuvas nas cabeceiras começa a abrir as comportas nas usinas de Sobradinho, Paulo Afonso e Xingó sem se preocupar com a população riberinha. “E o Baixo São Francisco que se dane”, lamenta afirmando que torce para que alguém tenha coragem de mudar essa mentalidade arcaica da empresa.

Governador! Peça a CPRV para fiscalizar os quadriciclos
Quem passou o Carnaval em Aracaju e foi aos bares da praia localizados na rodovia Sarney comprovou o que o blog vem alertando: o grande número de quadriciclos circulando em meio aos banhistas em toda extensão da praia. E a CPRV não toma as providencias. São menores pilotando e colocando em risco a vida dos banhistas e das crianças. Somente uma punição rigorosa para os pais. Governador! Tome uma providência. Cobre da CPRV, antes que alguém morra atropelado.

Sintese é contra aferir qualidade da educação
Do Cinform, caderno 1, pág. 11, título: Sintese refuta empresa contratada por Governo para aferir educação.  o governo não pode aferir a quantas anda a Educação no estado? Tem que pedir autorização ao Sintese? Interessante é que o Sintese questiona até a remuneração de quem vai coordenar tal aferição. E imagine que pesa contra o contratado, segundo o Sintese, que ele é irmão de um acusado de envolvimento no mensalão. Pois é, todos passam a ser criminosos à medida que tem algum parentesco com algum fora da lei. Pode isso partindo do Sintese, de educadores?

Nível educacional aquém dos esforços
E interessante é que o Sec. da Educação, Belivaldo, afirma ter convidado o Sintese para conhecer a proposta, a metodologia, e recusou-se a debater o tema. Mas o melhor é que o Sintese diz que tudo isso é assédio moral. Pode? E o secretário conclui dizendo que por mais investimentos que tenham sido feitos os níveis de aprendizagem estão aquém dos esforços conjunto de professores, gestores e Governo. Digo então, em resumo: os investimentos não surtem os efeitos desejados, e por isso tudo deve ser reavaliado”.

Fraude leva Sintese a refazer prova em Itabi
Do Cinform Municípios, pág. 5, título: Suspeita de fraude leva Sintese a a refazer Prova Final em Itabi. Trata-se do processo onde o Sintese avalia as gestões municipais a partir de uma votação envolvendo os professores.  É claro que os professores não são avaliados, não é mesmo?  Pois em Itabi a coisa deu chabu. Dezoito dos 34 professores participantes suspeitam que houve fraude nessa votação. Por conta disso o Sintese anulou o pleito e vai realizar outro. Se eu fosse leviano, levantaria a suspeita de que o que aconteceu em Itabi pode ter ocorrido em outros municípios. Ou não.

Questão política local. E nos outros municípios?
É claro que o Sintese coloca tudo como uma questão política local, de Itabi. Mas será que em outros municípios também não existe a tal "política local"?  E então se sabe agora que tal processo eleitoral é vulnerável a "questões políticas locais" e que até urna pode estar sujeita a violação?Ficamos assim então aguardando os novos resultados. Mas será que a credibilidade já não foi pelo ralo? São muitas perguntas…

Sucesso
Já conhecida por ter o melhor e maior São Pedro de Sergipe, agora Nossa Senhora do Socorro desponta como destino preferido dos foliões durante o Carnaval. É o que afirmam aqueles que curtiram os quatro dias de festa na cidade. Entre eles, o senador licenciado Eduardo Amorim, o deputado federal Laércio Oliveira, os deputados estaduais Samuel e Adelson Barreto, e também o senador suplente Lauro Menezes. Ao lado do prefeito Fábio Henrique, que participou de todos os dias de festividades, os parlamentares brincaram o Carnaval e expressaram a admiração pelo sucesso da grande festa organizada pela Prefeitura de Socorro.

Pantanal do Aristeles, no Matapuã. Corra deste restaurante
Ontem, 22, quem resolveu almoçar no restaurante Pantanal do Aristeles no Matapuã, no Mosqueiro comprovou como Aracaju continua sem condições de receber os turistas. Apenas uma garçonete para atender a todos. Como não conseguia muita gente foi embora. Com certeza, os proprietários não estão nem aí. Esquecem que estão fazendo propaganda negativa de Aracaju.

Selo de qualidade para os bares e restaurantes
Bem que a Sectur poderia criar um selo de Qualidade para os restaurantes para orientar os turistas. Já o Pantanal do Aristeles, tem boa comida, mas nenhum respeito para com os clientes. Feche essa bodega!

Prefeitura intensifica ações para fiscalizar os ciclomotores
Após consolidar a estrutura da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito, a Prefeitura de Itabaiana vai intensificar as ações de fiscalização num dos problemas de trânsito, que se transformou num problema de Saúde Pública. "Estamos atuando na educação das crianças e dos motoristas, mas a partir de agora. O menor não pode estar pilotando, Artigo 210. Outro crime, que se caracteriza como contravenção penal e no ECA – quando for menor, quando houver adulteração da motocicleta, como por exemplo alterar o cano de escapamento, provocando um barulho ensurdecedor", afirma Igor Dantas, Psicólogo da SMTT de Itabaiana.

Ciclistas farão a Bicicletada do Chapéu
A Bicicletada Aracaju deste mês de fevereiro terá um toque especial. No dia 24, às 19h30, ciclistas se concentrarão no Calçadão da 13 de Julho e pedalarão pela cidade para cobrar cidadania no trânsito, como fazem todos os meses, mas todos usando chapéu. Será a Bicicletada do Chapéu. Vale chapéu, chapelão, sombreiro, boné, boina, quepe, Panamá, australiano, de palha, de tecido, de moletom … pode combinar com lenço, com faixa, com fita, com pena … O importante é entrar no clima, com criatividade e descontração, e cobrar cidadania no trânsito. O chapéu mais criativo ganhará um brinde.Qualquer pessoa pode participar da Bicicletada e reivindicar uma cidade mais humana e coletiva. É só aparecer de bicicleta, patins, skate, a pé.

Bicicletada
Bicicletada Aracaju é um movimento mundial, horizontal, sem líderes. A ideia é reivindicar o direito de pedalar com tranquilidade, recebendo o respeito dos demais motoristas e sendo tratado como um veículo, exatamente como o Código Nacional de Trânsito vê a bicicleta. A turma se reúne toda última sexta-feira do mês para um passeio leve pela cidade, visando marcar presença no trânsito e reforçar que a bicicleta é um veículo. A concentração acontece no Calçadão da 13 de Julho, às 19 horas, o roteiro é definido na hora, de forma democrática, pelos presentes e qualquer pessoa pode participar. Para conhecer um pouco mais, basta acessar o blog da Bicicletada Aracaju (http://bicicletadaaracaju.blogspot.com).

Divas
No próximo dia 8 de março, os ciclistas vão comemorar o Dia Internacional da Mulher com o Pedal das Divas. A concentração será às 19h30, no Calçadão da 13 de Julho.

PELO TWITTER

www.twitter.com/Gilbertotv  Parece um sonho que o Ficha-Limpa foi aprovado. A política é para melhorar a vida de todos nós. Saber escolher é fundamental. Chega de errar.

www.twitter.com/henriquematosse  Amigos, os FICHAS SUJA devem estar de cabelo em pé. Näo poderäo ser candidatos – decisão do STF. Ah! Ainda tem aqueles que não têm cabelo.

www.twitter.com/marciorocha1  São Cristóvão não tem certidões… Pergunta: O que diabos faz aquela imitação de prefeito???

www.twitter.com/larissabarbosa  Eu seria uma pessoa mais feliz se o meu dinheiro conseguisse ficar comigo o mês inteiro.

www.twitter.com/italomarcos__   “o maior luxo do século 21 será escapar da rede, com total ausência de internet"

www.twitter.com/sandrodemiro  Alô presidente dos sindicato dos frentistas, lutar por melhores salários e vantagens é bom, mas a segurança dos frentistas é mais importante.

DO LEITOR

“Pretensa” candidatura. Propaganda eleitoral antecipada?
E-mail recebido: “Cláudio, o jornal Meu Classificadão, Edição nº 50, 15 a 29/02/2012, pág. 4, publicou um quadro com foto e breve biografia de pretensos candidatos a vereador em Aracaju (Kennedy Fonseca, Eugene Mendes e Neuton Cabeleireiro) e em São Cristóvão (Fride Brito). Tive acesso ao jornal nesta sexta, 17, pela manhã, momento em que estava sendo distribuído em frente à Caixa, no calçadão da João Pessoa. Pergunta-se: 1. Não se trata de propaganda eleitoral antecipada? 2. Sendo infração à legislação eleitoral, não cabe responsabilização ao jornal e aos pretensos candidatos? Inclusive o jornal anuncia que realiza a divulgação de “pretensa” candidatura. As aspas são minhas.  É só entrar em contato pelo telefone 3214-9696”.

São Cristóvão realiza o maior carnaval do estado
Do leitor Messias Gonçalves; “Mesmo com as más vontades de alguns, a quarta cidade mais antiga do Brasil, São Cristóvão, durante a realização de mais "Carnaval dos Carnavais", teve mais de vinte e cinco blocos. Levando em média, dois mil foliões por bloco, podemos afirmar que realmente se trata do maior do estado. Somente nos blocos, tivemos mais de cinquenta mil foliões. Sem contar com o público que lotavam as calçadas, as casas e casarões, espalhados pela ruas Velhacap. Infelizmente ainda temos algumas pessoas que insistem tocar músicas fora do que os organizadores do evento determinam, que são as velhas e queridas marchas de carnaval. Outro fator que merece ser considerado é a questão da segurança. Nos dois dias que estive lá não presenciei nenhum incidente. Mesmo com o alto consumo de bebidas durante o período momesco. As famílias ficam na maior tranquilidade nas suas portas, assim como no trajeto. Fico feliz como filho da cidade, ver que pelo menos nestes momentos, aumenta-se as nossas estimas e nos enche de orgulho e manter a esperança que ainda existe soluções para os inúmeros problemas. Parabéns a todos”.

A autonomia da Defensoria Pública
De um servidor público devidamente identificado: “A Defensoria Publica Estadual, após ganhar autonomia orçamentária, parece que esta se gastando dinheiro publico para patrocinar cursos de doutorado na Argentina o que seria uma imoralidade. A CGE deixou de fazer o controle interno da PGE, a partir da lei que a considera autônoma, mas o TCE e o MPE poderão atuar em caso de indícios de irregularidades.A autonomia deveria ser bem utilizada para promover a Justiça Gratuita para a enorme parcela da população que não pode pagar Advogado, mas parece que estaria servindo para promover o bem estar do corporativismo”

Abandono do Terminal Leonel Brizola
E-mail recebido: “O que justifica a PMA abandonar o Terminal de passageiros urbanos Leonel Brizola, da Rodoviária

Nova. Se o portal esta tão abandonado, imagine o restante do Terminal! Será que já estão se preparando para a avaliação popular, nas próximas eleições??”

Deso e esgoto a céu aberto no Conjunto Augusto Franco.
Comentário do leitor Marcelo: “ Moro na Rua Maria Adolfina Costa, no conjunto Augusto Franco, a DESO está fazendo a rede de esgoto neste bairro mas por incrível que pareça depois que o serviço foi feito o esgoto está vazando a céu aberto, escorrendo esgoto por quase toda a rua vazamento nas esquinas e no trecho do meio da rua.Já ligamos várias vezes para a DESO, registramos a reclamação através do protocolo nº 19373600 mas até agora NADA!! Alguém nos ajude!”

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
"As mesmas pessoas que marcharam pelos direitos civis nos Estados Unidos são as mesmas pessoas que protestaram contra o apartheid na África do Sul. Também são as mesmas pessoas que trabalharam para a paz na Irlanda. São as mesmas pessoas que lutaram contra a escravidão por dívida, no 'Jubileu' do ano 2000. São as mesmas pessoas bonitas que eu vejo, ao olhar o mundo em 360 graus. Nós somos essas pessoas. Nós somos a mesma pessoa. Porque nossas vozes foram ouvidas por milhões de nossos irmãos e irmãs, que estão vivos graças ao milagre dos remédios para a AIDS e remédios contra a malária. Ah … Essas mesmas pessoas serão os médicos, os enfermeiros e os cientistas que vão viver para resolver grandes problemas. Sim … Haverá muitos obstáculos. Claro, sempre haverá bloqueios nas estradas no caminho da Justiça. Mas Deus vai colocar um vento à nossa volta e uma estrada que nos levará adiante … Se trabalharmos com os outros como UM! … UM!" – Desmond Tutu, primeiro negro a ocupar o cargo de Arcebispo da Cidade do Cabo, África do Sul, consagrado com o Prêmio Nobel da Paz, em 1984, por sua luta contra o Apartheid.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais