Sem pretensão eleitoral, Jackson fica à vontade

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Por trás da declaração do governador reeleito, Jackson Barreto que não será mais candidato, pode-se fazer muitas análises, mas a principal dela é que ele pretende governar com os aliados, mas sem amarras. Ou seja, se fosse candidato ao Senado, teria que ceder muito. Sem candidatura a sede de alguns ficará contida em apenas um copo de água.

As entrevistas do governador, após a eleição, principalmente a concedida ao radialista George Magalhães, revela um Jackson bem maduro, no sentido de governar. Jackson tem um espírito explosivo, não leva desaforo para casa e na eleição, quando teve que bater no adversário soube fazer.

Jackson está passando uma imagem que pretende fazer um governo para marcar a história de Sergipe. Por isso reafirmou que pretende enxugar a máquina administrativa e não apenas oito secretarias.

Incorporações – Porém, Jackson precisa consultar os técnicos porque para enxugar a folha não basta acabar com alguns cargos comissionados. Um dos gargalhos mais fortes são as incorporações de todos os tipos e todos os jeitos. Acabar com as incorporações será uma visão institucional conjunta para todas as esferas de governo. Uma medida que terá efeito a curto e médio prazo.

Ele citou várias vezes a questão da previdência. É público que o Ipes Previdência está quebrado e tem que receber milhões mensais do executivo para se manter. É preciso enfrentar o problema de frente, sem empurrar mais com a barriga.

Aliados – No campo político, Jackson precisa definir quem são os seus aliados nos 75 municípios. Não pode ficar com lideranças antagônicas no mesmo município. Isso não resolve administrativamente. Tem que agradar aos dois grupos que ficam na picuinha provinciana de quem tem mais força.

Adversários – Outro problema que ele tem que resolver é que muitas lideranças que votaram contra ele sempre tem um deputado federal ou estadual do lado do governo. Assim não votaram em Jackson, mas pedem a seu parlamentar os cargos do Estado no município. E aí, aquela liderança que suou a camisa para eleger Jackson ficará chupando manga. Injustiça sem tamanho. Um exemplo: Zé de Francisquinho, de Umbaúba, que disse cobras e lagartos de Jackson, tem cargos no governo porque apoiou os Mitidieri. O certo é que os deputados cedam os cargos dos seus gabinetes para contemplar os inimigos do governo.

Duas vagas para o Senado na manga – Ao dizer que foi a última campanha dele, Jackson coloca na manga da camisa duas vagas para o Senado que estarão em disputa em 2018, além do candidato ao governo e do vice.

Jackson respira política. Por isso vai cortar profundamente na carne em janeiro. Os verdadeiros aliados e amigos entenderão. Quem fizer “bico” já sabe o caminho.

O sucessor será aquele que souber incorporar o novo projeto administrativo com o espírito político de Jackson Barreto.

Em reunião com Jackson, Dilma define visita a Aracaju, amanhã, 09
O governador Jackson Barreto participou ontem, 7, de reunião com a presidente Dilma Rousseff, demais governadores e senadores eleitos da sua base aliada. Na reunião os governadores e senadores foram informados que o Ministro-chefe da Casa Civil, Aloysio Mercadante, irá se afastar do governo a partir de hoje e que vai assumir funções de coordenação da campanha de Dilma Rousseff.

Carreata a tarde saindo do aeroporto
Jackson voltou ontem mesmo para ajudar na coordenação da visita que Dilma Rousseff fará ao estado amanhã, 9.A programação da visita foi definida da seguinte forma: à partir das 13:30 concentração de carros no aeroporto para esperar a presidente que chega por volta das 15h em Aracaju. Do aeroporto ela segue em carreata por alguns bairros da cidade a exemplo do Santa Maria e Augusto Franco com destino ao Espaço Emmes onde haverá uma outra concentração de lideranças e militantes para recepcioná-la. O evento será aberto ao público.

PCdoB pede na Justiça anulação da eleição de Angélica Guimarães para o TCE
O PCdoB – Tânia Soares, do partido é a primeira suplente da coligação) entrou com mais uma ação na Justiça contra a deputada Angélica Guimarães. Desta vez por conta dela ter passado o prazo para publicação da eleição dela pelo plenário da Assembleia, como conselheira do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe.

Seis meses da eleição e prazo para publicação passou
Angélica foi eleita conselheira no dia 8 de abril deste ano, ou seja, há oito meses. A assessoria jurídica argui que o prazo da publicação passou segundo a legislação vigente e reforçada pelo próprio TCE/SE.

Nomes para presidência da ALESE
A imprensa já divulgou que Zezinho Guimarães (PMDB) e Jeferson Andrade (PSD) estão em campanha para presidir a Assembleia Legislativa. Com maioria eleita, o governo estadual não terá problema para eleger uma Mesa Diretora que possa trabalhar com independência, mas harmonia. Fala-se também do nome de Garibaldi Mendonça (PMDB).

Corre por fora
Nos bastidores o comentário é que corre por fora o deputado Gustinho Ribeiro (PSD) que já foi líder do governo e tem trânsito fácil no Palácio.

Base governista. Partidos dos 14 deputados
O certo é que a base governista na ALESE conta com: 4 do PMDB (Garibaldi, Luciano Bispo, Zezinho e Robson Viana); 3 PSD (Luiz Mitidieri, Jeferson e Gustinho); 2 do PT (Ana Lúcia e Gualberto); 1 (PSB), Luciano Pimentel; 1 (PDT), Silvia Fontes; (1) PRB, Jairo de Glória e (1) do PCdoB, padre Inaldo. E de quebra tem Gorete Reis (DEM).

Reunião Nacional PSB
Desde ontem o senador Valadares e o deputado federal Valadares Filho estão em Brasília onde participaram à noite de uma reunião dos dirigentes nacionais do PSB. O partido deve anunciar hoje a tarde, ou amanhã, a decisão do apoio no 2º turno eleitoral. Alguns dirigentes defendem que os Estados fiquem à vontade devido a particularidade política de cada um.

Sem possibilidade de apoiar Aécio em Sergipe
Ontem, 07, ao conceder entrevista ao radialista George Magalhães, o vice-governador eleito, Belivaldo Chagas (PSB) deixou claro que em Sergipe não há possibilidade de junção com a campanha do PSDB. “O PSB estadual não vai apoiar Aécio em Sergipe”, avisou.

Firme com Aécio
Já o candidato derrotado ao governo, senador Eduardo Amorim esteve ontem, 7, com a direção do PSC que decidiu o apoio a Aécio Neves. Nesta quarta-feira, às 10h, no Distrito Federal, Eduardo terá um encontro com o próprio Aécio Neves, onde vai oficializar o apoio.

Pura coincidência. Três parentes de conselheiros eleitos
Por pura coincidência eleitoral os três parentes de conselheiros do Tribunal de Contas de Sergipe foram eleitos para a Assembleia: Jeferson Andrade, reeleito, filho de  Ulices Andrade; Gustinho, filho de Luiz Ribeiro e Dr. Vanderbal, marido da deputada e conselheira já eleita, Angélica Guimarães. Ninguém pense que ter parente como conselheiro  ajuda na eleição. É pura coincidência.

Pura coincidência II. Propaganda PMA
E um leitor atento questiona se é pura coincidência que após a eleição acabaram as inserções comerciais da Prefeitura de Aracaju nas emissoras TV Sergipe e TV Atalaia.

AJU: 4 projetos chegam a Câmara. Um institui plano de carreira auditores e fiscais
Poder Executivo Municipal enviou no final da manhã de ontem, 7 de outubro, quatro projetos. Um projeto institui o Plano de Carreira dos auditores e fiscais de tributos de Aracaju ocupantes do cargo de provimento efetivo de Auditor de Tributos Municipais e de Fiscal de
Tributos Municipais.

Terreno no Parque Diamante para o Sesc
Um dos projetos pede autorização da Câmara de Aracaju para desafetar e autorizar a concessão administrativa por 50 anos de terreno público (cerca de 5 mil metros quadrados) localizado no "Residencial Parque Diamante", no Bairro Ponto Novo, ao Departamento Regional em Sergipe do Serviço Social do Comércio – SESC/SE, para construção de uma "Unidade Escola", composta de quadra poliesportiva e teatro.

Criação do Programa Atende
Outro projeto dispõe sobre a criação do "Programa Atende", na modalidade "Serviço Complementar", no âmbito do Sistema de Transporte Coletivo Urbano do Município de Aracaju, destinado ao transporte de pessoas com mobilidade reduzida, e dá providências correlatas. E outro projeto altera lei municipal que institui o Sistema Municipal de Controle, Avaliação, Auditoria e Regulação do Sistema Único de Saúde no Município de Aracaju.

Gualberto critica sistema eleitoral no país
Reeleito deputado estadual com mais de 25 mil votos, segundo confirmação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SE), o líder do governo na Assembleia Legislativa, Francisco Gualberto, usou a tribuna da ALESE para criticar o processo eleitoral no país. “Nunca participei de uma eleição tão complicada como essa. Foi um verdadeiro comércio eleitoral espalhado por todos os cantos do estado”, disse o deputado.

Compra e venda de votos
Segundo ele, diante do que foi visto em relação à compra e venda de votos, a sociedade brasileira precisa urgentemente repensar seu papel diante de um processo eleitoral. “E não irá bastar uma reforma política apenas legislativa, ou seja, apenas no papel. Tem que haver mudança é no comportamento social. A reforma tem que ser feita também na cabeça de muitos eleitores, pois a questão é de vício, é de cultura”, aponta Francisco Gualberto.

Poço Redondo: integrante do PSOL tem quase mil votos e se credencia para disputar prefeitura
E em Poço Redondo, tirando os candidatos apoiados por lideranças locais, chamou a atenção da votação para deputado federal de Emanuel Messias, candidato do PSOL. Carteiro ele fez a campanha no carro de som dele e pela Internet. Obteve 1300 votos, sendo 918 em Poço Redondo. Com certeza, disputará a prefeitura.

Telha: vereadores pedem ajuda TCE para instaurar CPI
Três vereadores do município de Telha estiveram no Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) na manhã de ontem, 07, com o intuito de buscar orientações que possam auxiliá-los na instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investigará possíveis irregularidades praticadas pela gestão municipal.

Repasse
Conforme o presidente da Câmara Municipal de Telha, vereador Gilmar Gomes da Mota, a CPI irá verificar uma série de situações: “são diversos casos, um deles a falta de repasse de verbas ao Poder Legislativo, dificultando os trabalhos da Câmara”, destacou.Ao lado dos vereadores Alex Eloi e Neudo Alves, o presidente da Câmara também apontou indícios de irregularidades referentes a obras inacabadas por falta de contrapartida da Prefeitura e atraso nos pagamentos dos professores.

Orientação
“O Tribunal se colocou à disposição para nos orientar, por isso saímos daqui muito gratificados. Vamos seguir com a Comissão e na medida em que constatarmos as irregularidades vamos comunicar ao Ministério Público e ao juiz de Direito da Comarca”, concluiu o advogado Furtado Leite.

Reeleição de Jackson
O vereador Max Prejuízo (PSB) utilizou a tribuna da Câmara de Aracaju para parabenizar o governador Jackson Barreto (PMDB) pela vitória na eleição do último domingo, onde foi reeleito governador do estado de Sergipe.“Parabenizo todos os eleitos e aos que disputaram a eleição, em especial ao governador Jackson Barreto, ele que já na primeira entrevista colocou ao povo sergipano que é necessário abrir novas possibilidades para novas gerações. Já coloca claramente que quer governar não pensando em uma nova eleição, mas para trabalhar em prol do povo sergipano que ofereceu a ele mais essa possibilidade”, disse Max.

Ações positivas
O parlamentar disse ter plena convicção de que este governo será marcado por ações. “Jackson já acenou para uma reforma administrativa. Tenho certeza que esse governo será marcado pelo combate a um mal que hoje acontece em nossa sociedade que é a insegurança”, disse Max defendendo que a prevenção na infância e adolescência é a melhor forma para se combater a marginalidade.

Siecon é apresentado aos associados da ASEOPP
Através do consultor técnico da Poliviem Tecnologia, Jair Tiago, os associados da Associação Sergipana de Empresários de Obras Públicas e Privadas – ASEOPP, receberam informações sobre o Sistema Integrado Especializado em Construção – Siecon.

Módulos
O consultor explicou detalhes do Siecon, que é todo modulado, mostrando áreas como orçamento, cotação de preços, requisição de material, entre outros. O sistema atende não somente grandes empresas, mas também de médio e pequeno portes, desde empresas que constroem mais de cem obras simultaneamente até menores que tocam uma obra por vez.

Necessidade
Como é um sistema por módulos, Jair Tiago explicou que as empresas adquirem a quantidade adequada a necessidade de cada uma.  Ficou definido que será marcada uma nova reunião onde o consultor técnico fará uma exposição mais detalhada sobre o sistema para os associados interessados.

Oficina sobre compras públicas

Empreendedores de Cedro de São João, São Francisco, Propriá, Malhada dos Bois e municípios circunvizinhos terão oportunidade de participar da 1ª Oficina de Capacitação de Compras Publicas para Fornecedores e Potenciais Fornecedores. O evento será realizado no Colégio Estadual Manoel Dantas, em Cedro de São João, das 9h às 17h, entrada gratuita.

Entendimento
Segundo a analista do Sebrae responsável pelo escritório de Propriá, Gardênia Rezende Martins, a proposta é facilitar o entendimento dos empreendedores com relação aos benéficos da Lei Geral via o Eixo do Acesso ao Mercado e, com isso, fomentar o Desenvolvimento Econômico Local dos municípios e Região.

Tratamento
“A Lei Geral determina um tratamento jurídico e tributário diferenciado para micro e pequenas empresas, e para empreendedores individuais. Os município que estão com a Lei implementada criam um ambiente favorável para o desenvolvimento dos pequenos negócios, principalmente na questão de acesso a mercado. É isso que queremos mostrar”, destaca Gardênia Martins.

SINDPESE realiza III Workshop
O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de Sergipe – SINDPESE realiza o “III Workshop Sindpese” nos dias 9 e 10 de outubro, no Quality Hotel Aracaju, com os temas: “O Impacto da NR 20, o Direito a Concorrência e a Proteção Patrimonial da Revenda de Combustíveis”.

Palestrantes
Na programação, palestrantes de renome nacional a exemplo de Arthur Villamil, doutor em Direito da Concorrência e Rogério Tsukamoto, professor da Fundação Getulio Vargas em São Paulo, além de expositores com os mais diversos produtos relacionados ao segmento. O Sindicato aposta em informações de qualidade através de temas escolhidos com base nas demandas atuais e direciona o evento para todo segmento da revenda em Sergipe. As inscrições podem ser efetuadas através do site: http://www.sindpese.com   , no Hotel Quality nos dias do evento ou através do telefone do SINDPESE: (79) 3214 – 4708.

Campeonato Brasileiro de Race I
Nos dias 18 e 19 de outubro, a Orla do Pôr do Sol será o cenário da 2ª etapa Nordestina de Sup 2014, do calendário do Campeonato Brasileiro de Race. Um dos esportes que mais crescem no mundo e em Sergipe, estado rico em bacias hidrográficas, o Stand Up Paddle ou SUP é uma prática onde o atleta rema de pé sobre uma prancha. Por ser um esporte democrático, ganha a cada dia mais adeptos, pessoas de várias idades que podem praticar a atividade em rios, lagos, represas, mares e até piscinas. O percurso poderá ter de 6 a 12km, com largada e chegada na Orla do Pôr do Sol, e passando por pontos como a Croa do Goré e Praia do Viral.

Campeonato Brasileiro de Race II
As inscrições podem ser realizadas no site http://www.supaju.com.br custa R$ 160, e terá diversas modalidades como profissional, amador, masculino, feminino, Júnior e Kids, Fun e Paddle Board. “Por sua versatilidade e facilidade, o Sup atualmente é o esporte aquático que mais cresce no planeta e em breve estará nas Olimpíadas. Nosso esporte possibilita um trabalho pedagógico de conscientização sobre a importância da água, além do fortalecimento de vínculos de amizade. Já somos mais de 3 mil praticantes em Sergipe e a viabilidade de Aracaju sediar este evento só foi possível graças ao empresariado sergipano, a quem agradeço em especial à Construtora Impacto”, conta Otavio Luiz Martins de Assis, um dos organizadores do Campeonato e fundador do Movimento SUPAMIGOS.

Espaço de Esportes Wilson dos Reis será inaugurado
Será inaugurado no próximo dia 19 três novos espaços dentro do Ginásio de Esportes Augusto Franco, do SESI, na cidade de Itabaiana. O local passou por uma grande transformação para atender aos usuários e ampliar a quantidade de serviços prestados. Agora, além das áreas existentes, o complexo contará com mais três novidades, o parque infantil, a quadra de voleibol de areia e um campo de futebol sintético com medida de 60×90. A frente desta mudança está Wilson dos Reis, que já trabalha no SESI há 25 anos e quem agora recebe uma bela homenagem, pois o espaço será chamado de “Espaço de Esportes Wilson dos Reis”.

Honra
Para o homenageado é uma honra poder entrar para a história do SESI, já que foram tantos anos dedicados a esse trabalho. O ginásio está situado na Rua Pedro Diniz, s/n, em Itabaiana e existe desde 1988, já são 26 anos oferecendo qualidade de vida e bem-estar aos itabaianenses e regiões vizinhas.

Agenda
08 de outubro, quarta-feira. Hoje é o dia do NORDESTINO.
Iniciada a temporada de concertos do violinista holandês André Rieu. As apresentações em São Paulo ocorrerão até o dia 12, no auditório Ibirapuera. Hoje (08.10), sai o IPCA, índice que mede a inflação oficial do país, relativo ao mês de setembro.
Amanhã, quinta-feira (09.10), julgamento do recurso do ex-médico Roger Abdelmassih, que está preso em Tremembé. Na sexta-feira (10.10), serão anunciados o vencedor ou vencedores do prêmio Nobel da Paz. E começa o encontro anual do Banco Mundial e do FMI, em Washington (EUA). No dia 11, sábado, começa o período para reinício da propaganda eleitoral gratuita onde houver segundo turno. Também no sábado, as seleções de futebol do Brasil e da Argentina farão mais uma edição do Superclássico das Américas, às 9 horas, em Pequim, na China.

Curtas
PETROBRAS FAZ DESCOBERTA DE RESERVA EM ÁGUAS ULTRAPROFUNDAS. /// PREÇO DA CESTA BÁSICA CAI EM ONZE CAPITAIS. /// FMI REDUZ PARA 0,3 PREVISÃO DE CRESCIMENTO DO PIB DO BRASIL. /// MP PROCESSA SABESP E PEDE RESTRIÇÃO AO SEGUNDO VOLUME MORTO. /// MARINA DIZ QUE DEFINIRÁ QUEM IRÁ APOIAR NESTA QUINTA-FEIRA. /// ENFERMEIRA CONTRAIU EBOLA NA ESPANHA MESMO COM PROTEÇÃO. /// ONDA DE ATAQUES EM SANTA CATARINA ESTÁ ARREFECENDO, SEGUNDO O GOVERNO ESTADUAL. /// ESTADO ISLÂMICO DOMINA PARTE DA CIDADE CURDA DE KOBANI.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

A dois jogos
Faltam apenas duas partidas para o Confiança ascender à Série C. O Dragão do bairro Industrial terá pela frente, na fase quartas de final, a equipe do Jacuipense (BA). O primeiro confronto acontecerá no próximo domingo, às 16 horas, no Estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana. A segunda partida será realizada no dia 19, em Itabaiana, no Estádio Presidente Médici.

Invencibilidade
Até o momento, o Confiança está invicto, na competição. O trabalho administrativo, desenvolvido pelo presidente Luís Roberto, um dos mais competentes dirigentes de nosso futebol, aliado à parte técnica, em cuja comissão desponta o nome do treinador Betinho, contando com o apoio entusiasmado da fiel torcida proletária, tudo isso leva à crença nas possibilidades de retorno à Série C.

Prudência
É bom lembrar que o excesso de otimismo é prejudicial. O que vale, mesmo, é a seriedade, é a dedicação, é o respeito ao adversário. O resultado da primeira partida é fundamental. Gol fora de casa tem um peso maior, em caso de empate. Embora muito novo, o Jacuipense, da cidade de Riachão do Jacuípe, é um bom time. Mas não é superior aos que o Confiança já enfrentou. O Dragão tem, sim, condições de obter um expressivo resultado no jogo do próximo domingo.

G/4 – Classificação
Cruzeiro – 56, Internacional – 47, São Paulo – 46, Atlético Mineiro – 43.

Brasil X Argentina
Sábado, às 9 horas, em Pequim, na China. É mais uma edição do superclássico das Américas.

NBA
Também neste sábado, na Arena HSBC, no Rio de Janeiro, Cleveland Cavaliers X Miami Heat. 14 mil ingressos foram vendidos.

Racismo
Carlo Tavecchio, presidente da Federação Italiana, foi suspenso por racismo.

Tite
Está cotado para retornar ao Corinthians.

Deputado federal
Andres Sanches, ex-presidente do Corinthians, foi eleito deputado federal por São Paulo.

Rômulo
Com o corte de Fernandinho, Dunga chamou Rômulo, do Spartak de Moscou, para substituí-lo.

Vem pra Caixa
100 milhões de reais foram aportados pela CEF em oito clubes brasileiros. Os patrocínios mais caros são os do Flamengo e Corinthians.

PELO TWITTER

www.twitter.com/revinhogama Meta para 2015: não criar metas…

www.twitter.com/ClovisCBMelo Da série "Besteirol": FHC diz que eleitor do PT é desinformado.

www.twitter.com/Edson_Bomfim  E os microfones da Rede Ilha não aprenderam a lição e dão a entender que querem manter a fórmula suicida.

www.twitter.com/dilsonramoslima  O cantor @Lobaoeletrico já comprou a passagem pras cucuias? O moço prometeu ir embora do país se @Dilmabr vencer as eleições. Bye bye Lobão.

www.twitter.com/AlberthoJorge1 Assim como tem "engenheiro de obras feitas", tem comentarista de "eleição encerrada"! Sergipe, agora, tem um!!!!!!kkkkkkk

www.twitter.com/riltonmorais  AVISO.Eu não vou entrar nesta briguinha, com troca de ofensas, entre nordestinos e paulistas porque eu já passei da 6ª série.Evoluam!

www.twitter.com/valquiriamiron  Fico dias sem olhar o TT, e quando entro aqui vejo uma guerra danada de comunicadores. Calma, pessoal! Jesus!

NOTA PÚBLICA

Nota do deputado federal Márcio Macêdo
Quero agradecer a todos os sergipanos e sergipanas, em especial aos 40.814 eleitores que acreditaram na minha proposta e deram seu voto ao nosso projeto no último dia 5 de outubro. Agradeço a generosidade do povo, em todo o Estado que, com carinho e respeito, me acolheu.
Estou com o coração em paz e a consciência tranquila em relação ao trabalho que tenho desenvolvido, em defesa do Brasil e a serviço de Sergipe. Sempre agi com seriedade, responsabilidade, dedicação e ética, atento aos princípios que norteiam a boa política e dentro das regras do processo eleitoral.  
Quero agradecer à toda militância, aos prefeitos, aos vice-prefeitos, aos vereadores, às lideranças políticas e aos companheiros e amigos,  pelo empenho, dedicação, luta, compromisso, trabalho, amor e alegria nesta campanha.
Como disse São Paulo, "combati o bom combate".
Parabenizo a todos os eleitos, em especial ao nosso governador Jackson Barreto (PMDB), que levará adiante o projeto de transformação que está mudando Sergipe para melhor.
Agora iremos juntos continuar nas ruas em prol de um projeto maior: a reeleição da presidenta Dilma Rousseff (PT).
Fiquem todos em paz e com Deus!
Até breve! Márcio Macêdo/Deputado federal

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun
   
Frase  do Dia
“Me perguntaram o que eu queria ser quando crescesse… eu anotei: Feliz" John Lennon, músico britânico, nasceu em 09 de Outubro de 1940 e morreu em 1980.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais