Será Henri Clay o azimute das esquerdas?

Que a esquerda, em Sergipe, há muito perdeu o epicentro não é qualquer novidade. Ela está tal qual barata-tonta. Ninguém se entende por lá. Todos querem tudo e, por isso, terminam criando a inevitabilidade de a direita deixá-los sem nada. A bem da verdade, este jornalista deixou de crer nessa história de direita e esquerda. Na política, não há mais espaço para doutrinas de destros ou de canhotos.

Já há um bom tempo, este jornalista vê os blocos políticos, independentemente de siglas, divididos em social-democracia e neoliberalismo. Aquela, defendendo a presença do Estado no marco regulatório de diálogo entre pobres, emergentes e donos do capital; este, defendendo um livre ultimate fighter entre plebeus e lordes.

Nesse diapasão, ontem, 18 (embora tenha usado o termo esquerda), o festejado jornalista Cristian Goes, em artigo publicado no Jornal do Dia, escalou (do lado daquilo que  o blog denominaria social-democracia) o PCB, o PSOL e o PSTU como uma espécie de tríplice aliança que, talvez, reunisse energias para derrotar um possível retorno da ortodoxia liberal ao poder (leia-se, subliminarmente, DEM e similares). Contudo, que nome melhor serviria a tal propósito? Cristian Goes apontou como provável azimute da dita esquerda o nome do advogado Henri Clay Andrade, ex-presidente da OAB-SE, por dois mandatos, e atual conselheiro federal da OAB nacional, da qual, hoje, também é ouvidor.

Com efeito, o texto de Cristian, lido sob a óptica, não de um apaixonado, mas de um estrategista, traça o esboço logístico-operacional de alguém que, efetivamente, sabe o que é planejamento de combate. Os idealistas, por outro lado, talvez afirmem que seu texto é um manifesto pelo resgate do novo na política municipal, com lentes especialmente voltadas para a capital sergipana.

Ora, se alguém está à procura do novo mesmo, ninguém pode negar que não haveria nada mais novo do que o nome de Henri Clay. Sua leve biografia poderia, quem sabe, nocautear o peso bizantino de alguns nomes pré-históricos que ainda passeiam pelo rol de fósseis, cogitados para a disputa pela prefeitura de Aracaju em 2012.

Este jornalista não se precipita a concordar com o diagnóstico de Cristian. Tampouco discorda dele. Porém, se algo de novo (que pode até ser Henri Clay, ou não) não vier à tona, pelo plantel da social-democracia (chamem de esquerda, se quiserem), corre-se o risco de ver, novamente, algo que não é tão novo retomar o poder no Palácio Inácio Barbosa.

Diante disso, a interpretação de Cristian Goes pode até traduzir a escapatória para que as chamadas esquerdas venham a convergir para aquele que, realmente, seduza as massas pelas cores convidativas da renovação.

Do contrário, ela (a esquerda), pela autofagia na qual atualmente se conflagra, baixará tanto a guarda que findará por levar um desastroso cruzado de direita. Mas falta um pequeno detalhe: Henri Clay dizer a que vem. Se é que virá.

Gilmar e o futuro conselheiro do TC
Por conta de um texto do radialista e deputado estadual Gilmar Carvalho postado no blog dele, o NE Notícias (Leia o editorial no final da coluna de hoje), este espaço recebeu três e-mails de leitores conhecidos analisando a defesa de Gilmar que a Assembleia “não tem direito de deixar se impor e se anular na indicação do conselheiro do TC, na vaga que será aberta com a aposentadoria da conselheira Isabel Nabuco”.  Ela vai se aposentar em fevereiro de 2012.

Principal interessado
Os três leitores lembram que a defesa de Gilmar seria louvável, se ele não fosse o principal interessado que um deputado com mandato, seja escolhido para o TC: com o possível escolhido deve ser da bancada governista, neste caso ele assumiria de fato, e não com suplente, um mandato de deputado estadual.

AL  escolhe e não precisa ser necessariamente um deputado
Como  bacharel em direito Gilmar Carvalho sabe que a Constituição Estadual é clara: a escolha da vaga é obrigatoriamente da Assembleia Legislativa, mas o nome obrigatoriamente não necessita ser de um deputado estadual. E ninguém se engane a escolha do conselheiro no início do próximo ano passará por um acordo envolvendo as eleições 2014. É esperar para depois cobrar ao titular deste espaço.

PPS reúne Lideranças do Nordeste em Aracaju
A Direção Nacional do PPS realizará Encontro com as principais lideranças do partido no Nordeste, em Aracaju, na próxima sexta, 23, a partir das 14 horas, no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado. Nílson acrescentou que a principal motivação para a escolha de Aracaju para sediar o evento partidário regional se deve à filiação do deputado federal sergipano Almeida Lima à agremiação.

Participação
O Encontro contará com a participação do presidente nacional da sigla,  deputado federal Roberto Freire, e o secretário-geral, deputado federal Rubens Bueno, além de outros dirigentes nacionais, principalmente, dos estados nordestinos, segundo informações prestadas pelo presidente do PPS em Sergipe, Nílson Lima.

Lobo em pele de cordeiro I
Deu no “Colunão”, de Ivan Valença do JC do último domingo, 18: Para quem, certa vez, numa passagem pela Câmara de Vereadores, declarou que seu sonho não realizado ate aquele momento era ser “presidente do mundo”, querer agora ser o maestro de uma nova ordem política para Sergipe, é, sem sobra de dúvidas uma grande retrocesso.

Lobo em pele de cordeiro II
Continua Ivan: Se, naquele momento, alguém tivesse pedido exame de sanidade mental no indivíduo, ele, certamente, não teria fantasiado de cowboy mexicano, nem causado tanta vergonha à plebe sergipana, com sua “estóica” defesa de atos francamente condenáveis de uma vestal alagoana. Aliás, o último que propôs uma nova ordem política, suicidou-se num bunker, em Berlim, pouco antes da segunda guerra mundial. O nosso personagem é apenas uma reencarnação nefasta de Hitler.

Sobre Aeroclube
Na nota publicada na semana passada lembrando que o kartodromo da orla deveria se chamar Arivaldo Carvalho, numa homenagem justa e merecida, o titular deste espaço escreveu que ele (Arivaldo) teria trazido o aeroclube para Sergipe. Na verdade ele atuou como piloto privado, participando de competições, na área da aviação leve, mas não fez parte da  fundação do aeroclube, cujo principal nome foi o de Walter Batista.

Qualidade da Emurb
Para garantir a qualidade da malha viária da capital, contribuindo com a fluidez do trânsito, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Emurb, está intensificando os serviços de manutenção do pavimento asfáltico. Para atender as solicitações da população, a Emurb firmou uma parceria com a empresa contratada pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), que executa a implantação da rede de esgoto em diversos bairros da capital.

Serviços
Assim que as obras são finalizadas, equipes da empresa municipal realizam diretamente o serviço de tapa-buraco nas vias, permitindo que os logradouros sejam liberados ao tráfego normal de veículos no menor tempo possível. Os serviços estão sendo bastante elogiados pela população nos locais em que a Emurb está atuando, como na avenida Jorge Amado, nos conjuntos Augusto Franco e Leite Neto, como também no bairro Luzia.

Curso de Música para UFS Itabaiana
A Deputada Maria Mendonça esteve na tarde do último dia 14, reunida com o Professor Josué Modesto dos Passos, reitor da UFS; Rômulo de Oliveira Silva, Presidente da Sociedade Filarmônica Nossa Senhora da Conceição e o Maestro Valtênio Alves de Souza. Na pauta a parlamentar sugeriu a implantação do curso de Bacharelado em Música para o Campus da UFS em Itabaiana.

Continuidade nos estudos
Segundo a deputada ela vem sendo procurada por mães de alunos da Filarmônica N. Srª da Conceição às quais demonstraram a preocupação decorrente da possibilidade dos filhos prestarem vestibular em outro Estado para conseguirem dar continuidade ao sonho inerente aos mesmos, afinal, eles se dedicam e almejam prosseguir suas atividades profissionais no campo da música.

Carreira de musicistas
Para isso, foi entregue um abaixo assinado e um ofício enfatizando que a Sociedade Filarmônica Nossa Senhora da Conceição é uma instituição filantrópica atualmente contando com aproximadamente 600 componentes onde todos participam de cursos livres de música, a exemplo dos cursos de violino, violoncelo, contrabaixo, viola, instrumentos de metais, madeiras, flauta doce, canto, teoria musical e outros. Que o índice de desistência na filarmônica é inferior a 5% e que muitos dos matriculados optam pela carreira de musicistas, mas infelizmente para continuar trilhando neste caminho lamentavelmente devem prestar vestibular em outros estados.

Conferência Alimentar
O município de Itabaiana sediará a Conferência Territorial de Segurança Alimentar – Região Agreste. O evento acontecerá na terça-feira, 20, a partir das 8h na sede da Secretaria Municipal da Educação (antiga CDL).Juntamente com os outros municípios da região do agreste, os integrantes do Conselho de Segurança Alimentar  convidam toda a sociedade. "É importante a mobilização e integração de todos. Desde nós conselheiros, os delegados e convidados devem participarem dessa conferência que terá o tema Alimentação Adequada e Saudável: Direito de Todos, onde iremos discutir e deliberar propostas da Política de Segurança Alimentar da nossa região Agreste". Informa a Presidente do COMSEA, Marcia Cunha dos Santos Araújo.

Conferência em Umbaúba
A última sexta-feira,16, serviu para que a comunidade de Umbaúba refletisse e pensasse sobre a construção de um futuro melhor para todos os jovens do município. Foi realizado na cidade sede a 2ª Conferencia da Juventude, evento este que reuniu gestores e personalidades que debateram sobre a realidade enfrentada por adolescentes não somente da localidade, mas de toda a região.

Direitos e deveres
O dia começou com a palestra do Padre Delano, que abordou assuntos relacionados à juventude cristã. Para Daniel Dias de Jesus, de 14 anos, a ação é de primordial importância. "Uma iniciativa muito boa para os jovens da comunidade, onde juntos poderemos encontrar soluções e alternativas que poderão melhorar a vida de todos. Vim participar porque quero saber dos meus direitos e deveres para a construção de uma sociedade mais justa", afirma o jovem, que está cursando a 8ª série.

Respeito
A aluna do 2º ano do Colégio Estadual Garcia Filho, Juliana Nascimento Barbosa, de 16 anos, tem o pensamento parecido. "O evento está servindo para mostrar o caminho certo que devemos seguir. Mostrar que os jovens têm muito a dar por uma nação melhor, mais igualitária, onde todos respeitem uns aos outros. Podemos mostrar aqui nossos talentos e como poderemos construir um futuro melhor", afirma a estudante, que participou do evento com apresentação de violão.

Blog
Por conta de problemas no PC (vírus) o blog não publica hoje o “Espaço do Leitor”. Espera retornar normalmente amanhã, 20.

Editorial Ne Noticias (site)

Assembleia dará atestado de fraqueza se não escolher deputado para o TC

A conselheira Isabel Nabuco D'Ávila, atual presidente do Tribunal de Contas do Estado, se aposentará entre o final deste e o início do próximo ano.
Administradora experiente, a conselheira vem realizando uma boa gestão, mas a Carta Magna não permite o trabalho além dos 70 anos para os servidores públicos. NE NOTÍCIAS entende que a compulsoriedade em função da idade é um erro inominável inserido na Constituição Federal. O que os constituintes disseram foi o seguinte: nós podemos ir até quando quisermos, e não apenas enquanto tivermos mandato. Basta que continuemos sendo amigos do poder, e não importa a idade. Mas vocês, servidores públicos, ficam abilolados depois dos 70 anos. Por isso, são mandados de volta pra casa, compulsoriamente. Nós podemos comandar até o País com 100 anos, mas vocês, repetindo, ficam abilolados aos 70. Um absurdo, para dizer o mínimo!

Com a aposentadoria da conselheira, a Assembleia Legislativa indicará seu substituto.
Valorizando-se enquanto Parlamento, a Casa já levou para o TC deputados como Reinaldo Moura, que deu nova cara ao tribunal, e Ulices Andrade.
E agora, vai "buscar" fora o que tem de sobra dentro do Poder?
Preparados, preenchendo os requisitos necessários para ocupar o cargo de conselheiro do TC, há vários deputados.
Ainda não há campanha em torno de nomes, mas NE NOTÍCIAS lembra que, para a preservação da boa imagem da Assembleia, o mais aberto dos poderes, que não pegará bem a "escolha" de alguém que esteja fora. É provável que pareça escolha acordada para atender a outros fins, mesmo que assim não seja.
Não indicar um deputado será o mesmo que dizer a Sergipe que seus membros são desaqualificados para o exercer o cargo de conselheiro.
A Assembleia Legislativa, repetindo, o mais aberto dos poderes, dará um atestado inequívoco de fraqueza se "buscar" fora o que tem de sobra para levar para o TC.

PELO TWITTER

Graduação, literalmente “alta”
www.twitter.com/salesneto1 Aprendi ainda que em MG tem uma Universidade da Cachaça que forma mestre cachaceiros. Se eu soubesse antes não teria feito jornalismo rsrs.

Assim é bom demais…
www.twitter.com/Valdeterod Eu sem dinheiro pra feira e o dep Almeida Lima gastando 74,5 mil dos meus impostos com gráfica. Em apenas 3 meses. http://twixar.com/ibIevoAbcVF

3 Valores e 3  pecados
www.twitter.com/WilliamFonseca 3 motivos de orgulho: meus filhos, minha profissão, minha visão de mundo. 3 motivos de vergonha alheia: o egoísmo, a vaidade e a falsidade!

Esclarecimento lúcido
www.twitter.com/sandrodemiro O Aracajuano paga frete para trazer a gasolina da Bahia e ainda compra a gasolina mais barata do que os soteropolitanos. Disso ninguém fala!

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
"A melhor coisa sobre o futuro é que vem um só dia de cada vez”. Abraham Lincoln.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais