SE: o pior lugar do mundo para alguns

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Já pensou que se em cada eleição o político que passou todo o tempo esculhambando com o Estado, como se fosse o pior lugar do mundo, se rejeitado nas urnas não pudesse ser mais candidato? Seria uma maravilha para as cidades brasileiras. Ficariam livres de dezenas de preguiçosos e algorentos que só tem a ânsia de chegar ao poder.

Alguns candidatos chegam ao absurdo de comemorar o assassinato de pessoas. Contam números e colocam todos na conta do governo. Como se os abnegados policiais podem deter crimes passionais, suicídios e brigas de vizinhos. Até mesmo acidentes de trânsito fatias são computados como culpa do governador. Tem  gente na SSP que mesmo em cargo comissionado torce contra. É esse o compromisso ético?

Na área da saúde também não é diferente. Médicos que sabem que o problema da saúde é nacional fazem politicagem pela rede social. Em Sergipe, um deles, está cuspindo no prato que comeu (ou come) pelas redes sociais. Um médico, que já teve (ou tem?) cargo comissionado na Fundação da Saúde,  já foi secretário em Pedrinhas, entre outros, hoje vive escrevendo contra o atual governo. Ou seja, cuspindo no prato onde foi diretor. É esse o compromisso ético?

Estes mesmos, se o candidato da oposição não ganhar, jogarão seus tentáculos para continuar no poder ou conquistar algo maior ainda.

A humanidade é assim: enquanto alguns poucos se entregam, fazem sacrifícios em defesa da sociedade, outros propagam o caos, para que dele tirem seus proveitos pessoais.

Denúncias crimes eleitorais. Whatsapp: 8172-83-18
A Procuradoria regional Eleitoral em Sergipe (PRE/SE) criou um novo canal para recebimento de denúncias da população, um perfil no aplicativo Whatsapp. Através do número (79)  8172-8318, a população poderá enviar denúncias com textos, fotos, vídeos e áudio.

Padre de Macambira perde mais uma na Justiça contra Prefeitura
O padre Américo, de Macambira, mais uma vez entra em polêmica. Desta vez perdeu um processo judicial contra a prefeitura por conta o projeto de urbanização de uma praça para colocação de equipamentos de lazer ao lado da Capela São João Batista, no povoado Tauá. O padre alegou que o espaço era da paróquia.

Bem comum do povo
A juíza decidiu que os equipamentos de lazer já integram o bem comum do povo, caracterizando-se uma desapropriação indireta. Pelo que se vê o padre até contra o lazer do povo fica contra. Até quando Dom Lessa?

PM apresenta plano operacional
A Polícia Militar realiza amanhã, 23, às 8h, a apresentação oficial do Planejamento Operacional referente às Eleições 2014. O momento acontece no auditório do Quartel do Comando Geral, localizado na rua Itabaiana, 336, Centro, Aracaju.

Trabalho
Na oportunidade, o coronel Jackson Nascimento, coordenador da Operação de Segurança das Eleições 2014, detalhará à imprensa o trabalho que será desenvolvido pela Corporação tanto na capital, como no interior sergipano.

Mosqueiro faz desfile cívico e homenageia Marcelo Déda
Ontem, 21, à tarde foi realizado o desfile cívico das escolas situadas na Zona de Expansão de Aracaju, na orla Por do Sol Cleomar Brandi. O eterno governador Marcelo Déda foi o homenageado deste ano. Na semana passada, Déda recebeu uma bonita homenagem no município de Areia Branca.

Esclarecimentos notas eleição SINPOL/SE
No último sábado, 20, o blog divulgou release recebido da chapa 02, sobre a eleição para Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal do Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Sergipe (SINPOL Sergipe) para o quadriênio 2015/2018, que será realizada no dia 26 de setembro de 2014, no Cotinguiba Esporte Clube, em Aracaju. As duas últimas notas publicadas – analisando as ações da atual diretoria – são opiniões dos candidatos da chapa e não do blog. Este espaço está aberto para divulgação das propostas das duas chapas, como também para publicação de artigos.

Eleições SINPOL 2014
No próximo dia 26, sexta-feira, das 7h às 17h, no Clube Cotinguiba, realizar-se-á eleição para diretoria e conselho fiscal do Sindicato dos Policiais Civis de Sergipe, entidade que representa os servidores da Polícia Civil e da Coordenadoria Geral de Perícias (COGERP). A COGERP coordena o Instituto Médico Legal, Instituto de Identificação, Instituto de Criminalística e o Instituto de Análises e Pesquisas Forenses.

Composição da Chapa 01
A CHAPA 01 – Operação Padrão: união, competência e coragem – é composta pelos seguintes colegas: diretoria – Antonio Moraes, Fábio Dantas, Breno Muniz, Arlindo Sena, Antonio Luciano, Antonio Waldocy, Adriano Sobral, Camila Tojal, Roberto Carlos;conselho fiscal –  Gilberto, José Olavo e Anderson Lindberg.

Principais Propostas para os servidores da Polícia Civil
O candidato a reeleição, Antonio Moraes, informou como uma das propostas para os Servidores da Policia Civil, colocar em debate com a categoria da PC a Fusão de todos os cargos da base da Polícia Civil (Agente, Agente Auxiliar, Escrivão, Detetive e Agente Policial) no cargo de INVESTIGADOR DE POLÍCIA CIVIL, reconhecendo-o como autoridade policial apta a: 1. Lavrar Boletins de Ocorrência, Termos Circunstanciados e Autos de Prisões em Flagrante, procedimentos que se constituem etapas da investigação criminal conduzida pelo delegado de polícia. 2. Dirigir equipes de campo em investigações coordenadas por delegados de polícia. 3. Dirigir administrativamente delegacias de cidades pequenas. Precisamos colocar em lei o que efetivamente já fazemos na prática, arrematou o candidato.

Principais Propostas para os servidores da COGERP
Para Moraes, o reconhecimento salarial para todos servidores da COGERP é um compromisso da CHAPA 01. A Chapa 01 vai defender para a categoria da COGERP a equiparação salarial dos servidores oriundos de outros órgãos com os servidores das carreiras periciais, de modo a que todos recebam o mesmo valor quando, na prática, realizarem os mesmos serviços. Já conquistamos o decreto que garante que ninguém mais poderá ser devolvido e que ninguém mais entrará na COGERP oriundo de outro órgão. O texto do decreto foi escrito pelo atual presidente em consonância com as decisões tiradas nas reuniões com a categoria. Já temos uma proposta de projeto de lei pronta que garante o reconhecimento salarial, cujo texto também foi escrito pelo atual presidente do sindicato em consonância com as decisões tiradas nas reuniões com a categoria. Vamos ainda promover a união e a harmonia entre os atuais e os futuros servidores que foram aprovados no último concurso e estão fazendo o curso de formação, disse Moraes. Com uma diretoria forte e qualificada e uma categoria com vontade de vencer, o sucesso será certo, concluiu.

Coworking Agora é REDE +
Com foco anterior voltado apenas para escritórios virtuais e compartilhados, a Coworking repaginou, mudou o nome para REDE + e agora passa a oferecer também capacitação ao empreendedor e empresariado através de uma vasta lista de cursos e palestras. A REDE + possui uma grande teia de relacionamento no Brasil e no exterior para dar suporte às empresas se projetarem no mercado globalizado, além de ambiente moderno, aconchegante e propício para excelentes negócios.

Agenda
22 de setembro, segunda-feira. Dia do contador, da juventude, da defesa da fauna e do técnico agropecuário. Faltam 13 dias para o primeiro turno das eleições.
Presidente do SEBRAE fez palestra em Aracaju. Luiz Barretto falou sobre mudanças na Lei do Simples. /// Campanha eleitoral chega à reta final. Comércio de derivados de petróleo movimenta 590 milhões de reais no Estado. SMTT informa que projetos para melhorar a mobilidade urbana serão implantados logo no começo de 2015. Pesquisas eleitorais são aguardadas durante esta semana. No plano nacional, IBOPE e DATAFOLHA são as mais importantes. Governo federal cria comissão especial para apurar causas de falhas na PNAD do IBGE. Laudo sobre desabamento de prédio será divulgado nos próximos dias.

Curtas

REBELDES OCUPAM A SEDE DO GOVERNO DO IÊMEN E PREMIÊ RENUNCIA. /// TURQUIA NEGA PAGAMENTO DE RESGATE PARA LIBERAÇÃO DE REFÉNS. /// SOBE PARA 10 NÚMERO DE MORTOS POR TEMPESTADE NAS FILIPINAS. /// INVASOR É DETIDO NO SEGUNDO INCIDENTE DA SEMANA NA CASA BRANCA. /// PARA AÉCIO, SUA CAMPANHA NÃO ERROU. – “HOUVE UMA TRAGÉDIA.” /// DISPUTA ENTRE DILMA E MARINA É MAIS ACIRRADA NA CLASSE MÉDIA.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Série D
Com a derrota sofrida diante do Globo (RN), o Porto de Caruaru não obteve sua classificação para continuar disputando o campeonato brasileiro da Série D. A posição final do grupo A-4 ficou sendo a seguinte: 1. Confiança, 18 pontos; 2. Globo, de Ceará Mirim (RN) – 16; 3. Porto, de Caruaru (PE) – 15; 4. Vitória da Conquista, 3. E 5, Betim Ipatinga, com apenas 2 pontos ganhos.

Série A
O G-4 continua sendo liderado pelo Cruzeiro (49). Em segundo lugar, está o São Paulo, com 42. O Internacional é o terceiro colocado, com 41. E o Corinthians é o quarto, com 40 pontos.

Copa Nordeste
Em reunião realizada na última quarta-feira, no Recife, ficaram definidos os grupos da Copa Nordeste.
Grupo A – Vitória, América-RN, Confiança e Serrano.
Grupo B –  Sport, Sampaio Correia, Coruripe e Socorrense.
Grupo C –  Náutico, Salgueiro, Moto Clube e Piauí.
Grupo D –  Ceará, Fortaleza, Botafogo e River.
Grupo E –  Bahia, CRB, Campinense e Globo.
Os primeiros colocados de cada um dos 5 grupos estarão classificados para a segunda fase, juntamente com os três melhores segundos colocados. A competição terá 74 jogos no total e terá a duração de três meses.

Voleibol masculino
A Polônia conquistou, de forma brilhante, o campeonato mundial de voleibol masculino, ao derrotar, ontem, o Brasil, por 3 sets a 1. A seleção brasileira já havia sido derrotada pelos poloneses. A partida final foi realizada na cidade de Katowice. O Brasil é tricampeão mundial da modalidade. Enquanto isso, a Polônia venceu a competição pela segunda vez, a última há 40 anos.

PELO TWITTER

www.twitter.com/gilbertotv  Quando você está bem todo lugar é bom. Quando você não está, nem com reza brava o lugar fica bom. Não é assim?

www.twitter.com/lukinhasdj  "Quando 1 porta se fecha, 2 ou 3 se abrem." (Raimundo Doido, carregador de armário.)

www.twitter.com/ProfAndreyLemos  Que venha a primavera, porque as flores e os amigos são essenciais!

www.twitter.com/eugenio_nas  DE OLHO NA GRANA – Eleitores espertalhões não querem oncinhas, a onda agora são as garoupas

www.twitter.com/clovis_silveira  Acabe com essa história de não gostar de política. Mesmo não gostando, você vai ser governado por um político!

DO LEITOR

Adesivos nos outdoor da cidade
Do leitor Yuri Oliveira: “Vejo um extremo descontrole no agrupamento dos empresários que agora creio que compraram todos outdoors da cidade porque por onde passo vejo uma poluição de adesivos nos outdoors de propagandas, fora a degradação dos pontos de ônibus infestados também com os mesmos adesivos. Vejo uma boa passagem para esse agrupamento na música de Cazuza "Sua piscina esta cheia de ratos / Suas idéias não correspondem aos fatos…"

O mundo gira e a história se repete
Do leitor Messias Gonçalves: “Nas eleições de 2010, quando o então deputado federal Eduardo Amorim se candidatou a uma vaga para o senado federal, colocou com um dos seus suplentes, o então empresário Laurinho da BOMFIM e da BOA LUZ. E o que foi que ganharam com isso? E os seus funcionários que acreditaram e pediram votos dos seus familiares e amigos? Foram enganados e depois descobriram que os seus direitos não estavam sendo respeitados e creditados. As empresas “faliram” e estão até hoje tentando na justiça do trabalho receber o que são de direito.  Agora em 2014, na mesma coligação do senador, há outro candidato para deputado federal, que é também empresário do setor de transporte de passageiros. E por coincidência, tem salários e até pensões alimentícias atrasadas. Ou seja, desconta dos seus trabalhadores e não estão pagando as ex esposas, podendo até levar para a prisão os seus ex maridos. Acreditam se quiser, pois o exemplo de 2010 deve ser lembrado agora.”

ARTIGO

No Senado tem muito trabalho, só dona Maria não sabe  por Édson Júnior*

“Eu não tenho mais saúde pra tá toda semana pra lá e pra cá, pra lá e pra cá, pra lá e pra cá… e no senado, a sensação que a gente tem é que não se trabalha” (Senadora Maria do Carmo na Liberdade FM)
Esse é um trecho de áudio que corre pelas redes sociais e que tem deixado o eleitor frustrado e indignado com a revelação de que no senado não se trabalha. Não sei se os demais senadores tomaram conhecimento disso, mas não é nada edificante para suas excelências esse “sincericídio” de Dona Maria. Será o senado uma grande casa de veraneio para os 81 senadores? 
A primeira pergunta que me fiz ao ouvir essa revelação foi: se no senado não se trabalha, por que a senadora quer mais um mandato de 8 anos e completar 24 anos “sem trabalhar”? Mais: se ela não suporta mais as idas e vindas de Brasília, novamente me pergunto: por que a senadora quer mais 8 anos de mandato?
Se a senadora não tem mais disposição e não participa ativamente dos trabalhos, por que colocou seu nome na disputa???? Por que ela quer mais 8 anos???? Para entregar o mandato para Ricardo Franco? É justo o eleitor votar em Maria e ficar com Ricardo? O que fez Ricardo Franco para ganhar um mandato de 8 anos na mais alta casa legislativa do País? O que fez Ricardo Franco para representar Sergipe e os sergipanos? Se ele queria um mandato, por que não colocou seu nome na disputa, ao invés de se abrigar no nome da senadora Maria do Carmo? O que você acha leitor? Pense numa coisa boa é ganhar um mandato para o senado a custo zero, sem gastar nada, nem a sola do sapato.
Voltemos à senadora Maria do Carmo. Observando o portal do senado para verificar se de fato lá não se trabalha, vi que os números que saem dele não dão razão à senadora Maria do Carmo. Trabalha-se e muito naquela casa. O problema é que a senadora pouco participa dos trabalhos, aí o problema não é o senado, é ela. Se ela não deixasse a cadeira de Sergipe vazia na hora das votações, saberia que lá se trabalha, e muito.
Já é de conhecimento de todos que de 1.666 votações havidas nestes 16 anos dos seus dois mandatos, a senadora não votou em 1.004 matérias. Isso corresponde a uma ausência em votações de mais de 60%, quase 10 anos de mandato. O que você acha, caro leitor? É o senado que não trabalha ou a senadora?
Vejamos algumas importantes votações que a senadora Maria do Carmo não votou. Matérias importantíssimas para a sociedade. Acompanhem:
1) NÃO VOTOU na criação do CASA ABRIGO, programa que possibilita local adequado e seguro para mulheres vítimas de violência doméstica, inclusive para permitir a ela se proteger de novas ameaças do companheiro/marido. Esse programa é um reforço, um auxílio à Lei Maria da Penha. A senadora se diz defensora das mulheres e nos seus programas enaltece sua defesa a elas. Mas na hora de votar, por quê não vota em favor delas?;
2) MARIA NÃO VOTOU NA AMPLIAÇÃO DA LICENÇA MATERNIDADE DE 120 PARA 180 DIAS, uma importantíssima demanda das mulheres, uma demanda internacional e dos movimentos de mulheres, pois assegura maior tempo para a formação dos laços familiares nessa primeira etapa da infância, estabilidade familiar e maior tempo de amamentação para o bebê. A senadora também não votou nesse projeto. Novamente a senadora vira as costas para as mulheres;
3) NÃO VOTOU na PEC DAS DOMÉSTICAS, projeto que concede às empregadas domésticas os mesmos direitos dos trabalhadores formais. MARIA NÃO VOTOU pelo salário mínimo para a empregada doméstica, pela licença de 120 dias de gestante para elas, não votou pelas 44 horas semanais, horas extras, repouso semanal remunerado e tantos outros direitos. O pior é que ela diz na propaganda que foi a idealizadora da proposta. Não é verdade. A proposta foi uma iniciativa da Câmara dos Deputados e quem começou a colher as assinaturas foi o Deputado Federal Carlos Bezerra, do PMDB/MT;
4)  NÃO VOTOU NA DESONERAÇÃO DOS PRODUTOS DA CESTA BÁSICA, projeto que beneficia toda a população e que reduz a pressão inflacionária sobre os salários dos trabalhadores. Por que não votou, senadora, a senhora não se diz a mãe dos pobres?;
5) NÃO VOTOU NO AUMENTO DA BOLSA DE ESTUDOS À MÉDICAS, INCLUSÃO DELAS NA PREVIDÊNCIA SOCIAL E GARANTIA DE LICENÇA MATERNIDADE, projeto que beneficia as mulheres que são profissionais médicas e que estão fazendo residência ou especialização.
Num rápido resumo, a senadora Maria do Carmo parou no tempo do Pró Mulher e o senado não lhe dá nenhum apetite, a não ser pelos jornais e revistas que lê. O senado para Dona Maria do Carmo é uma carga que ela não suporta mais. Os números de sua atuação dizem isso, as votações que ela deixou de votar dizem isso.
A senadora merece o respeito dos sergipanos? Claro que sim, mas a questão não é essa, a questão é eleger um representante que seja atuante, que tenha qualidade técnica para os debates, que tenha capacidade de liderança e que tenha disposição para os grandes debates que impactarão na vida dos sergipanos.
A senadora Maria do Carmo já fez o que devia, agora a hora é de admitir que precisa estar em seu estado, cuidando-se. Deixar as incômodas idas e vindas de Brasília para quem esteja disposto a ocupar aquela cadeira e ajudar Sergipe nos grandes debates de 2015.
Não há como defender um mandato tão improdutivo, tão distante do que deseja o eleitor. O voto do dia 05 de outubro é importante para o Brasil, é importante para Sergipe, é importante para o futuro dos sergipanos.
É bom o eleitor avaliar o que deseja agora, para não lamentar nos próximos 8 anos.

* Estudante de Jornalismo – UNIT

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun  

Frase do Dia
“Felicidade é tirar o máximo proveito do que se tem. E riqueza é tirar o máximo proveito do que se consegue.” Rosamunde Pilcher, OBE (Cornuália, 22 de Setembro de 1924) é uma escritora inglesa.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais