Saúde falida

As mazelas da saúde pública insistem em ocupar generosos espaços na mídia sergipana. Dia sim, outro também, são feitas denúncias sobre ausência de médicos especialistas, equipamentos hospitalares quebrados, pacientes que são jogados no chão em toscas macas, demoradas filas de espera por atendimento, falta de remédios, etc, etc e tal. Embora o Governo de Sergipe e a Prefeitura de Aracaju procurem mostrar o contrário, a saúde pública permanece um caos, para desespero dos menos afortunados, que precisam recorrer ao SUS para prolongar a hora da morte. Maiores exemplos da falência do setor foram a queixa feita a Polícia sobre a falta de médicos no Samu estadual, e a cena deplorável de pessoas do povo acorrentadas para protestar contra a total falta de estrutura do posto de saúde do município localizado no bairro Coroa do Meio. Está mais do que evidente que os investimentos feitos no setor têm sido insuficientes para mudar a triste realidade estampada diariamente nas manchetes dos jornais. Uma lástima!

Descanso adiado

Ficou para a semana que vem a troca de comando na Prefeitura de Aracaju. Antes marcado para ontem, foi transferido para a próxima segunda-feira o início das “férias” do prefeito João Alves Filho (DEM): “Resolvi tirar um descanso, algo natural, aqui no Nordeste mesmo”, explica ele. Durante os 15 dias que passará fora da Prefeitura recuperando-se de um forte estresse, o demista será substituído pelo vice José Carlos Machado (PSDB).

Meio rompido

O PSB está quase rompido com o governo Jackson Barreto (PMDB). Uma das provas disso foi dada ontem pelo deputado estadual Luciano Pimentel (PSB). O parlamentar não compareceu à sessão plenária da Assembleia, que aprovou o projeto do Executivo reestruturando financeiramente o Ipesaúde. O anunciado voto do deputado federal Valadares Filho (PSB) pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) também contrariou o PMDB de Jackson. Resta saber como fica o vice-governador Belivaldo Chagas (PSB) nesse anunciado racha político.

Auxílio vergonha

A OAB em Sergipe vai convocar seu Conselho Seccional para discutir a legalidade e constitucionalidade das resoluções administrativas determinando o pagamento retroativo do vergonhoso auxílio-moradia a procuradores, promotores de justiça e conselheiros do Tribunal de Contas. O presidente da OAB/SE, Henri Clay Andrade, já instaurou procedimento administrativo sobre o tema e o encaminhou para análise da Comissão de Estudos Constitucionais da Ordem.

Atraso do atraso

E o coitado do aposentado estadual recebeu uma péssima notícia: só receberá amanhã (13) a aposentadoria referente a março último. Isso significa um atraso de dois dias desde que o Executivo sergipano passou a pagar aos aposentados no dia 11 do mês seguinte. E explicação do governo para o atraso do atraso são as constantes quedas na arrecadação e no repasse do Fundo de Participação dos Estados (FPE). Então, tá!

Mãos ao alto

A Polícia Militar garante que o número de homicídios praticados em Sergipe caiu 7% quando comparados os três primeiros meses deste ano com o mesmo período de 2015. Foram 345 assassinatos no ano passado, contra 322 agora em janeiro, fevereiro e março. Apesar dessa festejada redução, somente no último final de semana ocorreram 15 homicídios no Estado. Cruz Credo!

BRT paraguaio

Veja o que publica hoje no Jornal da Cidade o colega Osmário Santos: “Os usuários do sistema de transporte coletivo de Aracaju dizem que não gostam de ‘pegar’ os ônibus do BRT porque eles circulam muito lentos. Realmente, os BRTs andam sempre vazios”. Arrepare!

Posse festiva

Em solenidade pra lá de concorrida, o juiz Diógenes Barreto foi empossado desembargador do Tribunal de Justiça de Sergipe. O competente e sério magistrado foi escolhido pelo critério de merecimento para ocupar a vaga deixada pela desembargadora Marilza Maynard. “É a coroação de uma carreira profícua e exitosa”, discursou a também desembargadora Elvira Maria de Almeida Silva, escalada para falar em nome do colegiado.

Abra o olhe

A Justiça Eleitoral informa que não envia e-mails para comunicar o cancelamento de títulos eleitorais. Mensagens dessa natureza devem ser apagadas, pois podem conter vírus de computador ou qualquer outro software malicioso. Segundo o TRE, tal prática maliciosa se intensifica à medida que o prazo final de regularização eleitoral se aproxima. Portanto, fique ligado!

Moto mata

Pilotadas por adolescentes e adultos não habilitados, as motocicletas seguem fazendo vítimas. Boletim do Hospital de Urgências de Sergipe revela que, em apenas três dias (sexta a domingo último), foram atendidas alí 59 vítimas de acidentes com moto. Um horror!

Sem serventia

Do internauta Murillo Dantas, ao comentar no Facebook o desejo do presidente do TCE, Clóvis Barbosa, de acabar com essa história de chamar aquela corte de Tribunal faz de Contas: “O Tribunal de Contas é um órgão com o qual ou sem o qual a administração pública seria tal e qual”. Aff, Maria!

Recorte de jornal

Publicado no jornal Folha de Sergipe, em 30 de maio de 1907

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais