Sergipe – Vinte lugares imperdíveis em 2010

Entramos em 2010 com o pé direito, na certeza de que falta pouco para que o turismo de Sergipe seja destino cada vez mais crescente entre brasileiros e estrangeiros. A notícia não foi tão boa assim no feriadão da virada do ano com o desabamento de parte do bar flutuante da Crôa do Goré, em Aracaju, mas estamos firme e forte na esperança de que dias melhores virão.

Dois mil e nove passou com um saldo positivo motivando pelo aumento de mais de 40% no fluxo de turistas no Estado e 100% de lotação dos principais hotéis da cidade. Além disso, foi o ano que criamos este blog denominado “Guia de Bolso”, com mais de 18 mil acessos. Por acreditar em Sergipe como destino promissor de turistas, a coluna “Guia de Bolso” traz vinte lugares e destinos para se apreciar em Sergipe. Afinal, turista que é turista sabe que o menor estado da federação não pode faltar no roteiro de 2010. Acredite você também.

Para saber mais sobre o roteiro, basta clicar no título

Pôr-do-sol do Mosqueiro – Aracaju

Um novo roteiro turístico tem chamado atenção de quem visita Sergipe. É a observação do pôr-do-sol entre manguezais e bancos de areia na região do Mosqueiro. A Crôa do Goré e do Viral são paradas garantidas para banho e uma cervejinha gelada, além de muita diversão, mas é o entardecer que chama atenção de turistas ávidos por novidade. Agências de turismo receptivo já fazem o passeio de observação. Vale a pena.

 

Forrocaju e Vila do Povo – Aracaju

Em junho, Aracaju é destino certo para quem quer conhecer as tradições nordestinas e forrofiar até o sol raiar. A capital dos sergipanos virá uma miscelânea cultural, num arraial a céu aberto, concorrendo com Caruaru (PE) e Campina Grande (PB) como um dos principais eventos juninos do Nordeste. Artistas consagrados se revezam em dois arraiais: um montado no Centro da cidade e o outro em plena beira mar, na Orla de Atalaia. Aracaju é só tradição e cultura.

 

Dunas de Pirambu – Pirambu

Quem pensa que Pirambu é apenas uma praia do Litoral Norte de Sergipe está completamente enganado. Na região do povoado Lagoa Redonda, distante pouco mais de 50km de Aracaju, a paisagem revela uma Pirambu pouco explorada turisticamente, mas de encher os olhos, com sequências de dunas e muito banho de cachoeira, rios e lagoas. Pirambu também é sede da primeira reserva do Projeto Tamar do país e é lá que fica a Cachoeira do Roncador.

 

Cânion de Xingó – Canindé do São Francisco

Um dos principais destinos turísticos de Sergipe, revela impressionante paisagem de paredões rochosos entre as águas esverdeadas do Velho Chico. O Cânion do São Francisco ou de Xingó fica no alto sertão sergipano, onde pode-se apreciar uma paisagem de contrastes. O Paraíso do Talhado, principal atração do Cânion, chega a receber mais de 200 visitantes por dia. No inverno, os paredões recebem a luz do sol que reflete nas águas esverdeadas, conferindo uma paisagem digna de fotografia.

 

 Passeio de to-tó-tó Propriá/ Porto Real do Colégio – Propriá

O passeio começa sem muita pretensão da Praia da Adutora – um banco de areia entre as cidades de Telha e Propriá -, que atrai diversos visitantes no final de semana. Em embarcações típicas do Baixo São Francisco, o visitante desfruta de banhos de águas limpas e uma vista da região que divide Alagoas de Sergipe. Vale a pena também visitar a Catedral Metropolitana de Propriá e a feira livre, aos sábados.

 

Ponte Construtor João Alves – Aracaju

Quando foi construída, a Ponte Construtor João levantou polêmica se realmente serviria para o que foi construída. Controvérsias à parte, hoje a ponte virou cartão-postal de Aracaju e atrai visitantes à orlinha do Bairro Industrial, principalmente à noite, quando sua iluminação em leds muda de cor e causa um efeito especial nas águas do Rio Sergipe. A ponte também liga Aracaju a cidades turísticas como Pirambu e Barra dos Coqueiros, além de ser acesso para o Litoral Norte do Estado e para a Rodovia Litorânea, já em Alagoas.

 

Passarela do Caranguejo – Aracaju

Principal ponto de encontro da juventude de Aracaju, com seus diversos bares e restaurantes, a Passarela do Caranguejo é onde os visitantes trocam o garfo e a faca por martelinhos de madeira para quebrar o tradicional caranguejo sergipano. Com a reforma da orla, em 2006, a Passarela do Caranguejo ganhou paisagismo em suas dunas, além de passarelas e iluminação voltada para a areia da praia.

 

 Passeio na Foz do São Francisco – Brejo Grande

Considerado um dos destinos mais marcantes de Sergipe, o visitante conhecerá o Farol do Cabeço – a deriva em meio às águas esverdeadas do São Francisco – e visitará uma feirinha em plena areia da praia, entre paisagens de encher os olhos. A culinária à base de frutos do mar e peixes de água doce também é um atrativo, além do skibunda. O passeio em embarcações confortáveis parte do atracadouro da cidade de Brejo Grande, no Baixo São Francisco, e vai até a foz do Velho Chico já divisa com Alagoas, na Praia do Peba (AL).

 

lha de São Pedro e Aldeia Xokós – Porto da Folha/ Gararu

Um lugar mágico ainda inexplorado turisticamente que deve ser visitado em 2010, mas não se esqueça de pedir autorização para entrar. Na ilha há a aldeia indígena dos Xokós e possui vestígios de edificações jesuíticas, além de uma igreja tombada pelo Patrimônio Histórico do Estado. A dica é começar o passeio em atracadouro do povoado Niterói e seguir até a aldeia embarcados em to-to-tos pelas águas esverdeadas do Velho Chico. Faça esta aventura em 2010.

 

Catedral Metropolitana e arredores – Aracaju

Praças Fausto Cardoso e Olympio Campos, os palácios Inácio Barbosa e Silvio Romero (Memorial do Judiciário), além do Centro de Artesanato ficam todos nos arredores da Catedral Metropolitana de Aracaju, porém, é ela, ao centro, que chama mais atenção de quem passa. Construída na década de 60 e inaugurada no ano de 1875 em estilo gótico, é referência para quem gosta de conhecer os centros das cidades brasileiras. Seu interior também destaca-se pela a pintura da cúpula e do teto.

 

Orlinha do Bairro Industrial- Aracaju

A orlinha do bairro Industrial foi a última localidade a entrar no cardápio turístico de Aracaju. Possui um centro de artesanato e uma vista magnífica da Ponte Construtor João Alves, além da vista do centro da capital sergipana. Há restaurantes e um parque que faz a festa da criançada. Não deixe de ir até a Colina de Santo Antonio, bem pertinho da localidade e almoçar num dos restaurantes da orla.

 

Trilha dos Paredões – Parque Nacional da Serra de Itabaiana – Itabaiana

Trilha da Via Sacra, da Piçarra, dos Carros e do Caldeirão são alguns dos vários caminhos para percorrer um dos roteiros de turismo de aventura mais apreciado em Sergipe: o Parque Nacional da Serra de Itabaiana, situado a 40km de Aracaju, mas é a Trilha dos Paredões uma das mais concorridas. Cachoeiras, poços e corredeiras fazem a festa dos aventureiros, ávidos pelo contato com a natureza. O parque fica nas imediações da BR 235, na divisa dos municípios de Itabaiana com Areia Branca. Lá também fica o Parque dos Falcões.

 

Pôr-do-sol da Caueira – Itaporanda D’Ajuda

A praia vem recebendo infraestrutura nos últimos anos. Para quem gosta de sombra e água fresca é uma boa pedida. Sua orla foi construída bem acima do nível do mar e de lá se têm uma vista privilegiada da praia. São mais de sete bares à disposição dos visitantes, convidativos ao bel-prazer. Não se esqueça de pedir o catado de aratu ou pirão de guaiamu; iguarias encontradas com facilidade naquela região. A dica é curtir o dia com muito banho de mar, apreciar a culinária e o pôr-do-sol. Deixe o tempo passar e veja quando o sol se põe, ao fundo do vilarejo, emoldurado por coqueirais. Visite também as praias do Saco e Abaís.

 

Região dos Lagos – Orla de Atalaia – Aracaju

É o roteiro que todos os turistas devem passar em Aracaju. Na Orla da Praia de Atalaia ficam os principais hotéis e bons restaurantes, mas é a Região dos Lagos onde a foto de cartão-postal está garantida. São duas lagoas artificiais com passeios de pedalinho, pontes, fontes luminosas e diversas aves que habitam uma pequena ilha. Na Região dos Lagos também fica o Oceanário de Aracaju, uma outra atração turística da cidade.

 

Roteiro religioso de São Cristóvão – São Cristóvão

Fazer um roteiro de religiosidade e cultura é uma boa pedida em São Cristóvão, distante pouco mais de 20km de Aracaju. São Cristóvão é a quarta cidade mais antiga do país e possui somente na cidade alta mais de seis igrejas, convento de freiras carmelitas, além dos aposentos onde Irma Dulce passou parte de seus dias. A cidade também abriga o Museu Histórico de Sergipe e o Museu de Arte Sacra e degusta-se os famosos bricelets.

 

Pôr-do-sol da Atalaia Nova – Barra dos Coqueiros

Devido a falta de estrutura e manutenção dos equipamentos turísticos na Ilha de Santa Luzia, Barra dos Coqueiros, a Praia da Atalaia Nova ficou esquecida, mas a natureza não a esqueceu e tem o mais bonito pôr-do-sol de Sergipe. Ao fundo do traçado urbanístico da capital e do Rio Sergipe o sol se põe, configurando-se numa paisagem de cinema. O entardecer na rústica orla é uma boa pedida para quem gosta de contato com a natureza e relax.

 

Ruas seculares de Laranjeiras – Laranjeiras

Percorrer as seculares ruas de Laranjeiras é voltar ao passado dos engenhos no país. A concentração de igrejas numa pequena área da cidade é de chamar atenção. Tão logo que o visitante chega, o calçadão secular de pedras em meio a trapiches e prédios históricos formam um conjunto arquitetônico de tirar o fôlego. Laranjeiras, situada a 18km de Aracaju, é Patrimônio Histórico e Cultural de Sergipe e foi uma das mais importantes cidades, berço da educação, política e da economia.

 

Divisa SE/BA– Mangue Seco

De um lado, o Rio Real; do outro, o mar. Em meio à rústica paisagem, um vilarejo encravado entre dunas. Assim é Mangue Seco, um povoado que fica na Baía de Estância, município de Jandaira, entre à divisa dos estados de Sergipe e Bahia. Distante de Aracaju 114 km, o turista encontra tranqüilidade e paz, além de uma paisagem sem igual. Lendas contadas pelos moradores tornam o vilarejo mágico. As mais famosas soam como uma novela quando envolvem os personagens do romance “Tieta do Agreste”, de Jorge Amado, que tem como cenário a localidade. Vale a pena desviar do roteiro de Aracaju e passar um dia em Mangue Seco.

 

Passeio ao Crasto – Santa Luzia do Itanhy

O Crasto, região entre rio e mar, fica no município de Santa Luzia do Itanhy, distante pouco mais de 75km de Aracaju Tão logo chega, avista-se do lado esquerdo um trapiche datado do início do século XIX; do lado direito, uma plantação de coqueiros à beira-rio que faz sombra para diversas canoas enfileiradas à espera do pescador; mais ao centro do povoado, um tamarineiro grandioso desenha a praça principal no meio de um vilarejo de casas, onde século passado escoava produção de açúcar e todos os produtos fabricados nos tempos áureos dos engenhos do sul de Sergipe. Há também uma região que abriga uma restinga de Mata Atlântica, também possível de visitar.

 

Natal das Luzes – Aracaju

Na temporada de Natal o que não falta em Aracaju é luz, cor e emoção. O roteiro das Luzes de Aracaju inicia no Centro da cidade, percorre as avenidas Rio Branco e Beira Mar, além da Praia 13 de Julho e Parque da Sementeira e termina nos arcos da Praia de Atalaia. Os pontos turísticos da cidade são transformados em verdadeiras atrações natalinas. Parques, canteiros centrais, praças, prédios públicos e particulares ganharam adereços, objetos símbolos do Natal, além de muita luz para as festas de final de ano.

Fotos: Silvio Oliveira, Luiz Carlos Moreira, Fernando Silva, Ricardo Araujo.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais