Seixas: peregrino da Juvenil Esperança

Na 1ª pessoa: Uma emoção inesquecível: Seixas presente ao lançamento do meu livro em 06/12/2006. Guardei na memória suas palavras…

Pouco tempo depois de completar 90 anos, em 2007 (23/02/1917) ao participar de uma homenagem na Câmara de Aracaju, em 02 de abril, o ex-governador Seixas Doria  – que faleceu ontem, aos 94 anos – fez o discurso que estava pronto para a festa dos 90 anos (na AABB), mas a emoção não deixou que ele falasse.

Em homenagem a ele, seus familiares e a todos sergipanos que tem orgulho deste homem que foi exemplo para o país, o blog publica parte deste discurso. Uma mensagem de um homem que sempre esteve acima do seu tempo e acima de todos nós.

Essa peregrinação citada por ele quem tem a esperança no coração sabe o que ele falou. Serve de exemplo para muitos, principalmente para os governantes:  És o peregrino da mudança, que não titubeará quando necessário e, saberá, silenciar quando preciso. Alguns trechos:

“Tenho sido e continuo sendo, o peregrino, hoje, nonagenário, realimentando, nas asperezas do percurso, a ansiosa, juvenil esperança, de quando dei os primeiros passos naquela jornada, em cujo percurso conheci as grandezas e as misérias da alma humana”

“Preso, desposto vivi um calvário de sentimentos. A prisão significou para mim o que para os peregrinos representa o

….que depois foram seguidas de um forte aperto de mãos. Um homem acima de seu tempo, o eterno Peregrino da Juvenil Esperança como ele mesmo se definiu. (Fotos: César de Oliveira).

“Caminho de Santiago”. E eu sou, na verdade, um velho peregrino que, caminhando sempre, apoiando no bastão das amizades e dos afetos solidários que nunca me faltaram. Tenho sido e continuo sendo, o peregrino, hoje, nonagenário, realimentando, nas asperezas do percurso, a ansiosa, juvenil esperança, de quando dei os primeiros passos naquela jornada, em cujo percurso conheci as grandezas e as misérias da alma humana. Subi ao topo das colinas, onde o orgulho, a vaidade e as ambições podem desvirtuar a caminhada, mas, consegui, e nisso senti o toque daquela mão invisível poderosa, que me instigou sempre a olhar além, de visar os horizontes e nesta vista abrangente, entender tudo que havia de ilusório, de frágil, de passageiro, naquela passagem pelas alturas, até porque, era preciso cruzar a outra vertente, descer, atravessar os vales, desviar-me dos pântanos, mas continuar, e viver, e resistir, para não alimentar nenhuma sensação de perda, muito menos de desespero e jamais de vingança e ódio.

“A história continua a história não morre, porque existem esses peregrinos. E eu quero prosseguir, frágil e humildemente pertencendo a essa mesma multidão”

……Permaneço envolvido naquela multidão de caminhantes, dos peregrinos de todos os tempos, de todas as idades, que continuam avançando sempre, alguns, calcando hoje o tênis da moda. Outros, nas jornadas épicas da Revolução Francesa, usaram o barrete frigil e cantaram a marselhesa. Eram peregrinos dessa mesma jornada, os que, na Estação Finlândia, receberam em festa o exilado líder, e foram fazer a revolução de 1917, na Rússia opressora dos tzares. Eram também os mesmos peregrinos aqueles que anos depois, morriam nas ruas de Praga, de Varsóvia, de Berlim, enfrentando tropas do Império Soviético. Foram corajosos peregrinos os 18 que saíram do forte de Copacabana, em marcha batida e firme para o sacrifício, diante dos fuzis de todo um exército. A história continua a história não morre, porque existem esses peregrinos. E eu quero prosseguir, frágil e humildemente pertencendo a essa mesma multidão dos esperançosos, com eles, continuar caminhando embora o cajado de ajuda me seja cada vez mais indispensável. …
“É preciso salvar a terra, a nossa casa essa frágil morada, ameaçada pela imprevidência, pela estupidez, pela ganância que alimentam uma falsa noção de progresso”

…. Os peregrinos de hoje, que ainda clamam por liberdade, igualdade e fraternidade, terão necessariamente, de se engajar numa nova, decisiva e irrecusável luta. É preciso salvar a terra, a nossa casa essa frágil morada, ameaçada pela imprevidência, pela estupidez, pela ganância que alimentam uma falsa noção de progresso. Mais do que nunca, aos noventa anos, eu acredito no futuro, mas, temo que esse futuro esteja hoje seriamente ameaçado porque simplesmente não temos sabido ser generosos, com a terra…

“aos noventa, eu me sinto como se estivesse na exuberância florescente dos vinte anos. Com tanto afagos, vocês meus amigos, tornaram, possível o milagre”

…Tolstoi, aos oitenta anos, escreveu que se sentia como se tivesse cinquenta. Hoje, aqui nessa manhã, cercado pelos amigos, fortalecido pelo carinho dos sergipanos, eu lhes digo: vocês produziram em mim a notável transformação. Muito mais que Tolstoi,  agora neste instante, aos noventa, eu me sinto como se estivesse na exuberância florescente dos vinte anos. Com tanto afagos, vocês meus amigos, tornaram, possível o milagre”.

Velório e sepultamento
O ex-governador Seixas Doria está sendo velado no Palácio Museu Olimpio Campos. O sepultamento será às 16h no cemitério colina da Saudade.

Suspensa a inauguração do novo Teatro Atheneu
A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) informa que a inauguração do novo Teatro Atheneu, programada para ocorrer nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, foi suspensa devido ao falecimento do ex-governador do Estado de Sergipe, Seixas Dória, e o Luto Oficial de sete dias decretado pelo governador Marcelo Déda. A nova data de reabertura do teatro será divulgada ainda nesta quarta.

Hospital de Lagarto é uma realidade
Além dos mais de 106 mil atendimentos de urgência e emergência, entre procedimentos clínicos e de enfermagem, consultas especializadas e administração de medicamentos, o Hospital Regional de Lagarto foi responsável no ano passado também por cerca de 105 mil exames complementares, como hemogramas, sumários de urina, eletrocardiogramas (ECG) e tomografias computadorizadas, solicitados tanto pelo pronto-socorro quanto pelas áreas de internamento. Somente os diagnósticos laboratoriais clínicos totalizaram 89.702, enquanto no mesmo período foram realizados 12.950 exames de raio-X. Já o número de internações chegou a 2.181 em 2011.

Cada paciente não atendido vira manchete, mas milhares atendidos é só rotina…..
A unidade ainda é responsável por garantir cobertura assistencial a uma população de cerca de 250 mil pessoas da região Centro-sul do Estado e, desde a sua inauguração vem ampliando a assistência aos usuários do SUS. No início deste mês, por exemplo, a unidade implantou um serviço pioneiro no interior sergipano, o de hemodiálise intra-hospitalar, destinado a pacientes graves internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou nas alas Vermelha e Amarela que tenham quadro de insuficiência renal crônica. Antes, este serviço somente era disponibilizado no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), em Aracaju.

Aterro e audiência em Socorro
A população de Socorro disse não ontem, 31, a implantação de um aterro no povoado Tabocas. Diversos foram os questionamentos e a população mostrou que não só está consciente, mas preparada para se mobilizar contra a possibilidade de um aterro na região.

Grande Aracaju não tem área para aterro
A verdade é uma só: na chamada Grande Aracaju não existe uma área que contemple tudo que é necessário para um aterro. A de Taboca, por exemplo, de um aqüífero bem próximo além da população vizinha. O município de Socorro tem um espaço que deixou de ser municipal e virou um eixo de crescimento representado pelas BRs 235 e pela 101. Em outras áreas, há os rios abastecedores Poxim e Pitanga, que a Deso tem obrigação de proteger, pois estão localizados antes da estação de captação e tratamento, a ETA Poxim. Há ainda a expansão urbana, a área toda loteada, chácaras, moradias peri-urbanas que vem  crescedo aceleradamente.

Do outro lado
Em um raio mais longo, que vai desse ponto até o rio Vaza Barris, que limita S.Cristóvão e Itaporanga d’Ajuda, existem aqüíferos de água mineral  explorado por 9 empresas que certamente não poderiam ser atingidas por riscos de contaminação. O MP tem que ficar em alerta. Aliás, o MPF, já disse não no passado para a área do povoado Tabocas.

Artigo de Odilon Cabral Machado I
Parágrafo do artigo “Tardif et morose” de Odilon Cabral Machado aqui na Infonet: “Teria sido ou não um excesso de sem-vergonhice, canalhice de péssimo ensaio e exemplo, utilizar o arrimo honesto, desprendido, solidário de doar sangue voluntário, na paga de uma atestação bizarra de fugir da luta, escafeder. E feder! E bote fedentina nisso! Porque na luta, qualquer luta, antes de qualquer coisa os contendores devem se respeitar; para saber perder, inclusive. Por que se é feio perder, muito mais o é conseguir vencer em detração da própria dignidade”.

Artigo de Odilon Cabral Machado II
Continua Odilon: “Que Deus me perdoe e os homens também se os estou a injuriar. Mas eu não creio que o safado seja sempre aquele de quem não nos agradamos. O safado, o capadócio, o moleque e o sem-vergonha, todos; individual, coletivo, explicitado por desenvergonhado, ou escondido no anonimato corporativo e mal vergonhado, todos tem seu estofo próprio em DNA detectável. Procure-o, e este será achado como o joio em paisagem de trigo. É erva daninha que ao seu tempo se destrói”.Para quem deseja ler todo o artigo: https://.infonet.com.br/odilonmachado/ler.asp?id=123675&pagina=1

Projetos do PSC para eleições municipais
O senador licenciado, Eduardo Amorim esteve em Brasília para participar da Reunião da Executiva Nacional do Partido Social Cristão (PSC), onde já começaram os primeiros diálogos para as eleições municipais que acontecem esse ano e as perspectivas de crescimento do partido até 2014.

Candidatos nas capitais
Segundo informações da sigla cristã, o PSC terá candidatos a prefeitos em todas as capitais do Brasil. Em Curitiba, por exemplo, o líder do partido na Câmara dos Deputados, Ratinho Junior, já foi escolhido como pré-candidato, sendo citado nas principais pesquisas com reais chances de vitória. Para o vice-presidente, Everaldo Pereira, atualmente, o PSC tem 57 prefeitos e 1146 vereadores. "Para 2012, nossa meta é eleger pelo menos 300 novos gestores e quatro mil parlamentares para as Câmaras Municipais em todo o país", completou Pereira.

Gestão administrativa
O partido não se preocupa somente em eleger seus representantes, mas acredita que eles devem estar preparados para assumir cargos públicos. Em abril, o PSC realizará um curso preparatório para todos os pré-candidatos a prefeito. "A ideia é que eles assistam a palestras sobre orçamento e gestão administrativa. O partido sai e frente com essa iniciativa por acreditar que os novos gestores têm a responsabilidade de se preparar para o exercício do mandato", disse o senador Eduardo Amorim, presidente do PSC em Sergipe.

Sintrase realiza assembléia nesta quinta, 2
O Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado de Sergipe (Sintrase) realizará nesta quinta, 2, um ato público para definir sobre a determinação de greve para os servidores da Administração Geral. A assembléia terá início às 8h da manhã, em frente ao Palácio dos Despachos, e vai discutir, entre outros pontos, sobre o atraso na entrega do Plano de Cargos, Carreira e Remunerações (PCCR) pelo governo, que tinha data prevista para o último dia 22.

Pauta
Com o apoio dos Sindicatos dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE), dos Gráficos de Sergipe (Sindigraf), dos Enfermeiros de Sergipe (SEESE) e CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), a assembléia discutirá o andamento da luta sobre a elaboração do PCCR. Os servidores decidirão se devem parar as atividades ou esperar pelo novo prazo estabelecido pelo governo, que se encerrra, já com a prorrogação, em 14 de março. A comissão técnica, formada por um decreto do governo, é a responsável pelo anteprojeto e tem até esta data para entregar o plano.A partir da finalização do prazo e entrega do documento, as discussões sobre os detalhes do PCCR serão iniciadas entre categoria, sindicato e governo.

Setransp encaminha proposta a SMTT
O superintendente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp), José Carlos Amâncio, anunciou que foi entregue à Prefeitura de Aracaju nesta quarta-feira, 31, a proposta de reajuste da tarifa de ônibus, que considera um aumento da tarifa para R$2,50.

Equilíbrio
"Tem que ser uma tarifa de equilíbrio, mas que a população possa pagar. O que acontece é que trabalhamos com um setor que tem uma taxa tributária muito alta, que transporta vários tipos de gratuidades (23% dos usuários) sem a fonte de custeio, e ainda encara outros fatores como é o caso do transporte clandestino que já gera outra discussão. E infelizmente é a população que acaba por custear essas adversidades do sistema, não o poder público", comentou Amâncio.

Cálculo técnico
De acordo com o superintendente, a prefeitura deve fazer uma avaliação do seu calculo técnico nos próximos dias e anunciar a nova tarifa. "A tarifa ainda é calculada pela tabela de custo de acordo com Lei 1765/91, que considera o veículo, passageiros, o consumo do diesel, considera mão de obra. Lamentavelmente, em Aracaju a gente não consegue aplicar a tarifa técnica calculada, e isso nos impossibilita fazer os reais investimentos que daria mais sustentabilidade para o setor, mas mesmo assim é público e notório que as empresas vêm investindo na compra de veículos e em tecnologia, justamente, para promover um transporte de melhor qualidade para a cidade", disse Amâncio, em entrevista à Rádio Jornal, citando a aquisição, só em 2011, de mais 52 novos ônibus e a ampliação do sistema de monitoramento por GPS.

Reajuste dos rodoviários
O superintendente também lembrou que enquanto a tarifa tem sido reajustada, as empresas de ônibus também tratam do reajuste salarial dos rodoviários, que atualmente está em R$1.100.  "Vamos entrar num acordo coletivo para março. A categoria já obteve conquistas favoráveis, todo rodoviário hoje tem o plano de saúde e o tíquete alimentação, mas entendemos que é necessário o reajuste salarial deles", disse ele. Questionado ainda sobre a manutenção dos pontos e terminais de integração dos ônibus, Amâncio ressaltou que essa questão é de responsabilidade da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito, que, de acordo com ele, fica com 5% de todo o valor arrecadado com as passagens de ônibus para cuidar destes fatores. 
 
32ª Consocial de Sergipe
A caravana do Governo de Sergipe, através da Controladoria Geral do Estado (CGE), seguiu ontem, 31, para o interior do Estado, testemunhar mais uma ação em prol da transparência pública e valorização do cidadão. O palco foi o município de Santana do São Francisco, terra de artesãos, que realizou a 1ª Conferência sobre Transparência e Controle Social (Consocial), reunindo representantes de poder público, de conselhos e da sociedade civil para debater temas relevantes para o desenvolvimento da cidade.

Participação
Com cerca de 90 pessoas, a Conferência contou com uma intensa participação da população santanense na priorização de 20 propostas que refletem as principais demandas do município, além da eleição de 12 delegados que, junto às diretrizes elaboradas, representarão Santana do São Francisco na etapa estadual da Consocial nos dias 28 e 29 de março deste ano.

Informações
A desburocratização das informações referentes aos recursos públicos e a participação efetiva da sociedade civil nas discussões do PPA (Plano Plurianual) e LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) foram algumas das propostas sugeridas pela população ao longo da Conferência.

Academia Passo a Passo: Venha Dançar com a Gente!
A Academia de Dança Passo a Passo oferece: Baby Class, Ballet Clássico, Jazz Infantil, Jazz Adulto, Dança do Ventre,

Dança de Salão, Ballet iniciante e adultos. As avaliações ocorrem semestralmente, de forma sistematizada, com o objetivo de compartilhar o desenvolvimento  técnico e criativo das alunas e alunos.

Aulas Públicas e professores
Os pais e familiares são convidados para uma aula prática que acontece sempre no primeiro semestre e tem como objetivo mostrar o trabalho desenvolvido em sala de aula. O quadro de professores é ocupado por profissionais qualificados que estão em constante aprimoramento e reciclagem. Todo esse trabalho é supervisionado por uma coordenação técnica e artística. O prestigio e competência da Academia Passo a Passo o coloca entre as principais escolas de dança do Nordeste. Venha dançar com a gente! Espaço 1055 – 2º Piso. Avenida Jorge Amado – Jardins. Telefone: 3246 – 15-00.

Dupla  de PMs vence 1ª etapa do Campeonato Sergipano de Vôlei de Praia
Determinação, raça e união. Estes foram ingredientes fundamentais que levaram a dupla capitão Augusto César e soldado Marx Lyra a alcançar lugar de destaque na 1ª etapa do Campeonato Sergipano de Vôlei de Praia. A disputa acirrada envolveu mais de 60 duplas na modalidade esportiva, momento registrado por sergipanos e turistas que visitaram o Verão Sergipe, no último final de semana, na praia da Atalaia Nova município de Barra dos Coqueiros.

Disputa difícil
As disputas ocorreram na sexta-feira, 27, e no sábado, 28, das 8 às 18h. Não havia espaço para descanso ou desistência por parte da dupla que somente teve a oportunidade de treinar nos meses de dezembro e janeiro para a concorrida competição. "Todos os jogos foram difíceis. Tivemos a oportunidade de disputar com duas duplas da Bahia e as demais de Sergipe. O diferencial é que eles têm um tempo determinado e específico para treinamento, enquanto a gente teve pouco tempo para treinar e ainda dividir com o trabalho que desenvolvemos na Polícia Militar", declarou o capitão Augusto César, que joga vôlei de praia desde 2001.

Repletto de novidades
A Stanza se prepara para lançar em grande estilo o mais novo Condomínio Clube da marca Celi voltada para o segmento econômico. Localizado no bairro Luzia, o Repletto ainda está em fase de pré-lançamento e se soma a outros dois Stanza na região – Elevatto e Absoluto – como excelentes opções de moradia. Com espaços de lazer destinados a todas as idades distribuídos em mais de 5 mil metros quadrados de área comum, o empreendimento foi concebido levando em consideração a opinião dos maiores especialista em diversão do mundo. Curioso? Aguarde a campanha de pré-lançamento.

PELO TWITTER

www.twitter.com/mc_jornalista  "Seixas foi um grande politico, que nos inspirou. Um homem que preferiu perder o mandato a se render ao regime militar" – @EdvaldoNogueira

www.twitter.com/JoseRollemberg  Seixas Dória é um herói sergipano. Feliz do Estado que pode lhe chamar de filho e do povo que lhe pôde chamar de líder.

www.twitter.com/sergioalves1  Triste dos que escolhem sempre o caminho mais fácil! Vocês não sabem a alegria que é vencer uma batalha árdua.

www.twitter.com/FabioHenriqueSE  Hoje mais um dia de muito trabalho, e essa é nossa resposta para aqueles que não querem o bem do município que mais cresce em Sergipe

www.twitter.com/chicoandradef  Todo juiz de futebol deveria tomar uma vaia logo ao entrar em campo.Uma vaia,digamos,preventiva.

DO LEITOR

Denúncia de moradora do Costa do Sol: Emurb esclarece que aterro não compromete estruturas das casas

Em resposta à moradora Adriana P. Freire, que em nota publicada nesta coluna na terça-feira, 31, reclama do não

O local em 06 de dezembro 2011 (Amael Oliveira)

atendimento a uma denúncia protocolada na Emurb, a assessoria de comunicação da empresa informa que vai corrigir os danos relatados pela moradora.

A Emurb ainda confirma a informação fornecida à moradora pelo chefe do departamento de fiscalização, Valdson Melo, já que, de fato, técnicos do órgão foram ao local e atestaram a procedência da denúncia. O engenheiro, então, entrou em contato com os responsáveis pela obra que passou a informação de que o terreno estava sendo utilizado provisoriamente como depósito dos materiais de suporte para execução das obras de construção do canal Beira Mar, informação que, por sua vez, foi passada à solicitante.

“Confirmamos as informações fornecidas pelo nosso engenheiro. Valdson Melo tem a confiança desta presidência e em nenhum momento descumpriu o seu compromisso com a população aracajuana, nem enganou a moradora. Todos os fatos relatados correspondem ao que, de fato, ocorreu”, garante o presidente da Emurb, engenheiro Osvaldo Nascimento.

Imediatamente, após tomar conhecimento da denúncia nesta coluna, a empresa enviou um técnico no local que

O local em 31 de Janeiro de 2012 (Amael Oliveira)

documentou a área com fotos, que estão à disposição da imprensa. Foi constatado que o aterro foi executado sem comprometer a estrutura das casas, inclusive, sem encostar nem nas paredes da residência da moradora nem nos demais imóveis do conjunto Costa do Sol.

A Emurb tranquiliza a solicitante, reafirmando o compromisso do órgão com a melhoria da qualidade de vida daquela população. Se depois de usar o terreno com depósito, houve o aterro irregular da área, a Emurb garante que providências serão tomadas para garantir que os imóveis não sejam afetados.

Osvaldo Nascimento ainda destaca que as obras de construção do canal Beira Mar, objeto da denúncia da moradora, são essenciais para o equacionamento dos pontos de alagamento no residencial. Nas obras estão sendo investidos cerca de 5,2 milhões e a previsão é de que sejam concluídas na metade de fevereiro.

Intervenção Sindical
Do leitor Narcizo Machado Filho: “O sindicalismo no Brasil teve início em meados do século XIX. Após a grande revolução industrial na Europa já existia  uma serie de movimentos dos trabalhadores que reivindicavam melhores condições de salários e de trabalho, não foi é não é diferente no Brasil, em especial no Estado de Sergipe.Ultimamente o que mais se vê, é greve, mobilização, concentração de trabalhadores reivindicando seus direitos. Um pergunta no meio dessas movimentações, precisa ser feita, Porque os Gestores não respeitam os direitos dos Trabalhadores? Porque esses direitos, só são respeitados depois de longas greves e negociações? Ora se são direitos, estão previstos no Estatuto, estão previstos nas leis dos homens, por certo a resposta, só eles (gestores) obtém o resultado. Os Direitos previstos nas Leis, são regras gerais, impessoais e abstrata, para evitar situações diversas, baseadas em preferências pessoais ou restrições discriminatórias. Portanto, o que se espera, é que os gestores públicos atendam as reivindicações legítimas, legais dos servidores e que respeite o Estado Democrático de  Direito, onde as pessoas possuem direitos e deveres, defendido por elas (as leis) no rol de garantias fundamentais, baseadas no chamado "Principio da Dignidade Humana".

Benefício aos já beneficiados!!!
De uma servidora da Deso: “O que significa "descobrir um santo para cobrir outro"? Para mim, reles servidor público celetista da polemizada Cia de Saneamento de Sergipe – Deso, significa tirar de uns e dar a outros. Explicar-me-ei: no acordo coletivo dos empregados da Deso possui uma cláusula que se refere à realização de estudos que viabilizem formas de financiamento de moradia para aqueles que ainda não possuem casa própria e que possuem baixa renda (acreditem, há sim empregados concursados que recebem menos de um salário mínimo, ao contrário do que muitos pensam). Pois bem, louvável é a iniciativa de levantar o quantitativo de pessoas incluídas nesses critérios, porém, reprovável é a cessão de um terreno de tamanho compatível ao de um condomínio, de posse da Deso, para o Governo do Estado construir moradia para os policiais militares, que ganham o suficiente para financiar um imóvel. Os policiais merecem ser beneficiados, como toda classe trabalhadora que se preze, mas o Governo que busque outras formas de fazer isso, não retirando um patrimônio da Deso, que poderia ser revertido para servidores, sim, necessitados de benefícios além do baixo salário. Porque o Governo não investe nisso para aqueles que captam, tratam e distribuem o bem natural precioso que sai de nossas torneiras? Quer conceder aos seus queridos? Invista! Use a arrecadação de tributos para isso! Diminua os CC's e faça concurso público decente, com remuneração cabível a bons profissionais! Seja coerente, Sr. Doutor engenheiro da máquina pública!!!”

Quadriciclos na praia do Refúgio
Da família Brasileiro: “Vou sempre ao "Meu Bar" na praia do Refúgio, depois do Parati e este domingo a certeza da

impunidade e da falta de fiscalização chegou ao seu limite. Quadriciclos em alta velocidade, guiados por crianças, quadriciclo onde um homem adulto transporta mais 4 sobre o veículo, ressalvando-se que eram crianças expostas ao risco, uma caminhonete dava cavalo de pau e tudo bem perto dos banhistas, das crianças. Sempre acontece, mas este domingo foi demais!!! Passou do limite da tolerância!”

Praia do Viral: lá crianças também dirigem quadriciclos 
De um leitor: “Neste final de semana fui convidado por amigos a ir na Praia do Viral, ( foz do rio Vaza Barris )um lugar simplesmente maravilhoso para você estar com amigos filhos e família, o pessoal da Marinha fazendo um trabalho fantástico (parabéns), fiscalizando os proprietários de lanchas e  jet sky mas o grande problema não está vindo pela água e sim pela terra. Os , riquinhos com seus carros possantes levam a reboques quadriciclos para que seus filhos fiquem enfernizando a vida dos banhistas ( os sem quadriciclos ), as crianças ficam com medo de serem atropeladas, e o incrível é que eles entregam essas máquinas a crianças com menos de oito anos, e ficam incentivando eles a fazerem pegas uns com os outros, eu pergunto, de quem é a obrigação de fiscalizar? SMTT, CPTRAN?, para pilotar essas máquinas não é preciso habilitação? nas areias das praias pode-se andar com esses tipos de veículos que podem chegar até 140 km/h? por favor publique para ver se alguém toma providencia, e aproveite e vá lá também é maravilhoso”.

‘IPESSAÚDE: “Contribuintes pedem socorro” 
Da leitora Mell Vianna: “Em agosto próximo, vou completar trinta anos na condição de servidor público estadual, como contribuinte do antigo IPES, hoje transformado em IPESSAUDE, responsável pela prestação de serviços de assistência médica e hospitalar dos chamados barnabés. Hoje inchado pelos convênios em que o instituto celebrou com diversas prefeituras municipais, sem oferecer aos clientes, aumento no número de profissionais, além da estrutura física das dependências.
O serviço de urgência oferecido aos contribuintes e nossos dependentes, está alojado nos anexos do Hospital da Polícia Militar. Ontem, segunda feira, necessitei desses serviços. Dirigi-me à aquela unidade por volta das oito horas da  manhã. Encontrava lotado com diversas pessoas, com as mais variadas necessidades. Na urgência, até por volta de dez horas, somente um médico encontrava atendendo. Quando chegou outro, logo teve que acompanhar um paciente, que se encontrava em situação delicada. Continuaram com um.
Fui medicado, liberado sem ao menos ter recebido sequer encaminhamento para um profissional especializado para o meu caso. Alertei ao médico que ao procurar os SAC na rodoviária ou nos Shopping, que eles exigiriam  o tal “encaminhamento”. Viagem perdida ao SAC.
Dito e feito. No dia seguinte fui até o SAC da Rodoviária Nova. Solicitei da atendente um clínico geral, depois da negativa de um Neurologista. Para minha surpresa e indignação, conseguir uma ficha para o dia treze de mar. Exatos quarenta e dois dias depois. Isso para um clínico. Imaginem quando precisar de um especialista.
Outro absurdo presenciado por mim, fora a presença e ao mesmo tempo uma visita desses representantes de laboratórios, justamente nos consultórios destinados as consultas de emergência. Numa total falta de respeito, justamente numa hora de sofrimento, como também, falta de gerenciamento ao permitir tais condutas.  
Quem necessitar de endocrinologista terá que ir ao posto da Praça da Bandeira e agendar a primeira consulta para seis meses depois. Independentemente de quanto está a glicemia. Até mesmo para aqueles que já freqüentam, mesmo chegando lá com alto ou baixo índice de glicemia, não é providenciado o deslocamento para a urgência, no HPM.
O IPESSAÚDE é sim um plano de saúde. E para tanto, os seus contribuintes e segurados, não dispõe sequer de uma cartilha contendo todos os convênios, profissionais, clínicas e hospitais, para quando houvesse uma emergência, dependendo de onde estejam, saberem pra onde ir. Estamos órfãos dessas informações.
Lamentavelmente, ainda termos que ouvir dizerem que estão ampliando os serviços com mais órgão municipais. O que era pra ser dos servidores públicos do estado, ao longo dos anos, foi se transformando em mais um “negócio” visando a lucratividade, esquecendo da qualidade dos serviços, que tem obrigação de oferecer aos seus clientes e financiadores”.

Rita Lee e a Polícia
E-mail de Cleveland dos Santos: “Deus nos acuda em época de eleição, aparecem paladino de todo tipo, até de gosto musical!!!!!!!!!!Não espero que concorde ou que publique a notinha mal-escrita (pela nova regra deve ser malescrita). Então, depois de ler em seu blog que  o jornalista Paulo Sousa (o paladino do gosto musical alheio), que é direitor da Rádio Comércio, não vai executar as músicas da cantora Rita Lee e ainda conclama as outras emissoras para o seguirem, deixa-me preocupado!!! Esse jornalista não entende é que a obra transcedende ao autor. Tudo que Rita Lee produziu em letras de canções e em comportamento (gostem ou não) marcou uma geração oprimida por uma ditadura política e comportamental. Hoje esse jornalista quer aplicar uma sanção típica de estados ditadores, negando ao povo fazer a sua escolha daquilo que se quer ouvir.  Agora, sim temos um SALVADOR dos valores musicais de sergipanidade. Passamos agora a ser um ESTADO fundamentalista em gosto musical. Sobrou até para os cantores baianos devido ao infeliz comentário de Cumpadre Washington!!!”

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“A esperança é o sonho do homem acordado”. Aristóteles.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais