Saúde Aracaju: no desabafo de Sotero, grave denúncia

0

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.                                   

Repercutiu muito a saída do médico André Sotero da Secretaria de saúde de Aracaju.  Não por conta da saída, mas a nota dele enviada a TV     

A publicação de André numa rede social, com a foto de Mel Gilbson, interpretando o herói escocês Willian Wallace, no filme Coração Valente. Abaixo a inscrições Freedom ((Liberdade). 

 Sergipe e a postagem feita na noite da quinta-feira, 15, numa rede social.

“Fiquei enquanto tive condições de manter-me fiel aos princípios que norteiam a minha vida. Continuo sendo um menino feliz”. A frase de André Sotero (veja print ao lado) mostra o que o blog já esperava do médico por conta do histórico profissional dele.

Não foi uma decisão pessoal, mas um gesto de indignação diante de ações realizadas na pasta sem sua consulta. A diretora do Departamento Financeiro, Mônica Passos, cortou horas extras e gratificações sem o conhecimento dele. Ou seja, André sentiu-se traído com as ações que, como ele disse na nota, geram o caos nos postos.

 “Fiquei enquanto tive condições de manter-me fiel aos princípios que norteiam a minha vida. Continuo sendo um menino feliz”. André Sotero.

Mas no desabafo, André Sotero acabou denunciando uma grave irregularidade. Cabe observar que o mesmo denuncia que a gestão do prefeito Edvaldo Nogueira, pagou nos meses de janeiro e fevereiro, de forma ilegal, a gratificação dos profissionais do projeto Acolhe.

Agora cabe ao TCE e ao MPE investigar. Se nada fizerem endossarão o que parece ser um ato de improbidade administrativa.

Em menos de seis meses, depois do escândalo do Lixo com a empresa Torre, o prefeito Edvaldo deve encarar uma nova investigação, deste vez na área da saúde.

A saída de André Sotero expõe mais uma vez as vísceras de uma administração que não disse a que veio.

Bem intencionado – Para deixar claro: André Sotero vestiu a camisa. A capacidade profissional dele não deixa duvida. Foi traído pela gestão, sem projeto de governo.

Se não mudar DAF, nada mudará – O próximo secretário da saúde de Aracaju se não mudar o Daf, será um mero fantoche da família Passos que comanda hoje a PMA.

Nome até a próxima semana – E o prefeito Edvaldo Nogueira anunciou que até a próxima semana anuncia o novo secretário da saúde de Aracaju. Enquanto assumiu interinamente a cardiologista, que é assessora da pasta, Waneska Barbosa.

Vai superar João Alves?  – A gestão de João Alves teve seis secretários da saúde em Aracaju. A primeira, Gorete Reis ficou um ano. André Sotero, o primeiro de Edvaldo ficou cinco meses e meio.

Nervosismo – E ontem, o prefeito Edvaldo ficou nervoso ao ser entrevistado por George Magalhães, na FAN FM e por Ricardo Marques, na TV Sergipe e cobrado sobre a saída de André Sotero, da saúde.

“Apertos” no prefeito – Em George, em dado momento ele disse “você está querendo colocar palavras na minha boca.” Já Ricardo Marques, quando ele disse que não sabia de nada, o jornalista disse…o secretário não sabia de nada, o prefeito não sabe de nada…quem manda na Prefeitura?

João fora da política – Em entrevista a Fábio Henrique, na TV Atalaia, a senadora Maria do Carmo revelou que João Alves não está com a saúde plena. E que a filha, Ana Alves, deve ser candidata em 2018.

Falar em ética sempre faz bem – E na segunda-feira, 19, às 9h, o ex-ministro do STF, Carlos Britto falará no TCE sobre ética e administração pública. Todos os gestores estão “intimados” a assistirem… Brincadeirinha, mas que deveriam ser obrigados, deveriam…

Centenário do Lions em Sergipe – Também na segunda-feira, 19, às 9h, na Câmara de Aracaju os integrantes do Lions Club Sergie Distrito LA-3, vão falar para os vereadores.

Para quem elegeu Trump presidente é pouco... – Deu no Jornal do Sul: Mais de 16 milhões de americanos acham que o chocolate provém de vacas castanhas.

Investigação em Simão Dias – A informação é que a investigação em Simão Dias envolve mais de uma ONG. O Deotap, o MP e o TCE estão investigando à fundo.

Suspeita de político no meio – Em Simão Dias todo mundo diz que uma das ONG pertence a um político com mandato. E muitos cargos comissionados foram transferidos para ela. A Antidesmonte investiga tudo…

PELO TWITTER

www.twitter.com/AdrianoArgolo   Juízes e procuradores não poderiam fazer palestras remuneradas! Persigo os inimigos da elite e ela me paga por palestras. Isso é corrupção!

www.twitter.com/Pontifex_pt  (Papa Francisco)  O amor pede uma resposta criativa, concreta. Não são suficientes boas intenções, os outros não são números, mas irmãos de quem cuidar.

www.twitter.com/Express222Klaus   Fala Cunha. Finja que bebeu água de campainha de igreja e destramele o gogó…

www.twitter.com/ThalesBrandao  A economia está sendo impactada pela falência pública – da União, Estados e Municípios. Salários atrasados e descaso no serviços públicos.

SAÚDE ESTADUAL – Vítima do acidente que matou ex-vocalista de Cavaleiros do Forró precisa passar por tomografia a cada 6 horas; tomógrafos do HUSE estão quebrados.

por NE NOTÍCIAS

O descaso com a saúde pública em Sergipe!

Estão internadas no HUSE duas vítimas do acidente que matou Elisa Clívia, ex-vocalista de Cavaleiros do Forró e Cavalo de Aço, e seu noivo, o baterista Sérgio Ramos.

CJS, continua na Área Vermelha e fará uma nova tomografia de controle. Continua grave e entubado, sem previsão cirúrgica.

Paulo Teixeira, está na Área Verde Trauma e passará por 4 tomografias. Está com fratura na costela. Estável e sem previsão de alta.

O que está na Ala Vermelha, precisa fazer tomografia de 6 em 6 horas.

Os tomógrafos do HUSE estão quebrados há mais de 30 dias.

A pergunta: como transferir um paciente em estado grave para fazer tomografia em outro hospital?

Em Nota, direção do HUSE esclarece que paciente não precisará realizar exames de seis em seis horas

À direção do HUSE informa que em relação ao paciente que está na Ala Vermelha, vítima do acidente ocorrido nesta sexta-feira, 16, envolvendo os membros da banda de Elisa Clivia, encontra-se entubado e em observação. Ele realizou uma tomografia e foi prescrito uma nova tomografia no intervalo de seis horas. Dentro de instantes, uma ambulância do SAMU com os equipamentos necessários fará o transporte do paciente para o Hospital Cirurgia para realização desta nova tomografia. Não haverá necessidade de se realizar o procedimento de seis em seis horas. A Secretaria de Estado da Saúde adquiriu três novos tomógrafos que estão em fase de importação. Dois devem estar em Sergipe ainda no mês de junho e o terceiro chega em julho, resolvendo de forma definitiva os problemas relacionados a tomografias.
Atualmente, dois aparelhos existentes no HUSE estão em manutenção dependendo de peças importadas e a previsão é que na próxima quarta-feira um já esteja apto e funcionando.

SETRANSP –  Nota sobre acidente que vitimou cantora

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp) vem a público emitir profundos votos de pesar pelo acidente que aconteceu na tarde desta sexta-feira (16), envolvendo um ônibus do transporte coletivo da empresa Auto Viação Paraíso e um carro particular, que vitimou a cantora paraibana Eliza Clivia, ex-vocalista da Banda Cavaleiros do Forró, e o marido o baterista Sérgio Ramos. A empresa de ônibus considera o caso uma fatalidade e segue à disposição das autoridades de trânsito para apuração das causas do lamentável fato. Tanto a empresa Auto Viação Paraíso quanto o Setransp, estão estarrecidos com esse trágico caso, e expressam condolências aos familiares, amigos e fãs da cantora e do músico.

DO LEITOR

Sempre ao lado das grandes causas da cidadania…                                                                                                                                                                  

Do médico sanitarista Antônio Samarone: “Uma produtiva conversa com o Dr. Eduardo Garcia (um cientista na Província). Médico e professor, Dr. Eduardo sempre foi uma sólida referência ética, exemplo de compromisso com a formação médica em Sergipe. Foi de tudo na UFS, de auxiliar de biblioteca a reitor, aliás, o primeiro reitor eleito diretamente pela comunidade acadêmica. Um democrata. Filho do médico e poeta, Antonio Garcia; sobrinho de dois comunistas históricos (Carlos e Robério Garcia) e de dois governadores (José e Luiz Garcia), o Dr. Eduardo Garcia sempre esteve ao lado das grandes causas da cidadania… Nossa homenagem.”

Cláudio Nunes no Face e no twitter:

https://www.facebook.com/blogclaudionunes/

Frase do Dia
“Com o tempo torna-se clara à distinção entre o falso e o verdadeiro…”

“Expresse gratidão com palavras e atitudes. Sua vida mudará muito de modo positivo.”

Masaharu Taniguchi, líder religioso japonês, morreu em 17 de Junho de 1985 (n. 1893).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários